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bom, tive o problema lá que ele apagou... tentei acessar o suporte da dell brasil atráves do celular e ele não permitia o acesso por eu estar fora, na parte da "minha conta" e de etiquetas e tal ele não me deixava fazer nada dizendo que a garantia havia expirado
no dia seguinte levei numa assistência aqui (uma das melhores lojas/redes do país), o cara olhou uns 10min, disse que não sabia bem o que podia ser, como ele gastaria um tempo com aquilo, ele orçaria em 75€ para diagnosticar o problema e resolver (mão de obra) + o custo de alguma peça que eventualmente precisasse trocar
achei caro e recuei, pedi pra alguém do brasil ligar no suporte da dell e explicar a situação, que eu entendia que a garantia havia expirado, mas gostaria de alguma luz do que fazer, pra quem levar, o que fosse... que me providenciassem um contato da dell portugal ou que eles próprios br me mandassem um email - jogaram no colo da dell pt e mandaram o telefone
(ou seja, até agora a dell brasil não fez nada), liguei na dell pt e esse sim me deu um suporte minimamente aceitável, por telefone o cara pediu pra eu fazer uma série de coisas, ligar isso, desligar assado, desplugar X, ver led e etc etc, mas nada acontecia... ele perguntou se eu tinha interesse no serviço de reparo e que teria que ser pago pq estava fora da garantia, falei que sim e ele me encaminhou o orçamento/autorização para recolha... 180€ + eventual peça
detalhe: o note custou R$1800 em janeiro de 2018.
recuei outra vez, fiz uma reclamação no reclameaqui descrevendo o que houve e a minha indignação com a situação... passei o final de semana grindando videos no youtube e fóruns na net pra tentar entender o que houve pra na segunda-feira tentar levar numa assistência, mas já tendo ciência do que poderia ser o problema na esperança do orçamento ser mais baixo ou algo parecido
a dell brasil me manda um email dizendo que estava ciente da minha situação e que queria tentar ajudar (agora sim né, depois do reclameaqui)... mas a msg era super genérica e no fim explicavam que o pc estava fora da garantia e a única solução por parte deles era o reparo pago na dell br (o que demonstra que não estavam cientes da situação ou cagaram nas informações que tinham pq na reclamação eu deixei claro mais de uma vez que eu estava fora do br)
enfim, respondi isso acima e mais um pouco, aí depois de ter grindado as merdas todas consegui fazer com que pelo menos os leds do pc funcionassem e me enviassem o sinal do provável problema (falha na memória ram)
a dell brasil me respondeu o email dizendo que só podiam prestar auxilio em pcs que estão no br e respondi mostrando links do site da dell brasil em que existia a realocação do computador (pra quem muda de país ou faz viagem longa) e mais uma outra opção lá de suporte internacional
a resposta deles foi que que meu modelo, mesmo na garantia, não era coberto fora do brasil e que não poderiam ajudar em nada... mandaram um print de um pdf com letras bem miúdas dizendo que desde mês x de 2017 o inspiron e mais umas outras linhas só poderiam/seriam atendidas no brasil ou na argentina
em nenhum momento o suporte dell br tentou sequer ter uma pista do que ocorreu e ou tentar auxiliar que seja com coisas básicas, a única informação que eles tinham era o meu relato inicial de que o pc apagou do nada e nunca mais ligou
outro fato relevante, imo, na época que fui comprar, expliquei no chat de vendas que passo o ano todo fora do país e que se tivesse algum problema seria possível usar a garantia, contactar suporte e tudo mais... a mulher do atendimento disse que sim, era na boa e tudo mais... é, foi super na boa mesmo ¬¬
bom, voltando ao problema, fiquei com o cu na mão de ter sido a placa mãe (por causa do slot) e ficar com um peso de papel ou morrer uma fortuna pra ele voltar a funcionar... no fim resolvi comprar uma memória ram na amazon e testar eu mesmo, se fosse a memória blz, já ficava com ela, se não fosse, eu levaria na assistência com as novas informações e devolvia a peça
como saber que memória era? pois, mais uma vez a dell br e seu espetacular serviço... tentei contactar o suporte outra vez, sem sucesso e no máximo com uns links genéricos... depois de muita luta e descrições genéricas como "memória ram 4gb", encontrei na nota a descrição da peça: "4GB (1x4GB) 2400MHz DDR4 Memory, Brazil". Sim, o bagulho é genérico ao melhor estilo dealextreme
quando abri a parte da memória ela só possui um adesivo desses tipo escolares impressos de maneira bem simples o cnpf, serial e coisas assim, o cúmulo do genérico...
a peça nova chegou, troquei e o pc voltou a funcionar... no fim me custou relativamente pouco (35€ por tudo), mas isso pq eu fui astuto e desbravei a net, conhecia algo de hardware e etc... um usuário comum dificilmente chegaria aqui sozinho
(detalhe é que descobri que a maioria das boas marcas de memória ram garantem lifetime o produto, inclusive a que comprei (g.skill))
e outra, qualquer centavo que eu gastasse com o pc já seria de indignação pelo fato dele ter sido adquirido há menos de 1 ano e meio... eu percebo que estava fora da garantia, mas eles sequer se prestaram em ver o que era e claramente deu essa merda pela (falta de) qualidade do produto que eles colocam dentro do produto que eles vendem
senso zero de valor da marca por parte de quem passou pelo meu caso lá dentro, bizarro
enfim, se o pc durar 10 anos, maravilha, mas definitivamente e em qualquer hipótese que dependa só de mim foi o primeiro e último dell que possuo"