
Postado originalmente por
LAGasaurus
Considerando que você é um jogador que tem a intenção de evoluir, e não joga somente por diversão, por que você nunca consegue subir de limites?
Se olharmos essa situação em uma perspectiva mais ampla o possível, vamos chegar a conclusão que o problema se resume a
logística e gestão.
A maioria dos jogadores não tratam a carreira deles como uma empresa, quando nós comparamos a carreira de um jogador que está tendo dificuldades em subir os limites com um empresário que está tendo sucesso com o seu negócio, ficam claras as diferenças.
Caso você não esteja disposto a tratar essa carreira de jogador de poker com a profissionalidade necessária, você simplesmente não vai sair do lugar, e a culpa não vai ser de ninguém além de você. Ok, mas então quais são os fatores que nenhum jogador com dificuldade coloca a ênfase necessária? Vou citar alguns:
1. Investimento monetário: Eu posso falar com propriedade porque eu fui uma pessoa que demorou muito pra realmente investir dinheiro na minha carreira, a primeira vez que eu investi foi em um curso de cash game que o Cláudio Davino (Peixe Feliz) tinha lançado na época (começo de 2018), que tiveram alguns aprendizados bem interessantes - como não poderia ser diferente já que o curso foi feito por um dos melhores jogadores de cash game do Brasil - me ajudou a ter uma noção melhor dos cash games online (já que eu só jogava praticamente live na época), sendo que eu já conhecia o poker desde 2015. E o ponto da jornada que realmente foi a ruptura na minha carreira foi quando eu investi quase metade do meu
bankroll no
coach com o Saulo Costa. Fui o primeiro aluno dele em uma época que tinham algumas pessoas aqui no MaisEV acusando ele de ser um jogador break even e só estar se divulgando pra ganhar dinheiro com o
coach. E sendo bem sincero, eu mesmo tinha essas dúvidas, mas assim que ele me mostrou a metodologia por cima eu vi que era a coisa que mais fazia sentido que eu tinha visto até então, e resolvi investir sendo um jogador break even na nl25. 1 ano depois eu estaria na nl200.
*quem quiser ver essa minha jornada tenho tudo documentado no meu primeiro blog:
https://www.maisev.com/forum/torcida...ca-h-game.html
2. Profissionalismo: Apesar de ser um conceito muito amplo, ele se aplica a todas as áreas do jogador de poker. Você tem horários de começar sua session todo dia? Programa quais serão os dias e as horas que você vai jogar? Faz questão de estar sempre preparado pra performar no seu melhor? Essa carreira é muito parecida com uma carreira de um atleta profissional.
Você não precisa somente saber o que fazer, precisa também conseguir executar sempre em alto nível, caso contrário você não vai ter retorno.
3. Organização e planejamento: Talvez o maior leak da comunidade, e ironicamente um dos principais fatores pra ser bem sucedido. A carreira de jogador de poker exige que você seja disciplinado e organizado, simplesmente pelo fato de não ter nenhum chefe pra fazer isso pra você. Se você não tem os horários pra jogar, o quanto você vai estudar, o que vai estudar, se planeja em que sites jogar, organiza sua rotina pra quando for jogar estar no seu melhor e etc, suas chances de ter sucesso nessa carreira são bem próximas de zero.
4. Plano de carreira: Novamente um conceito bem amplo, mas muito importante, porque a maioria dos jogadores simplesmente não tem noção de como o poker funciona. Pessoas que simplesmente se desesperam com uma downswing de 20 buy ins, quem começam a tiltar depois de perder 4 flips em seguida, que não fazem noção de como converter winrate em lucro depois de x números de mãos entre outros. E em grande parte isso nem é culpa delas - apesar dessa "desculpa" não existir já que essa é uma carreira individual, logo ninguém deve nenhuma explicação a você - ninguém explicou como o jogo funciona. Esses jogadores ficam tentando fazer pequenos upgrades técnicos porém sem nenhuma fundação sólida por baixo, e ai quando as coisas começam a dar errado eles atingem o burnout e
desistem da carreira por algum tempo, só pra depois tentar tudo de novo da mesma maneira e continuar falhando.
Enfim, como vocês podem ver são diversos pontos que constituem a carreira de um jogador, e caso ele não tenha esses pontos todos alinhados, a chance de sucesso é super baixa. Imaginem o seguinte cenário:
Um jogador que conhece o poker a algum tempo decide levar o jogo a sério. Ele separa $500 pra ser seu bankroll, sabendo que vai começar jogando a nl10 e vai fazer o move down caso seja necessário. Ele separou uma quantidade de dinheiro (maior que o próprio bankroll) pra investir em aulas com um dos melhores coachs. Ele pesquisa muito até achar aquele coach que tem resultados ótimos e consistentes e tem uma metodologia que ele vê total sentido. Basicamente alguém que já fez exatamente o que ele está querendo fazer agora.
Então ele contrata o coach, se planeja pra jogar pelo menos 100 horas por mês e estudar 25h, planeja seus horários e dias de segunda a domingo, inclusive aqueles que ele não vai jogar. Se alimenta bem, faz algum exercício físico, tem uma vida social fora do poker e não tem pressa para ter resultados rápidos.
Esse jogador começa a executar o plano, dia após dia, sem desculpinhas e vitimização, simplesmente coloca o trabalho duro consistente necessário pra ter sucesso nessa carreira. Viu que estava tendo algumas dificuldades com a parte mental do jogo relacionado a variância, e já começou a pesquisar como a variância funciona, começou e pedir recomendações de o que fazer pra essa parte mental pro coach, começou a entender mais a fundo ainda como a carreira funciona e resolvendo esses problemas de mental game. Continua fazendo as aulas e estudando como foi planejado lá no começo. Então ele seguem em sua jornada dia após dia, com extrema consistência.
6 meses depois o que acontece?
Simplesmente não existe cenário em que uma pessoa executa tudo isso acima e depois de 6 meses não começou a ter sucesso. Me mostrem um jogador que fez tudo isso acima e continua no mesmo lugar que eu te mostro onde ele errou.
Vão existir imprevistos e dificuldades? Sim, mas se você tem tudo mapeado, tem força de vontade e tem uma mentoria de alguém que já fez exatamente aquilo que você quer fazer, você vai passar por esses obstáculos.
Nessa indústria não existe outro caminho. Não basta simplesmente o trabalho duro e ficar batendo com a cabeça na parede,
é necessário trabalhar duro e com inteligência pra ter sucesso.