Clique Aqui Sumô - Torneio de Janeiro de 2013 - 13 a 27/01/2013

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 15 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 141
Like Tree140Likes

Tópico: Sumô - Torneio de Janeiro de 2013 - 13 a 27/01/2013

  1. #1
    Chip Leader Avatar de felipeworm
    Data de Ingresso
    05/06/08
    Posts
    2.341

    Sumô - Torneio de Janeiro de 2013 - 13 a 27/01/2013

    Eu como fã de artes marciais também achava que jamais gostaria de um esporte "ridículo" como o Sumô, onde dois gordos ficam se empurrando.

    Estava enganado.

    Graças ao VagabondMusashi do off do portal do vt eu conheci o Sumô, hoje sou fã e já que tem uma galera aqui que curte MMA, artes marciais em geral e sabe tudo de qualquer coisa, resolvi plagiar o topico do PVT e trazer o Sumô pro +EV

    topico oficial e de onde eu tirei e tirarei as informações:

    Sumô - Hatsu Basho 2013 - Fórum Portal do Vale Tudo



    Sobre o Sumô

    Sumô é o esporte nacional do Japão e um estilo de grappling que tem uma rica tradição.




    Como funcionam os campeonatos

    É um campeonato de pontos corridos, ou seja, você luta 15 vezes e quem tiver mais vitórias, ganha o campeonato.

    Existem várias divisões, e para subir de divisão, é só ganhar mais do que perde ( ou seja, no mínimo 8 vitórias e 7 derrotas). Assim você é promovido.

    Com sucessivas vitórias, o lutador vai subindo divisão por divisão até chegar na divisão do topo, onde ele pode lutar pelo taça do Imperador.

    Por conseguinte, os lutadores que perdem muito são demovidos, e baixam de divisão.




    As regras do esporte

    A luta ocorre no dohyô, um ringue de 4.55 metros de diâmetro. Vence quem conseguir fazer com que o oponente toque o chão com qualquer parte do corpo que não a sola dos pés, ou então vence quem tirar o oponente do ringue. É permitido empurrar, puxar e dar tapas, mas não é permitido socar e muito menos desfazer o penteado do outro.

    Os lutadores se enfrentam e a luta começa quando os dois colocarem ambas as mãos no chão. Normalmente um lutador coloca as duas mãos e quando o outro toca as suas mãos rapidamente, eles imediatamente começam o combate.

    O juiz age como juiz e torcedor também, dando força para os lutadores, gritando incentivos, e declarando o vencedor.



    As tradições do esporte

    Sumô fortemente associado à religião Shinto, e à cultura tradicional japonesa e muitos aspectos do esporte refletem isso. Os lutadores jogam sal para purificar o ringue sempre que saem e entram novamente. Não é permitido a mulher alguma pisar no ringue. Há vários rituais no sumô, antes dos campeonatos.

    É comum antes das lutas entre lutadores de nível top, que eles se encarem e saiam do ringue e voltem várias vezes antes de começar.

    Os lutadores de sumô vivem o esporte. Eles entram para um heya, ou escola, e vivem e treinam lá. Os que começam a carreira fazem toda a limpeza, cozinham tudo, e servem aos mais velhos, e quando vão subindo no esporte, vão ganhando mais privilégios.

    Lutadores de sumô recebem salários fixos dependendo de que divisão lutam, mais alguns bônus por boa performance.

    Quando um lutador entra numa escola, ou heya, ele JAMAIS pode ir para outra escola. Ele está ali pela vida toda, até se aposentar, a não ser que a escola seja dissolvida e absorvida por outra. Não gostou? Azar. Não existe creontismo no sumô.



    O que torna o sumô tão especial?

    O sumô é um esporte que reúne uma rica tradição, e requer absoluta dedicação e dignidade dos lutadores. É um esporte onde não existe sorte: ninguém vira campeão de sumô através de sorte. É preciso consistência para vencer um campeonato de pontos corridos, e uma tremenda força mental.

    É um explosivo e por vezes violento duelo de gigantes que reúne técnica com força e tamanho fenomenais.

    É um esporte cruel que não dá chance para ninguém: seja ou não querido pelos fãs, sem vitórias você não vai a lugar algum. Em caso de lesão você é friamente demovido até voltar a lutar e reconquistar o direito de competir entre seus iguais. Ser demovido significa perder seu salário e privilégios, sem exceção. Não há categorias de peso, nem idade, nada. Se você quer lutar sumô, então vai lutar com todos os outros, de igual pra igual.

    É um esporte de detalhes, onde dois se enfrentam num ringue minúsculo e que termina rapidamente. A margem de erro é inexistente: qualquer desequilíbrio, passo em falso, falta de atenção ou foco resulta numa derrota imediata.

    Mas pra mim o mais bacana é que o sumô é um esporte que é quase uma comunidade, uma irmandade entre atletas, organização e fãs, no qual passamos a conhecer os lutadores, acompanhar suas carreiras, suas vidas. O sumô é a vida deles. Há uma relação íntima e profunda de todo o esporte com os fãs: as academias ( heyas), a Associação de Sumô, os lutadores, todos dão satisfação aos fãs do esporte.



    Como funciona o Ranking?



    Parece mais complicado do que é.

    A gente só vai acompanhar aqui a primeira divisão, que é quem luta pela Taça do Imperador e pelo título de verdade.

    No sumô você começa a carreira da 6a divisão. A cada campeonato você tem um número fixo de lutas ( 7 nas mais fracas, 15 na 1a e 2a divisão). Os campeonatos são de pontos corridos. Quando você termina com campeonato com mais vitórias do que derrotas, você sobe no ranking no campeonato seguinte. Quanto mais vitórias tiver, mais sobe. Quando estiver perto do topo de uma divisão e for bem no campeonato, você sobe para a divisão de cima.

    Na primeira divisão há um ranking especial, como você pode ver acima. No topo está o Yokozuna. Este título só pode ser conquistado quando um lutador vence dois campeonatos seguidos. É muito raro haver dois Yokozunas no sumô, embora isso já tenha acontecido. Ao contrário dos outros rankings, um Yokozuna jamais pode ser demovido. Ele é Yokozuna para a vida toda, e caso não consiga mais lutar em altíssimo nível, é pressionado a se aposentar.

    Em segundo no ranking vem os Ozeki, este ranking não pode ser atingido só com mais vitórias que derrotas. Para ganhar este título você precisa conquistar 33 vitórias em 3 campeonatos ( um total de 45 lutas). É dificílimo isto. No momento temos 6 Ozekis, o maior número que já houve na história do sumô! Se um Ozeki for mal em dois torneios seguidos, com mais derrotas que vitórias, ele perde o título de Ozeki e volta para o ranking normal.

    Abaixo deles vem os Sekiwake e Komusubi. São o topo do ranking que pode ser atingido só vencendo mais do que se perde.

    Completando a divisão estão os Maegashira, o resto da galera.


    Campeonatos:

    São 6 campeonatos por ano, cada um dura 15 dias. Os lutadores das categorias baixas começam lutando de manhã e assim vai até o final do dia quando lutam os do topo da divisão Makuuchi. Cada lutador luta apenas uma vez ao dia.

    Os lutadores lutam contra aqueles mais perto do seu ranking, portanto a treta é sempre pesada. Os top 15 da primeira divisão lutam entre si, e não com os da base, e assim vai descendo. Portanto, todos sempre lutam contra aquelas que estão perto do seu ranking, e a briga é sempre feia.

    Quando os lutadores mais baixos do ranking começam a vencer muito, eles são "jogados aos leões" e passam a ter que lutar contra a turma do topo da divisão, o chamado "moedor de carne". Dali eles tipicamente começam a levar um atraso gigantesco, o que é de se esperar. Com esse sistema busca-se portanto equalizar os resultados de acordo com o potencial verdadeiro de cada lutador. Ninguém vai chegar ao topo vencendo só galinha morta enquanto os melhores se matam: se você está indo bem, então vai ter que começar a pegar em merda com os tops.

    Uma última coisa: Caso haja empate no número de vitórias, os lutadores decidem num playoff quem será o campeão.


    Os Lutadores



    Lutadores de sumô são atletas de alto nível, tipicamente pesam algo em torno de 140kgs e têm algo em torno de 1,85m.

    São 42 lutadores na primeira divisão, aqui estão alguns de maior destaque:

    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de felipeworm
    Data de Ingresso
    05/06/08
    Posts
    2.341
    Ranking desse campeonato e lutas do dia #1



    http://www.youtube.com/watch?feature...&v=mYgEwfGV8d8

    Edit: Leigo não consegui colocar o video aqui, se alguem colocar fica nice
    Última edição por felipeworm; 13-01-2013 às 16:20.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional
    Data de Ingresso
    20/05/11
    Posts
    289
    lol sumôments
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Table Captain
    Data de Ingresso
    03/12/12
    Posts
    574
    Meu Deus!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert
    Data de Ingresso
    04/09/11
    Posts
    2.777
    Images
    1
    felipeworm, bakamor and lostpk like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Expert
    Data de Ingresso
    12/01/08
    Posts
    3.331
    de acordo com Freankonomics algumas lutas saum armadas

    lol
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Citação Postado originalmente por manowar200 Ver Post
    de acordo com Freankonomics algumas lutas saum armadas

    lol
    pensei a mesma coisa quando vi o tópico lol

    mas muito massa o tópico, depois acho que vou conferir algumas lutas
    Gustavo_taio likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de muttley
    Data de Ingresso
    20/09/09
    Posts
    763
    Pra não perder o costume, se alguém quiser fazer umas bets:

    https://www.marathonbet.co.uk/en/bet...u+Basho/Tokyo/
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de maiconsc
    Data de Ingresso
    05/02/10
    Posts
    3.844
    posta uns vídeos de lutas épicas ae interessei, vou assinar o tópico!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de saagati
    Data de Ingresso
    16/11/11
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    1.070
    Pode fazer pegada na roupa?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 15 12311 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados
  • Olá, Não Registrado(s)!

    O MaisEV agora está no Discord! Junte-se a nós e venha falar de poker nesta comunidade!

    Clique aqui!
  • "; for(var vi=0;vi0){location.replace('https://www.maisev.com/forum/showthread.php?p='+cpostno);};} } if(typeof window.orig_onload == "function") window.orig_onload(); } //]]>