Clique Aqui Manutenção Periódica da Base de Dados no HM2

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 2 de 2
Like Tree5Likes
  • 4 Post By faukun
  • 1 Post By ColinsFil

Tópico: Manutenção Periódica da Base de Dados no HM2

  1. #1
    Professional
    Data de Ingresso
    21/01/11
    Posts
    322

    Manutenção Periódica da Base de Dados no HM2

    Fala galera eu encontrei esse artigo e como achei interessante to compartilhando...

    Não escrevi esse artigo estou apenas repassando para ajudar quem tá com problema de travamento no HM2

    Manutenção Periódica da Base de Dados no HM2


    A ferramenta de trabalho de um taxista é o seu carro. Se ele não fizer uma manutenção regular, pode ficar sem o carro durante um período grande para conserto e isso significa perda de dinheiro. Não é apenas um peça quebrada que poderá ocasionar a perda de dinheiro, mas, por exemplo, ficar de olho nos filtros e nas velas é importante para não haver aumento no consumo de combustível e, consequentemente, perda de dinheiro.


    Não é diferente conosco. A nossa ferramenta de trabalho é o nosso computador e a nossa base de dados.


    Conforme o título auto-explicativo, aqui neste post eu vou mostrar como fazer a manutenção da base de dados do HM2. São dois itens: Backup e Otimização.


    1) Backup


    Acredito que todos sejam familiarizados com o termo backup, que nada mais é do que você ter um reposição para algo importante. Por exemplo, um estepe pode ser chamado de backup.


    No nosso caso, o backup de dados é o ato de salvar os dados que compõem a nossa base de informações (Hands, Notes, Configurações de HUD, etc), pois caso tenhamos problemas com o software, teremos como recuperar as informações perdidas. A ação para realizar o backup no HM2 é bem simples:


    Home > Database > Backup


    As opções que teremos lá, são:


    a) Pasta onde será salvo um arquivo com a extensão .pghembk (abreviação de PostgreSQL Holden Manager Backup).


    b) O que será salvo.


    c) Não salvar a base de dados (skip database)




    Observações sobre os itens b e c: no meu ponto de vista, somente bases de dados com ordem de grandeza de terabytes precisam alterar algumas configurações no momento do backup, conforme a necessidade. Se não for o seu caso, manteremos sempre a nossa configuração padrão - todos os itens selecionados em 'configuration files' e o item 'skipe database' NÃO selecionado.




    Somente salvar os dados não lhe garante que tudo ficará bem se um incidente acontecer. Se a base ficar salva no seu disco rígido e este queimar, o backup também vai pro beleléu. E se você não fizer o backup com uma periodicidade correta (falarei sobre isto no final no post), você apenas terá dados antigos quando precisar do backup. Então vamos lá:


    d) Se possível, salve o backup em uma mídia externa, como um pendrive ou um DVD. Outra opção é salvar o backup 'na nuvem', isto é, na internet. Um excelente serviço para isto chama-se Dropbox.


    e) Quando escolher a pasta em irá salvar, não mude o nome do arquivo. Ali já está um bom nome. Com o que é e a data. Não precisa mudar isto.


    f) Mantenha, no mínimo, os dois últimos arquivos de backup salvos no seu disco e mídia externa. Nem sempre o arquivo está perfeito e pode não funcionar quando efetuar a restauração.




    2) Otimização




    Imagine uma imensa biblioteca, onde todos os livros estão organizados conforme o seu autor, seu tema, etc... Imagine que a bibliotecária é uma velha gente boa, mas já está fazendo hora extra na terra. Uma vez ou outra ela coloca um livro numa seção similar a original, porém diferente. Ela sempre vai achar o maldito livro, mas irá demorar um tempo a mais do que se ela tivesse colocado no lugar certo. O dono do lugar come gosta da velha e sempre contrata alguém pra ajudar a velha a reorganizar tudo. E depois ela bagunça novamente e o dono contrata um outro ajudante.




    Acontece o mesmo por aqui. A biblioteca é a base de dados e a bibliotecária é a sua mãe a maldita tecnologia que nunca funciona como um relógio suíço. Com o passar o tempo, os dados não ficam tão bem organizados e o software fica lento, pois a base de dados é gigantesca e nem sempre ele sabe aonde está o dado que precisa e é esse o motivo da lentidão. Para contornar este problema, temos a otimização. O caminho é:




    Home > Database > Maintenance




    Temos 3 opções - Quick, Standard e Full.


    a) Quick - faz uma limpeza na base e elimina o lixo: isto torna a tabela ligeiramente menor o que aumenta a performance;


    b) Standard - igual o Quick, mas adiciona um reindex das tabelas, por exemplo, é como se a nossa bibliotecária fizesse uma atualização no seu livro que registra aonde fica cada seção;


    c) Full - igual o Standard, mas adiciona um analyze, que é uma tarefa muito demorada, pois checa toda a organização da base de dados e a reordena para melhorar a performance global da aplicação.


    Para explicar quando fazer cada uma delas, entrarei em um outro item, que também agregára o backup:




    3) Periodicidade




    Aqui o ideal é sempre seguir a recomendação do fornecedor, mas não encontrei nada no site do Holden Manager e nem no site da Postgre. Podemos continuar procurando e, se encontrar, atualizar o post.


    Isso não significa que não podemos tirar algumas suposições e aplicar alguns conceitos em nossa manutenção. Vamos a eles:




    a) A performance é inversamente proporcional ao tamanho da base de dados. Quanto maior a base de dados, menor será a performance. Logicamente, o tamanho da base de dados está diretamente relacionada com a quantidade de mãos que temos. Podemos concluir que a periodicidade da nossa manutenção deve ser relacionada com a quantidade de mãos que temos;




    b) O backup sempre deverá ser efetuado ANTES da otimização Standard e/ou Full. A otimização é um processo que gera risco de perda de dados e/ou paralisia total do software. Um risco pequeno, é verdade, mas ainda sim não queremos ser pegos de surpresa;




    c) É muito mais fácil definir uma periodicidade temporal ao invés de uma periodicidade quantitativa, então vamos facilitar e realizar as atividades de forma mensal. Minha recomendação é:




    Dia 1 - Otimização Quick (sem backup);
    Dia 15 - Backup e Otimização Standard;
    Dia 30 - Otimização Quick (sem backup);
    Dia 45 - Backup e Otimização Full;
    Dia 60 - Otimização Quick (sem backup);
    Dia 75 - Backup e Otimização Standard;
    Dia 100 - Otimização Quick (sem backup);
    Dia 115 - Backup e Otimização Full.






    Espero que isto ajude vocês a aumentarem a performance e a confiabilidade do Holdem Manager.




    Abraços.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Stolf, Deecken, caofa and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de ColinsFil
    Data de Ingresso
    12/09/11
    Posts
    1.595
    Olá @faukun fico feliz que tenha gostado, pois foi escrito por mim e já faz tempo pra burro. Tá muito prolixo e mal escrito (história da minha vida), mas dá pra aproveitar alguma coisa.

    Já havia postado aqui http://www.maisev.com/forum/programa...os-no-hm2.html

    Tô pensando em reescrevê-lo e expandi-lo, se tiver alguma ideia, posta lá. Abs.
    faukun likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados