Clique Aqui Tradução de artigo - Poker é bom pra você (by Sklansky e Schoonmaker)

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 25
Like Tree1Likes

Tópico: Tradução de artigo - Poker é bom pra você (by Sklansky e Schoonmaker)

  1. #1
    MBM
    MBM está desconectado
    Chip Leader Avatar de MBM
    Data de Ingresso
    19/02/08
    Posts
    1.256

    Tradução de artigo - Poker é bom pra você (by Sklansky e Schoonmaker)

    Fonte: David Sklansky and Allan Schoonmaker - Poker is Good For You

    Nota do tradutor: esse artigo não é bom apenas pros jogadores, mas também para mostrar àqueles que têm preconceitos com relação ao jogo (pai, mãe, namorada etc). Serve inclusive como base pra se construir uma argumentação legal.

    ------------------------------------------------------------------------------

    Muitas pessoas dizem que poker não deveria ser considerado jogo de azar. Esse argumento é sustentado em discussões sobre a lei e tópicos correlatos. O raciocínio é que poker é um jogo de habilidade enquanto os outros, como roleta, dados ou caça-níqueis, são muito menos dependentes (ou totalmente independentes) dela.

    Nós concordamos, mas acreditamos que ainda não fomos longe o suficiente ao tentar explicar muitos dos atributos do jogo. Poker requer o desenvolvimento de habilidades e qualidades pessoais essenciais na tomada de todo tipo de decisão, como as de escolher uma carreira, investir dinheiro, aceitar um emprego ou comprar uma casa.

    Poker é um ótimo professor.

    Pesquisas claramente provam que pessoas tendem a repetir ações que levam a recompensas e a abolir aquelas que não. Poker ensina recompensando ações desejáveis, como raciocínio lógico e conhecimento acerca de outros (seus oponentes), enquanto pune atitudes indesejáveis como ignorar a matemática do jogo ou agir impulsivamente. Outros princípios do aprendizado também se aplicam ao jogo.

    Aprender depende de retorno.

    Recompensas e punições são valiosos indicadores. Quanto mais rápido e claro o resultado é, mais rápido você aprende. Infelizmente, para desenvolver muitas qualidades o ciclo de retorno é lento e obscuro. Por exemplo, se você cometer um erro no tratamento de um cliente você pode nunca descobrir o porquê dele não ter retornado. Na mesa de poker você geralmente recebe retorno muito mais rápido.

    Até recentemente, muitas pessoas aprendiam a jogar principalmente através da tentativa e do erro. Nas últimas décadas o crescimento na produção de livros, vídeos, DVDs, cursos e no aparecimento de técnicos ajudou muitos jogadores a aprender mais rápido, mas não existe substituto para a experiência. Você tem que fazer jogadas boas e ruins e ser recompensado e punido para aprender as lições mais importantes do jogo.

    Quanto mais freqüentemente você recebe retorno, mais rápido você aprende.

    Muitas decisões importantes na vida são feitas esporadicamente e algumas (como a de escolher uma carreira) podem ser feitas apenas uma vez. Jogadores de poker recebem retorno de centenas de decisões feitas a cada sessão, o que acelera enormemente o processo de aprendizado.

    Lições aprendidas em uma situação são geralmente aplicáveis a outras.

    Se as lições fossem apenas pertinentes ao jogo nós não teríamos escrito esse artigo. Mas elas se aplicam a virtualmente todo aspecto da vida. Por exemplo, se você é impaciente, incoerente ou não consegue analisar riscos e recompensas, você vai perder no poker, e vai cometer muitos erros nos negócios e na sua vida pessoal. Se o poker te ensinar a controlar suas emoções, será mais eficiente em quase tudo que fizer.

    Jovens geralmente aprendem mais rápido.

    Os inimigos do poker geralmente insistem em proteger jovens contra o desenvolvimento de maus hábitos, mas eles estão, na verdade, impedindo-os de aprender bons costumes. Jovens ADORAM apostar, muitas vezes dinheiro, em tudo.

    Eles ficam excitados pela situação. O risco de morrer ou se machucar fazendo manobras arriscadas de patins, bicicleta ou skate, por exemplo. É tão difícil prevenir jovens de apostar (no sentido amplo da palavra) quanto o é preveni-los de experimentar sexualmente.

    A vida é intrinsecamente arriscada e aprender a lidar com isso é uma parte importante do amadurecimento. Poker o ensina a pensar em risco e recompensa ANTES de agir. Se não ensinasse mais nada, ainda assim preveniria jovens de cometer erros terríveis. Generalizando, a maior parte das lições ensinadas pelo jogo ajuda o jovem a tomar decisões críticas.

    Poker melhora seus hábitos de estudo.

    Porque você quer ser respeitado, rapidamente desenvolve qualidades valorizadas ao passo que negligencia as outras. Infelizmente a sociedade postula que, para obter respeito, especialmente entre os jovens, você precisa ser bonito. As pessoas mais admiradas e desejadas são aquelas mais bonitas e boas em esportes. É claro que os mais bonitos acabarão provavelmente trabalhando para os mais estudiosos, mas eles podem não aprender essa lição até que seja tarde demais.

    Muitos jovens não estudam simplesmente porque pensam ser pouco importante. Eles não são estúpidos, apenas seguem os padrões sociais vigentes. Poker mostra como o estudo é importante. “Nerds” geralmente vencem quando jogam contra pessoas que valorizam demais a beleza física ou que são simplesmente preguiçosos. O jogo não só desenvolve os hábitos como muda o status do ato de estudar de algo chato e desnecessário para recompensador e “legal”.

    Poker desenvolve suas habilidades matemáticas.

    Esse argumento dispensa explanação.

    Poker desenvolve sua concentração.

    O primeiro passo para se resolver qualquer problema é a aquisição informações. Sem elas você certamente cometerá erros caros. Poker desenvolve hábitos no sentido de buscar informações e atribuí-las valor de acordo com sua credibilidade. Todo jogador de poker já deixou passar despercebidos sinais importantes, cometeu erros e se arrependeu. Nós não conseguimos pensar em uma maneira mais eficiente de desenvolver a concentração.

    Poker desenvolve sua paciência.

    Seres humanos são notórios por sua impaciência. Nós compramos a crédito simplesmente porque não queremos esperar até termos o dinheiro. Nossos negócios se preocupam mais com os resultados de curto-prazo, nós até destruímos a natureza para obter recompensas imediatas.

    Poker desenvolve paciência de uma maneira muito poderosa: se você esperar pela oportunidade, certamente vencerá os que jogam muitas mãos. A propósito, essa é uma das primeiras lições que se aprende no jogo.

    Poker desenvolve sua disciplina.

    Essa habilidade falta a muitas pessoas. Elas entregam-se a seus impulsos, incluindo aqueles destrutivos. Poker recompensa a disciplina ao ponto que todos os jogadores vencedores são muito disciplinados.

    A disciplina deles afeta tudo que fazem. Eles abandonam mãos que estão tentados a jogar, resistem ao desejo de desafiar outros bons jogadores, evitam distrações, não criticam jogadores ruins pelos seus erros etc. Eles controlam suas emoções.

    A televisão criou uma imagem ridiculamente falsa do poker. Depois de ver jogadores famosos gritando e xingando, os espectadores naturalmente assumem que isso é normal. Eles estão redondamente enganados. Os diretores de TV mostram essas atitudes para atrair audiência, levando, inclusive, a atuações exageradas da parte de alguns jogadores buscando fama. Você verá mais explosões em meia hora de televisão do que em um mês em uma casa de poker.

    Poker ensina a se concentrar no longo prazo.

    Impaciência não é a única causa de falta de visão. Pesquisas mostram que recompensas imediatas têm um impacto muito maior em pessoas do que aquelas que demoram. Por exemplo, muitas pessoas fumam porque o prazer imediato é muito mais poderoso do que suas desastrosas conseqüências de longo prazo.

    Jogadores de poker aprendem rápido que uma jogada ruim pode ter bons resultados e vice-versa, mas que tomar decisões boas é a chave do sucesso. Assim, se você toma decisões ruins, perderá no longo prazo, mesmo que ganhe de imediato. É simples.

    Se pensássemos mais no longo prazo muitos de nossos problemas mais sérios seriam resolvidos ou tornar-se-iam menos intensos. Por falta de visão muitos jovens largam a escola/faculdade ou engravidam e muitos adultos ignoram sua saúde e finanças.

    Poker ensina que não ganhar é igual a perder (e vice-versa).

    Economistas chamam lucros perdidos de “custo de oportunidade” e eles escreveram muito sobre o assunto. Infelizmente a maioria de nós não leu seu trabalho. Preferimos, muitas vezes, deixar uma oportunidade arriscada passar do que correr o risco, de forma que perdemos muitas chances de ganhar.

    Poker ensina que “lucro perdido” ou “oportunidade perdida” é igual a prejuízo. Por exemplo, se você receberá dez vezes o seu dinheiro ao pagar uma aposta e sua mão tem 30% de chance de ganhar, jogá-la fora é a mesma coisa que queimar dinheiro, mesmo considerando que você vai perder a maioria das vezes.

    Poker desenvolve realismo.

    Todos nós negamos realidades desconfortáveis. Acreditamos no que queremos. Poker desenvolve realismo da maneira mais cruel e eficiente. Se você negar a sua realidade, a dos seus oponentes, das cartas, da matemática ou de quase qualquer coisa, irá pagar por isso.

    Centenas de vezes por sessão terá que avaliar uma situação complicada: suas cartas, as que seu adversário pode ter, o que os outros farão, a probabilidade de determinadas cartas saírem nas próximas rodadas, sua posição e muitos outros fatores, especialmente o seu estilo de jogar e o dos seus oponentes. Se você for realista, vencerá, se não...

    Poker ensina a ajustar-se a situações dinâmicas:

    Muitas pessoas não se perguntam: “como essa situação é diferente?”. Elas fazem o que sempre fizeram. Poker EXIGE ajustes, pois a situação está sempre mudando. Uma carta pode transformar uma mão sem valor nenhum em um monstro invencível e vice-versa. Isso exige, de todos, imediata adaptação, sob pena de perder dinheiro.

    Outras coisas mudam também. Em uma mão você está na pior posição da mesa (o small blind), na outra está na melhor (o Button). Toda vez que alguém sai e outro, de estilo de jogo diferente, senta. Toda vez que alguém toma uma decisão diferente etc.
    Ajustar-se às mudanças da vida sempre foi necessário mas tornou-se imensamente importante devido ao ritmo que a vida tomou recentemente. Hoje em dia experimentamos mais mudanças por ano do que nossos ancestrais em uma década. A tecnologia, a economia, os valores morais e uma vastidão de outros aspectos da vida muda enormemente todo ano, desorientando a maior parte das pessoas, que não estarem preparadas. Poker ajuda nessa preparação.

    Poker ensina como se ajustar a pessoas diferentes.

    Muitas pessoas, especialmente as mais jovens, têm limitada experiência social. Eles vivem em cidades/bairros relativamente homogêneos e geralmente se relacionam com quem lhes é similar.

    Online e nos cassinos você tem que jogar com quem sentar. Você é obrigado a enfrentar tipos diferentes de pessoas: agressivas, passivas, amigáveis e grosseiras, educadas, falantes, estúpidas, descontroladas etc.Conseqüentemente precisa saber entender e ajustar-se aos tipos mais diversos de personalidades. Quanto mais rápido e melhor o fizer, melhores serão seus resultados. Já que você certamente conhecerá diferentes tipos de pessoas em fases importantes da vida, esse aprendizado será extremamente valioso.

    Poker ensina a evitar preconceitos.

    Preconceito é sempre errado, mas especialmente destrutivo na mesa. Ele leva à subestimação de seus adversários, o que gera prejuízos terríveis. Para jogar bem você deve ser neutro quanto às escolhas/origens dos outros, porque no final o importante é o que se faz na mesa, a qualidade de suas decisões. Esse tipo de ambiente de notável igualdade, proporcionado pelo poker, é muito difícil de encontrar, mesmo na prática de esportes.

    Poker ensina a lidar com derrotas.

    Muitas pessoas não sabem fazê-lo. Um emprego perdido, uma discussão mal resolvida ou um relacionamento amoroso mal acabado. Elas não conseguem aceitar a derrota e chegam a tornarem-se obsessivas quanto a isso, o que acaba custando-lhes muito tempo.

    Poker ensina a lidar com derrotas pois elas ocorrem freqüentemente. Você perde muito mais mãos do que ganha e ter sessões perdedoras é parte do jogo. Você também aprende que tentar recuperar o prejuízo rapidamente é uma receita para o desastre. Você deve aceitar derrotas de curto-prazo e continuar jogando sólida e pacientemente. Você não pode ser um vencedor no poker – ou na vida – se não aprender a deixar as mágoas de lado e seguir em frente.

    Poker ensina a não levar conflitos para o lado pessoal.

    Muitas pessoas querem vencer com tanta vontade que elas acabam ganhando a batalha e perdendo a guerra. Pior ainda, se elas perdem levam para o lado pessoal e anseiam por vingança. Qualquer um que praticou seriamente jogos com contato físico grande (futebol e artes marciais, por exemplo) tende a relevar conflitos com mais facilidade. Machucados ensinam aos atletas que conflitos fazem parte do jogo e da vida, no entanto muitas pessoas NUNCA aprendem essa lição.

    Poker ensina a despersonalizar conflitos porque é baseado em conflitos impessoais. O objetivo é ganhar o dinheiro dos outros, e esse dinheiro é o mesmo independente de onde provém. Não importa se você ganha ou perde pro João, Fábio ou Mariana. Todas as fichas têm o mesmo valor.

    Poker rapidamente ensina-o que ser enganado, ser vítima de uma improbabilidade estatística (dar azar) ou ser simplesmente derrotado por alguém melhor não é uma ofensa pessoal. Além disso, o jogo pune terrivelmente quem leva tais ofensas para esse lado.

    Se você anseia por vingança pode agir estupidamente e perder muito dinheiro. Derrotar seu inimigo pode tornar-se tão importante para você que o leva a jogar mãos que não deveria, a blefar quando não deveria ou a fazer outras coisas estúpidas e destrutivas. Os chineses têm um belo ditado que diz “Se você está atrás de vingança, cave duas covas: uma para ele e uma para você”. Poker ensina esse ditado para qualquer jogador que abra sua cabeça.

    Poker ensina planejamento.

    Muitas pessoas, ao invés de estabelecerem objetivos e passos para alcançá-los, reagem impulsivamente ou condicionadas por hábitos. Poker desenvolve sua capacidade de planejar levando em conta diversas possibilidades:

    a) Essa rodada
    b) A mão toda
    c) A sessão toda
    d) O torneio todo
    e) O ano todo
    f) Sua carreira toda

    Planejar considerando todas essas situações requer estabelecer objetivos e antecipar o que outros farão. Por exemplo, um par de ases é a melhor mão e você quer que seus oponentes coloquem bastante dinheiro no pote. Em uma posição ruim na mesa e considerando um jogo passivo (aquele no qual os jogadores apostam pouco e pagam muito) você opta por apostar alto, já que estima ser pago por muitos oponentes. Já em um jogo selvagem você apenas paga, esperando alguém aumentar, outros pagarem para só então re-aumentar.

    Poker também ensina você a planejar a mão inteira. Isso envolve o mesmo tipo de raciocínio do xadrez (Eu vou fazer isso, eles isso, eu isso e eles isso...). Você talvez conclua que sacrificar algum lucro em uma rodada pode aumentar os posteriores. Isso se aplica a sessões inteiras também. Por exemplo, você pode jogar mãos agressivamente no começo da sessão para criar uma imagem selvagem perante os outros jogadores e assim ser pago quando segurar uma mão forte mais tarde. Poker ensina a estabelecer objetivos claros, analisar as possibilidades de ação dos outros e planejar as suas, sempre sabendo o porquê.

    Bom planejamento requer a análise de muitas possibilidades. Você deve fazer muitas análises do tipo “e se...?”. Se a próxima carta for de espadas, você aposta. Se ela fizer um par com outra e Marcos apostar, você joga sua mão fora. Se for uma carta inofensiva e Juliana apostar, você aumenta. Muitas pessoas não consideram possibilidades suficientes e quando algo inesperado as acontece não sabem como reagir.

    Planejamento na vida real é tão obviamente valoroso e raramente feito direito que nós não precisamos sequer exemplificar.

    Poker ensina a lidar com pessoas sagazes.

    Muitas pessoas são facilmente enganáveis. Basta assistir a comerciais do tipo POLISHOP ou àqueles que oferecem enriquecimento ou emagrecimento rápido ou curas milagrosas. As empresas não pagariam por eles se não funcionassem.

    Pelo fato de que no jogo as pessoas estão constantemente tentando blefar umas as outras, você aprende a reconhecer quando alguém tem uma mão boa, tem uma queda (está à espera de uma carta) ou simplesmente não tem nada. Essas habilidades ajudam as pessoas a reconhecer e a reagir efetivamente quando depararem-se com pessoas sagazes em qualquer situação. Muitas pessoas querem enganá-lo e você deve saber lidar com isso para proteger-se.

    Poker ensina a escolher os melhores jogos.

    Seleção de oponentes é tão importante em poker quanto o é na vida. Poker ensina a avaliar a si mesmo, a competição, a situação como um todo e só então escolher quais jogos/mesas/oponentes são melhores pra você.

    Jogadores sérios sabem que a razão principal pela qual vencem é a diferença entre suas habilidades e as dos seus oponentes. Se eles são melhores do que seus adversários, vencem, caso contrário, perdem.

    Uma consideração secundária é como o jogo/mesa/oponente se encaixa ao seu estilo. Digamos que dois jogadores têm habilidades semelhantes. O jogador A consegue lucrar em jogos conservadores, mas não em agressivos. O jogador B tem resultados opostos. Obviamente eles devem escolher jogos diferentes.

    Ambos os fatores afetam seus resultados na vida real. Se você é menos talentoso ou habilidoso deve mudar para um jogo mais fácil. Você também deve selecionar um jogo que se encaixa ao seu estilo. Por exemplo, você e seu amigo podem ter habilidades parecidas, mas temperamentos diferentes. Talvez você deva trabalhar para uma grande multinacional enquanto ele se encaixe melhor em uma pequena ou até mesmo num negócio próprio.

    Muitas pessoas não sabem avaliar como se comportarão em diferentes “jogos”. Então elas cometem erros enormes que talvez não percebam por anos. Basta lembrar de quantas pessoas você conhece que mudaram seus “jogos” aos trinta ou quarenta. Elas FINALMENTE perceberam: “este não é o meu lugar”.

    Poker ensina os benefícios de ser o último a se pronunciar.

    Se você age depois, você tem uma grande vantagem. Você sabe o que seus oponentes fizeram antes de agir ao passo que eles não sabem o que você fará. Posição é tão importante que qualquer bom jogador aumenta com mais cartas no Button (melhor posição) do que nas outras posições.

    Poker é um jogo de gerenciamento de informação, parecido com o jogo de comprar e negociar. As regras desses jogos são:

    a) Adquirir o máximo de informação possível
    b) Entregar a menor quantidade de informação possível

    Por exemplo, quando negociando, você quer que a outra pessoa fale primeiro pra saber a posição dela antes de expor a sua. Digamos que você tem que vender uma casa peculiar rapidamente. Um corretor a avalia em R$250 mil, mas isso é apenas uma estimativa.

    Antes de oferecer um preço você quer saber como os compradores em potenciais se sentem em relação a ela. Um comprador pode amá-la, odiá-la ou ser indiferente a seus atributos especiais. Se ele fizer a primeira oferta, você terá informações sobre como ele se sente. Ele pode até oferecer R$275 mil! Já que ele amou a casa tente aumentar o preço ainda mais!

    Entrevistadores de empresas sabem do valor de agir por último. A maioria dos formulários/entrevistas de emprego contém a questão: “salário aproximado esperado”. Se você responder, você deu ao entrevistador sua posição sem saber o quanto ele está disposto a pagar. Já que você provavelmente não vai ganhar mais do que pedir evite fazer a primeira oferta.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por MBM; 06-04-2010 às 03:26.
    Thiagoo361 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    MBM
    MBM está desconectado
    Chip Leader Avatar de MBM
    Data de Ingresso
    19/02/08
    Posts
    1.256
    Continuação:

    Poker ensina a se concentrar no que é importante.

    Foco em fatores dispensáveis causa erros caros na mesa de poker e na vida real. Jogadores sérios sabem que nem todos os erros são causados pela mesma falha. Tentar evitar com muita determinação erros pequenos pode levar a erros grandes.

    Reagir de maneira inapropriada aos pequenos erros de seus oponentes pode levá-lo ao pecado de subestimá-los. Por exemplo, você pode ver um oponente jogar mal uma mão medíocre, como QJ. É um erro, mas um relativamente pequeno, especialmente porque ele receberá essa mão poucas vezes por sessão. Se ele joga as outras mãos bem, não conclua que ele é um jogador ruim.

    Seus próprios erros devem ser analisados, e alguns deles podem ser bem sutis, mas muito importantes. Por exemplo, você pode estar tão concentrado em jogar “certo” que aparenta ser sério demais para os jogadores que apenas buscam diversão. Então eles evitam sentar na sua mesa, o que reduz sua fatia do dinheiro que eles perderão.

    Outro erro é a utilização de estratégias “receita de bolo”, que podem levá-lo a erros conceituais. Por exemplo, você pode jogar suas cartas corretamente, mas quase nunca blefar. Você vai perder o lucro advindo dos bons blefes e seus oponentes não vão te pagar quando estiver com boas mãos. O mesmo princípio se aplica a sempre jogar as mãos da mesma forma. A previsibilidade te custará mais do que você ganha por ser sempre técnica e matematicamente correto.

    Uma analogia com os negócios seria conduzir sua empresa de maneira tão rígida que todas as decisões cotidianas são bem tomadas, porém:

    a) Seus funcionários não são motivados a serem criativos quando os protocolos usuais não funcionam. Eles talvez até sintam medo de serem punidos por violarem os procedimentos.
    b) Sua empresa não será capaz de responder efetivamente às inevitáveis surpresas
    c) Seus bons funcionários sairão.
    d) Sua empresa torna-se uma típica burocracia, impedida de atingir seus objetivos.

    Poker ensina a aplicar probabilidade.

    Se você é como a maior parte das pessoas, não pensa em termos de probabilidade ou o faz rudemente. Você pensa que algo:

    a) Vai acontecer
    b) Não vai acontecer
    c) Provavelmente vai acontecer
    d) Provavelmente não vai acontecer

    Você dificilmente percebe a diferença entre chances de acontecer de 30%, 20% e 10%. Poker ensina que essas distinções são importantes e desenvolve sua habilidade de calculá-las. Você aprende que deveria, às vezes, pagar uma aposta se você tem 30% de chance de vencer, mas jogar fora sua mão se tiver apenas 20%. Você aprende ainda a estimar probabilidades rápida e precisamente.

    Essa habilidade pode ser aplicada a muitas situações cotidianas. Por exemplo, se você tem que voar para Curitiba pra uma entrevista de trabalho, pode ser que valha a pena se a probabilidade de sucesso for de 30%, mas não se for de 20%. Dificilmente alguém pensa dessa maneira, o que acarreta muitas decisões ruins.

    Poker te ensina a conduzir análises de risco-recompensa.

    Essas análises são uma maneira mais formal de usar a teoria da probabilidade. Já que a vida é intrinsecamente arriscada, você dificilmente ganhará sem precisamente avaliar os riscos e recompensas.

    A análise risco-recompensa é uma variante da análise custo-benefício que inclui também a probabilidade de cada resultado. Digamos que o pote é R$100. Você tem uma queda (está à espera de uma carta pra fazer sua mão). Custa R$20 pra continuar. A chance da carta que você precisa bater é de 20%. Se isso acontecer você ganhará mais R$20 porque tem certeza que seu oponente pagará mais uma aposta. Você tem certeza que não pode blefar. Deve pagar a aposta?

    Você certamente perde mais freqüentemente do que ganha, mas o lucro potencial pode ser maior do que o prejuízo potencial. Você está preocupado apenas com o longo prazo. Vamos conduzir a análise dessa mão assumindo que ela será jogada 100 vezes.

    1. Você ganha $120 vinte vezes = $2400
    2. Você perde $20 oitenta vezes = $1600

    Disso concluímos que seu lucro potencial em 100 jogadas é de $800, ou um lucro de $8 por mão. Você deve, obviamente, pagar a aposta.

    Jogadores de poker constantemente conduzem essas análises em um grau muito maior de complexidade. Por exemplo, quando decidindo semi-blefar, você deve estimar as probabilidades de muito mais variáveis. A matemática torna-se complexa, mas jogadores experientes aprendem a fazer os cálculos rápida e precisamente.

    O mesmo tipo de análise deve ser feito em situações da vida real. Infelizmente a maioria das pessoas não as faz. Elas compram ações, aceitam um emprego, abrem um negócio ou correm riscos pessoais sem identificar quais são os possíveis resultados e estimar a probabilidade de cada um acontecer. Dessa forma muitas decisões ruins são tomadas.

    Poker é um professor tão bom nesse quesito que Peter Lynch, ex-gerente do “The Magellan Fund” e vice-presidente do “Fidelity” (ambos fundos de investimento) disse que uma boa maneira de tornar-se um bom investidor é aprender a jogar poker.

    Poker ensina a colocar as coisas em perspectiva e a avaliar todas as suas variáveis.

    Experts em poker freqüentemente são perguntados “Como devo jogar essa mão?”. Ao que respondem “Depende da situação”, o que geralmente frustra o questionador. O expert então os pergunta sobre os outros jogadores, sua posição, o tamanho do pote, a ação nas mãos anteriores e rodadas anteriores, entre outras questões. A maior parte das pessoas não quer ouvir “depende da situação” e definitivamente não querem responder perguntas.

    Indo mais longe, elas na verdade não podem respondê-las, pois não contaram o pote, pensaram sobre os outros jogadores, ou fizeram nada que os experts fazem. Elas querem saber as duas ou três regras simples para se jogar um par de ases, ou um full house, mas os experts não as dirão, pois tais regras simplesmente não existem.

    Se você joga seriamente aprenderá que a fórmula “seja simples e objetivo” não se aplica a poker. Mais importante, ela não se aplica à maior parte das situações da vida real. Tal abordagem tornou-se popular porque as pessoas querem acreditar que a vida é muito mais simples do que ela realmente é. Poker ensina a se fazer as mesmas questões quanto a investimentos, carreira e quaisquer outras decisões de forma a tomá-las melhor conscientizado.

    Poker ensina a entrar na mente das pessoas.

    Poker ensina a entender e aplicar psicologia porque entender os outros é absolutamente essencial. O jogo é até chamado de “um jogo de pessoas, só que com cartas”. Se você não entender os outros jogadores, não vencerá.

    Nós já discutimos atributos psicológicos desenvolvidos pelo jogo, como os de “evitar preconceitos” e “escolher os jogos certos”. Para finalizar esse ensaio iremos discutir o aspecto mais importante do poker com relação à psique: o jogo te ensina o que as outras pessoas querem, pensam e percebem.

    O primeiro passo é mudar o foco de você pra eles, e o poker te força a fazer essa mudança. Se você focar sua atenção apenas em suas cartas não será possível vencer porque as mãos têm apenas valor relativo. O aspecto importante não é o quão boas suas cartas são mas sim como elas se situam em relação às dos outros. Um flush é uma ótima mão, mas perde pra um flush mais alto, qualquer full house ou mão melhor. Então poker rapidamente ensina a pensar no que os outros têm. Também ensina a pensar no que eles pensam que você tem. E ainda no que eles pensam que você pensa que eles pensam que você tem.

    Muitos autores escreveram extensivamente sobre o assunto, mas limitações espaciais nos permitem dar apenas alguns exemplos. Bons jogadores sempre consideram seus oponentes antes de tomar decisões. Com as mesmas cartas e na mesma situação, eles jogariam fora se João, um jogador muito conservador, apostasse, mas aumentariam se Jéssica, uma jogadora muito agressiva, apostasse.

    Bons jogadores também pensam em como seus oponentes percebem uns aos outros. Por exemplo, se um oponente observador apostar contra alguém que percebe como sendo muito provável de pagar, ele provavelmente não estará blefando. Se um bom jogador re-aumentar contra um maníaco, ele provavelmente terá uma mão muito pior do que as que ele geralmente usa pra re-aumentar um oponente conservador. Entender seu ponto de vista aumenta sua chance de obter sucesso na tomada de decisões.

    Entender outras pessoas é vital em virtualmente qualquer área da vida. Você não pode ter bons relacionamentos ou alcançar sucesso nos negócios sem dar atenção aos outros. Já que o valor disso é tão óbvio, discutiremos agora dois assuntos: negociar e investir.

    É absolutamente essencial que para se negociar efetivamente você foque no ponto de vista do seu adversário. Infelizmente muitas pessoas focam demais em suas próprias posições. Suas ações dizem, com efeito: “Se eu apenas conseguisse fazê-lo entender MINHA situação, MINHA lógica, MINHAS necessidades, ele faria as concessões de que preciso”. O outro lado está dizendo exatamente a mesma coisa.

    Eles então estabelecem monólogos paralelos, ao invés de diálogo genuíno. Ambos os lados repetem a si mesmos uma e outra vez, esperando convencer o outro a aceitar sua posição. Mas eloqüência não é substituto para compreensão, e você não pode conseguir esta sem mudar o foco e honestamente tentar entender o outro lado.

    Todos os bons jogadores conhecem e aplicam o teorema fundamental do poker, como postulado por David Sklansky: “Toda vez que você joga uma mão da maneira como jogaria se pudesse ver as cartas de seu oponente, você ganha. Toda vez que joga de maneira diferente, perde”. Menos conhecido, mas igualmente importante é o teorema fundamental do investimento:

    “Antes de fazer qualquer investimento você deve ser capaz de explicar porque a outra parte está disposta a aceitar o acordo. Se você não consegue encontrar argumentos sólidos, sua compra, venda ou aposta, quase certamente, não será tão boa quanto pensa.”

    Infelizmente a maior parte das pessoas não analisa seriamente o outro lado. Sua atenção é focada principalmente nela própria, suas finanças, suas análises e suas razões para comprar e vender. Se elas pensassem sobre o que motiva a outra parte e quais são suas percepções talvez percebessem estar prestes a cometer um erro terrível.

    O princípio é bem claro. Você sempre deve determinar precisamente porque a outra parte está disposta a vender, comprar ou fazer qualquer outro negócio com você. Se você não entende suas razões, “todas as estatísticas, estimativas de lucro ou de balanço ou recomendações de analistas significam pouco. Existe alguma razão pela qual eles estão aceitando sua aposta – e, se você não sabe, você não gosta.”

    Nós podemos citar muitas outras autoridades acerca do valor de entender outras pessoas, mas isso não se faz necessário. Contudo, fecharemos com uma citação de um dos livros mais vendidos de todos os tempos: “Como fazer amigos e influenciar pessoas” por Dale Carnegie: “Se existe um segredo para o sucesso, ele está na habilidade de entender os pontos de vista dos outros e de ver as coisas daquela maneira como se fosse a sua”.

    Já que você não pode vencer no poker sem ver as coisas através da perspectiva do outro, aprenderá essa lição valiosa. Então se tornará muito melhor em fazer amigos, influenciar pessoas ou tomar decisões sobre virtualmente qualquer coisa.

    Conclusões.

    Nós descrevemos muitas – mas certamente não todas – as habilidades e qualidades que o poker ajuda a desenvolver. Muitas lições aprendidas no jogo são variantes do seguinte tema: “Pense cuidadosamente antes de agir”. Esse princípio se aplica a qualquer situação, no entanto muitos o ignoram.

    As tentativas do governo de proibir o poker são baseadas num engano sobre sua natureza e valor. Ele não é um jogo de azar e não deveria ser submetido às mesmas leis que jogos como caça-níqueis, roletas e afins são. Ao contrário, o governo deveria permitir a você jogar poker em casas legítimas e contribuintes de impostos porque assim o poker seria bom para você e para o país.
    Última edição por MBM; 06-04-2010 às 03:26.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    MBM
    MBM está desconectado
    Chip Leader Avatar de MBM
    Data de Ingresso
    19/02/08
    Posts
    1.256
    Espero que não tenha ficado difícil a leitura devido à má formatação. Se alguém quiser passar pra pdf e disponibilizar pra galera fique à vontade.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Table Captain Avatar de maier
    Data de Ingresso
    22/06/09
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    872
    muito bom cara! +REP
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de damourax
    Data de Ingresso
    22/06/09
    Localização
    Macapá - AP
    Posts
    5.151
    tl;dr mas com ctz levou +REP
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Grinder Avatar de Ursão
    Data de Ingresso
    03/02/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    190
    +REP!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Grinder Avatar de berus
    Data de Ingresso
    08/12/08
    Posts
    223
    BLÉÉÉÉÉ, eu estava traduzindo este artigo também...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    MBM
    MBM está desconectado
    Chip Leader Avatar de MBM
    Data de Ingresso
    19/02/08
    Posts
    1.256
    ^^ aheuahaueh q merda. Tava no final? Temos q criar um tópico com as traduções em andamento.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Table Captain Avatar de Jimmy_AK
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    683
    Boa 06!

    +REP!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert Avatar de gustavo12345
    Data de Ingresso
    04/07/08
    Posts
    3.018
    Images
    3
    pqp nem li ainda mas já favoritei e shipei +rep!

    nice job man!

    e manda nick no ftp que vo te shipar 15$ de capilé (a não ser que tu seja forrado neh hehe)...

    []s

    Edit: pra shipar +rep preciso propagar...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados