Clique Aqui Tradução de artigo - A transição para Pot-Limit Omaha [by Eric Rodawig]

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15
Like Tree7Likes

Tópico: Tradução de artigo - A transição para Pot-Limit Omaha [by Eric Rodawig]

  1. #1
    MBM
    MBM está desconectado
    Chip Leader Avatar de MBM
    Data de Ingresso
    19/02/08
    Posts
    1.256

    Tradução de artigo - A transição para Pot-Limit Omaha [by Eric Rodawig]

    Fonte: Transitioning to Pot-limit Omaha- by Eric Rodawig

    “Eu prefiro manter todos os meus ovos em uma cesta e vigiá-la bem de perto.”

    Essa citação, cuja fonte é incerta, é geralmente atribuída a ou Warren Buffet ou Andrew Carnegie. Ela não é tão petulante quanto parece, talvez até seja um ótimo conselho para os mais sofisticados investidores, como eles. No mundo do poker essa frase é uma ótima diretriz: aqueles aprendendo a jogar devem focar em uma modalidade. No entanto, jogadores experientes devem estar dispostos a tornarem-se estudantes de outras, como um investimento neles mesmo a fim de maximizar seu potencial de lucro.

    Nos últimos anos eu me concentrei em jogar cash games de Stud/8 e Razz, além de torneios, e obtive ótimos resultados. Contudo, esses jogos de Stud não são nem de perto tão movimentados quanto as mesas de Hold’Em. Mesmo no FullTilt, deve haver apenas 5-10 jogos acontecendo ao mesmo tempo, inclusos todos os stakes. Às vezes até menos. Isso é, obviamente, pouco animador pra alguém que visa aumentar o volume de jogo, e às vezes me força a jogar outras modalidades ou até mesmo a sair do poker.

    Eu passei aproximadamente seis meses, em 2009, jogando full-ring e heads-up SnG’s, obtendo resultados variados, e me encontrei caindo na armadilha de jogar pra colocar volume ao invés de me focar em melhorar. Apesar de ter me esforçado na revisão das minhas jogadas e no estudo do formato, eu percebi que memorizar ranges de shove era algo que não se aplicaria em outras áreas do poker, excetuando mesas finais de MTTs. Decidi então abandonar os SnGs e me aventurar no Pot-Limit Omaha.

    É muito importante se preparar quando for aprender uma nova modalidade:

    - Aceitar que você vai perder dinheiro e tempo fazendo jogadas –EV, mas é claro que existem maneiras de minimizar esses gastos. A mais importante é jogar em stakes baixos; algo que muitos acham difícil de fazer. Alguns pensam que os jogos serão muito baixos para que eles se sintam motivados a jogar corretamente. Outros têm o ego muito grande para descer. Aqueles que caem nessa armadilha acabam perdendo muito mais do que necessário.

    - Invista tempo na construção de uma base sólida. Leia o máximo possível sobre o assunto e aproveite os muitos vídeos que os sites de treinamento têm a oferecer. Você pode não querer postar suas mãos num fórum antes de ganhar certa experiência no jogo, mas certamente pode ler e adquirir noções acerca dos vários estilos, opiniões e questões importantes - aquelas onde muitos têm dificuldade.

    - Marque uma aula com um amigo ou Coach. Talvez alguém que você conheça bem já joga essa nova modalidade e não se importaria de ajudá-lo na transição. Ou você pode encontrar alguém que quer aprender seu jogo principal e que já é muito bom na modalidade que você está aprendendo, permitindo a troca de experiências e de revisões de Hand Histories. Por último, muitos Coaches oferecem descontos para jogadores de stakes menores, os quais você, nessa modalidade, joga.

    - Assuma um compromisso para com o novo jogo. Estabeleça um objetivo em termos de mãos ou horas de jogo para os primeiros meses. Priorize seu novo jogo o quanto puder para que aprenda mais rapidamente. Use programas de estatísticas e simuladores de equidade para descobrir onde estão seus leaks. Seja fazendo isso após cada sessão ou após um intervalo determinado, verá resultados rápidos com essa prática. Se você esbarrar em oponentes regulares, analise suas estatísticas e seu histórico e veja se são vencedores ou perdedores, além de como jogam.

    - Avalie suas jogadas após coletar uma amostra decente. Não se oriente pelos resultados após jogar pouco. Para jogos full-ring, dê uma olhada quando chegar em 25k mãos e avalie como se sente jogando esses jogos: se você sente estar aprendendo e melhorando; se você foi capaz de recuperar seu prejuízo inicial; e avalie-se em relação aos oponentes. Elabore um plano para subir e descer de limites e siga-o.

    Eu comecei a jogar PLO no começo de novembro de 2009, nas mesas de $50. Como um jogador de stud, eu tive que comprar e configurar o software apropriado, além de scripts, antes de poder jogar. Após reler os livros que tinha sobre PLO e adquirir alguns novos, eu comecei a assistir a muitos vídeos online. Finalmente, encontrei alguém para ajudar a melhorar meu jogo, começando a enviar mãos e dúvidas regularmente. Após começar jogando seis mesas, para me adaptar ao jogo, eu estabeleci o objetivo de aumentar para nove e, em seguida, para doze, o mais rápido que pudesse, para maximizar o número de mãos. Isso funcionou bem: acabei saindo de 350 mãos por hora para 500 em um tempo razoavelmente curto.

    Em novembro eu passei por um ótimo período e ganhei em torno de 10 buy-ins nas minhas primeiras 10k mãos, estabelecendo uma taxa de 5 BB / 100. Infelizmente, nas 3k mãos seguintes perdi 15 buy-ins, terminando com $370 de prejuízo (sem contar o rakeback, que me manteve no zero naquele mês). Após jogar 35 horas, uma taxa de lucro igual a zero não é o que ninguém está procurando, mas era muito melhor do que o que poderia.



    Eu joguei menos mãos em dezembro, em torno de 7,5k, devido a não jogar tanto perto dos feriados, e acabei com um prejuízo de $472. O Rakeback me colocou na casa de -$250. Nesse ponto eu estava negativo quase $1k em PLO, o que, considerando o rakeback, me deixava em -$416. Ao longo do mês eu continuei trabalhando com meu coach, que me disse para não ligar para a variância do PLO e continuar mandando as mãos que me deixavam em dúvida. Eu não estava particularmente preocupado com o prejuízo, e o fato de serem stakes tão baixos facilitou-me continuar concentrado, apesar dos 20 buy-ins de prejuízo. Em stakes baixos no PLO o rake é de aproximadamente 10 BB / 100, e eu vi que tinha pagado $2k em rake até então.



    Comecei janeiro com nova energia e joguei mais mãos do que nos meses anteriores: 20k. Eu senti que joguei melhor e tive mais sorte, ganhando pouco menos de 30 buy-ins, ou $1419. O rakeback me colocou em $1880 no mês, me deixando em +$1500 desde o começo da transição. Em uma amostragem de 41k mãos eu alcancei uma taxa de ~1.35 BB / 100 ou ~4.9 BB / 100 contando o rakeback.



    Meu objetivo inicial era jogar 50k mãos nas mesas de PLO $50 e ver onde eu estava, antes de subir. A última coisa que eu queria era começar tendo uma boa sequência de cartas e subir antes de ter me tornado vencedor no jogo, apenas para entrar em um downswing e perder o que tinha ganho e mais, já que tinha subido antes da hora. Após jogar mais 10k mãos, contanto que minha taxa de lucro continue positiva, eu pretendo misturar algumas mesas de $100 nas minhas de $50 e partir daí. Com 50k mãos eu terei uma amostragem decente para muitas situações, as quais eu posso filtrar e rever. Avaliar-se honestamente é muito importante agora e o valor disso cresce na medida em que subo.

    Tornar-se bom em PLO me deu uma alternativa para quando meu jogo principal não está atraente (poucos fishes/mesas), e parece ser bem provável que, jogando doze mesas, meu lucro horário será maior do que quando jogo menos mesas ou sou obrigado a descer de limite no Stud, por falta de jogos. A experiência também me trará retorno quando estiver jogando PLO ou NLHE ao vivo, adicionalmente aos jogos mistos acontecendo online.

    Falando em jogos mistos, o jogos no formato HORSE, no FTP, eram bons quando aconteciam, ou seja, quase nunca. Agora que estão se difundindo o tráfego saltou, especialmente nos stakes mais altos. Muitos jogadores de modalidades limit, procurando uma mudança de ritmo, começaram a jogá-los. Jogos mistos em stakes altos online ($100/$200+) são agressivos e freqüentemente muito fáceis. Aqueles que se tornam ao menos razoáveis em todos os jogos do formato têm uma oportunidade excelente de fazer dinheiro. Estudantes mais dedicados, que realmente se esforçam em aprender todos os jogos, estão fazendo um ótimo investimento, que deve valer o tempo gasto.

    Jogos ao vivo têm uma tendência ainda maior de gravitar em torno dos formatos mistos; do $3/$6 no Imperial Palace em que figuram o 4-card Ocean Crazy Pineapple e Baduci (pot dividido e 2-7 lowball triple draw), à vasta seleção de jogos $50/$100 e $100/$200 acontecendo durante o WSOP, até os jogos mais altos que acontecem no Bobby’s Room. Um grande fish pode não sentar-se a menos que seu jogo favorito esteja incluído, e aqueles que já não sabem bem o que estão fazendo nas modalidades menos usuais ficarão ainda mais perdidos.

    Adicionalmente à habilidade conquistada no novo jogo e à flexibilidade que ela proporciona, investir tempo no aprendizado traz outros benefícios, como:

    - Prevenir o esgotamento. Grindar o mesmo jogo todos os dias eventualmente leva ao esgotamento, exigindo férias prolongadas ou fazendo com que você jogue muito ABC. Quando você está menos entusiasmado do que o normal com o seu jogo principal, abra algumas mesas do novo jogo e renove suas energias.

    - Continuar um estudante do poker. O novo jogo forçará seus jogadores a estudá-lo, rever mãos e refletir muito mais do que o usual. Devotar tempo e energia à evolução do seu novo jogo ajudará a manter o ritmo mental, o que resultará num maior aproveitamento do tempo usado para estudar seu jogo principal.

    Estou muito feliz com minha experiência de três meses no PLO, depois de ter jogado Stud durante os últimos três anos. Eu não vou fingir ter me tornado um expert no jogo e oferecer conselhos estratégicos em detalhes. Ao invés disso, encorajarei jogadores a avaliar suas jogadas e a buscar um novo formato ou jogo ao qual estejam dispostos a se dedicar.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por MBM; 11-04-2010 às 04:04.
    rduarte, Alvares, Gui and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    muito massa o artigo!
    +rep pela tradução!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de schlatter
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Posts
    1.815
    365 views e 1 resposta. Nego suga e nem comenta.

    Artigo bem massa pra quem tá fazendo/pensando em fazer transição.
    +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Grinder Avatar de Neto Gol
    Data de Ingresso
    15/09/10
    Posts
    163
    gostei do artigo comecei a estudar online nas minhas horas livres (que são poucas) e um conselho que posso dar pra quem está começando é tentar jogar tight os playmoney dos sites. só tem fishs e pelo menos você aprende a lhe dar com eles
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    como q os gringo conseguem ter a linha do EV tao proxima? jogo do caralho @#$@#$@
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Moderador Avatar de Ivan Miwa
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    SP
    Posts
    13.406
    Aquilo é a linha de Rakeback po lol.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    ah ta explicado^^ lol =p
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de GugaMaciel
    Data de Ingresso
    14/11/08
    Localização
    Natal
    Posts
    723
    bom artigo , +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Banido
    Data de Ingresso
    24/12/10
    Posts
    180
    muito boa iniciativa

    +REP
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Grinder Avatar de DanilaoGo28
    Data de Ingresso
    20/10/09
    Localização
    São Carlos (em alguns dias...Córdoba-AR)
    Posts
    115
    mto bom artigo, quero começar a aprender outra modalidade de poker, nao sou jogador pro nem perto disso! mas gosto mto desse jogo =D

    bora começar a estudar a modalidade =P
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados