Clique Aqui Chip ev e $ev.

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: Chip ev e $ev.

  1. #1
    Banido
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    683

    Chip ev e $ev.

    Estou descobrindo que realmente conheço pouco de icm.

    Por isso tenho algumas dúvidas:

    O que é chip ev e $ev?

    Vendo o blog do RRiccio acho que entendi um pouco, mas não sei ao certo.

    Ex.: 4 players no buble do itm, todos com 5000 nos blinds 400/800 todos foldam até que o sb da shove com KQ e você no bb tem que foldar AJ por ser um call ev-.

    Dúvidas:

    1) O chip ev = equidade dos stacks simplesmente ?
    2) $ev = equidade dos stacks em função do prize pool?

    Agradeço quem possa responder.

    Edit: acho que estou misturando as bolas entre equidade e probabilidade de vencer uma mão com base em ranges, portando espero que entendam a situação na minha cabeça sempre são calls e acho que estou pensando equidade = probabilidade.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Spinoza_1; 31-07-2009 às 11:15.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Grinder
    Data de Ingresso
    21/02/08
    Posts
    225
    Expected Value é o valor que dá a média, por jogada, do seu ganho no longo prazo.

    Chip EV seria a quantidade de fichas que você espera ganhar no longo prazo, ou seja, a quantidade de chips que você ganha ou perde por aquela jogada em média, em uma grande amostra de resultados.

    Por exemplo, dar all-in com 22 na primeira mão do sit, sabendo que seu adversário tem AK e vai dar call, é uma jogada que tem cEV ou chip EV positivo.

    $EV é o quanto você espera ter de equidade no prize pool após o final da jogada, no longo prazo. Essa equidade, no ICM, é calculada utilizando a probabilidade de você terminar em cada posição multiplicada pelo prêmio daquela posição.

    Pra calcular essa probabilidade de cada posição, você faz alguns cálculos baseados no tamanho do seu stack e no stack dos adversários, você pode achar isso em qualquer artigo de ICM. Caso você deseje posso tentar explicar.

    Pra calcular o $EV, você analisa cada situação possível pra jogada. Por exemplo, se você dá um all-in pra cima de um adversário, temos as seguintes situações:

    Ele da Fold.
    Ele da Call e perde.
    Ele da Call e ganha.

    Pra cada situação, você refaz o calculo da equidade baseado na nova distribuição de fichas na mesa e multiplica pela probabilidade da situação.

    Você pode notar de uma maneira simples que o valor de cada ficha varia de acordo com os stacks. No começo do campeonato, todos tem 1000 fichas e cada um pagou, por exemplo 100 dólares de buy in. É razoável pensar que cada ficha vale 10 centavos. Por outro lado, suponha que você acumulou todas as 10000 fichas do campeonato e ganhou o prêmio para o primeiro colocado (50% do prize pool, 50 dólares). Cada ficha agora vale apenas 5 centavos. Ou seja, cEV é diferente de $EV. Afinal as fichas mudam de valor conforme a distribuição dos stacks.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Banido
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    683
    Valeu Homerzinho!

    Portanto eu posso concluir que cEV é mais importante que $EV no início de um sng e $EV é mais importante que cEV no late game (buble etc)?

    Afinal, eu posso estar ganhando equidade, porém os outros adversários não envolvidos também estarão ganhando equidade.

    Ps: Queriam tanto saber como é a fórmula que essas calculadoras de icm usam para calcular essas equidades (odeio estatística !
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Grinder
    Data de Ingresso
    05/07/09
    Posts
    135
    $ev é sempre mais importante. No começo o q acontece é que cEV eh proximo do $ev
    edit: mesmo no começo cEV e $EV podem ser bem diferentes. Por exemplo vc abre com JJ no começo de um DoN e toma rereaise all-in. Suponha q seu adversário mostre q tem AK. Mesmo tendo +cEV não eh +$EV
    Última edição por and270; 31-07-2009 às 15:23.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de andremcosta
    Data de Ingresso
    28/12/07
    Posts
    3.741
    Citação Postado originalmente por Spinoza_1 Ver Post
    Valeu Homerzinho!

    Portanto eu posso concluir que cEV é mais importante que $EV no início de um sng e $EV é mais importante que cEV no late game (buble etc)?

    Afinal, eu posso estar ganhando equidade, porém os outros adversários não envolvidos também estarão ganhando equidade.

    Ps: Queriam tanto saber como é a fórmula que essas calculadoras de icm usam para calcular essas equidades (odeio estatística !
    $EV é importante o jogo inteiro, mas numa situação de push/fold é muito mais fácil você calcular isso.

    No começo do jogo é muito mais difícil vc compreender icm pras diversas situações, quando você tem que jogar flop e turn pelo menos.

    Mas se vc calcular icm de uma situação de push/fold no inicio de jogo, verá que precisa de 58% pra ser uma situação break-even. Se você considerar que tem edge sobre o field, 58% ainda não é suficiente. Não acho que vale um all-in por muito menos que 65/35. Esse é um dos motivos de você precisar jogar tight no começo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Breakeven Avatar de iugmali
    Data de Ingresso
    29/06/09
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    62
    Citação Postado originalmente por Homerzinho Ver Post
    No começo do campeonato, todos tem 1000 fichas e cada um pagou, por exemplo 100 dólares de buy in. É razoável pensar que cada ficha vale 10 centavos. Por outro lado, suponha que você acumulou todas as 10000 fichas do campeonato e ganhou o prêmio para o primeiro colocado (50% do prize pool, 50 dólares).
    buy in $100 e $50 para o primeiro?
    que rake sinistra é essa?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Banido
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    683
    Então imaginemos que seja a primeira mão do sng e eu tenho AK em utg abro raise de 3bb ... se eu tomar uma 3bet decente (9bb) eu devo foldar o meu AK ok?!

    Edit: E nunca 3betar com AK no inicio?
    Última edição por Spinoza_1; 31-07-2009 às 18:57. Razão: Edit:
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Grinder
    Data de Ingresso
    05/07/09
    Posts
    135
    Citação Postado originalmente por Spinoza_1 Ver Post
    Então imaginemos que seja a primeira mão do sng e eu tenho AK em utg abro raise de 3bb ... se eu tomar uma 3bet decente (9bb) eu devo foldar o meu AK ok?!

    Edit: E nunca 3betar com AK no inicio?
    isso depende de muita coisa (buy-in, vilão, etc) , mas normalmente eu foldo AK pra 3-bet UTG por ficar OOP post-flop. Tem gente q nem joga AK utg.... Quanto a 3betar com AK no inicio normalmente tambem não gosto.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Grinder
    Data de Ingresso
    21/02/08
    Posts
    225
    Citação Postado originalmente por iugmali Ver Post
    Citação Postado originalmente por Homerzinho Ver Post
    No começo do campeonato, todos tem 1000 fichas e cada um pagou, por exemplo 100 dólares de buy in. É razoável pensar que cada ficha vale 10 centavos. Por outro lado, suponha que você acumulou todas as 10000 fichas do campeonato e ganhou o prêmio para o primeiro colocado (50% do prize pool, 50 dólares).
    buy in $100 e $50 para o primeiro?
    que rake sinistra é essa?
    Era no Party...

    hoieaheoiaheoia, seria 500 dólares, faltou um zero.

    Quanto ao AK, depende do seus reads né. Se o cara é um maluco que faz isso com qualquer Ax ou par baixo você pode dar cold call e ver o flop, enfim, tem muitas variáveis.

    A probabilidade é calculada da seguinte forma (pra 3 players (A,B e C), por exemplo):

    P_A(1) = seu stack/total de fichas na mesa
    P_A(2) = P_B(1)*seu stack/(total de fichas-fichas de B) + P_C(1)*seu stack/(total de fichas-fichas de C)

    E assim por diante.

    A probabilidade de um jogador terminar na posição 3 seria a probabilidade de B ser primeiro e C ser segundo multiplicadas pelos stacks subtraidos + a probabilidade de C ser primeiro e B ser segundo multiplicadas pelos stacks subtraidos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Banido
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    683
    Valeu pessoal pelas respostas!

    Com tudo dito até agora, estou concluindo que:

    1) cEV só terá sua importância maior que $EV (e $EV devendo até ser ignorado) no início (ou até metade) de um mtt (fora isso, sinceramente, não estou conseguindo achar uma utilidade real pra cEV);

    2) NUNCA devemos 3betar AK no início de um sng stt (já vi muito reg profitable em low stakes fazendo isso).

    Ty Homerzinho pela fórmula!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados