Clique Aqui Escritura de apartamento comprado na planta.

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Escritura de apartamento comprado na planta.

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009

    Escritura de apartamento comprado na planta.

    Pessoal, comprei um apartamento na planta a pouco mais de um ano. A construtora vai entregar as chaves em Julho/10. Nesse momento terei opção de quitar o imóvel ou financiar o saldo restante por algum banco. A minha pergunta é, como funciona o esquema da escritura? Assim que eu receber as chaves eu tenho que obrigatoriamente fazer a escritura? Ou posso me mudar e fazer quando der na telha? Quanto vou gastar nela?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de EngPiRRa
    Data de Ingresso
    05/10/08
    Localização
    Maceió
    Posts
    405
    Para passar um imóvel pro teu nome, basicamente, você tem que pagar 3 taxas: escritura (cartório), registro do imóvel (cartório) e itbi (prefeitura). Os gastos nessas 3 taxas ficam em torno de 4,5% a 5,0% do valor do imóvel.

    A escritura não diz muita coisa, uma construtora pode emitir 10 escrituras do mesmo imóvel para 10 pessoas diferentes em 10 cartórios diferentes, mas a primeira pessoa que registrar é o dono (já ouviu "só é dono quem registra" ?).

    ITBI é Imposto de Transmição de Bens Inter-Vivos, e é pago na prefeitura. O registro só pode ser feito após a quitação desse imposto.

    O que eu te aconselho é ver se a construtora já efetuou o Registro da Incorporação no Cartório. Esse é o documenot no qual a incorporadora se obriga a executar determinado empreendimento em determinado local.

    Respondendo a sua pergunta, você DEVE fazer o REGISTRO o quanto antes, mas pode morar sem ter registrado.

    Outra coisa que se deve analisar é se é seu 1o imóvel. Existe uma lei (não lembro o número) que manda os cartórios darem 50% de desconto nas taxas... mas eles não cumprem.

    Qqr coisa é só falar.

    Abs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de No-Cego
    Data de Ingresso
    10/07/08
    Posts
    3.411
    Caralho, pagar tudo isso mesmo?
    Vou receber meu AP novo em dez2010, masss, pelo andamento das coisas vai ser muito +EV vendê-lo assim que eu pegar em dez(a chave já ta 80% quitada) e fazer um lucro aí brincando e procurar uma casa que é o que eu queria mesmo!

    Quem vai ter que se preocupar com isso então é o futuro(a) comprador né?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader Avatar de FinalGambler
    Data de Ingresso
    22/05/08
    Localização
    Camorão-PR
    Posts
    1.117
    Images
    2
    No-Cego, talvez não quite a tua dúvida, contudo, este site tem uma infos bem interessantes para um futuro investidor de imóveis:

    As 10 leis do investimento em imóveis
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Então, e qdo o predio nem começou a ser construido ainda, da pra registrar? ou é pouco provavel que eles tenham o tal registro no cartorio?

    Os cartorios podem fazer "corpo mole" nessa fase de construção pra tentar vender o registro mais caro depois de pronto?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Professional Avatar de EngPiRRa
    Data de Ingresso
    05/10/08
    Localização
    Maceió
    Posts
    405
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Então, e qdo o predio nem começou a ser construido ainda, da pra registrar? ou é pouco provavel que eles tenham o tal registro no cartorio?

    Os cartorios podem fazer "corpo mole" nessa fase de construção pra tentar vender o registro mais caro depois de pronto?
    Quando o prédio nem começou ainda, tu tem que saber se o incorporador já registrou o memorial de incorporação do condomínio. Esse registro é um compromisso público que a empresa construtora/incorporadora tem intenção de incorporar um edifício ao terreno (a matrícula no cartório deixará de ser "terreno" para ser "condomínio").

    Um jeito de se previnir é registrar o contrato de compra e venda da sua unidade. A depender do cartório, o valor pago nesse registro pode ser abatido do valor a ser cobrado no ato do registro da Escritura.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados