Clique Aqui Artigo de Plo traduzido (bastante longo)

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 37
Like Tree10Likes

Tópico: Artigo de Plo traduzido (bastante longo)

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Rock Lee
    Data de Ingresso
    01/02/08
    Posts
    2.035
    Images
    1

    Artigo de Plo traduzido (bastante longo)

    Bien, traduzi o artigo desse endereço daqui: ----> http://www.fullcontactpoker.com/poke...howtopic=66345

    Faz um tempinho que alguém falou que gostaria que esse arquivo fosse traduzido... Demorei um pouqunho, mas, terminei

    É sobre PLO(oh rly?), um guia pra quem não sabe porcaria nenhuma, mas que contém alguns conselhos bastante úteis pro hold´ém também!

    Se eu errei em alguma coisa façam o favor de corrigir, no mais, gostaria também de saber o que vcs acharam da minha tradução: se foi boa, ruim, no que eu posso melhorar, etc...

    Espero ajudar o maisEV com essa minha contribuição!

    Abraço a todos



    Eu procurei pela internet e em algumas coisas escritas a respeito da PLO strategy, e eu acho que seria uma boa botar aqui. Estou procurando por alguma literatura boa sobre LO8, já que eu tenho jogado muito bem em 5/10 LO8 nos últimos dias, mas eu ainda sinto que posso estar cometendo alguns erros básicos ocasionalmente. Alguém que encontrar alguma boa informação ou link que fale a respeito de LO8 por favor me procure. Levou algum tempo para reunir todas essas coisas e se alguém já tiver o feito, me pouparia algum tempo e esforço. Espero que isso ajude alguns de vocês e o que estou fazendo não é plagiar, já que eu não assumo isso como sendo de minha autoria.

    Pot-Limit Omaha centraliza-se em duas coisas: construindo a ´´nut hand´´, e posição. O primeiro ponto é óbvio. As mãos são fortes em Pot-Limit Omaha, então você quer segurar a melhor mão. A maioria dos jogos de Pot-Limit Omaha não chegam até o showdown. Quando eles chegam, geralmente mais de um jogador tem os nuts ou estava drawing to nuts. Quando dois jogadores tem mãos-feitas que são fortes contra o outro, geralmente um tem os nuts ou ´´second-nuts´´ e o outro jogador tem uma mão que se aproxima bastante dos nuts. Um exemplo seria um board com: AQ554. Um jogador tem AAxx e o outro jogador pode ter QQxx. Se um jogador pagou uma aposta enorme num board com 23xx, seria um tolo. Enquanto essa seqüência seria uma mão forte no Hold´em, seria uma mão muito franca nesse board no Omaha.


    A ênfase do Omaha é em construir os nuts e muda bastante começando pela seleção de mãos.(ou algo assim)* Para acertar os nuts ou quase nuts, você precisa de mão que se coordenam bem entre elas. Quando o board vem, você pode quer ter a possibilidade de construir os nuts de várias maneiras. Você quer quer ter a possibilidade de construir nut straights, nut flishes e grandes full houses. Mesmo que digamos, sua seqüência esteja agora vulnerável para um flush, você também tem uma mão com um possível full house. Você não quer mãos que sejam vulneráveis a virarem a segunda melhor mão. Se uma mão é bem coordenada, existe uma boa chance de que vai acertar o flop decentemente. Porém, ela poderia ser facilmente vencida nas próximas streets, e você vai ter pequenas chances de melhorar para a melhor mão caso isso aconteça. Então, quando avaliar sua mão Pré-Flop no Omaha, aqui estão algumas dicas:


    High pocket pairs são bons. Isso é porquê eles tem chance de melhorarem para um Full House. Se vc não acertar uma set com um par grande, o par é essencialmente sem valor.

    Connecting cards ajudam. Uma mão como JT98 é uma mão muito boa em Pot-Limit no Omaha porquê ela recompensa o jogador com muitas oportunidades de seqüência. JT98 é bem superior do que QJ56 porquê você pode construir várias possibilidades de straights com o JT98. Porém, você não pode com o QJ56.

    Cartas suited devem ser tratadas com cautela. Alguém pode pagar e conseguir um Ace high flush. Porém, estando a espera de qualquer flush que não seja nut, pode ser tolice. Ter cartas suited que não sejam o Ás somente ajuda em redraws ou em multiple draws.(uma straight draw também), ou back-door flush draws. Não se deve procurar um flush que não seja nut.



    Pares low e mid não valem quase nada. Uma mão como 5588 pertence ao ´´muck´´. Mesmo se vc acertar uma set, você pode facilmente perder para um set maior, seqüência ou flush.


    Um outro conceito central em Omaha com Pot-Limit, é posição. Posição em Omaha é tudo. Há várias razões para isso. Primeiro, free cards são morte em Omaha. Se você está em early position, você vai ter que quase sempre apostar mesmo que esteja segurando os nuts. Por exemplo, se o board é 567 e você tem 899ª, você definitivamente tem que apostar. Alguém pode muito facilmente estar em busca de um Full House, flush ou até uma seqüência mais alta. Por causa disso, quem está nas primeiras posições, costumam entregar suas mãos(no sentido de não esconder, eu acho). Quando se está nas late positions, pode-se blefar muito mais facilmente porquê eles podem estar mais ou menos certos de que quem está nas early positions não tem uma mão, e quem está em late position, às vezes pode m ganhar cartas de graça extremamente valiosas.



    Por causa disso, não há quase razão para aumentar antes do Flop fora de posição. Mesmo que você tenha um AAJT você ainda deveria dar limp em early position. Somente em late position que você deve dar raise Preflop, e você não deve aumentar tanto a ponto de tirar todos, mas para construir um pote grande. Claro, que se você segunra um par de Ases em early position e alguém atrás de você aumentou, um reraise pode ser uma boa. Apenas faça isso se você estiver perto de dar All-in depois do reraise. Entregar a sua mão é uma receita para o desastre em Omaha. Porém, o truque de reraise com um par de ases é uma boa jogada a se fazer quando se está perto de ir all in. Você vai quase sempre estar estatisticamente favorecido com essa jogada, o que é tudo que você pode realmente pedir em um jogo maluco como Pot-Limit Omaha.


    Nos jogos de Omaha de low-limit hold´em, há dinheiro fácil se você possui paciência. Normalmente, nesses jogos, há jogadores que estão jogando loose demais porquê todo mundo pensa que seus dois pares são uma ótima mão. A melhor estratégia é jogar mãos que se saem bem em multi-way pots e apostar forte quando você tem os nuts. Por favor note que: esse artigo é direcionado para iniciantes que joguem jogos de Omaha low-limit, aonde o jogo tende a ser mais loose e passivo. Não é direcionado para jogos de Omaha mais sérios.


    Tem uma outra versão do Omaha que é chamado Hi-lo. Nesse jogo, a mão mais alta e a mais baixa dividem o pote. Esse artigo não discutirá essa versão, eu apenas falarei sobre Omaha Hi.

    Alguns lugares bons para jogar low-limit são partypoker ou empirepoker(eles estão na mesma rede). Um outro lugar para jogar é o Paradise Poker, mas eles não tem muitos jogadores de Omaha.


    Mãos iniciais

    Em longhanded Omaha não há algo como ´´uma mão dominante´´ no preflop. Você pode ter dois ases e dois reis e facilmente ser vencido. Porém, isso não quer dizer que você deveria dar call para o flop com qualquer coisa. Você ainda deve jogar boas mãos, embora agora haja muitas mãos que sejam melhores do que outras, os implied odds terão um efeito enorme em mãos que você está jogando hiper-loose em um ambiente de low-limit Omaha.


    A melhor mão inicial em low-limit omaha são mãos aonde você acerta dois pares e ainda um draw. Por exemplo, se você tem KQJT, um ótimo flop seria QJ3. Essas mãos são um pouco raras, então outra mão boa num jogo loose, seria apenas uma mão com muitas possibilidades de draw. Se você estpa esperando um multi-way pot, então é importante estar drawing para os nuts. Em outras palavras, você quer um draw para um Ace-high flush, não um 9-high flush. Além do mais, você não quer draw para straights se você tem cartas baicas para terminar no low end de uma straight.

    Você pode qurer simplesmente dar call preflop com drawing hands para assim não assustar o jogadores loose-passivos. Desse jeito, você também arrisca menos se você não acertar seu draw. Porém, se você segura uma mão em que a força consiste nas cartas altas, tais como AAKJ, então você deve aumentar. Você também deve aumentar com muitas possibilidades de draw para aumentar o pote, se você sente que as pessoas estão ficando/brigando em potes grandes.

    Mãos com somente high pair podem às vezes serem jogadas. Jogue AAXx, KKxx definitivamente, com AAxx você deve aumentar se você pensa que pode assustar os outros jogadores e levar a mão para um heads-up ou então contra 2 jogadores. Você pode experimentar com QQxx mas é muito borderline(medíocre) Uma set seria legal, mas sets não são grandes coisas no Omaha, já que alguém pode facilmente te vencer com um straight ou flush. Com high pairs, você realmente quer acertar um full house e vencer alguém que pensa que o seu full house é a mão mais alta. A razão principal que os high pairs são muito menos valiosos do que no texas hold´em é porquê se você tiver um overpair no flop em omaha, não vale nada. Muito provavelmente alguém tem dois pares.


    Jogando o flop

    Em geral, você quer foldar qualquer mão a menos que você tenha 2 top pairs ou uma draw para os nuts ou quase nuts.(por exemplo, um king high flush). Esses requerimentos podem ser um pouco diminuídos se o jogo é shorthanded: você ter um draw para lower straights ou flushs. Porém, você ainda não quer pagar com somente um par.


    Se tem um par no board e você não tem uma trip, então não vá atrás do seu draw. Muito provavelmente alguém tem uma trip e não deve conseguir espantar os outros do pote usando o semi-blefe. Se você pagar e acertar sua draw, você pode ser vencido por um full house!
    Semi-bçefes só são úteis se você pensa que pode vencer na hora. Nesse caso, você não quer que usem o semi-blefe contra você muito. Talvez ´´throw in one or two for deception´´, mas tente evitar isso.


    Dois pares e sets são problemáticos se tem um draw no board. Com várias pessoas na mão, podem haver tantos outs contra você, que você irá provavelmente perder a mão! Tente dar um check-rase e punir as pessoas pelo drawing. Porém, esteja preparado para dar fold no turn se uma draw(ou duas) aparecem e você pensa que está derrotado. Se você acertar um full house, você pode tentar slowplay(se você tem o full house nut) e espera que alguém acerta sua seqüência ou flush. Porém, não use demais o slowplay, você deve somente fazendo se você não pode ser atingido pela carta on river, e esteja mais inclinado a fazer slowplay se os oponentes caem no seu truque normalmente e se você está em posição.


    Se você pensa que seus oponentes são calling-stations, então vá em frente e aposte no turn de quaçquer jeito. Se seus oponentes são novos no Omaha e eles pensam que o Ace-high flush é o nut quando o board está paired, você não quer dar slowplay. Normalmente esses jogadores vão ´´cap out´´ contra você no turn e no river, mesmo apesar de haver a possobilidade de full house.


    Porém, por favor note que ter um full house não é garantia de ter a melhor mão. É muito comum ver um full house ser vencido por outro num jogo de Omaha. Geralmente, você tem um full house mais baixo se a sua trip é mais baixa do que o board pair, e você está provavelmente tranqüilo para vencer se a sua trip é maior do que pair do board. O melhor jeito de saber se o seu full house é a melhor mão, você deve considerar tentar encoranjar um blefe, dando check-calling em vez de apostar em uma fração de suas mãos.

    Jogando no turn

    Se você acertar seu flush ou straight no turn, você definitivamente deve apostar forte, e, até mesmo dar check-raise se você tem certeza que alguém irá apostar(mas aposte caso você tenha alguma dúvida). Poderia facilmente haver uma set ou dois pares contra você, assim, eles podem fazer o full house no river. Certifique-se de que eles não peguem a free card aqui.

    Jogando no River

    Normalmente o board não terá straight ou flush aparecendo, e você pensa que os seus dois pares ou set são a mão mais alta. Então você pode querer dar check no river. Afinal, se você tomar um check-raise, você está duplicando a quantidade de dinheiro que você põe nessa mão. Depende de quantos oponentess estão na mão e como eles jogaram, mas num multi-way pot, dar check é normalmente o movimento certo. Porém, se o seu oponente rramente dá check-raise, ou se ele jogou a mão como se tivesse dois pares, então você pode considerar apostar.

    SE você está do outro lado da moeda e você acertar a sua mão no river, você pode querer apostar em vez de dar um check-raising, já que seu oponente pode simplesmente dar check. Eu normalmente vario entre apostar e o check-raise. Dependendo do que eu acho que o meu oponente tem, mas também para adicionar deception e incerteza. É importante fazer seus oponentes temerem o check-raise para assim, ficarem mais intimidados a apostarem no river, deixando você ver vários showdowns de maneira mais barata.


    Introdução

    Pot-Limit Omaha é um dos cash games mais populares jogados no em cassinos pela Europa hoje em dia. Houve um significante aumento em torneios e de fato, maiores torneios de pot-limit omaha muitas vezes pelo correr do ano. Omaha é um dos tipos de poker que cresce mais rápido e é jogado em muito mais na Europa do que nos USA.


    Pot-limit Omaha é um jgo muito estratégico, envolvendo uma grande qualidade de habilidades e disciplina, e requer que jogadores que sejam capazes de equilibrar/balancear vários conceitos simultaneamente. Esse artigo visa ajudar os jogadores iniciantes e intermediários que melhoram o seu jogo no omaha pot-limit por meio de jogos sóldios, e tight agressive style. Balanceando blefes, semi-blefes com (a maioria) jogo sólido, e foca no pré-flop e no flop, já que esses são os rounds aonde as apostas são mais importantes. O jogo rapidamente fica complexo e mais desafiante para analisar quando você chega ao turn e river. Porém, se você jogar corretamente no pré-flop e no flop, você encontrará menos situações difíceis no turn e no river.


    Já que em todas as formas de poker há exceções às regras e, já que os conceitos desse artigo devem ser entendidos como um guia geral. Para se tornar um verdadeiro jogador de sucesso, é imperativo que você seja capaz de usar seu julgamento para determinar a melhor jogada possível. É virtualmente impossível prover um guia que sirva para tudo.

    Habilidades necessárias para se tornar um bom jogador de Omaha Pot-limit:
    -Boa seleção de mãos (paciência/disciplina)
    -Boa seleção de mesas(Muito importante em todos jogos de poker)
    -Disciplina(a habilidade para esperar por uma mão boa, e não caçar com segundas melhores)
    -Ler seus oponentes
    -Coragem para apostar/aumentar (para ser agressivo com draws ou com mãos que em que se acredita serem as melhores.
    -Não ter vulnerabilidade para tiltar.


    Uma comparação: Omaha Pot-limit VS Texas Hold´em

    1- Muitos jogadores verão o flop no Omaha. A vantagem de boas mãos inicias sobre as piores, não é tão grande no Omaha. Isso encoraja as pessoas a verem mais flops no Omaha do que no Hold´em. Grandes potes são formados frequentemente, tornando suas decisões no flop ainda mais cruciais.


    2-Você precisa de uma mão forte para vencer no Omaha. As mãos que tipicamente vencem o pote no Hold´em tais como top pair com top kicker e overpairs, não vencem em geral em Omaha pot-limit. No omaha, as melhores mãos são aquelas que são feitas e têm valor adicional, como top set com uma big draw. Quando o dinheiro vai para o meio do pote, em Pot-limit Omaha, alguém está geralmente segurando os nuts.


    3-O jogo em Omaha se baseia mais nas mãos. Não há tantas oportunidades para blefar no OPmaha devido ao fato de que mais jogadores estão vendo o flop e mais combinações de mãos feitas. Quando um par está no board, alguém pode muito bem ter um hull house quando um flus ou uma straight

    4- Dar free cards é geralmente uma jogada ruim no Omaha. Primeiramente, porquê os potes geralmente são maiores no flop. Faz mais sentido tentar vencer o pote ali mesmo. Além do mais, é bem mais provável que as suas mãos tenham action porquê há mais possibilidades de draw. E, finalmente, é bem provável que uma free card vá vencer sua mão.
    5- Posição é menos importante em Omaha. Embora posição seja muito importante em todas as modalidades de poker, é menos importante em Omaha. Mais jogadores estão no flop e é difícil levar um pote apostando em late position quando deram check na sua frente. Como resultado, é normal que o jogador que estiver segurando a melhor mão vence o pote.
    6- É mais difícil de ‘’ameaçar’’ jogadores tight em Omaha. No Hol’dem, os jogadores tight podem ser facilmente ameaçados para sair do pote quando no flop vem com cartas baixas. Porém, em Omaha, como um jogador pode jogar mãos como 8-7-6-5, J-J-5-4 ou então 8-8-7-7 com um pouco de dificuldade. É mais difícil de deixar eles de fora. O possível agressor nunca pode ser positivo de que você não tem os nuts em um flop como 7-6-3, enquanto em hold’em, ele teria quase certeza de que não.


    Em PLO, você quer proteger suas mãos fazendo apostasy do tamanho do pote(tanto apostasy como raises) até que você seja o grande favorite. Nesse ponto, você bota todo o dinheiro no meio. Você quer ter a melhor mào/draw possível quando todo o dinheiro está em jogo. Em PLO, o pote aumenta rápido e você deve ser capaz de determinar a quantia que você pode apostar no turn se você espera ser pago no flop.

    Geralmente, não há razão para apostar ou dar um raise menor do que o tamanho do pote quando estiver jogando PLO. Você pode até fazer isso em situações específicas, como apostar contra um oponente enquanto segura um second-nut-flush no river, e o pote está muito grande, ou se você quer um call no river e você aposta a quantia, você pensa que o seu oponente irá pagar. Porém, depende totalmente do jogador e da situação, apesar da maior parte do tempo ser melhor apostar e dar raises do tamanho do pote.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de Rock Lee
    Data de Ingresso
    01/02/08
    Posts
    2.035
    Images
    1

    Re: Artigo de Plo traduzido(bastante longo) - Parte 1

    Pot-Limit Omaha Top Advice


    1- Seja muito seletivo com suas starting hands, nada é mais importante do que escolher a correta starting had para uma certa situação.
    2- Table selection: somente jogue em jogos aonde você tenha um edge. Você quer pelo menos alguns jogadores fracos na mesa quando vc for se sentar.

    3- ‘’Jogue os jogadores’’(play the players): esteja certo de avaliar rapidamente os outros jogadores. Quem folda para uma agressão, quem aposta com draws, quem paga grandes apostas com mãos ou draws fracas, sobre quem você pode blefar, quem blefa, etc...

    4- Pump it or dump itressione ou largue: fold ou então aposte/dê raise(se os odds estão a seu favor). Você deveria evitar dar call a menos que você tenha uma boa razão(como por exemplo dar uma trap no seu oponoente ou aumentar seus pot odds quando estiver em um draw grande.

    5- Respeite a maior parte de apostas grandes e raises: isso é particularmente verdadeiro in PLO, já que a maior parte dos jogadores não blefam.

    6- Não se ‘’case’’ com o nut-flush-draw: a diferença entre ter um nut-draw em Omaha é, comparando com o hold’em, é que no hold’em você pode geralmente vencer o pote fazendo um par com seu Ás ou vencer o pote com um flush, mesmo tendo um par no board. O mesmo não é verdade em Omaha.

    7- Nào se ‘’case’’ com uma open-ended straight draw(8 outs): em Omaha, é possível flopar straight draws com 13 outs, 17 e 20. É melhor esperar até que você tenha um desses draws antes de se envolver pesadamente no pote.

    8- Não superestime Ases sem serem suiteds. Quando tudo que você tem é um par de ases e duas cartes não suited e nem conectadas, é difícil você melhorar sua mão. Se você não flopar um Ás, você geralmente terá uma mão mais fraca do que os seus oponentes.

    9- Aposte o máximo em mãos com draw: aumente o ‘’deception’’ no seu jogo apostando em draws fortes, já que você também irá vencer potes sem uma luta.

    10- Tenha sempre o draw para os nuts em um pote múltiplo: quando todo o dinheiro vai para o pote, esteja certo de ter o draw para os nuts. Evite comprometer todo o seu dinheiro com draws sem valor adicional, já que você pode se encontrar encurralado entre uma set e o nut-flush-draw, talvez deixando voce somente com uma nut straight draw que se ocorrer, você pode acabar tendo que dividir o pote.


    Os erros mais comuns em PLO:

    1- Nao saber largar uma mão decente quando está derrotada, perdendo todo seu stack em uma mão.

    2- Super-valorizar a mão(erro comum cometido por jogadores de hold’em)

    3- Dar call com mãos fracas quando se depara com uma aposta.

    4-Jogar muitas mãos.

    5- Não dar raise antes do flop com premium hands(botar pressão nos limpers que têm mãos com draw e então, ir com elas longe demais depois do flop.

    5- 6-Dar free cards ou fazendo apostas de baixo valor(arriscando muito para vencer pouco/não protegendo sua mão)
    Jogando antes do flop

    Conselhos Pre-flop em geral
    A habilidade mais importante para melhorar quando jogar PLO, é conhecer quais starting hands são lucrativas para jogar. Porém, não há guias capazes de cobrir todas situações possíveis, sendo assim, é recomendado que você siga certas linhas standard. Essencialmente, a mão que você escolhe para jogar é dependente dos seguintes fatores:

    1- a mesa é tight ou loose ?
    2- Quantos jogadores estão sentados na mesa ?
    3- Quantos jogadores têm no pote quando é a sua vez de agir ?
    4 - O pote foi aumentado ? Se sim, por qual jogador e em que posição ?
    5- Qual a sua posição ?


    1- Se a mesa é tight você deveria considerar uma mudança em seu jogo, já que há várias maneiras de ganhar dinheiro em mesas tight. Em geral, você tem que ser mais agressivo do que o normal. Isso se traduz em mais raises pre-flop e blefes. Sua vantage nesse tipo de mesa é que você vai saber como os seus oponentes jogam, mas você vai estar jogando mais mãos e jogando-as de maneira agressiva, o que vai tornar o read que os oponentes têm sobre você mais difícil.

    2-Geralmente, você deve jogar mais tight emu ma mesa cheia e loose e emu ma mesa short-handed.

    3-Se muitos jogadores estão no pote quando é a sua vez de agir, você irá possuir mais informação, o que lhe irá permitir jogar mais mãos. Além disso, suas drawing hands irão ter um melhor preço e é menos provável que você limite o Field dando raise.

    4-Se o pote foi aumentado, você terá que jogar mãos que você pensa que não estão dominadas pelo raiser: nessas situaçõe você deve ser muito seletivo.

    5- Sua posição afetará bastante as mãos que você joga. Em geral, você tem que jogar mais tight em early-position e então adicionar mais mãos enquanto sua posição melhora.

    Starting Hands
    12-
    As starting hands em Omaha são tão quanto nos outros jodos de poker. O que você está procurando são quarto cartas que trabalhem juntas, embora muitos iniciantes que estão acostumados a jogar hold’em) não percebam isso. Eles vão jogar quaisquer quarto cartas que contenham uma ou duas boas mãos de hold’em. Por exemplo, eles geralmente irão superestimar mãos como: Js- Jd – 2c – 7h, pensando que essa mão é tão boa quanto um par de valetes no hold’em. Eles também interpretam mal mãos como: A – Q - 8 -8 porquê elas incluem duas mãos decentes em hold’em. Porém, esse tipo de mão não trabalha muito bem junta. Por exemplo, compare a antes mencionada As – Ks – Ah – Kh, que é a starting hand mais forte no Omaha. Nessa mão, vc segura AA, KK e duas combinações diferentes de AKs. Todas combinações possíves sào mãos muito fortes no hold’em também. Outros exemplos de mãos que tenham 4 cartas que trabalham bem juntas são mãos como:
    Qs – Jc Ts 9c
    Ks-Kc-Qs-Jc,
    Qs-Qc-Js-Tc,
    Js-Jc-Ts-Tc,
    As-Ac-3s-4c,
    As-Ac-Ks-Qc,
    As-Ac-Js-Tc(a segunda starting hand mais forte)
    8s-7c-6s-5c,(assim como a com o quatro)
    Dessa maneira, você quer startind hands que tenha tanto straight flush quanto potencial para set. Imagine por exemplo a força de ter As Ac Jc Ts em um flop com: Ah Ks Qs, te dando o top set, a nut straight e o nut flush draw.Note também que o Js te dará um Royal flush.
    Um outro exemplo é se vc segurar Qs Qh Ks Th em um flop com: Qc Js 7s, te dando um top set, um flush draw e uma open-ended straight draw.


    Hand Ranking
    Abaixo, vc encontrará as 30 melhores starting hands em PLO

    1 A-A-K-K double suited
    2 A-A-J-T double suited
    3 A-A-Q-Q double suited
    4 A-A-J-J double suited
    5 A-A-T-T double suited
    6 A-A-9-9 double suited
    7 A-A-x-x double suited
    8 J-T-9-8 double suited
    9 K-K-Q-Q double suited
    10 K-K-J-J double suited
    11 K-Q-J-T double suited
    12 K-K-T-T double suited
    13 K-K-A-Q double suited
    14 K-K-A-J double suited
    15 K-K-A-T double suited
    16 K-K-Q-J double suited
    17 K-K-Q-T double suited
    18 K-K-J-T double suited
    19 Q-Q-J-J double suited
    20 Q-Q-T-T double suited
    21 Q-Q-A-K double suited
    22 Q-Q-A-J double suited
    23 Q-Q-A-T double suited
    24 Q-Q-K-J double suited
    25 Q-Q-K-T double suited
    26 Q-Q-J-T double suited
    27 Q-Q-J-9 double suited
    28 Q-Q-9-9 double suited
    29 J-J-T-T double suited
    30 J-J-T-9 double suited

    Obs: sejam double-suited, suited ou não suited, essas sào todas starting hands muito fortes em PLO.
    The Trap Hands

    As trap hands sào mãos que podem parecerm uito boas, mas podem lhe fazer ter a segunda melhor mào. Essas são o tipo de màos que te podem fazer o teu stack inteiro. Há três tipos de trap hands em PLO.

    1.The Small Pair Hands

    2.The Low Wrap Hands

    3.The Small Flush Hands

    1- Mãos com pares menor que 9 são perigosas de se jogar. Se você flopar uma set é muito difícil de escapar da mão, e se você está contra uma set maior, você apenas tem um out. Quando vc tem uma mão tipo: 6s 6h 5s 4h eo flop vem: Qc Jc 6d, vc pode se encontrar em grande problema. A hora de se jogar small pairs é quando vc não tem muito dinheiro. Nesse estágio, não é rim cometer o seu stack inteiro se vc flopar uma small set. Ou, por exemplo,se vc tiver algo como: A-A-2-2- ou K-K-3-3 então você deveria jogar na esperança de flopar uma set. Porém, vc deve sempre pensar duas vezes antes de comprometer muito dinheiro com uma bottom set no flop.
    2- Os tipos de mãos que são muito ‘’deceptive’’(deceptivas, que agregam decepção) e perigosas e perigosas de se jogar são as com os 4 conectores mais baixos, como por exemplo: 5s 4c 3s 2c. Essas mãos são perigosas pq é bastante simples flopar uma draw para o ‘’low end’’ de uma straight. Quando o flop vem 8-7-6- com esse tipo de mão, vc pode facilmente estar diante de uma straight maior ou então drawing dead.
    3- Mãos que somente podem fazer pequenos flushes são mãos arriscadas. Por exemplo, vejamos a mão mencionada anteriormente em um flop com: Ks Js 8s. Isos irá te dar um small flush. Vc nao pode comprometer muito dinheiro com uma mào dessas, e, se vc tiver qualquer ação, vc provavelmente já estará vencido.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de Rock Lee
    Data de Ingresso
    01/02/08
    Posts
    2.035
    Images
    1

    Re: Artigo de Plo traduzido(bastante longo) - Parte 1

    Dando limp ou raise antes do flop

    Em plo, não importa o que vc tem, a mao do seu oponente quase sempre terá uma chance decente de vencer sua mào. Por exemplo, vc tendo A-A-K-K Double suited, é 50.000:1(contra) e essa mãoé apenas 3:2 favorita para vencer contra 8-7-6-5- Double suited.Então, perguntas surgem, como se vc deve aumentar ou não quando você possuir uma boa starting hand.
    Que tal dar raise se tiver ases? P problema com ess estratégia é que vc vira previsível demais, já que seus oponentes irão saber exatamente a linha que está seguindo, assim estarão menos propensos a cometerem erros contra vc.
    Dando limp ou raising antes do flop


    Que tal sempre dar limp ? Isso é melhor do que apenas dar raise com Ases, embora não seja uma boa estratégia. Sempre que você apostar, der raise ou call no flop, seus oponentes irão ter uma boa idéia de que tipo de mão você tem. Se você nunca dá raise Pré-flop, você não faz outros jogadores que dão limp pagar o suficiente para ver o flop das vezes que vc tiver uma starting hand forte. Além do mais, você não irá roubar tantos potes quando você joga com a estratégia de dar raise. Dando raising com uma variedade de mãos pré-flop, você irá ganhar numerosas vantagens: você vira imprevisível, você rouba mais potes, você faz os seus oponentes pagarem quando é mais provável que você tenha a melhor mão, e ainda obtém mais oportunidades para blefar. Uma outra vantagem é que é mais divertido jogar de acordo com essa estratégia. Ou seja, é óbvio que uma estratégia que combine tanto raise quanto limp com uma variedade de mãos é a melhor.

    Com quais tipos de mãos se deve dar Raise:

    Uma boa estratégia Pré-flop é dar raise com qualquer uma das top 30 hands mencionadas anteriormente, aonde todas possuem ao menos duas suited, isso não é o suficiente e você irá precisar dar raise com mais mãos. Adicione quaisquer quatro cartas seguidas que sejam double-suited, 6+, e todas suited e double suited A-K-x-x com pelo menos uma carta x sendo T+. Mãos como Q-J-9-8 ou J-T-9-7 double suited também são boas para dar raise.

    Sumário:

    1- Todas top 30 hands que sejam pelo menos suited e a maior parte do tempo off-suit.

    2- Todas suited A-K-x-x com um X pelo menos T+

    3- Todas double suited de quatro cartas seguidas, 6+

    4- Todas double suited que possuam conectividade. 5+, com o máximo de um espaço entre as duas maiores e as duas menores ou entre a menor e as três cartas mais altas. Um exemplo é K-Q-T-9 double suited e J-9-8-6 double suited.

    5- Todos K-K-x-x double suited.

    Com quais mão dar limp:

    1- Todas com A-Q-x-x com pelo menos um dos X sendo T+ e o A sendo suited.

    2- Todas quatro em combinações seguidas, 4+

    3-todo A-x-x-x qualquer coisa com pelo menos dois x sendo conectados e o A sendo suited

    4- Todas quatro em combinações seguidas, 5+ com o máximo de um espaço que não esteja entre a maior e as 3 menores cartas da mão.

    Como jogar no Flop - Conselhos gerais

    Você sendo ou não o pre-flop raiser faz uma grande difrença do jeito que você deve jogar sua mão. Se você fosse o pre-flop raiser e o pote está shorthanded. considere fortemente em apostar, mesmo a sua mão não melhorando. Porém, você deve sempre considerar qual o tipo de flop para você fazer um move. Por exemplo, se está 3-handed e você aumentou com dois ases ´´crus´´ e o flop vem com: Q-J-T com um flush draw que você não possui. Essa é uma boa oportunidade para dar check e deixar os outros dois jogadores lutarem pelo dinheiro. Mas, se vem um flop com: Q-7-3 sem flush draw, você deve apostar. Isso adiciona um elemento de deception(´´decepção´´) ao seu jogo e permite você a pegar mais potes. Além disso, você terá mais action quando você acertar uma mão grande no flop, já que apostar não significa necessariamente que você tenha algo substancial. Basicamente, você nunca deve fazer slowplay com qualquer mão que você acerte forte o flop, especialmente porquê dar free cards no Omaha tem muito mais risco do que em Hold´em.


    Dois pares

    Dois pares é uma mão difícil de se jogar em Omaha. Isso porquê é uma mão forte mas não forte o suficiente para fazer você se sentir completamente confortável em botar todo o seu dinheiro no pote. Em geral, você deve ter ao menos os top two pairs para dar action no flop. Há muitas maneiras que você pode ser vencido se você comprometer muito dinheiro com top e bottom two pair ou bottom two pair. Se há straight e/ou flush draw no board e você deu call, use seu julgamento para decidir se apostar ou não no turn. Sempre considere o tipo de oponente que você está jogando contra. Se você pensa que o seu oponente irá continuar caçando seu draw, você deve apostar como uma tentativa de tirar eles do pote. Em Omaha, quando algém somente dá call no flop, esse jogador está geralmente em um draw, embora em alguns casos eles tenham bottom set ou dois pares fracos que não querem soltar no flop. Bottom two pairs e top e bottom two pair não valem a pena de se jogar no Flop, essencialmente. É melhor ter um draw para os nuts do que ter esse tipo de mão. O aspecto mais perigoso dessas mãos é que você pode fazer uma trap para si mesmo, podendo perder assim todo o seu dinheiro. Isso normalmente acontece quando vocÊ acerta um full house no turn e essa mesma carta dá a alguém um full house maior.

    Sets

    Já que o jeito de jogar nesse artigo avisa sobre o risco de se jogar small pairs, você não deve se encontrar em muitas situações aonde você esteja contra uma set maior. Se você é o pre-flop raiser, aposte quase sempre no flop se vpcê acertar uma set. Quase nunca é errado apostar com uma top set em um pote short-handed, mesmo que o board pareça assustador. Lembre que a qualquer hora que você acertar uma set, vocÊ tem aproximadamente 34% de chance de melhorar para um full house no turn/river combinados. Por exemplo, se você deu raise pré-flop com K-K-7-6 double suited e o flop vem com: K-J-9 com um flush draw que você não tem, aposte e esteja preparado para ter action. Os outros jogadores terão que estar com Q-T-x-x com o flush draw para se sentirem confortáveis em jogarem contra você. Alguns jogadores apenas aumentam com ases, e, se um desses jogadores deu raise pre-flop e flopa um A, você pode botá-lo numa top set de cara. Isso é especialmente verdade se eles deram limp em early position e então deram re-raise no pote depois que o mesmo foi aumentado atrás deles. Esses jogadores irão sempre ter Ases.


    Straight Draws

    Em Omaha, vicê irá flopar vários tipos de straight draws. O que você quer flopar são as chamadas wrap around straight draws. Isso acontece quando o flop vem com duas cartas que conectam e você tem cartas ´´em volta´´(acima e abaixo) dessas duas cartas. Vejamos alguns exemplos:


    1. Hand: Q-J-8-x Flop: T-9-x Outs: 17 (wrap around)

    2. Hand: J-8-7-x Flop: T-9-x Outs: 17 (wrap around)

    3. Hand: K-Q-J-x Flop: T-9-x Outs: 13

    4. Hand: 8-7-6-x Flop: T-9-x Outs: 13

    5. Hand Q-J-8-7 Flop: T-9-x Outs: 20 (double wrap around)


    É melhor ter mais overcards do que undercards porquê você terá draw para uma straight maior. Essa é a razão de a mão 1 ser mais forte do que a mão 2 e a mão 3 é mais forte do que a mão 4. Situações irão surgir quando a mão 1 e a mão 2 irão estar em all in no flop. Nesse caso, a força da mão 2 irá diminuir consideravelmente, deixando-a em má situação.

    Você deve apostar a maioria dos seus big draws no flop. Você faz isso por duas razões: porquê você pode vencer o pote imediatamente(semi-bluff) e porquê adiciona deception ao seu game. Se você jogar dessa maneira, seus oponentes não saberão se você está apostando com uma mão feita ou com um draw.
    Se você flopar uma 13-way straight draw para os nuts sem nenhum flush draw, você irá estar envolvido com o pote. Com 13 outs para os nuts, você tem aproximadamente 29% de chances de acertar os nuts no turn e 50% de acertar no turn/river combinados. Por essa razão, se um oponente apostar o tamanho do pote, você deve dar call ou raise, dependendo da situação e do jogador.
    Alvares and AndradePoker like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader Avatar de Rock Lee
    Data de Ingresso
    01/02/08
    Posts
    2.035
    Images
    1

    Re: Artigo de Plo traduzido(bastante longo) - Parte 1

    O turn

    O turn é geralmente a hora de se fazer grandes decisões. Você deve apostar de novo? Dar re-raise ao máximo? Você deve dar fold ou call ? Isso depende de tantos fatores(fatores demais para listar aqui), embora haja alguns guias em geral que podem ser seguidos. Se você tiver os nuts, você aposta no flop e, se você ainda tem os nuts no turn, você deveria apostar o máximo de novo. Seu oponente bem possivelmente tem um draw e você quer tirá-lo do pote, ou então, cobrar o máximo por ele tentar vencer você. Se você tem um mínimo de 13 outs para vencer o que quer que seja que o seu oponente tenha, é apropriado dar call em uma aposta do tamanho do pote no turn, embora somente se ambos você e o seu oponente tenham dinheiro suficiente no river. Com 13 outs, você é ligeiramente menos que 2:1 (13/44=29.5%) contra melhorar e essas são as odds exatas que o pote está te oferecendo nesse caso. Por causa das implied odds, quando há dinheiro restante para ser ganho, um call é correto.

    O River

    Se você tem os nuts, comtemple o que o seu oponente pode ter e tente extrair o máximo. Se você errou o seu draw, você deve desistir ou então tentar um big bluff no caso de uma scare card aparecer. Muitos julgamentos são necessários quando o pote é grande e você tem uma boa mão mas não os nuts. Você deve considerar o quê o seu oponente é capaz de. Ele irá tentar blefar se você der check? Ou ele irá também dar check ? Você ousa fazer uma value bet com uma mão boa que não seja os nuts?

    Blefando:

    Blefar tem um importante papel em todos tipos de poker. Em Omaha, blefar é bem menos frequente do que em hold´em, mas ainda é uma habilidade necessária para melhorar. É melhor blefar quando você tem uma ou mais das cartas-chave para a mão, por exemplo, quando você tem uma As cru e há a possibilidade de flush no board. Quando decidir entre blefar ou não, sempre considere os seguintes fatores:

    1- O tipo de oponente. Não blefe contra oponentes fracos que pagam com qualquer coisa(calling stations). Esse é o erro mais comum. Esteja certo de que seu oponente seja bom o suficiente para foldar uma mão.

    2- Número de oponentes: em geral, não blefe se houver 3 ou mais jogadores. Um blefe é muito mais provável de funcionar contra um oponente, não somente porquê é apenas um jogador, mas também porquê o pote é geralmente menor, o que o torna menos desejável.


    3- A sua imagem na mesa: é bem menos provável de funcionar um blefe se você tem uma imagem loose. Se você foi pego recentemente blefando, seus oponentes estarão mais aptos a te pagarem no futuro, embora psicologia reversa possa ocasionalmente obter benefícios em tais situações. Por exemplo, se um bom jogador pega você blefando e ele acha você um bom jogador, ele pode pensar que você não ousaria blefar contra ele de novo.

    4- Seu hand-reading: se você lê o game bem e é capaz de saber o que o seu oponente está provavelemnte segurando, você será capaz de identificar boas oportunidads para blefar. Isso é provavelmente a mais difícil e importante habilidade para se melhorar.

    5- O board: se o board parece que ele pode ter ajudado seus oponentes ou apresenta várias possibilidades de draw, um blefe é menos provável de ter sucesso. Procure por boards sem muitos draws ou cartas que sejam prováveis de melhorar a mão de seus oponentes. Se você pode representar uma mão, o blefe é mais provável de ter sucesso. Um board não coordenado com uma scare card pode geralmente lhe apresentar uma boa oportunidade para blefar.

    6- O tamanho do pote: seus oponentes estão mais propensos a pagarem se um pote está grande porquê eles tem odds melhores. Pelo outro lado, se você blefar com sucesso em um grande pote, a recompensa será maior. Isso é quando um bom julgamento vem à tona.

    7- Posição: Se você está em late position, você geralmente terá mais informações sobre as mãos de seus oponentes, sendo assim, estará em melhor situação para blefar. Por exemplo, se todo mundo deu check antes de você, o board parece favorável e há poucos jogadores restantes no pote.

    Mãos feitas vs. drawing hands no flop

    Vejamos alguns odds para mãos feitas vs. drawing hands no flop em Omaha.



    Mãos feitas Hand Drawing Hand Favourite

    Set overpair and flush draw Set 1.97

    Set gut-shot straight and flush draw Set 1.91

    Set overpair and straight draw Set 1.88

    Set 13-way straight draw Set 1.44

    Set open-ended straight and flush draw Set 1.38

    Set 17-way straight draw Set 1.03

    Set 13-way straight and flush draw Set 1.01 (even money)

    Set 20-way straight draw Draw 1.19

    Set 17-way straight and flush draw Draw 1.27

    Set 20-way straight and flush draw Draw 1.43



    Pot Odds

    Pot odds são o que você usa para calcular quando ua certa jogada tem um EV positivo. Isso é definido como a relação entre o tamanho do pote e da aposta. Por exemplo, se tem 100$ no pote e você aposta 10, os odds são de 10:1. Para calcular seus odds, você deve saber quantos outs sua mão têm até o momento. Por exemplo, se você flopa uma um nut heart flush draw, você então tem 9 outs para fazer sua mão. Há 13 hearts no total. Você tem 2 e há mais 2 no flop, deixando 9 hearts não vistos.


    Você irá notar que você tem 35% de acertar uma mão com 9 outs no turn/river combinados. Isso é ligeiramente melhor que 1 em 3 vezes, o que significa que irá custar $10 para vencer #30 ou mais, drawing para um flush ser o movimento certo.
    Uma regra: todo out de tá aproximadamente 4% de chance de acertar no turn/river combinados. Por exemplo, 5 outs te dão aproximadamente 20? de chance de melhorar, 6 outs aproximadamente 24%, etc...


    Outs para draws específicos:



    Double wrap around straight draw 20 outs

    Wrap around straight draw 17 outs

    Straight flush draw 15 outs

    Flush draw e overpair 11 outs

    Flush draw 9 outs

    Open-ended straight draw 8 outs

    Three pair 6 outs

    Two pair 4 outs

    Drawing outs de um deck de 45 cartas não vistas.

    No of outs=% on River

    4 17
    5 21
    6 25
    7 29
    8 33
    9 36
    10 40
    11 43
    12 47
    13 50
    14 53
    15 56
    16 59
    17 62
    18 65
    19 67
    20 70
    Alvares and AndradePoker like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de coldbryan
    Data de Ingresso
    22/11/07
    Localização
    Tatuí
    Posts
    1.707

    Re: Artigo de Plo traduzido (bastante longo)

    vlw demais...
    era eu q tinha pedido pra traduzir..
    hj e amanha num vai da tempo de eu ler mas segunda feira eu leio...
    vlw msm
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de T_RuSh_
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    852

    Re: Artigo de Plo traduzido (bastante longo)

    nooooossa
    q trabalheira!!!
    quando der tempo eu leio, agora eh sabado a noite e to vazando pra balada..fuiii
    ASHUahshUASHauhsUhA
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de Gauss
    Data de Ingresso
    16/09/07
    Localização
    Brasil
    Posts
    3.931
    Images
    12

    Re: Artigo de Plo traduzido (bastante longo)

    PQP! valeu cara
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8

    Re: Artigo de Plo traduzido (bastante longo)

    Bom trabalho! Adicionei no master sticky.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de monstrodan
    Data de Ingresso
    25/10/07
    Localização
    Value Town
    Posts
    2.992

    Re: Artigo de Plo traduzido (bastante longo)

    Nice one!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Grinder Avatar de Daniel Tevez Cantera
    Data de Ingresso
    25/05/08
    Posts
    181
    Caralho!!!!!
    Sensacional
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados