Clique Aqui 2p2 pooh-bah post: "Rising above mediocrity" Traducao

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: 2p2 pooh-bah post: "Rising above mediocrity" Traducao

  1. #1
    Table Captain Avatar de franciscosal
    Data de Ingresso
    30/03/08
    Posts
    784

    2p2 pooh-bah post: "Rising above mediocrity" Traducao

    ae pessoal, ultimamente tenho lido mto do 2p2 e encontrei esse post que achei mto util e motivador, achei bom partilhar com vcs...pessoalmente so nao gostei muito da parte 4, achei que nao foi a melhor forma de mostrar o seu ponto mas ok...


    AUTOR: DaGrunt (2p2)

    Para aqueles que nao me conhecem, eu sou o DaGrunt, um grinder de 21 anos. Jogo poker como renda principal ha alguns anos e comecei nos micro stakes com um bankroll de $50, tendo feito move up para 2/4 ha volta de meio ano. Nunca quebrei, nas minhas primeiras 100k hands fui breakeven e so depois comecei ganhando e desde ai tive sempre bons winrate em todos os limites que joguei. Ocasionalmente dou shots ate 10/20 quando ha jogos muito soft mas 90% da minha accao é no 2/4 hoje em dia. As ultimas 95k hands eu joguei 1/2 e destroi o limite a 13bb/100 e subir depois disso...

    (...)

    Este post vai conter algumas coisas que voce deve fazer que podem ajudar a levar o seu jogo pro nivel seguinte. O mais importante e que requer que voce PRATIQUE, TRABALHE, e se DEDIQUE. Lendo isto voce nao vai ser melhor mas vai saber de certas coisas em que se focar se realmente quer passar a barreira dos SSNL e presumo que a grande maioria de voces queira.

    Excepto algumas excepcoes, fazer muito dinheiro em 1/2 ou mais baixo nao vai ser possivel. Ganhar 10k num mes em 1/2 e muito mas em 2/4 e bem natural. Ainda, o nivel de jogo melhora muito e o jogo fica muito mais interessante ja que voce tem que pensar mais, se adaptar mais e ser mais enganador se quer bater esses jogos com um winrate decente. Mas chega de conversa barata, vamos ao que interessa. Essa informacao nao sera algo de "ah-ha" para a maioria dos bons jogadores mas tenho esperanca que alguem retire algo dela.


    PASSO 1: Se aperceba quao mal voce sabe jogar. E depois se aperceba dos outros.

    Assumindo que voce leva o poker a serio, a NL200 nao e muito dificil de bater, a NL100 certamente nao e dificil. Os jogadores nao sao, na sua maioria, bons. Se fossem ja teriam feito move up. Isso e verdade na maioria dos casos, o que significa que voce tambem nao e tao bom no poker como voce pensa, ha muitas mais coisas que voce deve aprender do que voce pensa e voce faz bem mais erros do que pensa. Alem disso, ha muito informacao que voce usa de forma errada ou que nao consegue assimilar. De forma mais simples, acorde porra!

    Ja esta deprimido? Nao se preocupe. A boa noticia e que, nao interessa quao fraco voce é porque a maioria é ainda pior. Olhe pra um setup de jogadores de NL100 em uma mesa. Temos os nit 18/16 que joga super ABC e que é tao transparente quanto possivel, o spewtard 26/24 que 3betta 15% e tenta dar outplay em toda mesa e o discreto tag de 21/18 que joga solido e ganha mas nao faz nada de extraordinario. E depois tem o fish de 40/15 de que todos estao atras e é o motivo do jogo. Nao parece um lineup muito complicado, certo?

    Neste momento, o que voce precisa compreender e que voce podia e devia ter um edge sorbe todos este jogadores em quase todos os casos. Nao apenas sobre o fish 40/15. Cada um destes jogadores tens leaks que pode explorar. Alguns tem leaks maiores e outros menores, mas tem. O seu trabalho e descobri-los e como voce pode explora-los. Apenas bater no fish nao vai levar voce muito longe, ja que vao haver menos fish cada vez que voce faz move up e os regs vao sendo melhores. Voce precisa se elevar acima desse jogo TAG de explorar fish de 12 mesas se quiser se tornar num jogador melhor, ganhar mais dinheiro e se divertir/gostar mais de poker.

    Como e que voce faz isso? Bom, eu comecaria por me aperceber dos erros que ainda cometo(e quantos erros os meus adversarios cometem), quanto eu tenho de trabalhar e quanta dedicacao vai ser necessaria para melhorar. Nao é facil. É trabalho duro e pode ser aborrecido. E isso me leva ao ponto seguinte...


    PASSO 2: Pare de ser tao preguicoso!!

    A maioria dos jogadores de poker sao preguicosos. É a sua natureza, quero dizer, é o motivo porque comecamos a jogar poker! Ser preguicoso e querer conforto e bom, por vezes, Mas vai seriamente impedir o seu progresso.

    Bom, quero que responda verdadeiramente a estas questoes. Ja fez o trabalho matematico pra justificar accoes como 3bet e 4bet no preflop? Ja fez calculos de EV e de fold equity? Gasta mais de 15 minutos a rever as suas sessoes e maos interessantes? Com que frequencia vai alem de abrir o HEM, olhar uns quantos pots grandes, passar rapido no pokerstove e sair? Voce esta de facto a analisar e a apreciar as maos, os seus erros e o seu jogo com frequencia suficiente e com dedicacao suficiente? Voce esta a aprender com os seus erros?

    A maioria de voces nao faz isso. Ate pode ver um ou 2 videos de treino, talvez brincar um pouco com o pokerstove e pensar que apenas fazendo isso e grindando é suficiente. Bom, nao é! Se o poker for apenas um hobby e apenas quer jogar de vez em quanto, esta bom, mas se realmente voce quer fazer do poker a sua vida ou planeia: comece a fazer isso, porra! Nao fazer o seu trabalho de casa vai prejudicar o seu progresso. Se voce toma decisao sem saber o porque e os motivos que justifiquem, entao apenas esta a carregar nos butoes. O que isso significa é que as suas decisao se tornam "guessing-games".

    E quanto a grindar...voce grinda realmente tanto quanto devia? Em vez de ver "Battlestar Galactica", independentemente de quao fantastico é, talvez pudesse jogar outra sessao. Os jogos estao a ficar mais dificeis, cada vez ha mais problemas com a legislacao. E dificilmente o poker vai ficar mais lucrativo no futuro. Porque nao tentar tirar o maximo agora em vez de grindar quando apetece mais? E enquanto grinda porque nao concentrar ao maximo e tentar jogar A-game em vez de auto-pilot? Eu garanto que vai jogar melhor e aprender bem mais rapido dessa forma.

    PASSO 3: Comece a usar o seu cerebro e jogar com mais atencao.

    A coisa que mais me espanta é o jogador normal e breakeven de SSNL e a simplicidade e falta de conteudo do seu pensamento. Ele atribui um range muito vago e meio tosco e toma uma decisao com bases erradas, dando um tiro no escuro em toda a mao. Nao terem informacao nos adversario para alem de um numeros engracados que aparecem no hud. E ainda por cima interpretar mal esse numeros. Por exemplo, alguem que tem um fold pra cbet grande, normalmente terá um fold pra cbet no turn baixo, porque o seu range no turn é mais forte. O "TAGbot" normal vai olhar pra esses stats e pensa " wow, ele folda apenas 25% no turn, vou bettar por super thin value" e vai ser ownado.

    Voce precisa ter um bom motivo para cada decisao que toma. Se nao conseguir explicar porque pensa que a sua decisao foi acertada, voce nao esta a faze-lo correctamente. Tomar essa decisao apenas porque costuma ou "é standart" nao justifica a sua accao. Alias, quando descobrir que esta a fazer alguma coisa sem saber porque, provavelmente estara a descobrir um leak seu.

    Por exemplo, abre AQ no CO. Um Tag solido da flat no BB. O flop vem 554tt. O tag da check. A maioria de voces aposta aqui e desiste a n ser que acerte o seu A ou Q. Isso está errado. Nao ha maos piores maos que dao call no seu bet no flop expecto talvez AJ/AT. Ar e draws como 76s ou KJs provavelmente dao c/r em vez de call e pares certaemtne nao foldam para uma aposta, portanto nenhuma mao pior paga e nenhuma mao melhor folda. E ainda pode acontecer tomar c/r bluff e ser obrigado a largar a melhor mao. Estando em posicao, o que conseguiu com a aposta? A nao ser que planeie barrilar e fazer o vilao foldar pares medios em streets posteriores, dar check e uma opcao bem melhor. Isto pode parecer obvio para alguns de voces mas eu continuo a ver erros elementares como este até mesmo em regulares decentes.

    Outra coisa é apontar reads, notas e, no geral recolher informacao sobre um vilao ou viloes. Quantos de voces realmente tem informacao uteis sobre os viloes com que jogam a nao ser os stats do HUD? Qualquer read em padroes de apostas, tamanho de apostas, tendencia de float/barrel em certos boards? Nao tomam atencao? Pois.

    Ajustar as condicoes da mesa e aos viloes e algo que a maioria nao faz. Somente carregar em botoes em 12 mesas, jogar com os mesmos ranges e com as mesmas tendencias em todas e um erro muito grande. Numa mesa a sua imagem pode ser de super aggro e dar 3bet e shove com 99 contra um TAG pode ser lucrativo, mas noutra mesa pode ser muito spew. Nao posso deixar de salientar como e importante prestar atencao a tudo, nao so ao HUD se quer ter sucesso.

    PASSO 4: Saia dessa caixa.

    Muitos jogadores de SSNL parecem ter essas regras que devem seguir. É inacreditavel como tilta quando alguem pergunta se a mao foi "standard". Nao ha nada "standard". Cada mao e cada vilao e unico! Quanto mais cedo compreender isso, melhor. A nao ser que jogue com um desconhecido total, ou alguem em quem nao tenha reads nem stats, deveria ajustar constantemente as suas decisoes.

    A mim me parece que existe esse "mindset" que os jogadores de SSNL tem, onde fazer algo minimamente incomum é considerado spew e nem sequer merece consideracao. Eu penso que isso origina dos tempos de grind de micro limites onde estamos a aprender como jogar um estilo TAG pra ser winner e temos de aprender aquelas "regras" basicas para bater os maus jogadores com eficacia. Mas nao seria bom ir alem disso? Nao seria interessante abrir a sua mente a ideias novas, que podem ser extremamente +EV?

    Nao me interpretem mal, jogar straightforward e solido nao é mau. Se for combinado com uma boa leitura de maos e capacidades de percepcao, isso é, certamente lucrativo. No entanto, jogar demasiadas mesas e o ABC TAG, facilmente te torna um alvo facil para jogadores que prestam mais atencao. Jogar como um robot, e, sobretudo previsivel pode oferecer um winrate razoavel em SSNL mas nao mais que isso. Eu fiquei com a minha banca presa no VC com essa historia de expulsar os winners e fui jogar 1/2 noutros sites. Achei quase irreal, por ser facil, pois os jogadores jogavam de forma totalmente previsivel e straightforward, que so faltava jogarem com as cartas voltadas para cima. Nao quero dizer que seja preciso ser muito "nao convencional" contra o jogador de 1/2 normal, apenas que a sua imagem, o gameflow e diferentes tendencias dos adversarios em consideracao devem ser levados em conta e afectar a sua forma de jogar.

    Por exemplo, esta mao jogada contra tres viloes diferentes, jogada de tres formas diferentes. O cenario e o seguinte: 100bb stacks, o vilao abre do botao para 3bb, voce da flat call no bb com KJs. O flop vem K93r e ele dá cbet de 2/3 do pot. A nossa imagem e de um bom semi-lag e bem agressivo.

    Primeiro contra o jogador nittag que joga ABC em 12 mesas, que nao e spew mas que nao pensa muito em hand ranges e nao usa muito bem a agressividade. Ele vai dar cbet neste flop com 100% do seu range mas muito provavelmente vai desistir no turn com ar e nao vai bettar por thin value. Ele nao vai dar call num checkraise sem KQ+ e nao devemos foldar o flop, entao o melhor plano é dar check/call no flop e foldar para uma aposta no turn numa "blank". Se o turn for um A, provavelmente ainda devemos dar call mais uma street porque ate mesmo um TAG ABC vai dar muito 2nd barrel mas noutra carta que nao melhore a probabilidade de nos darmos check/fold com um range de top pair, sera a jogada mais +EV ja que o vilao e tao nit e straightforward que pagar-lhe aqui seria um grande erro.

    Agora, vamos jogar essa mao contra um jogador LAG/TAG agressivo, do tipo que sabemos que pensa decentemente em ranges e é capaz de dar multiplos "barrels" com ar quando se apercebe que o nosso range é fraco. Ele tambem e capaz de bettar por thin value. Para alem disso, o vilao nao faz calls super light nem grandes floats nem nada mais. No flop a nossa melhor jogada continua a ser check/call ja que o vilao vai estar a abrir um grande range do botao e vai dar cbet com a grande maioria do seu range nesse flop. Alem disso, sabemos que o vilao sabe que o nosso range vai, no geral, ser bem fraco, entao temos de esperar que ele dispare multiplos barrels com frequencia. Nos vamos dar 3bet com reis fortes a maioria das vezes e nao podemos ter 2 pares a nao ser que tenhamos dado call com K9 preflop, e sabemos que o vilao sabe isso. Portanto ou temos um set, e sets sao dificeis de fazer, ou temos um bluffcatcher fraco que nao deve segurar 3 streets de pressao. O vialao sabe que nos esperamos que ele de cbet com a maior parte do seu range por isso ele espera que tenhamos muitos 98s/midpair/ A alto, maos que dao call num streets e desistem em streets posteriores.

    Dado isso e as tendencias agressivas do vilao nos sabemos que ele vai disparar um 2nd barrel muito frequentemente com maos do tipo JT/QT, pode estar a value bettar um rei mais fraco ou em bluff com ar. Neste cenario check/call no turn vai ser bem lucrativo dado que conhecemos o vilao e sabemos que vai ter muito ar no seu range ja que tudo o que ele fez foi abrir no botao e dar cbet nesse flop seco de rei alto. A nao ser que a nossa mao melhor o river contra esse tipo de adversario vai ser complicado jogar ja que sabemos que ele sabe que o nosso range tem poucos mostros e muitos bluffcatchers mas depois de dar check/call duas vezes a nossa mao se parece com Kx. Nestas situacoes tambem e bom avaliar o tempo que o vilao demora nas suas accoes e o tamanho das apostas e pensar na nossa imagem na mesa e o nosso historico em pots anteriores. Se ele pensar que somos um "calling station" e preferivel dar fold em algum momento na mao, mas se ate agora jogamos nitty é melhor dar call ate ao showdown. Contra este tipo particular de vilao eu defenitivamente tenderia dar call no river tendo em conta todas as razoes ditas previamente. Nao vai ser tao lucrativo como no turn. Claro que depende tambem do board, tenho mais tendencia a dar fold se acertar um flush backdoor, completar o gutshot, mas tenho mais tendencia a dar call se os draws falharem e se vier uma "scare card" como Ax no river.

    Outra alternativa seria dar lead no flop, call num raise e dar call down pois a maioria das pessoas dao raise em donkbet neste tipo de board com demasiada frequencia, mas tendo em conta as tendencias de apostar multiplas streets do vilao penso que check/call ate ao showdown é a melhor jogada.

    Em terceiro, se jogarmos contra um vilao hiper agressivo que le bem maos, faz bluffs e re-bluffs com frequencia, dá call down e float demasiado light mas nao dá muitos barrels com ar. Agora, dar check/call ate ao showdown nao parece tao bom, mas temos duas opcoes. A primeira e novamente dar lead no flop, dar call a um raise e dado que o vilao nao e do tipo de dar barrels, check/fold no turn se ele apostar. Outra, mais interessante e provavelmente a melhor opcao é dar check/raise no flop e dar call se o vilao shovar. Isto parece spewy a primeira vista mas contra este tipo particular de vilao é muito bom. Primeiro porque sabemos que ele sabe que nao representamos muito com o checkraise no flop portanto ele vai dar float ou raise as bluff com muita frequencia. Em segundo porque num flop tao seco, a maioria dos jogadores da apenas call com monstros em posicao, entao o range de shove dele tem muitos gutshots tipo JT/QT e ar. Se ele der call no nosso checkraise do flop devemos ficar preocupados mas ainda assim a melhor jogada sera apostar na maioria dos turns e rivers por valor, ja que o vilao sabe ler maos e suspeita pois representamos um range de maos muito pequeno. Ou, como sabemos que o vilao da float no flop com range fraco podemos dar check no turn para tentar representar um bluff no flop que agora desiste no turn, dando ao vilao uma boa oportunidade para tentar um bluff com o range que ele decidiu dar float no flop. Se o vilao der check no turn entao podemos dar bet no river por valor pois o seu range tem muito bluffcatcher nesse ponto da mao. Essa e uma das situacoes em que o nosso range vai ser tao polarizado que um jogador que pensa em hand ranges bem dá call light e portanto pode ser boa ideia misturar alguns bets por thin value.

    Outra linha que eu meio que gosto contra este tipo de vilao e dar check-call no flop e donkbet no turn. Como nao esperamos que dar check/call ate ao showdown sera muito lucrativo, porque nao extrair valor de maos que ele vai dar check back no turn e induzir bluffs de quaisquer duas cartas que ele decida?

    Entao, resumo, ha varias formas de jogar uma mao, nao apenas aquela do "manual TAG". O seu objectivo e encontrar a mais lucrativa e a unica forma de o fazer é prestando muita atencao, tirando notas e se focar verdadeiramente naquilo que faz e porque. Boa Sorte a todos!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de Sindicalista em greve
    Data de Ingresso
    18/07/09
    Posts
    383
    tem como passar o link do original?
    +rep aqui vlw
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Grinder Avatar de yunlucky
    Data de Ingresso
    26/12/09
    Posts
    115
    Bom artigo!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Table Captain Avatar de franciscosal
    Data de Ingresso
    30/03/08
    Posts
    784
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Professional Avatar de KKers
    Data de Ingresso
    15/12/08
    Posts
    370
    se nao me engano, já foi traduzido e postado aqui =/
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Professional Avatar de KKers
    Data de Ingresso
    15/12/08
    Posts
    370
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain Avatar de franciscosal
    Data de Ingresso
    30/03/08
    Posts
    784
    [x] fail


    delete + ban op
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Chip Leader Avatar de Rnunes
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    2.246
    Citação Postado originalmente por franciscosal Ver Post
    [x] fail


    delete + ban op
    nah

    o que vale é a intenção

    +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de leaozinho
    Data de Ingresso
    03/08/09
    Localização
    Curitiba - PR
    Posts
    1.531
    Citação Postado originalmente por Rnunes Ver Post
    nah

    o que vale é a intenção

    +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados