Clique Aqui Plano de aposentadoria tardio - HALP

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 7 de 7
Like Tree2Likes
  • 2 Post By vsf2010

Tópico: Plano de aposentadoria tardio - HALP

  1. #1
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528

    Question Plano de aposentadoria tardio - HALP

    Preciso da ajuda dos sábios do MaisEV. Estupidamente só agora começo a me preocupar com minhas finanças futuras, mas não entendo absolutamente NADA do assunto. Vou contar abaixo meu perfil e espero que vocês possam me dar uma luz.

    Tenho 29 anos, sou casado, com o primeiro filho a caminho e não tenho casa própria, carro ou qualquer outro bem (coleção de filmes conta? ).

    Comecei a trabalhar com carteira assinada relativamente tarde, e mesmo assim, poucas vezes, devo ter no máximo 3 anos. No tempo em que não tive carteira (boa parte dos últimos 3 ou 4 anos) eu não paguei INSS, não fiz poupança e nenhum outro tipo de investimento, com exceção de uma pequena poupança (junto com minha esposa) para futuramente comprar um imóvel.

    A única coisa que fiz foi entrar num fundo de ações (Geração Futuro fundo programado), mas fiz da pior maneira possível. Sem conhecer do assunto, coloquei uma MERRECA lá (500 reais, pra ver como era) e nunca mais olhei praquilo. Nem sei o que fazer com isso, se compro mais contas, se retiro o dinheiro ou se deixo quieto e espero.

    Considerando que moro de aluguel e vou ter um filho em breve, posso disponibilizar atualmente NO MÁXIMO entre 500 e 1000 reais por mês. Tendo isso em vista, qual é a melhor maneira de investir para ter uma aposentadoria razoável?

    Acredito que ações seria muito arriscado considerando que eu não entendo NADA do assunto. O que sugerem? Continuar na poupança (duvido que vão dizer isso), Tesouro Direto ou alguma outra renda fixa? Ou encarar alguma renda variável mesmo? (Nesse caso, como?) E como fazer isso, o que preciso saber, etc?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de VitorD
    Data de Ingresso
    05/08/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    1.859
    Images
    4
    Cara, bate um papo com o @TGuedes
    Eu sugiro você fazer o curso dele, eu fiz e achei muito bom.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de vsf2010
    Data de Ingresso
    01/09/10
    Posts
    1.193
    Se vc não tem nem casa própria e paga aluguel, talvez uma casa própria seja o melhor investimento. Além de ser um bem real, assegura a moradia da família e fará vc ter uma reserva maior quando terminar de pagar as prestações.

    Planos privados de aposentaria tem tarifas altas e com esse Selic baixo e inflação alta, tende a não render nada e ainda restringe a liquidez do dinheiro.

    Uma coisa a se pensar é contribuir para INSS como autonômo ou micro-empreendedor, ainda que seja sobre salário mínimo, para ter garantias como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, pensão, etc.

    Ações eu não recomendo pq vc não entende e agora com filho vc não sabe qd vai precisar do dinheiro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528
    @vsf2010

    De qualquer jeito, ainda vai demorar um pouco até eu comprar um imóvel, juntando só na poupança. Existe uma boa maneira de eu investir com esse objetivo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Professional Avatar de TGuedes
    Data de Ingresso
    26/12/08
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    422
    Muito obrigado pela indicação Vitor!

    Preacher, a primeira coisa é organizar as finanças, analisar sua situação financeira e seu objetivos. Depois de colocar suas finanças em ordem, é hora de começar a pensar em investir.

    Me add no Skype tguedesrj e te explico melhor!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de vsf2010
    Data de Ingresso
    01/09/10
    Posts
    1.193
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    @vsf2010

    De qualquer jeito, ainda vai demorar um pouco até eu comprar um imóvel, juntando só na poupança. Existe uma boa maneira de eu investir com esse objetivo?

    Jeito para render mais que poupança tem muitos. No entanto tenham em mente que qq rendimento a mais implica riscos da mesma magnitude. É como no poker, um bom jogador de N200 ganha muito mais que outro de NL5, mas se não der certo ele perderá muito mais tb.

    As opções de investimento são praticamente infinitas, cabe vc decidir sobre o nível de risco que quer correr e se o negócio é +EV ou não.

    No mercado financeiro, sem correr muito mais risco que poupança, as alternativas são:

    - CDB de banco pequeno até 70k/CPF que é garantido pelo FGC;
    - Títulos públicos pós-fixados no Tesouro Direto;
    - Fundos de RF c/ taxa adm. baixa.
    - Debêntures de grandes empresas

    Porém, nenhum desses vai render muito mais que poupança, ainda mais para quantia que vc está disposto a colocar por mês.
    Infelizmente, do jeito que está, a rentabilidade real da poupança vai a ZERO e pode eventualmente perder até para a inflação.

    Se for se aventurar em mercado bursártil, compre ações para longo prazo de empresas "inquebráveis" que deem bons dividendos, ex: Petrobrás deu 10% real ano acima do IGPM na última década. E tb o governo depende desses dividendos para pagar as contas e detém o quase monopólio do negócio. Mas tem gente que comprou a 50 há 4 anos e tá 21 agora para vc ver o risco. Fundo de ações acho perigoso, pq tem taxas altas, alguns manipulam "micos" para inflar a rentabilidade sem sustentação real e tem tratamente tributário menos favorável.

    Em suma, sem correr mais riscos, é IMPOSSÍVEL alcançar algo melhor que Selic. Quem promete o contrário mente.

    Se vc quiser mais informações sobre alguma alternativa do mercado financeiro é só perguntar. Eu tenho boa experiência em ferros financeiros e bursáteis. LOL.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain Avatar de Paladino Unlimited
    Data de Ingresso
    05/04/09
    Posts
    859
    Um bom investimento em renda fixa são LCIs. Tem um post explicando como funciona no blog do TGuedes:
    Letras de Crédito Imobiliário (LCI) | Investimentos na Prática
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados