Clique Aqui [HU] HU Avançado por Matt Coletta

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 25
Like Tree1Likes

Tópico: [HU] HU Avançado por Matt Coletta

  1. #1
    Table Captain Avatar de rrredbull
    Data de Ingresso
    24/10/09
    Posts
    649

    [HU] HU Avançado por Matt Coletta

    Heads Up No Limit Hold' Em Avançado
    Por Matt Colleta
    Tradução por rrredbull ( bruce )

    Leading:Quando, Porque e Com o quê.
    Leading no Heads Up é geralmente uma das ferramentas menos utilizadas no arsenal de um jogador.
    Leading é algo que eu geralmente faço quando ajustando contra um oponente, ao invés de ser uma coisa que eu uso em todos os jogos.
    Para saber quando dar lead, você primeiro necessita saber PORQUE você está dando lead.Há duas razões principais na qual leading pode ser um ótimo ajuste: a #1 é quando nosso oponente dá check em muitos flops, geralmente porque eles estão usando uma estratégia de range de c-bet polarizado.
    Considere uma situação onde nosso oponente sempre vai dar check com seus medium/bottom pairs no flop e/ou air em boards drawy com a intenção de dar uma c-bet nas próximas streets ( delayed c-bet ), mas também sempre pagaria uma bet no flop, muito frequentemente no turn e ocasionalmente no river.( Por exemplo, em situações onde ele vê que a grande parte do nosso range de leading/2nd barrel sejam draws, quando o river traz um blank, na cabeça dele um bottom pair é igual a par de áses. ). Nesta situação, não ia ser ótimo se tivéssemos top pair? Nós conseguiríamos obter 1,2 às vezes até 3 streets de valor de mãos que geralmente ( se não tivéssemos dado lead ) nós tentaríamos ir de check down para o showdown.
    Assim que você faz move up no HU, você vai encontrar muitos bons jogadores que apenas vão cbet em 35-45% das vezes.Esse tipo de estratégia vai ser bem sucedida contra jogadores que sentam e dão check em todos flops fora de posição.Nós queremos tomar controle do nosso oponente e mixar leads na nossa estratégia.A #2 razão para dar lead é frequentemente um subproduto da nossa decisião inicial de implementar leading na nossa estratégia: nossos oponentes vão começar a dar fold muito frequentemente.Isso tende a funcionar especialmente bem quando nossos oponenentes estão abrindo mais de 90% no button.Muitas vezes funciona assim: nosso oponenente abre mais de 90% das mãos no button e usa uma estratégia de range muito polarizado para continuation bet.Porcausa disto, nós começamos a dar lead com um range de top pair fortes e draws fortes;próximo, nosso oponente se dá mal algumas vezes por dar call down muito light pois ele nos põe incorretamente em um range muito wide e muito cheio de draws.Ele então se ajusta dando fold mais frequentemente à nossos leads e ao mesmo tempo aumentando as continuation bets porque ele não está com medo de apostar com top pair.Desse modo, nós fazemos o ajuste #2 o qual é começar a dar lead em mãos que não são boas o suficientes para check/call ou check/raise mas que continua à ter equidade zero se forem pagas ( ex. gutter, bottom pair fracos, pure air com overcard)
    Uma das melhores coisas sobre o poker é que toda estratégia tem sua contra-estratégia.Uma das melhores coisas sobre heads up é que nós podemos dominar totalmente nosso oponente identificando sua estratégia e contra-atacando ela.

    Jogo Desafiador


    Se você ainda não percebeu, no limit hold' em é um jogo desafiador. É bom bluff-raise num flop 44J? Sim? Não? Depende? É muito simples na verdade: É ou NÃO é bom bluff-raise em 44J.Talvez você ache que é um ótimo spot para aumentar porque nosso oponente não acerta esse board quase nunca e desse modo tem que foldar.Ou talvez você ache que é um péssimo spot para bluff-raise porque nós representamos um range tão restrito e polarizado.Se você está esperando que eu lhe dê a resposta de "colherzinha", continue esperando.A verdade é que ambas as coisas podem ser verdades, baseado no que nosso oponente acha.Então o que isso significa pra você?
    Você precisa descobrir como seu oponente pensa sobre o poker.Você precisa descobrir se ele acha que um turn 2 é bom ou ruim pra blefar depois de c-bet em K74.Você precisa descobrir se ele acha que é uma boa jogada dar check com qualquer top-pair depois de re-raise pré-flop.Você precisa descobrir se ele está cbetting com Ace-high.Você precisa descobrir se ele está c-betting com middle pair, e você precisa saber se ele vai pagar um c/r.Você precisa saber se ele respeita uma aposta num turn 2depois de você c/r um flop Q7♠9♠, ou se ele shippa qualquer par com o qual ele pagou no flop.
    Exemplo: Se nosso oponente apenas aposta em um turn 2 em um board K42 com KX+, então sempre podemos foldar <KX no turn.Easy game.
    Exemplo: Nós estamos 300bb deep.Nosso oponente c/r em um board Q9♠6♠ , e nós o 3bettamos as bluff com T7o.Eu posso até ouvir "WTF porquê?" agora. Quando 3bettamos um c/r deep nessa board e nosso oponente paga nós podemos muito fácilmente assimilar um range de mãos para ele - e quando nós sabemos o range dele fica muito fácil de explorar.Um bom jogador vai apenas c/r com um range polarizado de draws/two-pairs/set/air nessa board, uma vez na qual 3bettamos esse range nós sabemos que qualquer two-pair/set vai 4-bet e rezar para nós shovarmos.Logo, nós sabemos que quando ele folda vai ser air, e mais importante quando ele dá flat call vai ser um draw.
    O ponto que estou querendo chegar aqui é que a melhor jogada ( a melhor jogada que nos faz mais dinheiro ) vai depender de como nosso oponente pensa sobre o jogo.Faça um desafio à você mesmo para saber como seu oponente pensa sobre todo spot onde os ranges são super polarizados ( ex. raise em 44J, ou apostar no turn com K74 2).Se conseguir fazer isto você deixará jogadores de nível mundial parecerem como amadores

    Ajustando a jogada estando perdendo ou ganhando, e tamanho de stacks

    Eu acho que a maioria dos jogadores jogam mal quando eles ganharam demais;Eu acho que a maioria dos jogadores jogam mal quando eles perderam demais.Apesar de essa afirmação parecer contraditória, ou até mesmo mentira, eu posso lhe prometer que é quase sempre assim.Jogadores quase sempre jogam seu A-Game quando a partida está igual pros dois lados e bem disputada porque eles não podem descansar quando estão ganhando demais ou sucumbir à varias formas de tilt se eles estão perdendo demais.O melhor conselho que posso dar é que quando estiver aniquilando um oponente sempre esteja orgulhoso de fazer a jogada + EV.Mas, as vezes a jogada +EV pode mudar baseado em quem está ganhando ou perdendo a partida e quais os tamanhos dos stacks na mesa.
    Exemplo: HU 10-20, tenho 2k de stack e o oponente tem 8k de stack.Recebo 77 no BB, oponente aumenta, Eu....?
    Eu sei que a maioria de vocês estão falando "call obv".Pagar aqui com nosso 77 é +EV, sem dúvidas.Porém ao mesmo tempo, enquanto eu estiver sentado com 2k stack vs 8k do meu oponente meu objetivo principal vai ser dobrar.Eu estou querendo tanto dobrar meu stack porque eu quero ficar deep e vencer potes gigantescos imediatamente.Deste modo vai compensar mais do que se estivéssemos com 100bb stacks fazer jogadas de alta variancia com a esperança de dobrar.Há também outra questão de metagame ocorrendo aqui da perspectiva do jogador com 8k:Ele não quer que a gente dobre e por isso vai estar jogando com um range muito polarizado de 4-bet ( ex. não 4bet com 88/99/TT/JJ).Então porque o range dele vai ser como air/QQ/KK/AA/AK/AQ, nosso 77 na verdade se sai muito bem - as vezes extremamente bem se ele 4-bet com muito air.Adicione isso ao fato que há valor extra ao nós dobrarmos, iniciando uma situação na qual 3bet/5bet 77 é melhor que flat call 77 pré-flop e jogar um pote pequeno e com menos variancia.( o qual seria melhor se NÓS estivéssemos com o stack de 8k)
    Voltando ao 77, eu escolheria 3-bet e snap 5-bet shove com à esperança de pegar os 25bb do 4-bet ou gamble contra uma mão unpaired (AK/AQ).
    .É claro, isso é um conceito muito básico e vai falhar miserávelmente contra um nit que nunca 4-bet ( 4-bet fold ) ou abre muito poucos buttons. E mesmo nesse caso o exemplo não dando certo, o conceito ainda é aplicável - é o que eu quero que você aprenda. Simples: quando há valor em ganhar stack size, gamble de alta variancia se torna mais valoroso.
    Outro pensamento ao jogar heads up ( especialmente multitabling ): quando estamos perdendo ( especificamente perdendo muito ) é quase sempre uma ótima hora pra você... sair.Eu lhe prometo que se você está perdendo demais para um regular e sair o mesmo regular ainda vai lhe dar action amanhã, e provávelmente pra sempre - o que significa que não há necessidade de continuar jogando, ainda mais sobre condições péssimas.Se você não tem a disciplina para sair quando estiver perdendo muito para um regular, você vai ter dificuldade pra conseguir sucesso no highstakes à longo prazo.

    Sessão avançada do heads up

    Bem vindo à sessão avançada do heads up, aqui vou estar abordando ajustes e outros assuntos que os jogadores tem dificuldade de aprender.Eu explicarei o que eu procuro no jogo de uma pessoa para explorar e como eu me ajusto ao jogo deles e também o jeito deles pensarem sobre o jogo. Mas para começar, vou falar do assunto mais questionado sobre heads up: como lidar com um bom jogador nos 3-bettando sem parar.
    Ajustando-se à um 3better agressivo:
    Há três estratégias principais para contra-atacar contra um 3better agressivo, e na maioria das vezes a combinação das seguintes técnicas vai ser a melhor solução.Por solução, o que eu realmente quero dizer, ou o meu verdadeiro objetivo é, seria achar uma estratégia que explora ao máximo a estratégia ( nesse caso pré-flop ) do nosso oponente.Primeiramente eu quase sempre usarei todas as técnicas até eu achar a qual se adapta melhor.É muito difícil dar regras gerais porque mesmo um jogador dando 3bet em uma quantidade ridícula, eles talvez joguem muito agressivamente ou passivamente pós-flop em potes re-raised; deste modo fazendo uma contra-estratégia mais efetiva que a outra.É por isso que descobrir como seu oponente está pensando e jogando sobre o jogo é verdadeiramente o melhor modo de descobrir a contra-estratégia mais explorável; ou seja aniquilá-los e muito $$$.
    #1 Dar menos raise e pagar 3-bets com mãos que fazem bons pares e jogam o flop bem.
    O primeiro ajuste que eu faço contra 3betters muito agressivos é simplesmente abrir menos mãos.Começando a tirar a parte mais fraca do range, mãos como 32-92o.Algumas vezes apenas ao mostrar para nosso oponente que nós não estamos mais abrindo todas mãos eles vão re-ajustar e reverter para um range de 3bet mais "normal"; deste modo fazendo um re-ajuste incorreto.Se alguém continua a manter a agressão alta ( ex. 3bet de 20%+ ), eu continuo a tirar as mãos mais fracas do meu range de open.O que importa é que se alguém está ficando louco com 3-bets e se recusa à ajustar-se quando nós reduzimos nosso opening range, eles literalmente vão jogar dinheiro para nós em potes grandes.Eu acho que esse primeiro ajuste é muito intuitivo para a maioria dos jogadores e de longe o mais fácil contra-ajuste para aplicar.
    Junto à abrir menos mãos, nós também precisaremos pagar 3-bets com um range mais wide.O critério básico ao decidir que mãos pagar é imaginar se você vai estar feliz quando flopar um par com sua mão.Embora eu normalmente foldaria uma mão com KTo quando deparo com um 3-bet de um jogador mais passivo pré-flop, essa mão torna-se um snap call contra alguém que 3-betta sem parar.Um erro comum que eu vejo, é um jogador pagar 3-bet contra um oponente agressivo com pequenos gapped suited connectors ou pequenos pocket pairs 22-66.Isto é um erro porque o range do nosso oponente é muito wide/fraco para ter implied odds ao acertar um grande flop com uma mão como 96s até nós estarmos 200bb deep.Geralmente, quando flopamos bem - top pair + -nós deveriamos dar flat na c-bet nesses potes em boards dry , e dar raise em boards onde queremos criar um range de raise de draw/pares+/alguns airs; tal como 78Qss.Wet boards como esta são ótimas boards para bluff raise geralmente em 3-bet pots, e especialmente contra oponentes qual range vai ser muito wide.Quanto mais nosso oponente c-bet - e particularmente c-bet mãos como bottom pair/mid pair - há mais valor jogando wet flops agressivamente com um range forte de mãos como draw/top pairs ao contrário de jogar passivamente com essas mãos.Pelo outro lado, uma dry board ( ex. J42r ), nosso range de raise vai ser mais polarizado simplesmente pela falta de possíveis draws. Isso cria uma situação onde nossa melhor jogada "vai depender."Podemos usar raises nessas boards para fazer o oponente foldar a melhor mão: isso acontece quando percebemos que ele 3-betta pocket pairs e c-betta com eles quando ele flopa bottom/middle pair tal como 88 em J42;o outro uso de raise é fazer nosso oponenente shovar o mais wide possível no flop onde ele talvez faça um check ou fold nas próximas streets.Então se ele vai se afundar com todo pair/2 over cards quando damos raise nele em uma dry board em um 3-bet pot depois de ele ter c-bet, então deveríamos explorar o range dele dando raise em todo dry flop, quando temos top pair ou melhor.Qual dessas coisas vai funcionar vai depender de cada oponente e frequentemente vai mudar ao decorrer do jogo - isso é algo que você precisa tentar e descobrir.
    #2 4-betting
    4-betting é um problema para a maioria dos jogadores porque ou eles fazem demais, não suficiente, ou com os tipos errados de mãos.O uso mais eficiente da 4-bet não é apenas para pegar as 10-11 BB's que nosso oponente nos 3bettou.O melhor e mais eficiente uso da 4-bet é na verdade tirar a habilidade do nosso oponente de jogar mãos como KQ.Uma mão como KQ é geralmente não muito boa o suficiente para 5-bet e também não boa o suficiente ( geralmente ) para flat o 4-bet OOP, então nós foldamos KQ para uma 4bet.O que isto significa para nós é que 4-betting é geralmente usada melhor quando percebemos que o range de 3-bet do nosso oponente não é polarizado e cheio de boas mãos como QJs ou KQo ou ATs, etc.Pelo outro lado, se nosso oponente usa um range ultra polarizado de 3-bet, então uma contra-estratégia envolvendo umonte de 4-bet abaixa de valor comparado com a contra-estratégia de flat um range bem wide.Do mesmo jeito, se o seu oponente vê você dando flat com pares grandes como TT-AA esteja ciente à o que isso faz ao seu range de 4-bet, e esteja ciente que seu oponente ( se competente ) vai shovar mais light contra suas 4-bets.
    #3 limp/minraise
    Eu pessoalmente não sou fã dessas estratégias tanto que nem os outros, mas eu conheço muitos jogadores famosos de heads up high stake que usam em todos jogos.Limp geralmente funciona bem contra alguém que está jogando muito agressivo pré-flop porque eles terão que ou parar ou terminar jogando muito mais deep effective stacks fora de posição.O tipo de mãos para limp são aquelas na metade do nosso range de raise, mãos como Axo, 9To, etc.A idéia é que essas mãos não podem jogar bem pagando 3-bet depois de abrir 3x, mas vão jogar bem pagando um raise depois de dar limp no button.Miniraising, pelo outro lado, é geralmente usado porque o oponente folda uma enorme parte das vezes no big blind, mas miniraising também ajuda a jogar contra 3betters agressivos criando maiores stack-to-pot ratios ( jogo mais deep ) em posição que nem o limp.Se eu implemento o limp ou miniraising ou não depende mais de quanto bom ou ruim é meu oponente pós-flop. Quanto maior o vão entre minha skill e a dele, mais atrativo se torna o limp e mini-raise vs. 3-betters agressivos.É importante saber porque e quando nós devemos usar cada ajuste diferente; ao invés de sempre miniraise contra um 3-better agressivo.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    thebombmaker likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de diogenesneto
    Data de Ingresso
    07/07/09
    Localização
    Manaus - Am
    Posts
    352
    Excelente... +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional Avatar de gusnai
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    362
    niceee man , +rep!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert Avatar de gustavo12345
    Data de Ingresso
    04/07/08
    Posts
    3.018
    Images
    3
    vnh!

    só não dou +rep de novo porque tem que propagar, mas o capilé já tá shipado...

    []s
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de bakamor
    Data de Ingresso
    29/07/08
    Posts
    3.239
    +rep pela atitude de querer ajudar o forum
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Professional Avatar de Megique
    Data de Ingresso
    27/04/09
    Posts
    294
    Images
    1
    Pow, cara. Muito legal o artigo. Tá mandando bem! +rep

    Tenho que propagar...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Professional
    Data de Ingresso
    24/09/07
    Posts
    464
    ótimo texto parabens
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de LouresPoker
    Data de Ingresso
    19/02/08
    Localização
    Belo Horizonte
    Posts
    931
    Valeu cara! mto bom o artigo

    +rep aew
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de gustavo12345
    Data de Ingresso
    04/07/08
    Posts
    3.018
    Images
    3
    up

    pra ver se "alguém" comenta alguma coisa interessante...

    (este é continuação deste)

    Edit: ah, e bem vindo de volta...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    17.808
    esse artigo eh bom. acho que eh a 1a vez que nos ultimos anos que eu falo isso sobre um artigo sobre poker!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados