"Um exemplo que acho top é a famosa cena que Jules, personagem do L. Jackson, cita Ezequiel 25:17. Apesar dessa cena já ter toda uma tensão criada pelo ambiente e pelas falas de Jules, o trabalho da edição amplia ainda mais essa tensão usando cortes mais rápidos que a média das outras cenas. Isso fica bem nítido durante o interrogatório, ora focando Jules, ora focando Brett, até o clímax quando Jules cita Ezequiel e mata Brett com a ajuda de Vincent.
https://www.youtube.com/watch?v=uCwIGXMPzRw
E o diálogo é sensacional neh:
- He's black. He's bold.
- Does he look like a bitch?
- What?
- DOES HE LOOK LIKE A BITCH?
- NO!
- Then why you tried to fuck him like a bitch, Brett?
Respondendo sua pergunta, não sei se essa narrativa não-linear tenha sido revolucionária mas não lembro de filme que tenha aplicado esse recurso tão bem quanto Amnesia e Pulp Fiction.
Não é apenas a cena do restaurante que está fora de ordem, todas as narrativas estão fora da ordem cronológica. E não foram apenas colocadas lá aleatoriamente, elas estão na ordem perfeita para apresentar os personagens, ligar as diferentes histórias e antecipar acontecimentos imo.
Por exemplo, a cena que eles vão buscar a maleta serve para apresentar os personagens do L.Jackson e Travolta mas também para introduzir o chefão Marsellus Wallace e mostrar os riscos que o Vincent teria ao acompanhar a mulher do chefe. E a cena do primeiro encontro nada amistoso de Butch e Vincent antecipam o encontro final deles imo.
Btw, na wiki tem a narrativa do filme divida em 7 partes e qual seria da ordem cronológica delas. É interessante imaginar o filme na ordem cronológica ou outra pra ver como ficaria bem meh.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pulp_Fi...tura_narrativa"