A agência de classificação de risco Fitch alertou que pode rebaixar as notas das dívidas de seis países da zona do euro: Bélgica, Espanha, Eslovênia, Itália, Irlanda e Chipre.Os ratings desses países foi colocado em revisão para possível rebaixamento.

Segundo a agência, a conclusão deve ser tomada até o final de janeiro de 2012 e se concluir pelo rebaixamento, as notas podem cair um ou dois graus.
Na semana passada, decisão semelhante foi adotada pela agência de risco Standard & Poor's, que ameaçou rebaixar a nota de 15 dos 17 países da zona do euro.

As agências de classificação de risco, que dão notas para países, empresas e negócios, determinando sua suposta credibilidade financeira,
foram muito criticadas por terem falhado na crise global de 2008/2009.
Elas deram boas notas para operações de vendas de hipotecas imobiliárias nos EUA que afundaram bancos e investidores e geraram a grande crise financeira.

O rating, ou classificação de risco, refere-se ao mecanismo de classificação da qualidade de crédito de uma empresa, um país, um título ou uma operação financeira.
Ele busca mensurar a probabilidade de calote de obrigações financeiras, ou seja, o não-pagamento, incluindo-se atrasos e ou falta efetiva do pagamento.

O rating é um instrumento relevante para o mercado, uma vez que fornece aos potenciais credores uma opinião supostamente independente a respeito do risco de crédito do objeto analisado.
AVISO: TÓPICO ANTIGO
Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.