Clique Aqui Analise de database preflop

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18
Like Tree68Likes

Tópico: Analise de database preflop

  1. #1
    Expert Avatar de drone666
    Data de Ingresso
    21/08/08
    Localização
    Bangkok
    Posts
    3.792

    Analise de database preflop

    Primeiro eu gostaria de dizer que desisti de fazer uma analise de 6max, principalmente pq não achei minha DB de 6max, tbm a galera q me mandou pm não me pareceu muito interessada no geral, e eu teria que investir um tempo olhando alguns parâmetros de winrate de 6max, então vou fazer de HU mesmo pq é rápido e eu sei tudo de cabeça, vou usar um sample antigo que tenho guardado de um jogador que dei coach

    alguns conceitos básicos que são essenciais pra entender como o poker funciona:

    diferença entre equidade e EV:

    Equidade acho que todos sabem, é basicamente a % que a mão ou range tem de ganhar o pot
    EV é o valor esperado de retorno, em termos de dinheiro ou big blinds, que tu pode esperar vencer ou perder de acordo com a tua estratégia, se formos all in em alguma street, o EV vai ser exatamente a tua equidade vezes o valor do pot
    exemplo:

    all in preflop com AA vs KK
    pot tem 200bb depois que os 2 jogadores vão all in, AA tem 82% de equidade, então EV = 200*0.82 = 164bb

    digamos que em uma situação que o BTN abre raise pra 2.5bb e o BB tem a decisão pra decidir quais maos ele defende vs o raise
    seria simples se usássemos a nossa equidade e os odds oferecidos pra decidir

    nesse caso teríamos que dar call em 1.5bb em um pot de 5.5bb depois que damos o call ( se tratando de 6max, 2.5bb raise, 0.5bb do SB, 1bb do BB + 1.5bb do call ), então precisaríamos ter mais que 27% de equidade vs o range de steal do button pra poder defender preflop:



    nesse caso então poderíamos defender 100% pois todas as mãos tem >27% de equidade ? não!, pq diversos fatores fazem com que realizemos menos/mais equidade quando se tem mais streets para serem jogadas, um deles é a posição, então essas mãos q tem pouca margem de EQ pra dar call se tornariam -EV fora de posição

    o objetivo do poker basicamente tentar usar a melhor estratégia possível pra maximizar o EV realizando o máximo possível de equidade e negando o máximo de equidade das mãos do vilao

    sendo assim, o EV eh = EQR*EQ*pot, sendo EQR equity realization, um conceito muito importante, que significa o quanto da tua equidade tu vai aumentar usando estratégia

    so pra vcs visualizarem um pouco essa interação como funciona, em uma situação especifica com ranges específicos que nao importam muito ( o pot tem 200$, isso é importante) , eu cheguei a esses números trabalhando com o piosolver:



    eu não sei exatamente quais sao os parâmetros pra 6max, mas eu diria que posição no geral diminui/aumenta entre 10-12% de EQ na media ( se tratando de single raised pot pra HU, depende muito da composicao dos ranges e do SPR tbm), mãos conectadas ganham EV e mãos suited ganham EV comparadas a offsuited e desconectadas

    mas essas suited e conectadas ganham EV principalmente quando se tem iniciativa de agressao por acertarem mais draws e draws ganham EV jogando agressivamente, por isso sao as mãos preferenciais pra usar no nosso 3bet range

    é claro que dependendo da estratégia postflop de cada um, essa margem vai variar, se eu sou muito superior ao meu adversário e ele não sabe quais sao as estratégias q ele deve usar em diversos boards pra negar a equidade das minhas mãos e realizar mais equidade com as mãos dele, eu posso assumir que a minha perda de equidade vai ser menor do que se eu estiver jogando vs um jogador competente

    dito isso, o EV extra ganho com a nossa estratégia é limitado e nunca vai ser muito grande
    como é impossivel saber o reflexo exato da nossa estrategia no EV e o quanto de equidade ganhamos ou perdemos, basicamente usarei filtros do holdem manager pra tentar determinar o EV de acordo com o jogo postflop de vcs

    lembrando que essa database é de HU, o SB é o BTN e tem posição postflop, enfim, vamos analisar algumas coisas:


    winrate geral por posição:



    winrates excelentes nas duas posições

    agora vamos dar uma olhada no range de steal do SB, e a winrate

    SB PFR



    como eu fiz isso ?



    como podemos ver, a winrate quase dobra quando se abre PFR, mas até aí não podemos concluir nada, o steal medio dessa DB foi 79% oq é claramente muito tight, mas podemos averiguar isso com mais precisão

    como se trate de HU, o BTN ou SB posta 0.5bb preflop, então a winrate de qualquer mão que ele fold preflop é -50bb/100, logo, qualquer mão que tiver uma winrate superior a -50bb/100 quando vc der PFR, é +ev abrir
    se 84o é -46bb/100 quando vc abre PFR, então vc está ganhando 4bb/100 abrindo comparado com foldando preflop

    entao vamos dar uma olhada no bottom do range de steal do SB pra saber se está abrindo pouco



    resultado :



    -32.5bb/100 com as piores mãos possiveis, é claro que o jogador vai escolher as melhores situações pra poder abrir PFR com essas mãos oq vai fazer que a winrate quando PFR fique maior, mas sendo que a winrate está bem longe dos -50bb/100
    podemos assumir que o jogador está queimando dinheiro por estar jogando tão tight no SB, pode adicionar 5-8% de steal fácil no range padrão de PFR que com certeza estará fazendo mais dinheiro que foldando


    SB vs flat

    como o range do SB é bem tight nesse sample, podemos adivinhar que a winrate quando o BB dá flat no steal será alta pois 79% é um range bem forte





    winrate muito alta, como assumimos anteriormente por conta de não estar dando Steal suficiente, inclusive maior do que a do SB PFR no geral

    só pra entenderem pq uma winrate alta aqui é ruim, imagine que abrimos apenas AA preflop e foldamos o resto, a winrate de steal será altíssima obviamente, mas estaremos queimando dinheiro foldando outras mãos que tem um EV positivo
    então quando temos um equilíbrio maior, dando steal com as mãos que tem uma winrate >-50bb/100, a winrate de steal deve diminuir bastante, mas a winrate geral vai aumentar



    SB vs 3bet

    agora veremos o SB jogando quando enfrenta uma 3bet, assumindo que o raise padrao foi de 2.5x no SB, então todas as mãos que foldamos vs uma 3bet terão -250bb/100 de winrate, qualquer mão que tenha uma winrate superior a essa, devemos defender vs a 3bet

    o fold vs 3bet nesse sample foi de 42.5% oq é um pouco mais loose do que o padrão, mas isso deve ser pq o SB está abrindo um range mais tight preflop

    fazendo uma rapida simulação com poker ranger pra ver a equidade do range do SB vs um range padrão de 3bet do BB, em torno de 20%. Assumindo que abrimos 2.5bb e o size médio da 3bet foi de 10bb, temos que dar call em 7.5bb pra jogar um pot de 20bb, pot odds de 37.5%





    como regra geral, quanto menor for o SPR ( stack to pot ratio ) menos a posição importa, como isso é um 3bet pot ( SPR 4.5~5:1 ) podemos ver o reflexo disso na EQR se fizermos filtros de grupos de maos

    algumas mãos tem equidade suficiente pra dar call, mas como quando damos call estamos capados de overpairs ( nosso 4bet range vai ter TT+ AKo+ AQs+ ) e dominados pelo range do vilão ( caso dos Axo e Kxo ), ele pode aplicar bastante pressão negando a equidade das nossas mãos, principalmente as desconectadas e offsuited, então nessa parte de 3bet, a EQR é muito mais influenciada pela composição dos ranges e pelo SPR do que pela equidade crua, e a equidade pouco importa nesse caso



    SB facing 3bet





    não da pra assumir muita coisa, aparentemente a winrate esta ok, então adicionaremos outros filtros pra ver se achamos alguma coisa:


    SB facing 3bet, não fold






    winrate gigantesca, com certeza não está defendendo o suficiente vs 3bet


    SB facing 3bet, nao fold, excluindo top 15% das mãos:



    como previsto, winrate alta, sendo que o breakeven point é -250bb/100, podemos abrir mais o nosso range de defesa vs 3bet no geral, o ideal é fazer um filtro mais especifico pra saber quais sao os grupos de mãos que jogam melhor vs 3bet

    tbm selecionar o bottom do call/top do fold e ver se realmente essas mãos são +ev pra defender vs 3bet, pela minha experiencia eu sei que as maos suited jogam muito melhor em 3bet pot enquanto Kxo e Axo jogam muito pior,
    então eu começaria a analisando e provavelmente adicionaria mais mãos suited no range de defesa vs 3bet



    BIG BLIND

    como postamos um bb no big blind, foldando teremos uma winrate de -100bb/100, então qualquer mão que tiver uma winrate superior a >-100bb/100 devemos defender

    BB facing PFR





    winrate razoavel, a winrate do jogador analisado quando ele abre PFR no SB é 46bb/100, entao é o dobro da winrate média dos seus adversários, mas dá pra melhorar muito


    BB facing PFR, não fold




    winrate alta, como esperado as tendências de jogar tight preflop no SB também estão presentes no BB
    só pra verificar como o jogador analisado está queimando dinheiro por estar jogando tão tight preflop, eu fiz um filtro com o top do folding range/bottom do defending range pra ver a winrate:





    ele está perdendo 20bb/100 foldando essas mãos, sendo que o VPIP dele nesse sample foi de 59%, da pra adicionar mais mãos no range de 3bet e no range de call tranquilamente

    ------------------

    enfim, espero que tenham aprendido alguma coisa pq isso me tomou muito mais tempo do que eu esperava lol

    mesmo o sample utilizado sendo de HU, vcs podem fazer a mesma coisa filtrando as posições e situações de 6max, principalmente o BB que é onde eu tenho certeza que a grande maioria de jogadores de low-midstakes cometem erros
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Grinder
    Data de Ingresso
    01/05/11
    Posts
    171
    Caraca Drone, cada post é um banho de conteúdo!

    Nice!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional
    Data de Ingresso
    09/10/13
    Posts
    328
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert
    Data de Ingresso
    12/01/08
    Posts
    3.331
    carai jovem

    esse post foi um tapa na cara da Real Sociedad
    marcnirvana likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de _BRAZILDONK
    Data de Ingresso
    05/05/09
    Localização
    Ribeirao Preto SP
    Posts
    1.375
    Muito nice, obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Breakeven Avatar de L. Vidigal
    Data de Ingresso
    19/10/16
    Posts
    68
    Top demais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Breakeven
    Data de Ingresso
    06/09/14
    Posts
    89
    loguei só pra postar nesse tópico.

    que aula Drone, pqp.

    é nessas horas que a gnt entende o porque poucos realmente profitam, e muitos são loosers que ficam de mimimi em fórum....

    muita skill.
    F3RNANDO likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Grinder
    Data de Ingresso
    24/05/16
    Posts
    134
    eu sempre vontade de jogar HU. antes era o rake que atrapalhava bastante. hj nem tem jogo (no PS que valha a pena).

    sem rb fica pior ainda. IMO

    btw. um estudo desses pra 6max, qu eé o que mais jogamos, seria muito bem vindo @drone666 e vc seria um bom coach desde de que o jogador seja disciplinado e não ache que o coach é psicólogo (rsrsrs)...

    []s
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Table Captain Avatar de espoler
    Data de Ingresso
    08/10/12
    Posts
    989
    Muito bom, como tem tão pouca interação nesse tópico?

    Obrigado pelo conteúdo Drone
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert Avatar de drone666
    Data de Ingresso
    21/08/08
    Localização
    Bangkok
    Posts
    3.792
    Citação Postado originalmente por espoler Ver Post
    Muito bom, como tem tão pouca interação nesse tópico?

    Obrigado pelo conteúdo Drone
    no geral os jogadores nao gostam de estudar muito
    acho q no maximo 1 ou 2 tentaram replicar alguma coisa por conta depois de terem visto esse topico
    marcnirvana and SarasotaC like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados