Clique Aqui Vencendo o TILT - R.A.A.

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Vencendo o TILT - R.A.A.

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Paulooxd
    Data de Ingresso
    21/10/08
    Localização
    Curitiba, PR
    Posts
    1.278

    Vencendo o TILT - R.A.A.

    Olhando alguns artigos na internet, acabei me deparando com um artigo longo mas excelente sobre controle do tilt. Tendo em vista que sempre vejo post atrás de post de pessoas que acabam não conseguindo evoluir no poker em decorrência de um tilt que parece crônico, achei válido traduzir esse texto e postar aqui



    Vencendo o TILT - R.A.A.

    Eu sei que existem diversos posts diferentes que tratam do tilt e de suas possíveis curas, mas eu, que tenho sofro de um tilt crônico, pensei que seria interessante escrever sobre minhas idéias e pensamentos sobre o que eu aprendi sobre o assunto.

    Você NÃO vai ser um jogador vencedor se deixar o tilt afetar seu jogo. Existem jogadores que sabem disso e consertam; e têm jogadores que “sabem” disso, mas simplesmente ignoram. Estou aqui para tentar ajudar esses. Eu acho que sou sincero ao dizer que sei bastante sobre o assunto, apesar de não me orgulhar nem um pouco disso.


    O processo que desenvolvi para controlar o tilt se chama R.A.A. (Reconhecimento, Alívio e Ajuste). Cada parte é importante e, se seguida, pode ajudar a melhorar o seu jogo.



    RECONHECIMENTO

    A parte mais complicada a respeito do tilt talvez seja o fato de que, na maioria das vezes, as pessoas não vão perceber que estão tiltadas. Muitas vezes eu vejo pessoas fazendo coisas que eu sei que elas sabem que não deveriam estar fazendo, mas elas simplesmente não entendem.

    Então o que eu tenho que fazer pra perceber? Quero dizer, qual é o primeiro sinal de que estou em tilt?

    Defini-lo-ia como um estado mental em que os jogadores entram que faz com que eles se desviem completamente das jogadas lógicas normais que eles costumariam fazer para jogar através da emoção. Sejamos sinceros, emoções são fatais para esse jogo e, apesar do que os jogadores que parecem bots fazendo 12-tabling+ queiram nos fazer acreditar, somos todos humanos e temos tendência a sentir emoções.

    Pensamentos comuns quando estamos tiltados:

    “Esse *&^%$#@ já deu minraise nas minhas cbet’s demais”
    Sim, isso pode ser muito chato, mas se preocupe mais com os reads e stats que você tem do vilão. Não deixe que a emoção atrapalhe o seu jogo e te desvie de jogar o seu melhor.

    “Me dá uma mão jogável, seu dealer &^%$#”
    Calma. Nada faz esse momento parecer mais interminável do que o tilt. Se você sente que está passando por isso especialmente agora, talvez você esteja tiltado.

    “Eu nunca ganho nenhum coinflip”
    Aaah pára com isso! STFU, seu donkey e pare de tiltar!

    Reconhecer que você está em tilt é a mais complicada desse processo, pois cada pessoa é diferente. Na próxima vez que você notar que está tiltando, PARE! Reveja sua sessão e procure o que pode ter causado isso, seja um jogador, uma bad beat ou até mesmo sua namorada te enchendo o saco, anote e se lembre. Em algum tempo você vai ter uma lista de coisas a se evitar enquanto estiver jogando.



    ALÍVIO

    Existem duas formas de alívio:

    - Longo Prazo: NÃO CONTINUE JOGANDO! Nada é mais difícil do que a primeira vez que você deixar um donkey 60/4 com 5 buy-in’s a sua direita, mas eu prometo pra você, vai ficando mais fácil. A maioria de nós aqui tem edge sobre o seu limite, mas mesmo assim, quando estamos tiltados acabamos deixando de lado nosso jogo racional (deixando de lado também nosso edge sobre o field). Você vai começar a jogar contra o 60/4 com 89o, flopar um OESD e dar check-call de metade de seu stack. POR QUE? Saia da mesa e volte quando você estiver mais tranqüilo e confiante a respeito de seu jogo, seja daqui a 5 horas ou daqui a 5 dias. O poker vai continuar ali, mas o seu A game não!

    - Curto Prazo: Eu recomendo a vocês tentar evitar isso mas, se por alguma razão você for obrigado a continuar jogando (em um torneio, por exemplo), existem algumas coisas rápidas que você pode fazer pra tentar acalmar as coisas. É bem simples na verdade: pegue um cigarro se você é fumante, vá beber um pouco de água gelada, lave seu rosto ou tome um banho rápido e, se não atrapalhar seu raciocínio, ponha uma música tranqüila antes de voltar a jogar. As vezes até conversar com alguém algum assunto off-poker pode ajudar. Pessoalmente, eu prefiro acender uma vela e refletir rapidamente. Você ficaria surpreso como 10 segundos de respiração controlada e foco em qualquer outra coisa podem ajudar, mas as pessoas tem a mania de cair na armadilha de continuar jogando quando estão assim. NÃO FAÇA ISSO!



    AJUSTE


    Descobrir o que causou seu tilt pode ajudar, mas o mais importante é descobrir o que você pode fazer para evitar qualquer coisa que posso te afetar.

    Encurte as sessões. Eu costumava sentar e jogar até eu atingir algo próximo a 1,5k hands. Lá pela mão 1 100 eu já costumava ficar spewy. Jogue 500 hands, faça um intervalo de 5 minutos e jogue mais 500 hands. Isso vai aumentar um pouco do seu tempo de jogo, mas também vai aumentar sua ptbb/100.

    Menos mesas. Nem todos nós conseguimos agüentar sessões de 2h 12-tabling. Bom, eu consigo agüentar 8-tabling sem tiltar. Diminua o número de mesas que você joga, nem que seja apenas uma e veja como isso pode te acalmar e aumentar seu lucro.

    Se exercite. Isso é mais importante do que você imagina. É científico. Ande um pouco, faça sexo, vá malhar. Faça alguma coisa para manter seu sangue fluindo algumas vezes por semana. Isso não vai aumentar apenas a qualidade de seu estado emocional, mas também da sua saúde e, não esqueça, a vida não é apenas o poker!

    Dê um intervalo. Uma hora, um mês, um ano. Eu perdi uma porção muito considerável do meu bankroll durante uma semana durante um período incessante de tilt. Fiz uma pausa de 4 meses longe do poker e quando voltei estava mais forte do que nunca. O segredo para o sucesso é a paixão e a paciência. Se você perder qualquer uma delas, você estará perdido. Pare de jogar por um dia e vá ler um livro, seja ele relacionado ou não ao poker. Não se force a nada. Se você não está afim de jogar hoje, existe sempre o amanhã.


    Tudo a respeito do tilt e seus elementos são bem individuais, então, na realidade, cabe a você descobrir a melhor maneira de controlar suas emoções. Tente escrever em um pedaço de papel como você reconhece quando está em tilt, as melhores maneiras de aliviá-lo e como você pode se ajustar para evitar possíveis causadores do mesmo. Fazer isso vai melhorar seu jogo em 100%, eu garanto!

    E lembre, lidar com o tilt é igual ao sexo. Você pode olhar 100 pessoas fazendo, mas isso não o torna um profissional. :d
    Artigo Original: The 2+2 Forum Archives: ***3000th Post: Tilt and R.A.A.***

    (fiz alguma modificações no texto original, mas o conteúdo e forma do texto original foram mantidos)


    Espero que apreciem a leitura. É longo mas vale a pena
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Paulooxd; 14-12-2009 às 21:38.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Expert Avatar de Rogerspr
    Data de Ingresso
    08/01/09
    Posts
    3.457
    Images
    1
    Muito bom!

    Assim que propagar dou +REP
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    02/12/08
    Localização
    Curitiba - PR
    Posts
    1.806
    Images
    1
    Uia nice Paulo!
    Já baixei aki irei ler mais tarde!

    +REP!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Table Captain
    Data de Ingresso
    13/10/09
    Posts
    596
    muuuuuitoo boooooooom
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Professional Avatar de MakeUFold
    Data de Ingresso
    03/11/09
    Localização
    curitiba
    Posts
    481
    outra muuuito boa paulo..
    só não mandei +REP porque preciso propagar meu, mas tá a caminho.. lol
    abs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de Rodrigo Babu
    Data de Ingresso
    23/12/08
    Posts
    1.329
    Bom texto...ja foi pra minha pasta de arquivos.....quando passar por um tilt retorno a esse texto, obrigado.
    +REP.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Moderador Avatar de Ivan Miwa
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    SP
    Posts
    13.406
    Bom texto. Coisas simples, mas que td mundo esquece. +REP OP.

    Essas parte em especial me deu vergonha lol, faco isso direto:
    “Eu nunca ganho nenhum coinflip”
    Aaah pára com isso! STFU, seu donkey e pare de tiltar!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de thiagoC13
    Data de Ingresso
    22/10/08
    Localização
    udi
    Posts
    4.281

    Vencendo o TILT

    utopia =p
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de leoneldevito
    Data de Ingresso
    13/04/09
    Localização
    Floripa/SC
    Posts
    9.206
    gostei das duas ultimas linhas... hahahaha

    nICE!

    +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    Ele tem razão, não a nada melhor do que acender uma vela:

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados