Clique Aqui [Tradução] COTW: Jogando com AA

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 8 de 8
Like Tree18Likes
  • 5 Post By Coragem
  • 4 Post By Coragem
  • 9 Post By Coragem

Tópico: [Tradução] COTW: Jogando com AA

  1. #1
    Expert
    Data de Ingresso
    04/09/11
    Posts
    2.777
    Images
    1

    [Tradução] COTW: Jogando com AA

    COTW novo na área.
    Ficou comprido pra cacete, e acho que a tradução piorou na segunda metade. Mas, taí.




    O que são COTW?

    COTW é a sigla para Concept of the Week, que é uma série de discussões do fórum de poker Two Plus Two sobre cash game micro stakes.



    COTW: Jogando com par de ases
    Autor: darlingm


    Você pode imaginar que um COTW sobre AA é bem bobinho. Todo mundo consegue fazer dinheiro com eles, pra que fica pensando sobre isso? Eu acho que, na verdade, pode ser uma das partes mais valiosas e mais menosprezadas pelo pessoal, e eu espero te convencer sobre isso na introdução.

    Resumo: nem tem resumo. Vai ser um post tl;dr (nem ly, nem lerey ). Mas eu espero te convencer na introdução de que vale a pena gastar alguns minutos lendo, mesmo que necessite dividir a leitura por alguns dias.


    Sumário
    1. Introdução - Aqui eu espero te convencer a ler o restante do post
    2. Minha intenção com esse COTW
    3. AA pode não ser tão forte quanto você pensa
    4. Slowplayando
    5. Preflop - Metas
    6. Preflop - Atingindo um Favorável SPR (Stack-to-Pot Ratio)
    7. Preflop - Limite o número de mãos que irão ver o flop
    8. Preflop - Quando alguém der raise, pense sobre a situação
    9. Preflop - Não jogue sua mão no lixo (Open Limp)
    10. Preflop - Não jogue sua mão no lixo (Open Shove)
    11. Posflop - Proteja seu stack
    12. Posflop - Pera um pouco. Pense um pouco sobre o range do vilão, o que ganha de você, e o que você ganha e que continua na mão
    13. Posflop - Teorema do Baluga e o river
    14. Posflop - Apostando, tamanho e timing
    15. Deep Stacks
    16. Por que eu só ganho potes pequenos com AA?




    1. Introdução - Aqui eu espero te convencer a ler o restante do post

    Eu agradeço bastante a oportunidade de escrever esse COTW. Eu já joguei mais de um milhão de mãos online, mas eu sou um usuário relativamente novo aqui no 2p2. Depois de um início duro no começo de 2000, eu me tornei um jogador vencedor no poker online, mas tive várias pausas no caminho, e não venho tendo tanto sucesso quanto alguns dos usuários mais experientes por aqui.

    Muitos jogadores pensam que jogar com AA é moleza. Você provavelmente é um deles. Eu acho que deve ser uma das mãos mais difíceis de se jogar. 72o é a mão mais fácil de jogar: você dá fold e pronto. Sim, AA provavelmente é a sua mão mais lucrativa, mesmo que você imagine que é zicado e anda perdendo dinheiro com ela.

    Se ela é a mão mais lucrativa, então por que é tão difícil de jogar com ela? Para te mostrar porque, pegarei uma ideia do Tommy Angelo. A teoria dele da reciprocidade diz que o lucro no poker vem das maneiras diferentes de como os jogadores encaram a mesma situação. Todos nós passamos pelos mesmos cenários, e lutamos para que esses cenários sejam mais lucrativos que os dos nossos oponentes, assim batemos o rake e ganhamos dinheiro. Faz sentido.

    Considerando uma amostra decente, AA deveria ser a mão mais lucrativa de todo mundo. A teoria da reciprocidade do Angelo diz que você só estará lucrando com AA se estiver lucrando mais do que seus oponentes estiverem lucrando com AA. Vamos pensar um pouco sobre isso: se você estiver fazendo um caminhão de dinheiro com AA, mas seus oponentes estiverem fazendo muito mais dinheiro do que você, então você está perdendo dinheiro com AA!

    Tente isso, vai ser rapidinho: abra o PokerTracker ou o Holdem Manager e filtre todas as mãos com exceção do AA (se você não tem um desses programas, arrume um!). Muitos leitores descobrirão que estão breakeven sem o AA; eles estão boiando na água, lutando contra os blinds apenas esperando pelo próximo AA. Isso mostra como nossa winrate com AA tem um impacto muito maior na nossa winrate geral do que imaginávamos que tivesse.

    Agora, considere o seguinte: em média, recebemos um par de áses a cada 221 mãos. Digamos que você não esteja indo muito bem com AA e esteja perdendo por volta de 15% das vezes que recebe um. Em média, você tem uma mão AA perdida a cada 1473 mãos jogadas. Essas perdas provavelmente são potes grandes, vamos supor que seja algo próximo a 60bb. Se você pudesse cortar 15bb dessas perdas, daria 15bb/1473 mãos. Uau, isso é basicamente 1bb/100 na sua winrate se você puder foldar ou mantiver o pote pequeno quando seu AA não tiver chance de ganhar. Agora, pense nas vezes em que você não extrai o máximo de valor com AA. Se você puder extrair mais 15bb numa única dessas vezes que você tiver AA nesse mesmo bloco de 1473 mãos, daria mais 1bb/100 na sua winrate.

    Ok, com esse ponto de vista, espero que você veja que jogar com AA não é tão fácil quando se imagina. Na verdade, pode ser uma das mãos mais importantes para se saber jogar bem, e uma das mais difíceis.


    2. Minha intenção com esse COTW

    Eu discutirei algumas mãos em geral, mas não incluirei porções de hand histories. Não irei focar em cenários particulares, existem muitos. Ao invés disso, irei compartilhar considerações que eu acho que você deveria pensar antes de tomar suas decisões. Sim, algumas dessas considerações entrarão em contradição com outras. Por conta disso que, jogar com AA no poker, em geral, é complicado.


    3. AA pode não ser tão forte quanto você pensa

    Preflop, obviamente, você tem a mão mais forte de todas.

    Posflop com AA, você geralmente estará tentando ganhar um pote gigante com uma mão medíocre. Na maior parte das vezes, você só terá um par. O melhor overpair, é claro, mas ainda assim só um par.

    O valor absoluto da mão (par, dois pares, etc) por si só não diz muita coisa no Hold'em. O que importa é o quanto as suas cartas se conectam com o bordo, porque ali estão as cartas que todo mundo compartilha. É fácil ganhar grandes potes quando se conecta bem com as cartas comunitárias. O problema do AA é que ele raramente se conecta com o bordo, e em grande parte das vezes, é um draw para dois outs! Você não vai conseguir melhorar sua mão com muita frequência. Muitas outras mãos conseguem se conectar melhor com o board, e quando elas não conseguem, elas são jogadas fora.

    Você não consegue ter dois pares que conectem com você. A única forma de conseguir dois pares é se o board dobrar. Se isso acontecer, não ajuda muito a sua mão, porque o vilão também terá esse segundo par. É claro, tira o valor de mãos com dois pares menores (por exemplo, AA x 75, board 7544), mas não adiciona muito valor a sua mão. E quase todo mundo nota quando o board dobra. Alguns não respondem muito bem a isso, mas eles devem notar.

    Você pode acertar uma trinca, mas isso acontece por volta de uma vez a cada 8,5 mãos. E um ás no board tende a diminuir a ação do pessoal, além de sobrar apenas um ás para o seu vilão possuir. Você não vai conseguir extrair muito valor a não ser que seu vilão seja uma mula, esteja blefando, tenha um set menor, ou você consiga um full house contra um full house menor, flush ou sequência. Minha winrate com AA é o dobro quando eu acerto o set no flop, comparada com quando eu não acerto, o que parece ser muito bom - até eu perceber que minha winrate com KK é seis vezes maior quando eu acerto o set em comparação com quando eu não acerto.

    Você pode conseguir sequência ou flush, mas isso requer que o board tenha as outras quatro peças do quebra-cabeça, o que deixa escancarado uma sequência ou flush. Você não consegue muito dessas mãos comparado às vezes em que você usa as suas duas cartas fechadas para fazer a sequência ou o flush.

    Você pode conseguir um full house ou uma quadra, mas é mais raro, e, novamente, você conseguirá bastante dinheiro (pelo menos com o full house), mas não vai ser tanto quanto você gostaria. Eu faço 4,2 vezes mais dinheiro quando faço full house com AA em comparação com as vezes em que não faço, mas eu faço 15,4 vezes mais dinheiro com um full house usando KK em comparação com as vezes em que não faço.

    Sim, iremos ganhar grandes potes com AA, mas na maior parte das vezes você terá que fazer isso com apenas um overpair.

    Lembre-se também que quase todas as vezes em que você perder um pote grande com AA será quando você tiver apenas um overpair.


    4. Slowplayando

    Muitos jogadores se colocam em encrenca ao fazer slowplay com AA. Eles veem os caras fazendo isso na TV dando certo. Ali é uma situação completamente diferente, tem todo um metagame envolvido na situação.

    Quando as pessoas fazem slowplay com AA num cash game, eu acho que o motivo disso é porque estão emocionalmente ligadas ao par de áses, e não porque acham que é uma boa estratégia. A expectativa é que se receba um AA a cada 221 mãos. Quando você finalmente consegue um, você sente que merece ganhar um pote gigantesco, e não quer apenas ficar com os blinds. Num cash games com bons tamanhos de stack, AA não é uma mão boa para slowplayar. Não é uma mão tão forte assim, porque é muito fácil do pessoal melhorar a mão e passar na sua frente, e sem você ficar sabendo.

    Não é melhor ficar apenas com os blinds do que deixar o 65s tirar toda sua pilha de fichas?

    Ou ganhar um pote pequeno flop, quando tem vários draws para se formar, do que deixar free cards para os vilões?

    Para fazer slowplay com algum conforto, você precisa ter acertado algo muito bom, como por exemplo um set num flop pouco conectado.


    5. Preflop - Metas

    Preflop é onde muitos erros importantes são cometidos com AA, levando em conta que os deslizes preflop levarão a problemas maiores no posflop. Suas ações preflop devem ser feitas para atingir três metas: te colocar numa situação onde extraia o máximo de fichas possível, te colocar numa situação boa após o flop, e proteger seu stack.

    Você quer extrair o máximo possível de fichas na mão, mas isso não implica necessariamente em colocar todas as fichas possíveis no pote. Ser extremamente agressivo pode diminuir sua winrate com AA.

    Ao mesmo tempo, você precisa se colocar numa boa situação posflop. Você não quer deixar que drawing hands e pequenos pocket pairs entrem no pote pagando bem barato, e você também não quer enfrentar muitos oponentes posflop.

    A parte mais importante aqui é proteger seu stack. É muito melhor ganhar um pote menor do que você poderia ganhar, do que perder todo seu stack. E também é melhor às vezes foldar mesmo estando na frente, sofrendo uma pequena perda, do que expor seu stack inteiro numa situação desfavorável.


    6. Preflop - Atingindo um Favorável SPR

    O que é SPR?
    SPR (Stack to Pot Ratio) é um conceito do livro Professional No Limit Hold ‘em: Volume I (Flynn, Metha, and Miller). É calculado uma vez para cada mão quando acaba a ação preflop. É simplesmente a divisão da quantidade de fichas que ainda pode ir para o pote pela quantidade de fichas que já está no pote. Você não precisa saber o valor exato, basta fazer uma conta aproximada mesmo. Lembre-se que a quantidade de dinheiro que pode ir para o pote é o menor stack dos seus oponentes. Você terá diferentes SPR para cada jogador, apesar de que se você tiver sorte, todos os jogadores terão stacks bem parecidos.
    SPR é um indicador bem útil do tamanho do pote. Mostra o quanto o pote ainda pode crescer. Isso nos deixa saber o quanto estamos confortáveis com o crescimento do pote baseado na força da nossa mão. Você também pode pensar como uma medida de risco-benefício. Quando mãos como um par estão all-in no showdown, elas costumam ganhar mais dinheiro com menores SPRs. Para uma mão de alto SPR chegar all-in no showdown, precisamos que os jogadores sejam bastante agressivos posflop, e isso provavelmente mostrará que eles tem muito mais do que apenas um par.

    Você prefere ir all-in com apenas um overpair num pote com $5 com stacks para trás de $22, ou num pote de $1 com $24,50 de stack para trás? (A primeira opção é a resposta correta. Se você não consegue enxergar isso, é melhor pesquisar um pouco mais sobre SPR).

    Pequenos, médios, e grandes SPRs

    Com SPR baixo (6 ou menor), você pode ficar mais a vontade num pote grande, e ir com tudo seu AA. Se o SPR é de 4 ($5,5 no pote no flop com $22,25 de stack), AA geralmente está numa boa. Pares pequenos não acertam sets com muita frequência, e mesmo quando acertarem, o pote não estará grande para compensar as vezes em que não acertam. Mesmo coisa com straight e flush draws.

    Com um SPR médio (7 a 16) as coisas começam a ficar um pouco mais complexas, e as mãos se tornam mais difíceis de se jogar. É aqui onde se encontrará a maior parte dos spots onde acha que está batido, mas o pote está muito grande para foldar. Se o SPR é de 12 (como $2 num pote no flop com $24 de stacks), AA está vulnerável, e você estará se colocando em spots bem complicados. Por exemplo, digamos que você esteja fora de posição e aposte 2/3 em todas as rodadas de apostas. O vilão paga as apostas no flop e no turn, e se encontrará numa aposta de $7,25 num pote de $18,15. Se ele dá raise all-in no river, você terá uma aposta a pagar de $12,30 num pote de $37,70. Você tem 3:1 de odds no call, e frequentemente não tem informações suficientes para saber se está bem, e então terá que tomar uma decisão complicada. Ele acertou o flush? O straight esquisito? Será que ele estava slowplayando um set? Será que ele acha que o KK dele é bom? O river deu par ao kicker dele, deixando-o com dois pares? Ah, dane-se, é 3:1, paguei. Caramba, ele tinha mesmo o flush...

    Com um SPR maior ainda (17 ou mais) você precisa tomar mais cuidado ainda com potes grandes. Se o SPR é de 24 ($1 num pote com $24 de stacks para trás, por exemplo), AA é muito vulnerável. Quando pares pequenos acertarem sets, eles terão muito espaço para fazer o pote crescer depois do flop. Flush e straight draws tem muito potencial dadas as implied odds. Nesses casos, você deve tentar limitar o tamanho no pote e NÃO ir all-in, exceto se tiver uma leitura de que realmente esteja na frente. Nessas mãos, frequentemente você perceberá que está batido quando ainda tem muito dinheiro no seu stack e você não investiu muita coisa, e então você consegue escapar com maior facilidade.

    Você não deve jogar roboticamente baseando-se no SPR da mão. Mas, em geral, você tem certas metas. Com pequenos SPR, pode ficar confortável se precisar colocar todas as fichas no pote. Com médios SPR, tente fazer um controle do tamanho do pote, se possível. Com grandes SPR, você deve considerar um fold se estiver enfrentando muita resistência e não houver acertado algo bom.

    Às vezes, você tem controle sobre o SPR

    Usarei a notação "w/100" nos exemplos quando estivermos heads-up com a mão iniciando com stacks efetivos de 100bb. Você deve sempre estar com buy-in completo numa mesa, e se seu site disponibilizar a opção, utilize o carregamento automático sempre que estiver com menos de 100bb.

    Pensar sobre SPR favoráveis é muito mais simples do que parece. Se você conseguir colocar 10% do seu stack efetivo preflop (10bb w/100), você conseguirá um bom e baixo spr (4,2 w/100), e mais baixo ainda se conseguir mais algum outro call. Se você conseguir colocar 4% do seu stack efetivo preflop (4bb w/100), você terá SPR naquele feioso range (10,1 w/100). Essas situações são aquelas onde você dá raise de 3 ou 4 big blinds e recebe um ou dois calls. Isso acontece frequentemente, e serão as mãos mais complicadas.

    Infelizmente, esse é o máximo de controle que você tem sobre o SPR. Se você fizer um raise de 3bb e receber um único call, você tem o SPR de 13 w/100. Com um raise de 4bb, você consegue SPR de 10 w/100. A única maneira certeira de conseguir um SPR que não fique no range feioso é fazendo um open-raise de 10bb, conseguindo o SPR de 4,2 w/100. Entretanto, isso aqui não é uma opção válida, já que é muito raro um jogo onde você consiga fazer esse tipo de aumento sem chamar a atenção para o fato de que você provavelmente deve ter um monstro. E, se você fizer toda hora, o pessoal irá descobrir rapidamente.

    Mas, com sorte, há situações onde você tem controle sobre o SPR. Se alguém faz um open raise standard e você apenas paga tentando ser tricky, você se coloca numa situação onde terá difíceis decisões a tomar. Se alguém dá um raise de 3bb e você tenta novamente ser tricky dando um mini-raise para 5bb e o vilão paga, você terá um SPR de 8,3 w/100. Se ao invés disso você aumentar para 10bb e seu oponente pagar, você terá o SPR de 4,2 w/100, que é muito mais fácil de se jogar posflop.


    7. Preflop - Limite o número de mãos que irão ver o flop


    AA está em excelente condições num pote heads-up, mas perde sua força a medida em que mais mãos entram no pote. Pode rolar um efeito dominó na ação preflop. Se você dá raise e alguém paga, os jogadores restantes estão mais inclinados a também pagarem com suas mãos fracas, porque estão tendo odds melhores para pagar. Aí o flop vem e você tem que se desviar de uma porrada de coisas, e pior, sem ter a noção do que precisa desviar.

    Digamos que você esteja num pote com três oponentes, e eles tem KhQh, 9h7h, e 44. Você tem 50,4% de ganhar a mão. Claro, você está recebendo odds de 3:1 no seu stack, o que não é tão ruim. Mas o pote vai começar a crescer a partir daqui, e assumindo que você não tenha um baixo SPR, a coisa não fica muito boa. Você não consegue definir um bom range para os oponentes, e não faz a menor ideia do que precisa se desviar.

    Nesse cenário, digamos que o flop venha com 4h8sTh. Sem saber as cartas dos oponentes, o flop não parece ser tão assustador. Com certeza você precisa apostar para cobrar dos draws, mas você pensa que está muito a frente dos vilões. A verdade é que você está frito. A trinca de 4 é que está na frente com 57,3% de equidade. KhQh vem logo atrás com 19,7% de equidade, e 9h7h tem 16,2%. Você não vai ganhar esse pote (na verdade, até vai, mas só em 6,8% das vezes).

    Ao invés disso, se você estivesse heads-up, as coisas ficariam muito melhores. Contra KhQh, você tem 64,8% de equidade. Contra o 9h7h, você tem 46,1%, e contra o 44, 11%. Em média, você ganhará 40,6%.

    Logo, mesmo que você já tenha um bom SPR, havendo um raise e três calls antes de você, agora é a hora para dar re-raise, mesmo correndo o risco de ganhar o pote nesse momento. Você não quer entrar num pote multi-way. Ganhar o pote agora não é tão ruim, comparado com a outra alternativa.

    Se as coisas não fluirem muito bem e você se meter num pote multi-way, seja mais cauteloso e pensativo sobre colocar mais dinheiro no pote.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Coragem; 07-02-2015 às 00:37.
    tzampa, Gremilim, madru and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Expert
    Data de Ingresso
    04/09/11
    Posts
    2.777
    Images
    1
    8. Preflop - Quando alguém der raise, pense sobre a situação

    Se alguém der raise antes de você, você tem muitas coisas para considerar:

    • Qual é a sua posição? Você deve considerar dar mais o reraise estando fora de posição porque não terá muita habilidade para controlar o tamanho do pote posflop OOP. E, jogar com SPRs desfavoráveis fora de posição é muito mais complicado do que em posição
    • Se você der flat call, você tem um SPR favorável? Se não, considere um reraise. Se sim, considere flat call para representar uma mão mais fraca e induzir algum erro do vilão. Mas não se esqueça: se você der call, as chances do pessoal atrás de você também dar call aumenta, caso haja mais jogadores para agir
    • Tem alguém que goste de dar squeeze depois de você? Se você der flat call sem colocar uma grande parte do stack, você pode fazer com que ele pense que tem fold equity em cima do seu range
    • Qual é a porcentagem de fold para 3bet do seu vilão? Ele é loose ou tight? Se o vilão for tight e/ou tem alta porcentagem de fold para 3bet, tá tudo bem para você ganhar o pote aqui mesmo, ou prefere ir para o flop pra tentar ganhar mais fichas? Se o vilão for loose e/ou tiver baixa porcentagem de fold para 3-bet, considere reraise para conseguir mais dinheiro enquanto você certamente está a frente. Dessa forma, se ele pagar sua 3-bet com AK/AQ, você vai ganhar um pote bem maior quando eles largarem a mão para a c-bet no flop. E, se eles tiverem KK/QQ num flop baixo com poucos draws, será muito difícil para eles escaparem da mão.


    Se alguém der open-raise antes de você, você tem muita coisa para considerar. Se você der flat call, o aumento do vilão provavelmente não foi grande suficiente para conseguirmos um bom SPR. Se você der flat call, isso aumentará as chances de alguém dar flat call depois de você. Você pode torcer para alguém squeezar, mas nem sempre isso acontece. Se o SPR já estiver muito favorável, considere flat call. Pode ser melhor para induzir o vilão a cometer erros.

    O raise do vilão provavelmente não foi grande suficiente para atingir um SPR favorável, portanto você tem que considerar um reraise. Você quer reaumentar para conseguir melhor SPR, e limitar o número de jogadores que irão ver o flop.


    9. Preflop - Não jogue sua mão no lixo (Open Limp)

    Não faça isso. A não ser que haja um vilão maníaco sentado depois de você que toda hora dá raise nos limpers, e reraise quando o limper dá raise - e esse vilão maníaco só joga dessa forma contra limpers, não contra quem dá raise. Esse é um cenário muito improvável, simplesmente não vai rolar.

    Imagina que você esteja numa mão e vê um jogador entrando de limp no UTG. Alguém dá raise tentando se isolar com o UTG, e o UTG dá reraise. A sua primeira reação deve ser que ele provavelmente tem um monstro, algo como AA, certo? Bom, muita gente tem essa reação. As mãos que você quer que continue provavelmente irão foldar. E aquelas que continuarem na mão só irão dar ação se acertarem algo muito bom no flop.

    Mesmo que você saiba que há alguém depois de você que certamente irá punir os limps e você pretende dar reraise nele, e daí? Você simplesmente denunciou a força da sua mão. Você quer que eles saibam que você tem uma mão muito forte, para que eles possam jogar melhor contra você? Ou você só está tentando ganhar os blinds mais os 5bb do raise do vilão?

    Pior ainda, e se ninguém der raise depois de você? Você tá deixando tranqueiras verem o flop de graça. Quando alguém ganhar de você com J4o nesse tipo de mão, você só tem a si mesmo para se culpar.


    10. Preflop - Não jogue sua mão no lixo (Open Shove)

    Eu tenho que admitir que estou escrevendo essa parte do artigo apenas na teoria. Eu tentei diversas formas de jogar AA. Eu me dei muito bem jogando de forma tradicional e direta, que não incluia abrir um raise all-in ou dar uma 3-bet de 100bb. Nunca tive coragem para tentar coisas desse tipo e ver se elas funcionam numa amostragem razoável. Sempre tive medo que conseguiria muito mais folds e que estaria jogando fora todo o valor da mão.

    Para fazer os nossos cálculos, irei considerar minha winrate de 4,77ptBB | 9,54bb por mão quando tenho AA. Pelo menos no Rush Poker, parece ser uma winrate decente para os usuários do 2+2, mas tem alguns que conseguem coisas como 5,55ptBB | 11,1bb.

    Vamos assumir que teremos um único call, e que ele tem a mão que não queremos que ele tenha, 65s. Sim, ainda iremos ganhar em 77,5% das vezes em que formos all-in preflop, mas essa realmente é a mão que tem maior probabilidade de ganhar dos nossos áses preflop. Perderemos por volta de 22,5% das vezes.

    Assumindo que abriremos um raise all-in de 100bb, precisaremos receber call em 15% dos vezes por 65s ou 13% das vezes por KK para conseguirmos os 4,7ptBB | 9,54bb por mão. Eu não acho que você encontrará muitos jogos onde possa abrir frequentemente 100bb e esperar que alguém pague o shove mais de 15% das vezes, exceto se você fizer o mesmo com um range amplo de mãos, e nesse caso, você estaria perdendo muito dinheiro fazendo isso.

    Minha winrate nas mãos em que o vilão faz um raise padrão de 3bb a 4bb é de 8,86ptBB | 17,72bb por mão de AA. Para conseguir tudo isso, quando shovarmos 100bb, precisaremos receber call em 25% das vezes por 65s ou 22% das vezes por KK. Se o vilão 3-beta 5% das vezes, e só paga nosso overshove com KK (para simplificar, estamos assumindo que ele não terá os improváveis dois áses restantes), então ele só está pagando 12,5% das vezes. Alguns jogadores iriam pagar com KK, outros não. Se você fizer essa jogada frequentemente, eles devem perceber que só perdem dinheiro dando call com KK. Você precisaria de um vilão que dê call mais light.

    Minha winrate nas mãos em que abro um raise padrão e recebo uma 3-bet de 100bb é de 14,74ptBB | 29,48bb por AA jogado. Na verdade, eu ganho 1,8 vezes mais quando dou flat call na 3-bet do que 4-betando. Mas, vamos assumir que você overshovou. Você precisa que o vilão pague o shove 9% das vezes com 65s ou 8% das vezes com KK. Se tivermos o mesmo vilão que 3-beta 5% das vezes e dá call apenas com KK, ele está pagando 12,5% das vezes, o que até parece bom negócio. Mas eu ainda acho que você estaria jogando como se estivesse seguindo uma receita de bolo e não seria uma estratégia muito boa em longo prazo. Se você quiser tentar essa estratégia por algumas milhares de mãos, nos informe de como se saiu.

    E, também, se seu oponente perceber que você faz esse tipo de move, eles vão ficar menos preocupados com a possibilidade de você ter AA nas vezes em que não fizer esse move.


    11. Posflop - Proteja seu stack

    Essa sessão pode parecer um pouco redundante, mas eu quero deixá-la destacada aqui. Proteger seu stack não é como proteger sua mão. Proteger sua mão é cobrar das mãos que estão atrás de você, mas que podem acertar alguma coisa e ficar na sua frente. Proteger seu stack é parecido, mas com ênfase em decidir se vai expôr todo o seu stack. É quando decidimos não nos comitarmos numa situação marginal ou de EV desconhecido, especialmente quando não investimos muita coisa no pote. É a ideia de que proteger seu stack de ser levado embora é mais importante do que tentar ganhar um determinado pote a qualquer preço. Eu não estou ditando que deveríamos nos tornar completos nits, é uma linha tênue, claro.

    Há mãos em que você recebe um raise num flop bem nojento onde não investiu muitas fichas. Você não tem muita certeza se tomou check-raise para um draw, ou se o vilão acertou o set. Se você não botou muito dinheiro no pote e dá pra perceber que esse pote vai ficar gigante, é OK jogar fora o AA nesse tipo de situação se você não estiver confortável em como proceder. O baralho não vai se lembrar que você estava com AA, não precisa se preocupar que só receberá um novo AA daqui a exatas 221 mãos. Você não precisa, mas você pode esperar por um spot melhor. Se você dá fold e realmente estava atrás, você salvou muito dinheiro. Se você estava na frente, você jogou fora um pouco de +EV. Se você continua na mão estando atrás e perde um pote gigante, esse erro pode custar muito mais caro do que dar fold numa situação marginal.

    Um exemplo que eu gostaria de dar é de uma mão que joguei faz algumas semanas. Vilão extremamente nit, com 3bet por volta de 1%, baixo AF, e baixa porcentagem de c-bet. Eu dei openraise, ele 3-betou, e eu dei call. Fomos para o flop heads-up, e veio algo como K92 rainbow (de naipes diferentes). Eu tinha uma amostra bem grande de mãos do vilão, e o coloquei num range bem estreito de AA/KK, que era condizente, dada a porcentagem baixa de 3bet. AK também é possível, mas menos provável, considerando que eu tinha dois áses. AA também é possível, mas menos provável ainda. Com esse vilão EM PARTICULAR, eu imaginei que eu devia facilmente largar a mão. Quando eu dou check e ele aposta o pote inteiro, eu posso até esperar que ele tenha AK ou talvez um QQ e o dado de porcentagem de 3-bet que eu tenho dele esteja errado, mas eu nem investi muitas fichas aqui, e é OK deixar esse pote para lá. Se ele tem KK e eu continuo, eu vou perder um pote gigantesco. Se ele tem AK ou QQ, eu não devo ganhar um pote grande desse nit.


    12. Posflop - Calma lá! Pense um pouco sobre o range do vilão, o que ganha de você, e o que você ganha e que continua na mão

    Eu não posso dizer exatamente quando você deve foldar AA. Isso requererá que você jogue (e perca) bastantes mãos, e também em confiar nos seus instintos.

    As coisas mudam quando as cartas comunitárias são dadas. Todo mundo compartilha o mesmo bordo. Suas cartas fechadas ainda são importantes, mas o valor absoluto delas é menos importante. O que importa agora é como você conectou às cartas comunitárias em comparação ao range do vilão. E, como discutimos antes, é muito provável que vocẽ não tenha conectado com o bordo.

    Eu ganho a mão 92,1% das vezes com AA. Eu vejo o flop 55% das vezes quando tenho AA. Quando eu vejo o flop, eu ganho 85,63% das vezes, perco 11,87% e dou fold 2,5%. Provavelmente eu não dou fold suficiente nos meus AAs. Eu acho que aqueles que têm winrates maiores com AA dão fold numa frequência levemente maior do que 2,5% quando veem o flop. Eu ainda estou tentando melhorar nessas situações onde eu sei que estou batido, mas não largo a mão.

    Muita gente recomenda não agir mais rápido com AA do que se agiria com outras mãos. Eu, na verdade, defendo o lado de que você deve considerar suas ações mais do que você normalmente considera - e não simplesmente agir como se estivesse levando em conta as outras possibilidades, mas não levando. Se você mantiver a estratégia de fazer apostas grandes rapidamente, você estará contando a toda a mesa que vai apostar independente do que tiver acontecido, o que provavelmente indica uma mão muito forte. Isso dá informação aos vilões. Se você pelo menos gastar o tempo que geralmente gasta quando precisa tomar alguma decisão difícil, você passa a impressão que teve que fazer alguma escolha. Eu recomendo gastar mais tempo nas ações que fizer com AA porque essas mãos geralmente vão envolver os grandes potes da sessão. Os jogadores, em geral, são mais ligados aos AA do que às outras mãos. Gastar um tempinho extra pode salvar muito dinheiro.

    OBSERVAÇÃO: Quando eu digo para considerar um fold, eu não estou dizendo que você TEM que foldar. Apenas considere, seriamente, a possibilidade, e então faça o que achar mais apropriado para o momento.

    Se o bordo tiver três cartas do mesmo naipe e o vilão estiver sendo agressivo, você deveria considerar o fold. Nem sempre, mas geralmente os jogadores tendem a jogar flush draws mais agressivamente quando o draw envolve as duas cartas fechadas em relação a quando o draw envolve apenas uma das cartas fechadas, exigindo três cartas do mesmo naipe no bordo para o draw. Você deveria considerar o fold mais ainda se o pote for multi-way, e se há vários vilões contentes com a textura do bordo.

    Pior ainda é quando há quatro cartas do mesmo naipe e está rolando muita ação, é muito provável que você esteja atrás.

    Se você estiver enfrentando resistência e o bordo está dobrado, você deveria considerar um fold. Com toda a ação que já rolou na mão, e o valor do bordo dobrado, o quão provável é que o vilão tenha trips? Se foi barato chegar até aqui na mão, lembre-se que Axs ou suited-connectors acertando trips é uma possibilidade. Se foi caro para chegar até aqui e a carta dobrada na mesa é baixa, então é menos provável que o vilão tenha trips.

    Se você estiver enfrentando muita resistência, sempre considere a possibilidade de set. O vilão recebeu boas odds para caçar a trinca? Será que o vilão iria atrás da trinca mesmo sem ter as odds corretas? Sets são mais prováveis quando o vilão está pagando as apostas rapidamente, dando miniraise, donkbet, ou surpreendentemente te colocando all-in no turn ou no river.

    Se você tiver posição num pote 3-way com flop KQJ e houver uma aposta do primeiro vilão seguida por um grande reraise do segundo vilão, provavelmente você só tem um straight draw de uma apenas uma ponta. O que você acha que eles têm e que você consegue ganhar? É claro que você consegue ganhar de um AK, mas se dois vilões já estiverem sendo bem agressivos na mão, isso indica alguma coisa, e geralmente não é coisa boa. Acertar um ás no turn ou no river poderia ser bacana, mas é bem difícil de aparecer algum desses dois outs, e mesmo assim, poderia nem ser útil para você - é possível que algum dos vilões tenha TT e estivesse sendo agressivo com duas pontas para sequência.

    Ok, eu acho que aqui temos algo interessante. Abra o PT3 ou o HM. Filtre as mãos em que você sofreu raise no river e não tinha set, straight, flush, full house ou quadra, e possuía um overpair no river. Quantas dessas mãos você ganhou? Não muitas, né? Se você estava jogando corretamente seu AA com agressividade e alguém deu raise no river, eles provavelmente não estavam blefando. Se você já jogou várias mãos e teve que pagar para ver qeue eles virtualmente estavam na sua frente quando você não conseguiu melhorar sua mão, você pode se beneficiar e jogar a mão fora se estiver enfrentando um raise decente no river, mesmo que o pote esteja grande. Mas não faça isso se o vilão for capaz de dar raise no river com blefe total, algo que poucos jogadores carregam em seu arsenal quando estão enfrentando muita agressão.


    13. Posflop - Teorema do Baluga e o river

    O Teorema do Baluga diz que quando você é o agressor da mão e sofre um raise no turn, você precisa reavaliar a força da sua mão para saber se ela é realmente boa. Eu deixei essa parte numa sessão separada para enfatizar sobre as diferenças de um raise sofrido no flop e um raise sofrido no turn.

    No flop, os oponentes estão mais inclinados a semi-blefar os draws porque ainda tem mais duas cartas para vir. No turn, onde você já mostrou alguma força e há apenas mais uma carta para vir, eles estão menos inclinados a tentar algum semi-blefe aqui.

    Da mesma forma, você precisa tomar mais cuidado quando aumentarem sua aposta no river do que quando aumentam sua aposta no flop. Eu acredito que você geralmente está enfrentando uma mão mais forte ainda quando sofre um raise no river do que no turn, mas esse assunto fica para outro COTW. Eu não estudei muito sobre isso para ter certeza, preciso dar uma verificada na minha database.

    Um raise não significa insta-fold. É possível que eles estejam dando raise com um overpair (provavelmente menor que seu AA). Mas, sim, significa que você precisa diminuir a marcha e tentar decifrar o que está acontecendo. Não pense simplesmente que "oba, as fichas tão indo pro pote e eu tenho par de ás".


    14. Posflop - Apostando, tamanho e timing

    Quando estiver decidindo se vai ou não apostar, e quanto vai apostar, você deve levar em conta o SPR, a textura do bordo, quantos jogadores estão no pote, todas as informações que você tem dos vilões, e, mais importante, como essas coisas se relacionam.

    Se você tiver um SPR bem baixo, o bordo não estiver coordenado implicando que há poucos draws possíveis, e o seu vilão é agressivo, você pode cogitar um check para induzir uma weak value bet ou um blefe total do vilão. Você pode usar estratégia contra short-stacks. É fácil obter um SPR baixo contra short-stacks, e se você mostrar fraqueza, eles frequentemente vão atacar o pote com um par, ou até mesmo tentar algum blefe. Se você apostar, eles ainda assim devem ficar na mão quando tiverem algum par, mas você acaba com qualquer chance de eles blefarem. Não vai ser muito difícil colocar todas as fichas no turn ou no river, portanto você pode correr o risco de dar check behind no flop caso o bordo não esteja muito assustador.

    Com médios e altos SPRs, se você ficar apostando o pote, é bem provável que forçará fold das mãos que você consegue bater, e manterá em jogo apenas as mãos que ganham de você. Se você vai apostar, você quer fazer uma aposta grande, mas considere apostar algo entre 2/3 e 3/4 do pote ao invés do pote inteiro, assim você dá uma chance para as mãos que você vence de continuarem no pote.

    Se você tiver médio ou alto SPR, às vezes você pode cogitar um check. Mas você não deve estar propenso a esse tipo de ação quando o bordo tiver muitos draws. Se você estiver em posição, dá para induzir uma aposta de mãos piores, ou até mesmo blefes. Se você estiver fora de posição, check pode controlar o tamanho do pote, prevenindo decisões difíceis caso haja shove do oponente.

    Se houver straight e/ou flush draws, você tem que apostar suficiente para cobrar desses draws. Apostar implicará em duas coisas: primeiro, extrai valor quando os vilões estiverem dispostos a botar dinheiro no pote. Se eles não acertaram o draw no river, eles não vão mais colocar dinheiro no pote. Segundo, é mais provável que os draws vão dar fold antes de acertarem algo. Se você não fizer apostas grandes suficientes para cobrar desses draws e eles conseguirem acertar, você precisará largar com facilidade seus áses porque você deixou free cards para os vilões ou cobrou um preço barato.
    Última edição por Coragem; 07-02-2015 às 00:38.
    tzampa, madru, rpimenta and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert
    Data de Ingresso
    04/09/11
    Posts
    2.777
    Images
    1
    15. Deep Stacks

    Vou discutir um pouco sobre a primeira lei do Harrington (Harrington's First Law) porque ela decifra muito bem como jogar AA com deep stack. Definições de "deep stack" podem variar, mas algo acima de 175bb é uma boa definição. A Harrington's First Law diz que mãos fortes tem menor vantagem sobre mãos fracos a medida em que os stacks vão ficando maior. Essa lei está fortemente relacionada ao SPR, e antes mesmo do termo SPR surgir. Ele assume que os aumentos preflop são baseados na quantidade de blinds ao invés dos tamanhos dos stacks.

    No livro Harrington on Cash Games: How to Win at No-Limit Hold ‘Em Money Games, ele discute 53 jogando contra AA. Claro que é muito mais provável que AA vença boa parte das vezes, mas se o 53 não conectar bem com o flop, pouco dinheiro irá parar no flop. Agora, se 53 acertar muito bem o flop, muitas fichas irão para o pote com o AA sendo um underdog.

    Portanto, a dica é: seja mais cauteloso e fique esperto com o SPR quando estiver jogando com AA deep stack.


    16. Por que eu só ganho potes pequenos com AA?

    É a sua winrate que importa com AA, e não o tamanho dos potes que você vem ganhando. Como eu mencionei anteriormente, uma winrate decente está na casa dos 4,77ptBB | 9,54BB por mão.

    Você deveria estar ganhando muitos potes pequenos com AA! Você só vai ganhar um pote gigante quando calhar do vilão achar que tem a melhor mão, mas na verdade ele tem uma mão pior. Isso requer ajuda das cartas do board, e é o tipo de coisa que não acontece toda hora.

    Muitos jogadores ficam desapontados por ganhar um pote pequeno com AA, e talvez se lembrem mais desses potes com frequência. Verifique no PT3/HM para saber se você ganha mesmo apenas potes pequenos e se sua winrate está abaixo da média. Lembre-se, estamos falando de ganhar um pote gigante, e não de perdê-lo. Você deve jogar AA agressivamente para cobrar caro das trash hands, o que fará você ganhar muitos potes pequenos. Na maior parte das vezes, os vilões não terão mãos boas suficientes para continuar jogando contra sua agressividade. E nessas vezes em que seu oponente tiver T9s, ou o 65s, você quer que ele continue na mão pagando barato?

    Se mesmo depois de considerar tudo isso você achar que está ganhando apenas potes pequenos e que sua winrate está abaixo da média, então é possível que você esteja jogando contra oponentes com habilidades suficientes para pensar sobre seu estilo, e talvez a imagem que você esteja passando seja de um jogador muito tight.



    Fim. Any thoughts?
    tzampa, rafaelmb, madru and 6 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Professional Avatar de madru
    Data de Ingresso
    07/07/12
    Posts
    270
    nice (Y)
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de rafaelmb
    Data de Ingresso
    07/11/09
    Posts
    4.992
    Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a Coragem novamente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de espoler
    Data de Ingresso
    08/10/12
    Posts
    989
    muito bom!!! abraços
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Professional Avatar de tdelano
    Data de Ingresso
    14/08/10
    Posts
    384
    Ty man
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de m.martins22
    Data de Ingresso
    28/12/11
    Posts
    549
    Mto bom

    +Rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados