Postado originalmente por
rafaelfalk
Postado originalmente por
RlCARD0
qto vale o teu kart, rafael?
qto tu gasta pra treinar em interlagos todo fim de semana?
Pessoal, recebi algumas MPs com a mesma pergunta, então vou responder aqui pra compartilhar com todo mundo.
Eu comprei um Kart Mini completo, chassis 2011, motor Parilla Iame MY 125cc 2T (28cv) refrigerado à água com Alfano (painel para capturar os dados: tempo de volta, tempo em parciais, temperatura e giro do motor, velocidade, etc) por R$ 10k. Essencialmente, a mesma configuração usada nas categorias TOP do kartismo nacional (Graduados, por exemplo).
Os gastos para treinar apenas, são os seguintes:
. Mecânico: R$ 750 - R$ 1.000 / mês;
. Peças de "consumo"*: R$ 530 / mês (considerando um treino por semana, 1:30h de pista);
. Combustível: R$ 140 / mês (idem acima, 13l por treino);
. Óleo Mutul: R$ 120 / mês (idem acima, 0,5l por treino);
. Aluguel da pista: R$ 400 / mês (R$ 100 por treino).
Além disso, eventualmente tem alguma quebra (no meu caso, tive um problema com a curva do escapamento) e algumas manutenções mais pesadas que devem acontecer semestralmente (substituição de pistão, gabaritagem do equipamento - ainda não tive nenhum desses custos).
Para competir com karts 2T, eu sugiro a Fórmula Raptor (menos de 35 anos) ou a Executive (mais de 35 anos). A Fórmula Raptor custa, valores aproximados:
. Inscrição R$ 700 por etapa;
. Aluguel do motor, carburador e kit refrigeração R$ 600 por etapa (depois de 10 etapas você 'ganha' o motor). Essa é uma categoria patrocinada pelo fabricante do motor (PPK) e todas as manutenções estão inclusas no preço do aluguel;
. 3 jogos de pneus MG vermelho para o ano todo R$ 1.200 - R$ 400 por jogo.
Por fim, você tem o custo do chefe de equipe / mecânico, peças do chassis e combustível, mas você se livra dos custos com preparadores de motor (R$ 2.000 por etapa numa equipe de ponta) e carburador (R$ 750 por etapa)
Estou pensando em competir nessa categoria no próximo ano, mas ainda preciso evoluir muito e acumular quilometragem para competir... Se alguém quiser trocar idéia LIVE, eu estou treinando todos os domingo no kartódromo de Interlagos (Box 45).
Espero ter ajudado!
Saudações, Rafael Falk
* Inclui: Corrente, coroa, pinhão, vela, reparo do carburador, jogo de pneus semi-novo e pastilha de freio.
** BRAG: Hoje eu fui treinar e baixei mais uma vez o meu tempo. Completei a sexta semana de treinos e melhorei em todas as semanas...