Clique Aqui IPO - Cimentos Liz S.A.

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: IPO - Cimentos Liz S.A.

  1. #1
    Grinder
    Data de Ingresso
    10/05/10
    Localização
    Montenegro/RS
    Posts
    198

    IPO - Cimentos Liz S.A.

    Então, tava procurando aprender mais sobre IPO's e me deparei com essa notícia no Uol Economia:


    A oferta inicial de ações da Liz Cimentos pode girar mais de R$ 800 milhões, caso sejam atingidos os limites máximos de preço e lotes ofertados estimados na operação.

    De acordo com o Aviso ao Mercado publicado hoje pela empresa, a estimativa é de que o preço por ação se situe entre R$ 10 e R$ 13. Serão oferecidas inicialmente 47,7 milhões de ações ordinárias, mas, a depender da demanda, a oferta poderá receber um lote suplementar de 15% (7,155 milhões de papéis) e outro adicional de 20% (9,54 milhões).

    Assim, a oferta máxima colocaria 64,395 milhões de papéis no mercado. Se as ações saírem no teto estimado, ou seja, a um preço unitário de R$ 13, a operação movimentaria R$ 837,135 milhões.

    O processo de "bookbuilding" - a coleta de intenções de investimento que determinará o preço efetivo da ação - vai de hoje a 31 de março, quando sai o valor final. O período de reserva de papéis começa no dia 21 e termina em 30 de março e as ações devem integrar o pregão da Bovespa em 4 de abril.

    A Liz é uma produtora de cimento regional, focada nos mercados de Minas Gerais e São Paulo, os dois maiores polos consumidores de cimento do Brasil, responsáveis por mais de um terço do consumo nacional. Ela possui, nesse mercado, uma participação de cerca de 8%, conforme informações da minuta do prospecto preliminar da distribuição. A companhia foi fundada há 35 anos pelo empresário português Antônio de Sommer Champalimaud. Ele morreu em 2004, e o comando da companhia está, desde então, nas mãos de seu filho Luís.

    O dinheiro a ser captado na oferta será destinado à expansão e modernização da fábrica da companhia, localizada em Belo Horizonte, e também para o pagamento total de dívidas com empresas do grupo.

    As vendas da empresa, em 2010, foram de 1,8 milhão de toneladas de cimento. Elas são direcionadas 50% para o comércio de materiais de construção e 50% para o mercado industrial e consumidor final. Em 2010, a receita líquida da companhia alcançou R$ 363 milhões, com alta de 8,35%.

    Após registrar prejuízo de R$ 46,8 milhões em 2008, a companhia teve lucro de R$ 3,4 milhões em 2009 e de R$ 28,6 milhões ano passado. O patrimônio líquido da Liz é de R$ 666,5 milhões, sendo que 65% dele, ou R$ 430 milhões, vem de uma reserva de reavaliação. A reserva de lucros é de R$ 107,9 milhões.

    A Liz diz acreditar que o momento atual do setor de cimento no Brasil é "extraordinariamente favorável" para absorver o aumento da sua capacidade de produção, tendo em vista o crescimento do setor de obras públicas e de construção civil, bem como os projetos governamentais de infraestrutura, em particular em função da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
    Alguém vai investir nisso? Pelo que vi ela só atua no RJ, MG e SP. Fiquei com vontade de investir, já que a área de construção civil vem subindo nos ultimos tempos, mas tenho medo de tomar uma ruim, ainda tou pesquisando sobre IPO's pra ver o que fazer.

    Dia 31 é o último dia pra reserva de ações. Conselhos?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de vsf2010
    Data de Ingresso
    01/09/10
    Posts
    1.193
    Eu nem pesquisei mas pela reportagem tenho algumas considerações:

    "A oferta inicial de ações da Liz Cimentos pode girar mais de R$ 800 milhões, caso sejam atingidos os limites máximos de preço e lotes ofertados estimados na operação."

    IPO muito pequeno = liquidez ruim

    "O dinheiro a ser captado na oferta será destinado à expansão e modernização da fábrica da companhia, localizada em Belo Horizonte, e também para o pagamento total de dívidas com empresas do grupo."

    Em outras palavras $ vai para o bolso do controlador que é dono das outras empresas do grupo.

    "Após registrar prejuízo de R$ 46,8 milhões em 2008, a companhia teve lucro de R$ 3,4 milhões em 2009 e de R$ 28,6 milhões ano passado. O patrimônio líquido da Liz é de R$ 666,5 milhões, sendo que 65% dele, ou R$ 430 milhões, vem de uma reserva de reavaliação. A reserva de lucros é de R$ 107,9 milhões."

    Que coincidência né de dá um baita lucro ano passado se antes dava prejuízo! 430mi de 666mi do PL é reserva de reavaliação, será que reavaliaram direito ou seria reserva de superavaliação?

    Pelo tamanho da empresa e pelas infs parece ser um candidato a mico. Acho que vc deve pesquisar, entender e acreditar na empresa, ai compre. Caso contrário, fique de fora pq essas ações superfaturadas de IPO quando caem é uma diarréia que vc nem imagina!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de Presidente
    Data de Ingresso
    21/09/07
    Posts
    3.885
    Images
    3
    Citação Postado originalmente por vsf2010 Ver Post
    Pelo tamanho da empresa e pelas infs parece ser um candidato a mico. Acho que vc deve pesquisar, entender e acreditar na empresa, ai compre. Caso contrário, fique de fora pq essas ações superfaturadas de IPO quando caem é uma diarréia que vc nem imagina!
    This, na farra das IPOs era mole, era só reservar e flipar ou meter stop. Eu nem me lembro de quantos eu participei, só não ganhei dinheiro no Panamericano (lol) e Banco Pine. Na época eu mal lia o prospecto, MERPOSA ftw

    Em compensação, de uns tempos pra cá, não entrei nem em Visa ou Santander. Virou manjado, catrupiou desde o IPO da BM&F... Acho que esse aí foi o último que peguei.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Grinder
    Data de Ingresso
    10/05/10
    Localização
    Montenegro/RS
    Posts
    198
    Então, não entrei nessa da Cimentos Liz


    Agora fiquei curioso sobre a IPO da Gerdau, que já é um nome mais forte no mercado
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de andremcosta
    Data de Ingresso
    28/12/07
    Posts
    3.741
    Citação Postado originalmente por Lorenz Ver Post
    Então, não entrei nessa da Cimentos Liz


    Agora fiquei curioso sobre a IPO da Gerdau, que já é um nome mais forte no mercado
    Acho que não tem IPO nenhum. Só oferta primária e secundária, mas as ações já são negociadas no mercado.

    Vai depender mais do que você espera pra essas ações mesmo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados