Clique Aqui [ARTIGO] - Tenha Sucesso em DoN, com 10 Dicas e 5 Conceitos (ou quase isso...)

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 70
Like Tree4Likes

Tópico: [ARTIGO] - Tenha Sucesso em DoN, com 10 Dicas e 5 Conceitos (ou quase isso...)

  1. #1
    Amador
    Data de Ingresso
    30/03/10
    Posts
    19

    [ARTIGO] - Tenha Sucesso em DoN, com 10 Dicas e 5 Conceitos (ou quase isso...)

    DoN Em Sucesso Cinco Conceitos e Dez Dicas
    Ae galéra, a Card Player me propôs escrever um artigo para eles sobre os torneios de Double or Nothing, e eu topei, contudo, eu demorei excessivamente para escrever e provavelmente perdi o prazo para entregar a matéria, então, pensei em compartilhá-la com vocês através da comunidade, espero que você gostem =)




    Cinco Conceitos e Dez Dicas Para Você Ter Sucesso, Nos Torneios de Dobro-ou-Nada


    1. O método é a causa do resultado, então se você quer melhorar seus resultados melhore os seus métodos!

    As pessoas gostam de fórmulas mágicas. Segredos mirabolantes são o tema mais recorrente em livros que acabam classificados como sendo Best Sellers. Penso que pelo menos um terço do mercado de revistas comuns inspiram-se nesta lógica também. Você olha para a prateleira e lê, “Emagreça 4,5kg em duas semanas”, “Suma com a celulite em dois dias”, “Pesquisadores Vislumbram a Cura do Câncer”, “Fique Rico sem Sair de Casa”, etc. Loterias, telesenas, rifas, cassinos, enriquecem graças a isso... Jogadores profissionais de pôquer também! As minhas contas são pagas graças à esperança que os meus adversários nutrem de que algo mágico irá acontecer e as coisas irão mudar.


    Eles jogam mal, e não estudam, não se preocupam, enfim, são displicentes em seus métodos. Você colhe aquilo que planta e esses jogadores querem ganhar, mas não enxergam que no longo prazo, o sucesso no pôquer independe da sorte ou do acaso, mas sim do trabalho duro e da dedicação. Yevgeniy “Jovial Gent” Timoshenko joga melhor do que eu porque estudou o jogo mais do que eu, por que é mais experiente, ou pelo menos, porque quando joga, consegue utilizar na prática, em cada decisão mais dos seus conhecimentos do que eu, portanto, se eu quero ganhar tanto dinheiro quanto ele, eu necessito adquirir um volume de experiência igual ao dele, assim como preciso dedicar-me tanto quanto ele à compreensão técnica do jogo, e também preciso focar-me em jogar o meu máximo em todas as mãos que disputo sem deixar com que a minha intelectualidade e capacidade de raciocínio se diluam em outras distrações como a televisão, a internet, ou até mesmo preocupações cotidianas. Resumidamente, o que faz ele ganhar o que ele ganha, é a forma como ele até agora abordou o jogo. O mesmo vale para mim e para você leitor, ou seja, você ganha – ou perde – exatamente na proporção da qualidade do seu método de abordagem para com o jogo.*

    Quantas pessoas são infelizes a respeito das suas próprias formas físicas? Elas sofrem e consomem toda sorte de produtos estéticos, diets, revistas com dietas e receitas milagrosas, pagam fortunas à personal trainers e academias, etc., quando no fundo elas mesmas sabem qual é a solução. Elas sabem que nada disso é necessário e que simplesmente alimentar-se de forma mais leve e saudável, assim como manter uma rotina de exercícios diariamente fará com que elas consigam aquilo que almejam, então porque elas não fazem isso? A resposta é: porque este é um processo chato e doloroso. Aceitar a dor e abraçar a chatice como rotina diária é algo que apenas os mais obstinados são capazes de fazer.

    Eis então um dilema que ocorre numa fração de segundo dentro de nossas cabeças quando enfrentamos esse tipo de contexto: “Eu devo admitir que não sou capaz de alcançar os meus sonhos porque sou fraco, ou devo me fingir de burro e sair em busca de uma fórmula mágica?” Mais de 90% das vezes, eu, você, e todos nós seres humanos optamos pela segunda opção. É natural; é extremamente difícil espizinharmos nosso ego.


    Aqui está a chave nº1 para o sucesso, adquirir essa capacidade. Sem ela nós tendemos à estagnação, ao vício de fugir do sucesso por temer arduidade do caminho. Ponha na sua cabeça, o trono da glória possui espinhos afiados e sentar-se nele é doloroso e incomodo, não é uma tarefa sadia e confortável. Sucesso relaciona-se com dor, se você quer vencer, você necessita aceitar o sofrimento.

    Objetivamente, você quer ganhar dinheiro com pôquer? Então, por mais insuportável, dispendioso e maçante que seja, compre todos os livros de pôquer que existem em português e leia cada um deles de capa a capa, do prefácio até a conclusão pelo menos três vezes; abra seus hand historys e encare os seus defeitos; desligue o som, a televisão e o navegador quando você estiver jogando; não tome as decisões emocional e levianamente; enfim, discipline seus métodos.

    Aqui está a chave nº1 para o sucesso, adquirir essa capacidade. Sem ela nós tendemos à estagnação, ao vício de fugir do sucesso por temer arduidade do caminho. Ponha na sua cabeça, o trono da glória possui espinhos afiados e sentar-se nele é doloroso e incomodo, não é uma tarefa sadia e confortável. Sucesso relaciona-se com dor, se você quer vencer, você necessita aceitar o sofrimento.

    Objetivamente, você quer ganhar dinheiro com pôquer? Então, por mais insuportável, dispendioso e maçante que seja, compre todos os livros de pôquer que existem em português e leia cada um deles de capa a capa, do prefácio até a conclusão pelo menos três vezes; abra seus hand historys e encare os seus defeitos; desligue o som, a televisão e o navegador quando você estiver jogando; não tome as decisões emocional e levianamente; enfim, discipline seus métodos.

    Dica Um
    .................................................. .......*

    1. No BSB só não morre quem atira: BSB é a sigla para Button, Small e Big Blind, e é utilizado para indicar aquelas situações onde todos os jogadores dão fold até o Button, e o jogo resume-se aos três competidores membros do BSB. Nessas situações, quando o pote inicial representa um incremento de pelo menos um sétimo do seu stack (quando seu M é abaixo de 7), à menos que algo esteja muito fora do lugar, ir all-in é uma jogada com uma equidade (em dinheiro, não em fichas) positiva independentemente das cartas que se está segurando. Portando, se você estiver no BSB e a ação chegar em “no Gap” para você, empurre a pamonha e aposte todas as suas fichas. Acredite, se você for pago por AA e ele ganhar, você tomou a bad beat!

    Dica Dois
    .................................................. .................................................. ..............*

    2. Quando seu stack for maior do que três vezes o que era inicialmente, vá tomar um café:*
    Quando o seu estoque de fichas atinge tais dimensões você chegará 99% das vezes entre os cinco premiados desde que você não cometa suicídio. Pois bem, a única forma de você se suicidar, é jogando, portando impeça-se de realizar isso, acione o sitting out e vá dar um passeio, e esqueça o jogo por uns cinco ou dez minutos, se depois desse tempo o DoN não tiver acabado, clique no botão “I´m Back” e volte para o jogo. Sim, eu sei que ver um par de ases reluzente ir para o ralo com um fold automático dói, mas este é um mal necessário. Lembre-se, você não joga para pilotar grandes mãos ou eliminar adversários, você joga para ganhar dinheiro, ponto.

    Dica Três
    .................................................. .......*

    3. Ser ganancioso é pecado: O primeiro e o quinto colocado ganham a mesma quantidade de dinheiro, então jogar para chegar em primeiro é burrice. Sim é legal ter uma infinidade de fichas, mas é igualmente arriscado e desnecessário. O resultado disso não é lucrativo no longo prazo. É doloroso, mas é verdade, se você quer ganhar grana, não seja ambicioso, não queira ganhar todas as fichas que estiverem disponíveis, não tente arrancar mais fichas do que você necessita, porque jogando assim o seu bankroll vai quebrar!

    [CONCEITO 2]. O Começo da Teoria: As Implicações do ICM nas dinâmicas dos torneios de Dobro-ou-Nada

    Isso acontece por conta das estruturas de premiações, ou se você está mais familiarizado com a técnica em SnG, por causa do ICM. Basicamente a idéia do ICM gira em torno do seguinte axioma: ganhar fichas não significa diretamente ganhar dinheiro, entretanto, perder todas as suas fichas significa diretamente perder dinheiro. Como resultado do ICM, as relações risco/recompensa tornam-se diferentes em cada espécie de torneio de acordo com o formato de premiação.*
    Nos torneios DoN, o jogo se inicia com dez participantes, sendo os cinco últimos sobreviventes igualmente premiados, assim, todos os jogadores a priori possuem uma chance de 50% de entrarem na faixa de premiação. Se assumirmos que todos os jogadores possuam exatamente a mesma habilidade e a mesma quantidade de fichas, quando um jogador é eliminado, as probabilidades dos demais jogadores sobreviventes acabarem chegando ao ITM aumenta para nove quintos ou para 55,55%, já com dois eliminados as chances são de oito quintos, ou 62,5%, com três eliminados as chances são de sete quintos ou 71,42%, e, finalmente quando a bolha chega, as chances aumentam para seis quintos, ou 83,33%.

    Tendo os números apresentados no parágrafo anterior, podemos perceber que jamais deveríamos aceitar uma confrontação onde arriscássemos todas as nossas fichas quando as nossas chances de vitória fossem menores do que a nossa probabilidade de chegar ao ITM indicada. Para esclarecermos melhor as coisas, imaginemos. Se estamos na bolha e todos os jogadores estão com exatamente a mesma quantidade em fichas, as chances de cada jogador se sagrar vencedor é, como vimos, de 83,33%. Então, nós estamos no big blind, e a mesa gira em fold até o SB que empurra all-in. Nossa mão é K♣K♠, então nós deveríamos pagar? Não, pois provavelmente as chances de nós vencermos essa confrontação se encontram entre 70 e 80 por cento. Nossa equidade atual, dando fold é de 83,33% assim, trocando em miúdos, se nós pagássemos com os nossos cowboys e encontrássemos algo ruim como 7♥2♥, nós estaríamos fazendo a mesma burrice de alguém que acha que 80 é um número maior do que 83 e por isso acaba jogando dinheiro fora. É exatamente isso, nós estamos trocando 2 reais por 1 real simplesmente para saciarmos a nossa vontade de confrontar um ladrão com KK.

    Uma vez entendido isso nós podemos alçar o próximo degrau dessa nossa escada de raciocínio. Assim como na bolha, as vezes, nós temos que fugir com KK, quando há sete participantes restantes, aceitar uma confrontação com AK também não é um grande negócio. Abaixo segue uma tabela orientadora que eu construí quanto aos lawdowns necessários, vejamos:

    Número de Probabilidade de Lawdown Necessário
    Jogadores Chegar ao ITM

    10 Jogadores 50,0% Dar fold em J♦T♥ perante 2♣2♠
    9 Jogadores 55,5% Dar fold em Q♦Q♥ perante A♣K♦
    8 Jogadores 62,5% Dar fold em A♣2♣ perante Q♦7♠ de naipes diferentes
    7 Jogadores 71,4% Dar fold em A♦K♠ perante A♥Q♣
    6 Jogadores 83,3% Dar fold em A♦A♠ perante K♣Q♦


    Como reflexo de toda essa lógica que discutimos há uma constatação também muito interessante que é a de que o valor dos pares altos, com exceção ao de ases, é menor em torneios DoN comparativamente aos torneios sit-and-go comuns ou aos MTTs. Geralmente as chances de vitória de mãos como KK, QQ e JJ quando encontram uma confrontação giram em torno dos 70% (por exemplo, Q♣Q♠ versus A♦6♣) assim, mãos como essas, não são mais qualificáveis para se jogar até as últimas conseqüências se nós estivermos com um stack mediano e restarem apenas 7 ou 6 jogadores. Se nosso stack for grande, então possivelmente com 8 jogadores nós talvez precisemos efetuar um laydown. Doloroso não?

    Pois é, é realmente desagradável dar fold nessas grandes mãos, entretanto, não fazer isso é o mesmo que doar dinheiro aos nossos inimigos, então apesar de ser amargo eu faço. Curiosamente isso também é um motivo de grande alegria. Pouquíssimos jogadores são capazes de fazer esses laydowns, e justamente por isso, existe tanta equidade desperdiçada nos DoNs, em outras palavras, há um monte dinheiro grátis esperando para ser colhido por alguém capaz de dar esses folds bizarros. Acredite-me, eu comprei o Ford Fusion dos meus sonhos à vista mês passado graças à vontade de jogar com mãos bonitinhas como Q♣Q♦, A♥K♥, ou J♣J♦ que meus oponentes têm e não são capazes de controlar.

    [NÃO POSTEM AINDA, NÃO TERMINOU, EU TENHO QUE ESPERAR UM TEMPO PRA POSTAR PQ O ORKUT TÁ EMBASSANDO]

    Dica Quatro
    .................................................. .................................*

    4. Seja rápido para dar fold: Aproximadamente 60% das decisões que você toma em uma mesa de pôquer podem ser classificadas sob a alcunha de “fold fácil”. Demorar pra realizar um “fold fácil” significa ter menos tempo para pensar nas decisões mais difíceis (isso apenas se aplica somente se você joga várias mesas simultaneamente, ok?). Isso quer dizer que quanto mais lento diante das situações de “fold fácil” você é, pior jogador você se torna – sem tempo, a qualidade de tomada de decisões em situações complexas para nós, seres humanos, cai drasticamente. Conclusão, não perca tempo com inutilidades, como demorar pra realizar um “fold fácil”, é mais prejudicial do que você pode imaginar. Na mesma esteira e pelos mesmos motivos, não se distraia, não brinque no Orkut, não assista televisão enquanto joga, enfim, deixe toda sua inteligência e capacidade de raciocínio à sua disposição, pois quando você menos esperar uma situação complexa lhe exigirá uma tomada de decisão mais difícil, e se você for pego distraído ou sem tempo nessa hora, você vai perder dinheiro.*
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Molina; 30-03-2010 às 12:04.
    RPessoa likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Amador
    Data de Ingresso
    30/03/10
    Posts
    19
    Dica Cinco
    .................................................. .................................................. .............................................*

    5. Red Bull te dá Ases... e dor de cabeça: Atenção grinders de plantão, sim, Red Bull faz você jogar melhor e ganhar mais dinheiro! Você fica mais atento, sua agilidade mental é acrescida, e você adquire até mesmo mais resistência para efetuar um grind mais extenso, contudo, fazer do consumo de Red Bull um hábito é extremamente prejudicial. Primeiramente porque os seus efeitos vão se tornando mais brandos a cada vez que consumimos. Segundo porque o esforço mental constantemente turbinado por Red Bull durante alguns dias faz com que sua cabeça “frite”, e como resultado você flertará com enxaquecas e dores de barriga terríveis, acredite, você no final das contas se arrependerá.

    3.Implied Odds: Lendas, Verdades e Mentiras

    Eu gosto de pensar nos torneios de uma maneira geral, mas especialmente os DoNs, como se eles possuíssem três etapas distintas que são: o início, o meio-jogo e o final. O início do jogo ocorre enquanto os stacks estão deeps e não há muitos atrativos em se atacar os blinds. O meio-jogo ocorre quando os stacks já não são tão profundos, sendo atraente, porém não primordial, o roubo das blinds. O final, por sua vez, ocorre quando os stacks são tão pequenos comparativamente ao nível do blind, onde o roubo torna-se elemento essencial para o jogo. Jogar bem o final do jogo é uma questão de análise de stacks e interpretação dos comportamentos do Gap Concept. A qualidade no meio jogo é principalmente regida pela a capacidade de gerenciamento entre a defesa e o ataque, ou seja, o jogador bem sucedido nesta etapa do jogo é aquele que consegue identificar situações de perigo e situações lucrativas com clareza. Finalmente, a sua habilidade de jogo no início do Double-or-Nothing, pode ser resumida principalmente na sua habilidade de administrar os desdobramentos subjetivos e implícitos do jogo, ou em outras palavras, quão bem você entende o conceito de implied odds. É isso que nós discutiremos agora, as vantagens implícitas.

    Se eu tivesse que apostar, eu diria que implied odds é o conceito mais mal compreendido e pior ensinado de todo o pôquer. O grande problema é que este conceito trás ao pôquer todo um universo de possibilidades e perspectivas complexas que acabam sendo resumidas em frases do tipo “se eu conseguir uma trinca eu posso fatiá-lo”. Esse tipo de simplificação conceitual atrapalha a utilização eficiente do conceito. As pessoas vão chamando apostas, e quebrando todas as técnicas do jogo previamente concebidas sob a desculpa das implied odds. Como resultado a sua técnica no pôquer acaba ficando pobre e desnorteada. Assim, vejamos se nós conseguimos colocar as coisas dentro dos seus eixos novamente.

    Primeiramente, tracemos um conceito eficiente sobre o que são as implied odds. Implied Odds são os lucros obtidos através de se jogar melhor que o adversário. Você está surpreso? Acredite é verdade. Phil Ivey ganha dinheiro porque as mãos que ele joga possuem maiores implied odds. Guy Laliberté é o maior perdedor dos high stakes pelos mesmos motivos, ou seja, as cartas dele não possuem implied odds contra as pessoas com quem ele joga. O fator Implied Odds não trata exclusivamente das cartas, mas sim das pessoas. Trata-se de quão boa são as suas decisões comparativamente às dos seus oponentes. Verdadeiramente, é o jogador que possui implied odds sobre outros, e não as cartas.

    Eu sei que você deve estar se perguntando: “e aquela história de que mãos como 33 possuem implied odds, é tudo mentira? O g3 é que está ficando doido?” Não, eu não enlouqueci, é verdade que os pares baixos possuem implied odds, mas talvez você não esteja entendendo muito bem o porquê. Algumas mãos no pôquer são mais fáceis de jogar do que outras. Então, continuando utilizando o dobre de caranguejos (33) como exemplo, perceba que ele é uma mão muito simples de se jogar bem após o flop. Se você não trincar, você está fora diante de qualquer aposta significativa, jogando assim você estará jogando bem. Simples, não é?

    Se você trincar você tentará construir um pote grande. Enfim, jogar com 33 após o flop é algo simples, agora em contrapartida, enfrentá-los pode causar muita dor de cabeça. O oponente que encara uma sorrateira trinca de três está flertando com o perigo. A jogada correta para ele é check/fold, entretanto apenas um gênio mediúnico seria capaz disso quando estiver segurando algo como TPTK (top-pair top kicker). Então a questão é, quão mal ele jogará? Quão distante do check/fold serão as decisões dele? Provavelmente a distância será enorme, portanto, trocando em miúdos, ele estará jogando muito mal. Mas agora imaginemos que um jogador super-pato esteja enfrentando um monstro sagrado como Jhonny Chan. Chan tem TPTK e o super-pato acertou uma trinca. Quanto de prejuízo Jhonny terá? Digamos que seja $X. Agora e se trocarmos os papéis? E se Chan tiver a trinca e o super-pato tiver TPTK? Qual será o prejuízo do super-pato? Provavelmente $10X. Você vê, essa diferença de valores é culpa das implied odds, que por sua vez são compostas tanto pelas características das cartas, como pela qualidade do jogador. Quer ver um exemplo real? Acesse:




    Assim, se vantagens implícitas é uma questão de habilidade na tomada de decisões, então, implied odds é uma questão intrinsecamente ligada com posição? Sim, exatamente! Ter posição é tão importante em pôquer justamente por causa disso, porque aumenta as implied odds de todas as suas mãos, enquanto simultaneamente diminui as implied odds dos adversários. Se Daniel Negreanu enfrentasse um jogador amador decente em um confronto de heads-up e sempre tivesse que jogar fora de posição, eu apostaria meu dinheiro no amador! Loucura? Não. O próprio Daniel em seu livro More Wisdon for All Players afirma a mesma coisa. Portanto fique esperto, chamar uma aposta do botão com 55 é bem diferente de fazer a mesma coisa quando se está no big blind. No blind, um call com uma mão dessas significa melhores pot-odds uma vez que você já pôs algum dinheiro no pote, contudo, as implied odds desabam barranco abaixo. Pois bem, uma vez que entendemos tais aspectos das vantagens implícitas, vamos adiante e mergulhemos na estratégia para os blinds baixos dos torneios DoN.

    A maioria das apostas antes do flop tem como objetivo principal a conquista dos blinds. Parece que não, mas é verdade. Imagine que não houvesse nem small, nem big blind e nem ante, faria algum sentido realizar uma aposta com algo que não fosse AA? Os valores postos pelos blinds é o que instigam a ação. Quanto maiores eles são, mais motivos se tem para apostar. Inversamente, quanto menores os blinds forem, comparativamente aos stacks dos jogadores, menos se deve desejar apostar. Então, como a sua estratégia de jogo deve se adequar à estes momentos? Simples, você não deve jogar procurando ganhar os potes padrão, mas sim os stacks inteiros dos jogadores. Você deve alinhar a sua maneira de jogar de modo a conseguir ganhar todas as fichas dos seus oponentes, mesmo que isso signifique uma queda de eficiência na conquista de potes. O que isso significa na prática? Ardilosidade. São aqueles slowplays maldosos com KK e AA antes do flop, é jogar de limp com AK para que seus oponentes supervalorizem erroneamente mãos do tipo AX, enfim, é jogar de modo a induzir seus oponentes a cometerem erros grandes, que custem todas as fichas deles, mesmo que isso signifique um desperdício de equidade ocasionalmente. Entenda, apostar 3xBB com AA, ser pago, apostar então 2/3 do pote no flop, e ser pago, então finalmente apostar no turn para o oponente desistir, significa lucro, mas quando estamos no blind 10/20 com 1,5K de fichas, o lucro dessa jogada não é grande o bastante para determinar a sua vitória, então, preferencialmente, você deve jogar manobrando de forma mais arriscada e perniciosa, mas cuidado, não permita que o tiro saia pela culatra.

    Na prática eu gosto de jogar com todos os pares de todas as posições dando limp e chamando apostas de até 10% do stack efetivo. As únicas exceções são os pares de damas, reis e ases, onde eu jogo com uma mistura de 70% de apostas/raises e 30% de limps/call. Com AK eu jogo com uma mistura de 50% limps/calls e 50% de apostas/raises. Eu jogarei também com todos os suited connectors, e todos os ases e xis quando houver mais de dois jogadores no pote e eu estiver em posição contra eles. Eu desígnio especial atenção ao jogar com AQ, AJ, KJ, 99, TT e outras mãos-armadilha. Tipicamente essas são as mãos que eu costumo vitimar. Meus oponentes freqüentemente jogam da mesma forma ardilosa, sendo assim, eu procuro não cair no meu próprio estilo de armadilha.

    Dica Seis
    .................................................. .......................*

    6. Às vezes você não precisa ganhar, mas sim, apenas deixar seus adversários perderem: Isso é uma coisa fácil e ao mesmo tempo muito difícil; depende da sua personalidade. Muitas vezes, você se encontrará em mesas tão insanas, onde a briga é tão feia e caótica, que a melhor coisa a fazer é cruzar os braços e esperar que seus oponentes acabem se matando, para que sem muito risco ou esforço, você discretamente entre no dinheiro. Parece fácil, mas perceber isso antes que você seja vitimado por um xerife maluco que lhe paga com qualquer rei não é uma tarefa óbvia, requer faro e muito controle emocional, principalmente quando se está jogando 15 mesas ao mesmo tempo.

    Dica Sete
    .................................................. .................................................. ........................................*

    7. As pot-odds são uma farsa: Quando um torneio de pôquer acaba, você pode surrupiar algumas fichas e colocá-las no bolso para depois trocar por dinheiro da premiação? Obviamente que não. Portanto, uma jogada que tem EV de 10 fichas significa o que, quando pensamos em nossas vidas? Você se tornará um cara mais rico, em questão de grana de verdade, daquela que é capaz de comprar um carro ou de pagar a conta de luz? Não! Ou melhor dizendo, não necessariamente. EV, Pot-Odds e toda uma pilha de bugigangas matemáticas fascinantes foram criadas para solucionar o cash-game e não para os torneios. Existem outras forças que regem os torneios, existem outros elementos, e a aglutinação de uma infinidade de fatores faz o mundo dos torneios ser muito mais caótico e instável do que o mundo dos jogos à dinheiro. Uma jogada com EV positivo em cash-game DEVE NECESSARIAMENTE (salvo exceções estranhíssimas) ser realizada. Nos torneios, o EV, de ordem imperativa, se rebaixa a um mero indicador de qualidade, ele passa a ser apenas mais um dos diversos componentes da forma ótima de se jogar. Nos DoNs isso também é verdade, por isso, não atropele todos os conceitos em nome da matemática dos cash-games, seja sensato e procure a melhor jogada através de mais de um único indicador. Mas e se você ama a matemática, você chora? Não, estude com mais afinco e vá além dos véus de simplicidade dos cash-games, adentre os conceitos de ICM e IMS (vai deixar isso mesmo?), para começar a entender a verdadeira matemática que rege os torneios de no-limit hold´em.

    Dica Oito
    .................................................. .......................*

    8. Seja como um cachorro que ladra, mas não morde: Como já foi dito, em torneios de dobro-ou-nada você deve temer a confrontação. Entretanto você deveria querer procurar explorar este medo de confrontar que também afeta muitos dos seus adversários. Mas como seguir dois caminhos tão contraditórios simultaneamente? Como superar este paradoxo? A resposta é simples, pressione, mas não se comprometa, faça apostas pequenas, que pareçam perigosas, mas pule fora e aborte a missão diante do menor sinal de resistência. Jogando deste modo você acumulará muitas fichas nas mesas cheias de jogadores medrosos enquanto dará a si próprio a oportunidade de identificar sem muito risco quando à mesa estiverem sentados xerifes demais para que a honesta profissão de ladrão de blinds seja saudável.

    9.Na bolha, empurre o seu all-in, mas guarde uma única ficha em seu stack: Você deve estar se perguntando qual é sentido de se apostar todas as suas fichas exceto uma não é? A resposta é: para poder dar fold caso coisas bizarras ocorram, e também, para aumentar a probabilidade de enfrentar um único oponente.*
    A idéia de aumentar a probabilidade de enfrentar um único oponente é a seguinte: você tem uma ficha para trás e ela não irá para o pote a menos que alguém aposte; essa aposta necessariamente precisa ser no mínimo do tamanho de um mini-raise, ou de um big blind, e ambos os valores possuem mais capacidade de gerar fold equity contra os demais adversários do que a sua bet de 1 ficha, assim, os adversários que forem afoitos em lhe eliminarem, o ajudarão ao efetuarem uma aposta que restringirá o campo de adversários e impedirá que aconteça o checkdown (quando todo mundo fica dando check) até o river.

    Quanto a idéia de criar a possibilidade de dar fold diante de desfechos bizarros, deixe-me explicitar melhor o pensamento com um exemplo. Imaginemos que, com os blinds 200/400, você empurra all-in de 2.000 fichas na bolha de um torneio DoN com A♣K♣ do botão e para sua infelicidade acaba sendo pago tanto pelo small, quanto pelo big blind que apresentam respectivamente, A♥A♠ e K♦K♠. Ambos possuíam 2.300 fichas, e, ao final de tudo, nenhum milagre acontece e você amarga a sexta colocação. Agora imaginemos que ao invés de empurrar all-in, você houvesse apostado 1.999 fichas no pré-flop, o que aconteceria? O jogador no small blind com A♥A♠ provavelmente o aumentaria (dar raise com AA quando o adversário tem apenas uma ficha para trás é algo irresistivelmente instintivo), então o big blind K♦K♣, se estivesse ligeiramente distraído (e muitos estão), daria insta-call, e você responderia a isso com um sorrateiro e ardiloso fold. Os ases superariam os reis, e você entraria na premiação em quinto colocado com apenas uma única ficha em seu stack. Bacana não?

    4.Descubra se a sua mão é acima da média antes de se mover!

    Saber se a sua mão é acima da média faz com que você tenha segurança em consiga efetuar uma aposta all-in sem peso na consciência. Eu utilizei um programa chamado “Sit’n’Go Power Tools” para realizar estes cálculos e decorá-los, contudo, seria exaustivo transmiti-los na íntegra aqui na revista, ao invés disso, prefiro mostrar a vocês o como eu acabei memorizando todos esses dados e como eu raciocínio quando estou jogando. Para tanto eu desenvolvi as seguintes regras:

    a) Regra da equivalência das mãos: Um par na mão possui a mesma equidade para dar push que uma mão naipada com ás e a segunda carta com o primeiro valor mais alto do que o par, por exemplo, 4♣4♠ equivale à A♥5♥. Uma mão não pareada e naipada equivale a uma mão de naipes diferentes com a mesma carta alta e um kicker em um número maior na segunda carta, assim, A♥5♥ equivale à A♦6♠. Finalmente uma mão pareada de naipes diferentes equivale à uma mão de naipes iguais onde a carta alta é um kicker menor e a carta baixa é um kicker maior comparativamente, assim A♦6♠ é equivalente à K♣7♣. Conclusão: se você em uma determinada situação daria push com 7♣7♠, você pode tranquilamente agir da mesma forma e empurrar com A♠8♠, A♠9♣, K♦T♦, K♠J♥.

    b) Regra da equivalência das posições: Empurrar all-in com 44 contra um único adversário (uma típica situação de small VS big blind), possui a mesma equidade de empurrar all-in contra dois adversários segurando 55, que por sua vez equivale a empurrar com 66 quando há três jogadores ativos esperando para agir (empurrando do cut-off), e assim por diante.

    Agora, se nós sabemos que a mão média é Q8, nós podemos traçar as equivalências para dar push com mãos acima da média de qualquer posição da mesa. O raciocínio segue assim: Q♣8♠ equivale à Q♦7♦, que por sua vez é igual à K♦6♥, que é seguido por K♠5♠, que empata com A♥4♣ ou com A♣3♣, que por sua vez tem a mesma equidade que 2♦2♣, caminhando pela outra via, Q♣8♠ equivale também a J♦9♣ e a J♦T♦.*

    Assim, seu range de mãos para empurrar all-in com uma mão acima da média em uma situação de small contra big blind deveria ser o seguinte: 22+, A3s+, A4o+, K5s+, K6o+, Q7s+, Q8o+, J9s+, JT. E quando você estiver no botão? A gama ficaria em 33+, A4s+, A5o+, K6s+, K7o+, Q8s+, Q9o+, JTs. Particularmente, eu não memorizo todas as gamas, mas apenas o par dela, então à medida da necessidade, enquanto jogo eu vou deduzindo as demais cartas. Na minha cabeça soa algo assim, do CO+1 eu dou push com 55+ e equivalências.

    Eu sei que isso ainda está um tanto complicado, mas acredite-me, foi a forma mais simplificada que pude encontrar, então eu peço que você se esforce em aprender a utilizar as equivalências, os lucros surgirão imediatamente!
    Última edição por Molina; 30-03-2010 às 12:06.
    RPessoa, michelbs10 and L4nc3L07 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de danielbena
    Data de Ingresso
    14/10/08
    Posts
    2.302
    Images
    1
    Esse Artigo é do g3 Rock Lee, só postei aqui porque ele tentou postar mas não conseguiu direito.

    é um ótimo artigo pra quem curte don, muito bom ter um material de qualidade desse tipo em portugues.

    vlw g3
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert Avatar de ricardobodom
    Data de Ingresso
    18/05/09
    Localização
    Joinville-SC/Pato Branco-PR
    Posts
    3.710
    seja bem vindo G3... temos um topico especifico apenas sobre DON (http://www.maisev.com/forum/sit-gos-...regulares.html) se quiser participar dele é um topico mto ativo sobre a modalidade.

    vou ler seu artigo! parabens.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de Amorim88NuTs
    Data de Ingresso
    03/12/09
    Localização
    Salvador
    Posts
    1.079
    Tópico msm não tendo o fim, ta legal.
    Bem vindo ao fórum g3!

    Abraços!

    Amorim88NuTs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Professional Avatar de TaRusso
    Data de Ingresso
    25/02/09
    Posts
    417
    tópico com nome de livro de auto ajuda do augusto cury...

    Porém conteúdo excelente.

    PArabéns e continue colaborando.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de ricardobodom
    Data de Ingresso
    18/05/09
    Localização
    Joinville-SC/Pato Branco-PR
    Posts
    3.710
    li o artigo pelo primeira vez, mas vou le-lo mais vezes. parabens pelo metodo G3. vou formular algumas perguntas sobre ele na segunda vez q le-lo. obg
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Grinder Avatar de jfnredes
    Data de Ingresso
    31/08/09
    Posts
    234
    +rep IMO

    Muito bom artigo...
    Quem perde é a CardPlayer e quem ganha somos "nozes"! lolol
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de TiagoM
    Data de Ingresso
    10/10/09
    Posts
    10.675
    +REP
    Um os melhores artigos de DoN já publicado.
    Parabén!!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Table Captain Avatar de xandinho
    Data de Ingresso
    21/05/08
    Localização
    Não sei
    Posts
    748
    nossa very very nice artigo,vai ajudar muito eu aqui

    ty
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados