Clique Aqui Mensagens de sabedoria e reflexão para o auto-conhecimento - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 13 de 13
Like Tree2Likes

Tópico: Mensagens de sabedoria e reflexão para o auto-conhecimento

  1. #11
    Chip Leader Avatar de gabrielrgvas
    Data de Ingresso
    23/09/08
    Localização
    Cristo Redentor
    Posts
    1.482
    Para descobrirmos o que é o amor, não teremos nós de estar livres da posse, do apego, do ciúme, da cólera, do ódio, da ansiedade, do medo? Livres do apego - peguemos nisto por agora. Quando estamos apegados, estamos apegados a quê? Suponhamos que estamos apegados a uma mesa, o que é que implica esse apego? Prazer, sentimento de posse, agrado pela utilidade do objeto, sentimento de que é uma mesa maravilhosa, e assim por diante. Quando um ser humano está apegado a outro, o que é que acontece? Quando alguém está apegado a nós, qual é o sentir do outro? Nesse apego há sentimento de posse, de domínio, há medo de perder o outro e, portanto, ciúme, e daí aumentar o apego, a posses- sividade, a ansiedade. Ora, se não houver qualquer apego, quer isso dizer que não há amor, que não há responsabilidade?


    Para a maioria de nós o amor caracteriza-se por um terrível conflito entre seres humanos, tornando a relação uma ansiedade permanente. Conhecemos tudo isto. E a isso chamamos amor. E para fugirmos a essa tensão terrível a que chamamos amor, buscamos todo o gênero de entretenimento - desde a televisão à religião. Discutimos e enfiamo-nos nas igrejas, regressamos, e tudo recomeça. É isto que acontece a todo o momento.


    Poderá o homem ou a mulher libertar-se de tudo isso, ou é impossível? Se não é possível, então a nossa existência é um estado de ansiedade constante, o que dá origem a inúmeros tipos de crenças, de atitudes e de ações neuróticas. Será possível libertarmo-nos do apego? Isto exige muito de nós. Será o ser humano capaz de ficar livre do apego e, mesmo assim, sentir-se responsável? Mas estar livre do apego não quer dizer que se cultive o seu oposto, o desapego. É muito importante compreender isto.


    Quando estamos apegados, conhecemos a dor do apego e da ansiedade, e afirmamos: «Por amor de Deus, tenho de me desapegar de todo este horror!» E assim se inicia a batalha do desapego, acompanhada de conflito. Se estivermos conscientes do que é a palavra e do que é o fato - a palavra apego e a nossa libertação dela, que é o sentir - então observamos esse sentir sem qualquer juízo. E veremos que a partir dessa observação completa acontece um movimento totalmente diferente, o qual não é apego nem desapego.


    Jiddu Krishnamurti
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por gabrielrgvas Ver Post
    Grande MAX!

    Na paz e você?

    Passei de forma tranquila, nada demais...

    Grande abraço pra você!
    Tudo na paz também.
    Sempre em evolução.
    Sigamos assim.
    Abração!
    gabrielrgvas likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    Chip Leader Avatar de gabrielrgvas
    Data de Ingresso
    23/09/08
    Localização
    Cristo Redentor
    Posts
    1.482
    A liberdade não implica escolha

    A liberdade não implica escolha. Pensamos que somos livres se pudermos escolher. Não sei se alguma vez você já investigou a questão da escolha. Tem uma vasta seleção à sua frente – os vários professores, yogis, filósofos, cientistas, psicólogos, analistas – bombardeando a sua mente, constantemente, dia sim dia não. E desta seleção você vai escolher quem você pensa que deve seguir, quem você pensa que deve ouvir…
    E a sua escolha está baseada na sua confusão, naturalmente, de seguir, ouvir aquele mestre, aquele guru, aquele filósofo, portanto você começa a depender de si mesmo, pensando que é livre de escolher. O antecedente da escolha é invariavelmente a confusão. Não fica confuso quando escolhe? Não fica indeciso quando seleciona um entre todos esses? Portanto a sua escolha é essencialmente o resultado da confusão.

    Jiddu Krishnamurti
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados