Clique Aqui Minha estratégia para jogar DONs

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 41
Like Tree2Likes

Tópico: Minha estratégia para jogar DONs

  1. #1
    Expert Avatar de MazinhoRufin
    Data de Ingresso
    06/12/07
    Localização
    Carpina/PE
    Posts
    3.686
    Images
    1

    Minha estratégia para jogar DONs

    Esta estratégia eu elaborei da minha própria vivência nos DONs e do que eu tenho lido aqui no fórum. Acho que tem um pouco de cada estratégia já posta aqui e é uma maneira de adicionar mais conteúdo a essa forma de Sit and Go. Espero que os jogadores mais experientes possam me ajudar com críticas/elogios e que me digam onde estou acertando e onde estou errando.

    Estratégia básica para jogar Sit and Go’s Double or Nothing

    Amigos, eu achava que essa modalidade não era lucrativa de forma nenhuma e que no longo prazo, todos perderiam. Não é bem assim. Com a mudança no rake feita pelo Poker Stars, um jogador dedicado pode ser vencedor e fazer um bom BR. Mas é necessário ter muita paciência pra grindar, grindar, grindar e grindar.

    Como qualquer SNG, os DONs devem ser jogados divididos em 3 fases: Early Game, Middle Game e Late Game. Explicarei como tenho jogado cada uma dessas fases.

    Early Game: Blinds 10/20 e 15/30

    Aqui não tem muito mistério. Você tem que jogar o mais tight possível. Os adversários cometerão inúmeros erros. Entrarão de limp com pocket pairs baixos, Ax, suited conectors e assim por diante. Deixe que eles façam isso. O que você tem que fazer nessa fase é sustentar o seu stack e tentar dobra-lo com uma mão monstro. Se você conseguir dobrar o seu stack logo no começo, praticamente já garantiu o seu ITM. Mas isso acontecerá raramente, então faz-se necessário muita cautela com os seus moves. Jogue com um range muito apertado. O que eu jogo nessa fase é 99+, AK. Descarte mãos como AQ, AJ, 88, 77, QJ e por aí vai. Essas mãos só serão importantes no Late Game, mas agora são totalmente descartáveis. Se quiser, jogue apenas TT+ e AK, mas 99 não é um grande problema aqui. Muita gente pode se perguntar qual seria o raise ideal. Tem que ser um raise que não espante, mas também não atraia muita gente. Nos blinds 10/20 e 15/30 eu faço geralmente entre 120 a 180, lógico que vai depender do número de limpers também. Se eu for fazer um raise pra 150 e tiver 3 limpers nos blinds 10/20, acrescento mais 60 ao meu raise e faço tudo 210. Ou seja, sempre coloco um BB a mais por limper. Jamais seja um limper. Diferentemente dos SNG normais, onde você pode entrar de limp com PP pra folpar um set, é mais lucrativo, nos DONs, entrar de raise com esse range falado antes. Por quê? O seu objetivo é manter o seu stack confortável e intacto, então, não é interessante gastar fichas à toa, na tentativa de flopar um monstro. E com esse range você pode blefar bastante em flops que “não batem” pros outros jogadores. Quando eu digo pra esquecer que os PP existem, eu falo sério. Lógico que toda regar tem sua exceção. Por exemplo, os blinds estão 15/30 e você está no BTN com 33. 4 jogadores entraram de limp. O pote contém 120+15+30= 145. Você precisa pôr 30 num pote de 145 que pode se transformar em 160, caso o SB entre na parada de limp e o BB dê apenas check. Se flopar um 3, certamente dará uma forrada legal. Mas não faça disso uma rotina. Uma vez ou outra, tudo bem, mas rotineiramente, no longo prazo, não será bom pro seu jogo.

    Middle Game: Blinds 25/50 ante 5 e 50/100 ante 10

    Agora você já pode acrescentar mãos como 77-88 e AQs. Continue no mesmo jogo tight de sempre, esperando a melhor hora pra atacar. Deixe os fishes se atracarem. Enquanto isso, vá fazendo notes em todos que você vir fazendo jogadas bizonhas ou jogadas boas e coloque algo como “shark”, “fish’, “passivo” e coisas desse tipo, porque na hora do push/fold, vai te ajudar muito nas suas decisões. Caso você esteja com 10 ou menos BBs, não dê raise normal. Vá logo de push e seja o que o PS quiser, lol. Não precisa fazer moves interessantes ou hero calls magníficos. Apenas o ABC resolve a sua parada.


    Late Game: Blinds 75/150 ante 25 em diante.

    A hora em que o bicho pega. Se você seguiu à risca o que foi dito antes, deverá ter um stack entre 1200 a 1500 fichas. Lógico que podem acontecer acidentes, como o seu AA perder pra um 83off pré-flop (acredite, eles jogam isso). Mas seus AA ou KK também seguram e você pode ter mais de 3000 fichas aqui. Há algumas maneiras diferentes de se jogar com os diferentes tamanhos de stack. Evite pagar pushes sem necessidade. A não ser que você esteja realmente muito mal em fichas e não há ninguém na mesma situação, pague apenas com QQ+ e, talvez, AKs. Os donkeys vão sempre se encarar, então procure ficar na sua e vez ou outra roubar os blinds. Não dê push muito light pra cima dos shorts ou big stacks. No primeiro caso, eles estão querendo uma sobrevida e podem te dar calls que machucarão o seu stack. Se você estiver com stack considerável, dar push pra cima de um short pode ser muito bom. Mas na maioria dos casos, não vai ser assim. Quanto ao segundo caso, evite ao máximo dar push light pra cima de big stacks. Por quê? Geralmente são donks que deram algum suckout e conseguiram dobrar ou triplicar. Eles estarão prontos pra dar calls ruins e você não está querendo isso. Você tem que atacar os stacks médios. Esses sabem que os shorts estão pra cair, mas eles próprios não estão garantidos no money. Eles tenderão a aplicar pushes, mas não a dar calls, a não ser que estejam com um monstro. Outra coisa que eu tenho feito bastante é dar push com any2 do BB quando o SB só completa e vem em fold até ele. Normalmente são donkeys que querem ver um flop barato, mas não estão dispostos a pagar um push pra ver esse flop. E mesmo que eles dêem esse call, você ainda tem 32% de chances de ganhar contra uma mão aleatória, o que pode te dar uma certa tranqüilidade. Procure observar os notes que você fez anteriormente e isso vai te ajudar bastante nas suas anotações. Caso você use um tracker e um HUD, observe as stats. Não vai importar tanto o tamanho delas e sim a freqüência. Por exemplo, um jogador 40/35 (VPIP/PFR) não necessariamente é um donk, assim como o jogador com 15/5 seja um bom jogador. O que vai importar é a proximidade entre o VPIP e o PFR. Caso estejam bem próximos, o jogador é bastante agressivo e isso é um indicativo de que sejam bons jogadores. Se estiverem distantes, normalmente é um jogador passivo mais propenso a dar calls. Lógico que um shark tenderá a foldar muito as suas mãos, mas o seu modo de jogar muda assim que os blinds vão aumentando. Então, um bom jogador pode ter um VPIP alto acompanhado de um PFR alto também. Você vai ter que aliar os seus notes com essas stats e descobrir como os adversários jogam. Assim você poderá tomar a decisão mais próxima do correto.

    Espero que esse artigo ajude a entender o modo como os SNG DONs devem ser encarados. É uma estratégia sólida e que pode render um profit, no longo prazo.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por MazinhoRufin; 12-03-2009 às 04:38.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de rafaelfalk
    Data de Ingresso
    23/12/07
    Posts
    606
    Eu li. Interessante. Tenho dois comentarios: 1. Achei o tamanho do raise no inicio muito alto. 6bb + 1bb por limper me parece muito. 2. Acho que voce poderia discutir mais os raises nos blinds medios. Muitas vezes vc nao vai estar com menos de 10bb pra dar push.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Grinder
    Data de Ingresso
    11/02/09
    Posts
    170
    Ótimo post....parabéns pela ajuda constante que vc dá a todos aqui no fórum.
    Concordo com o rafaelfalk na questão do raise. Na maioria das vezes teu raise com monstro não será pago, e isso não é bom. Melhor tomar dois call com AA do que nenhum.
    Não acho ruim um limp com pocket pair em late position no começo do game (10/20, 15/30)... sai barato e vc tem uma chance razoável de dobrar se trincar. Só não fique dando limp à toa e nem em EP, q é doação de ficha.
    Por último e mais importante, pelo menos no meu jogo: ajuste seu range de call ao range de push do vilão. Quando vc está na SB, frequentemente, você pusha com any2, ok? Logo, a tendência é que os vilões façam a mesma coisa, já fazem. Não hesite em dar um call com uma mão média (kt, jq, ax), nessa circunstância, se o risco de ser blinded out for maior que a chance dele estar te pushando com porra nenhuma.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert Avatar de MazinhoRufin
    Data de Ingresso
    06/12/07
    Localização
    Carpina/PE
    Posts
    3.686
    Images
    1
    Eu faço esse raise no começo, pq quero jogar HU as minhas mãos e dificilmente eu consigo com um raise menor. Vou tentar ajustar isso, mas se eu perceber que tou levando muito call, continuo adotando a mesma estratégia.

    PS: Essa estratégia de 6bbs + 1 por limper é só nos estágios iniciais. No mid game um raise de 3 a 4bbs já resolve a parada.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Professional
    Data de Ingresso
    12/02/08
    Localização
    Ponta Porã (MS)
    Posts
    453
    Muito bom teu post. Concordo com vc quanto ao raise no estagio inicial. Sempre aumento 5 bb no minimo com AA, KK e QQ, dependendo do número de limpers. Se vc aumentar 3 ou 4 bb, na maioria das vezes vai levar no minimo uns tres calls.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Professional Avatar de itamarmj
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Posts
    442
    Muito bom o post.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    São Caetano do Sul/SP
    Posts
    3.878
    muuito bom o texto.....outra coisa, vcs acham legal adotar a estrategia push/fold desde o começo do DoN

    nos 3 primeiros blinds eu jogo só grupo um com push. A partir do quarto nivel, sempre q chega em gap, e eu no cutoff , button ou nos blinds, se tem um limp, eu vou de push com uma mao consideravel num possivel show d....sempre chego nos estagios finais com boa quantia de fichas, claro q sempre pego um monstro pela frente mas isso nao chega a 5% das vezes, sempre q pusho com monstro eu mostro a mao para dizer q '' aqui tem'' lol......o q acham da estrategia
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert
    Data de Ingresso
    15/02/08
    Posts
    3.464
    Essa estrategia esta mais voltada para DoN turbo né?! vejo mta agressividade para ser utilizada em um don normal principalmente no Early game e late game
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    29/04/08
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    1.630
    Citação Postado originalmente por MazinhoRufin Ver Post
    Os adversários cometerão inúmeros erros. Entrarão de limp com pocket pairs baixos, Ax, suited conectors e assim por diante. Deixe que eles façam isso. O que eu jogo nessa fase é 99+. Quando eu digo pra esquecer que os PP existem, eu falo sério.
    Mazinho,
    Eu já acho que os pocket pairs, mesmo os baixos, podem ser lucrativos com set mining nos early stages do DON. Checo sempre as stats no Poker tracker e tem sido, pelo menos, +CEV. Ao menos nos turbos de $5 a $20.

    Acredito que a razão seja o fato da mesa ser bem passiva e CS, o que faz com que as odds mais que compensem quase sempre (os caras vão pro chão com TPGK etc).

    A unica ressalva que faço é pra evitar set mining em early position. Muitas vezes vai haver um aumento e vc vai ter odds pra pagar, aí sim comprometendo fichas demais do stack. Tb nao recomendo fazer isso sempre no mesmo SNG. Se vc der 4-5 limps pra set mining, vai perder muitas fichas na mesma mesa.

    ademais, nice post!
    3duWar likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Grinder
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Localização
    Brasilia
    Posts
    131
    muito bom post.

    tenho a mesma opinão de alguns que falaram sobre entrar no pote no início com pares pequenos, porém vai depender da posição é claro.

    quando bater sua trinca poderá ganhar boas fichas, caso contrário FOLD.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados