Clique Aqui Dúvidas sobre inventário

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 8 de 8
Like Tree2Likes
  • 1 Post By Picinin
  • 1 Post By Picinin

Tópico: Dúvidas sobre inventário

  1. #1
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700

    Dúvidas sobre inventário

    Como funciona o processo de inventário? Alguem que já passou por isso sabe os detalhes?

    Minha maior dúvida são as questões finaceiras, me disseram que é gasto 10% do valor do patrimonio para fazer o inventário e que é precisa ter esse valor antes de poder vender os bens.

    Ou seja, se eu tenho 20kk de patrimônio e morro, a minha mulher tem q ter 2kk na conta bancaria dela pra ele conseguir liberar o dinheiro? Ou isso eh mito?

    Nao existe empresas que fazem um financiamento disso e antecipam esse dinheiro?

    Me juraram que é assim q funfa, mas eu achei muito contra o senso comum

    ty
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain
    Data de Ingresso
    24/02/15
    Posts
    708
    Se vc achar um absurdo, pode acreditar, no Brasil é assim... Meu avô deixou um carro e uma casa comum no interior de minas, ta ficando por volta de 8 mil pra fazer quase tudo... Isso pq é extrajudicial e os filhos abriram mão de tudo pra minha vó...
    Primeiro vc paga o itcd(imposto de transmissão), depois vc tem q tirar a escritura de inventário no cartório de notas(4k cada etapa)... E por último transferir os bens pagando taxa no Detran para os veículos e no cartório de imóveis pros imóveis...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Diogenes Malaquias Ver Post
    Como funciona o processo de inventário? Alguem que já passou por isso sabe os detalhes?

    Minha maior dúvida são as questões finaceiras, me disseram que é gasto 10% do valor do patrimonio para fazer o inventário e que é precisa ter esse valor antes de poder vender os bens.

    Ou seja, se eu tenho 20kk de patrimônio e morro, a minha mulher tem q ter 2kk na conta bancaria dela pra ele conseguir liberar o dinheiro? Ou isso eh mito?

    Nao existe empresas que fazem um financiamento disso e antecipam esse dinheiro?

    Me juraram que é assim q funfa, mas eu achei muito contra o senso comum

    ty
    Não é bem assim. Existe um imposto sobre a transmissão da herança, cuja alíquota máxima é de 8%, e varia de Estado pra Estado. Aqui em Minas é de 5%. Esse imposto tem que ser pago antes da transmissão dos bens pros herdeiros. Além disso, você vai ter despesas com advogados e taxas.

    O processo de inventário pode ser judicial ou extrajudicial. Se o herdeiro não tem o dinheiro pra pagar o imposto, ele pode optar pelo inventário judicial e solicitar ao juiz que libere dinheiro ou bens do falecido para pagar o imposto.
    Diogenes Malaquias likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700
    @Picinin, qual a diferença entre judicial e extra judicial?

    O judicial eh mais burocrático e demora bem mais? Ouvi casos de pessoas que moram em mansoes, sem mais nada, a 2-3-4 anos e ainda nao conseguiram vender o bem. Esse tipo de caso eh real ou mito?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Diogenes Malaquias Ver Post
    @Picinin, qual a diferença entre judicial e extra judicial?

    O judicial eh mais burocrático e demora bem mais? Ouvi casos de pessoas que moram em mansoes, sem mais nada, a 2-3-4 anos e ainda nao conseguiram vender o bem. Esse tipo de caso eh real ou mito?
    O extrajudicial é mais rápido, mas só é possível quando todos forem maiores e capazes e estiverem de acordo com a partilha dos bens. O procedimento é mais simples, você paga o imposto, junta a documentação necessária e o cartório lavra uma escritura. Se a documentação tá toda em cima, você consegue resolver em poucos meses (pelo menos aqui em BH)

    O judicial é um pouco mais lento e complexo ,mas, como tem a intervenção do juiz, te permite resolver uma série de problemas (como a falta de dinheiro pra pagar o imposto). Se for consensual, demora um pouco mais. Mas se tem divergência entre os herdeiros, pode se arrastar por muitos anos.

    Existem casos como o que você falou, mas são raros. Pra que isso acontece é preciso que quem morreu tenha quebrado e ficado só com a mansão, que os herdeiros sejam quebrados e não consigam levantar um empréstimo pra pagar o imposto, e que o único bem a ser transmitido seja muito difícil de ser vendido.

    Inventário que demora demais é quase sempre porque os herdeiros não concordam com a partilha.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Tem lugares que é extremamente lento o judicial, mesmo quando consensual, por morosidade do próprio Judiciário. O negócio todo pronto, acordado, tudo pago e vai anos ainda pra concluir.

    Extrajudicial >>>>abismo>>>> Judicial, mas nem sempre é possível fazer Extrajudicial, como já disse o Picinin.

    Em qualquer dos casos vai ser necessário um advogado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de Caipira
    Data de Ingresso
    22/11/11
    Posts
    7.549
    Dúvida: se o falecido deixou um testamento, indicando o(s) herdeiro(s) dos bens, diminui a burocracia por não ter como existir divergência entre o(s) herdeiro(s)?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Caipira Ver Post
    Dúvida: se o falecido deixou um testamento, indicando o(s) herdeiro(s) dos bens, diminui a burocracia por não ter como existir divergência entre o(s) herdeiro(s)?
    Não. Quando tem testamento o inventário tem que ser judicial.
    Caipira likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados