Andei conversando estes dias exatamente sobre a powershift com alguns amigos entusiastas de carros e me falaram que a transmissão já apresentou na europa e australia alguns problemas de calibração e até quebras e falhas, porem, e falaram que essas que falharam usaram ainda o sistema de embreagem úmido, as do fiesta salvo engano já estão usando embreagem seca.
Na versão manual a ford da garantia de 3 anos para motor e caixa não dá? Já verificou se também oferece para automatizada? Essa caixa tem programa de manutenção só para 250mil km, não?
Bom só para completar, todas as automatizadas usadas no Brasil nessa categoria de veículos deram problemas e reclamações, dualogic, imotoin, também apresentaram problemas e o principal caso é o fato da caríssima manutenção, o óleo usado nessa caixas facilmente custa entre 150 e 200 reais o litro, um eletroválvula passa fácil de 1000 reais e por aí vai.
Se for para te falar oq é mais segura, bom mais seguro é comprar a manual pq vai ter certeza que não vai ter dor de cabeça, o motor já foi amplamente testado, é bom, é econômico, etc..
O automatizado PODE dar mais conforto para vc, mas tem o risco de ficar com carro semanas parado na concessionaria por algum problema que necessite de reparos.
Assim o cambio já esta no mercado desde 2008, mas temos que entender que não é no mercado brasileiro, e como é um cambio automatizado ele teoricamente funciona de forma inteligente, ou seja ele é programado para agir da forma X, e é logico que a forma X de programação usada no Brasil com engarrafamento, arranca e para, terreno muito acidentado, não vai ser a msm programação usada em outros países, e ainda tem o porem do motor, potencia e aproveitamento como nosso combustível, então um tempo de adaptação e calibração do cambio sempre vai ter, e principalmente o Brasileiro tem que entender que automatizado não é automático, não funciona igual, se não dirigir certo o carro ele da tranco e se torna quase desconfortável, mas aí não é culpa do sistema e sim culpa dos motoristas.
No mais automatizados acabam funcionando melhores em carros mais potentes e principalmente com mais torque.