Postado originalmente por
LAGasaurus
Jogo microstakes, preciso do PioSOLVER?
Essa é uma pergunta que recebo muito, então decidi fazer esse post pra mostrar qual é a minha opinião sobre o assunto.
O primeiro erro da galera é tratar o Pio como uma pílula mágica, fica parecendo que assim que você comprar o programa todos os seus problemas acabaram, e é exatamente o contrário, primeiro você tem q ter alguém pra te ensinar a usar o programa, depois você precisa ter os ranges preflop certos para cada tipo de jogador, depois disso você precisa saber interpretar o resultado que o solver mostra, obviamente além de tudo isso (e muito mais que nem falei) você precisa ter um computador que consiga rodar o programa de maneira eficaz.
Então não, você não precisa de PioSOLVER em micro stakes. Você não "precisa" de nada pra falar a verdade, tudo são ferramentas pra te ajudar a melhorar, mas caso você não saiba usa-las vai fazer mais mal do que bem. Pra ilustrar melhor, imagine o seguinte cenário:
Um jogador que ta tendo dificuldade na nl10 decide comprar o PioSOLVER, começa a analisar uma mão que ele jogou contra um reg fraco. Já começa errando por colocar o range errado pro reg, sendo mais tight ou mais loose do que deveria, aí ele coloca o solver pra rodar e vê que ele tem que ter uma estratégia de mixar praticamente o range todo dele entre bet/check, aí ele vai lá e começa a "aplicar" isso (segundo erro, pois é impossível aplicar uma estratégia GTO na prática), acaba deixando de blefar mãos pq o solver falou que era mixed então algumas vezes ele começa a dar check. Quando ele percebe está dando muito mais check do que "deveria" pq quando é uma mixed strategy ele cai nas suas tendências passivas e começa a checkar sempre justificando com a frase "é, aqui é mixed, vou checkar dessa vez" (terceiro erro), deixa de ganhar o tanto de dinheiro que poderia pois tenta mimicar o GTO. Ou as vezes até começa a usar a função de node locking, porém com suposições totalmente incorretas, tendo assim um resultado totalmente incorreto do que ele "deveria" fazer (quarto erro). Então começa a se perder achando que ele ta jogando GTO e não entende pq não consegue bater o limite, começa a sentir burnout de ficar tentando aplicar essas estratégias complexas contra jogadores ruins e quando vê não aguenta mais sentar em uma mesa de poker pq não aguenta mais perder dinheiro dia após dia por mais que estude (de maneira errada).
Enquanto que do outro lado tá um jogador que teve um coach decente e que sabe que em determinada situação esse tipo de reg vai foldar muito mais do que deveria por GTO então ele começa a blefar muito mais do que o GTO manda (a maioria das vezes sem nem saber o que o GTO faz. Isso é um erro, mas um erro que não o impede de lucrar) e assim lucra muito mais do que uma estratégia GTO lucraria contra esse tipo de jogador que ele está jogando contra, começa a ganhar dinheiro mais rápido e assim subir os limites muito mais rápido.
Qual cenário desses 2 cenários vcs preferem? Enfim, se você joga micro stakes invista seu dinheiro em um
coach bom com resultados bons e que já esteja fazendo o que você quer fazer, não em solvers, o solver não é uma pílula mágica e pode ser exatamente o contrário dependendo do seu nível de entendimento do jogo. Seu tempo e evolução agradecem.