Clique Aqui PodZé meu novo podcast. - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 98
Like Tree1Likes

Tópico: PodZé meu novo podcast.

  1. #11
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Três horas e cinquenta de papo, o link é o mesmo.

    Valeu Cezar pelo papo, o papo sobre juros foi enriquecedor!
    Eu que agradeço pelo convite Irineu. Foi um excelente papo. No final eu já estava alegrinho, hahahha

    Acordei com essa sensação -> https://en.wikipedia.org/wiki/L%27es...e_l%27escalier
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    Table Captain Avatar de Fuut
    Data de Ingresso
    02/12/15
    Localização
    Planeta Terra
    Posts
    893
    Em qual minuto do vídeo inicia a conversa sobre juros?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Não sei exatamente não, acho que entre 30 min e uma hora.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    sick demais haha, 4h de video e eu pensei que teria q dividir em 4 partes no minimo, mas qdo tava ficando cansado o lazarento comecou a falar de economia juros etc e prendeu minha atencao absurdamente haha,

    eu ainda nao cheguei nem na metade do podcast mas ja queria parabenizar vcs dois e falar que o @Taleb deveria fazer um tipo de podcast apenas sobre economia, msm q sejam episodios curtos, cada um focando em um assunto sei la, mas eh mto bom ouvir ele falando disso haha

    agora uma duvida que tive ate o momento...

    o guedes sempre disse que o brasil era o paraiso dos rentistas e que os kras sentavam no dinheiro lucrando absurdos sem fazer nada e isso tinha q acabar e por isso os juros deveriam cair etc (e eu abracei essa ideia) e para meu espanto vc disse que era contra e explicou os motivos, mas qria q vc se aprofundasse mais nesse ponto pq nao ficou tao claro pra mim ainda

    eu entendi que a selic eh apenas uma parte daquela curva, a q o gov controla e que eh a que eh a tx basica q ele paga a quem comprar titulos dele e assim ele se financia. Porem o mercado tem outra tx e q a populacao como um todo vai continuar pagando essa taxa do mercado e tal

    gostaria q elaborasse mais a fundo isso. O guedes mentiu? isso nao acontece nunca? as vezes? eu sempre defendi que a selic deveria ser baixa msm pra que as pessoas tirassem das rendas fixas e pusessem no mercado de alguma forma (empreendendo, construindo, gastando, etc) mas isso eh um equivoco? as pessoas vao continuar pagando juros altos independente da selic? qual a melhor opcao entao?

    eu entendi o conceito e o q vc quis dizer, ate comparou q aqui nao da certo porque nao somos a suica e tal, mas qria algo mais a fundo pra eu entender bem isso ai pq entendi meio por cima apenas. Poderia dar exemplos sei la?

    ps, se puder explicar tb um pouco mais sobre o ciro... vc tava falando dele e o irineu cortou bem na hora ahhaha

    obg ja adiantado e continuo ouvindo o resto dov ideo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #15
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por lagostinha Ver Post
    sick demais haha, 4h de video e eu pensei que teria q dividir em 4 partes no minimo, mas qdo tava ficando cansado o lazarento comecou a falar de economia juros etc e prendeu minha atencao absurdamente haha,

    eu ainda nao cheguei nem na metade do podcast mas ja queria parabenizar vcs dois e falar que o @Taleb deveria fazer um tipo de podcast apenas sobre economia, msm q sejam episodios curtos, cada um focando em um assunto sei la, mas eh mto bom ouvir ele falando disso haha

    agora uma duvida que tive ate o momento...

    o guedes sempre disse que o brasil era o paraiso dos rentistas e que os kras sentavam no dinheiro lucrando absurdos sem fazer nada e isso tinha q acabar e por isso os juros deveriam cair etc (e eu abracei essa ideia) e para meu espanto vc disse que era contra e explicou os motivos, mas qria q vc se aprofundasse mais nesse ponto pq nao ficou tao claro pra mim ainda

    eu entendi que a selic eh apenas uma parte daquela curva, a q o gov controla e que eh a que eh a tx basica q ele paga a quem comprar titulos dele e assim ele se financia. Porem o mercado tem outra tx e q a populacao como um todo vai continuar pagando essa taxa do mercado e tal

    gostaria q elaborasse mais a fundo isso. O guedes mentiu? isso nao acontece nunca? as vezes? eu sempre defendi que a selic deveria ser baixa msm pra que as pessoas tirassem das rendas fixas e pusessem no mercado de alguma forma (empreendendo, construindo, gastando, etc) mas isso eh um equivoco? as pessoas vao continuar pagando juros altos independente da selic? qual a melhor opcao entao?

    eu entendi o conceito e o q vc quis dizer, ate comparou q aqui nao da certo porque nao somos a suica e tal, mas qria algo mais a fundo pra eu entender bem isso ai pq entendi meio por cima apenas. Poderia dar exemplos sei la?

    ps, se puder explicar tb um pouco mais sobre o ciro... vc tava falando dele e o irineu cortou bem na hora ahhaha

    obg ja adiantado e continuo ouvindo o resto dov ideo
    Valeu Lagosta. Vou tentar explicar melhor abaixo, mas deixando claro que essa é minha opinião e que isso não é um consenso entre liberais (ortodoxos ou não).

    Taxa de juros baixa é sim algo bom para a economia. Quanto menor a taxa de juros (principalmente a de longo prazo que o governo influencia mas não controla), mais projetos se tornam viáveis.

    Uma forma de entender isso é, se o custo de capital de uma empresa (pesquise por wacc) é menor do que o retorno esperado dos seus projetos, mais projetos serão executados, mais empresas terão incentivos para investir no país, mais emprego será gerado, etc.

    A questão é que taxa de juros baixa é consequência de uma economia sólida e não causa. Imagine hipoteticamente que exista uma taxa de juros ideal para cada país dadas as sua condições econômicas. Se o governo erra a mão e mantém as taxas de juros muito acima desse equilíbrio, ele estará inviabilizando uma série de projetos e ainda estará se financiando de forma honerosa. Da mesma forma se um governo baixa muito as taxas de juros, a distorção causada tende a escapar por algum outro preço da economia. Seja pelas taxas de juros longas muito altas, ou pelo câmbio muito depreciado, ou pela inflação, ou pela dificuldade de se financiar com títulos do tesouro atrelados a selic.

    Então a questão não é saber se juros baixos são bons ou ruins, acho que talvez o único grande consenso é de que juros baixos são bons pra economia. A dúvida aqui é se a nossa economia tem solidez pra bancar uma taxa de juros desse nível. Ou seja, o BC perdeu a mão ou não?

    O que eu defendi no podcast é que há uma série de fatores que indicam que passaram do ponto. Nossa desvalorização cambial foi bem pesada, o governo está tendo dificuldade de se financiar através das LFTs e players do mercado estão tendo que vender esse título com deságio, o IGPM está explodindo, está havendo choque de oferta de diversos produtos na economia brasileira por conta da baixa produção e alta exportação (devido ao cambio), como aço por exemplo que aumentou mais de 60% só esse ano.

    Na penúltima reunião do Copom eles deixaram em aberto mais possibilidade para corte de juros, já na última reunião eles mantiveram em 2%, aparentemente estão percebendo algumas dessas distorções, mas talvez tenha que aumentar os juros no futuro, veremos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #16
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Sobre a curva de juros, fiz aqui um gráfico rapidamente pra tentar explicar como funciona:

    https://pasteboard.co/JrXPaUG.jpg


    A linha azul representa a curva de juros em14/02/2020, antes da pandemia onde estávamos em uma situação um pouco menos preocupante em relação as contas públicas.

    A linha laranja representa a curva de juros na data de hoje.

    Veja que mesmo o governo tendo jogado a Selic lá pra baixo no período (de 4,25% pra 2,00%), os juros longos atualmente estão mais altos agora com a Selic mais baixa do que estavam lá atrás com a Selic mais alta.
    Última edição por Taleb; 20-09-2020 às 11:16.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Caraca, escrevi onerosa com h, podem me banir depois dessa.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por Taleb Ver Post
    Caraca, escrevi onerosa com h, podem me banir depois dessa.
    Com as aulas q vc da sobre economia ngm nem liga pra de português hahah

    Vlw pela explicação
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #19
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Hoje tem o @rocksfeller começando as 20, pq o menino dorme cedo hahaha!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20
    Chip Leader Avatar de guioday
    Data de Ingresso
    20/09/07
    Posts
    1.757
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Fala rapaziada, hoje tem o Cezar Teixeira aqui do fórum.
    21:00
    www.twitch.tv/joeiri
    Assisti todo
    Além desse, assisti também o com Vitão.
    Gostei muito do formato e da dinâmica. Com certeza vou continuar acompanhando quando tiver tempo.

    Primeiro quero dizer que o vídeo serviu pra tirar a birra que eu tinha com o @Taleb por ele ter votado no Bolsonaro.
    Continuo cismado com isso, claro kkkkkk, mas parece ser um cara bem bacana.
    Acho que discordaria dele 90%, já que ele disse que discorda tudo do Boulos e eu concordo com quase tudo, mas acredito conseguiríamos conversar (principalmente fora das redes).

    Inclusive adoraria tomar uma cerveja e ter um bom bate papo com o @JoseIrineu @Taleb @Preacher @ekalil e o @lagostinha hahahah

    Teríamos pelo menos três pessoas com TDAH na mesa. Tenso...

    O @Taleb parece realmente ter um conhecimento muito bom sobre finanças/economia. Eu aprenderia muito com ele.

    Ao mesmo tempo em que me parece ter uma visão muito ingênua sobre questões sociais. SSomos bons exemplos de pessoa de esquerda que entende pouco de economia e de direita que tem visão míope do social. Kkkkkk

    Posso começar a bater? Brincadeira.

    Vou comentar rapidamente o que me lembro (assisti ontem).

    Quando ele fala que acredita que a maioria da população não é racista:
    Esse foi o que mais chamou atenção... Como assim
    Quase todo mundo é racista em algum grau, como quase todo mundo é machista em algum grau.
    Não reconhecer isso só pode ser muita ingenuidade.
    Racismo não é só quando alguém chama alguém de macaco ou coisa parecida.
    A coisa é muito mais sutil e complexa na grande maioria das vezes.
    Racismo é também quando você pega duas pessoas com o mesmo currículo, e se uma for branca e outra negra, a pessoa branca vai ser escolhida na grande maioria das vezes.
    É quando um chefe fala que é pra um funcionário raspar a cabeça por causa da “imagem”.
    É quando o sistema judiciário trata de forma extremamente desigual.
    Etc, etc, etc

    Reconhecer que todos nós somos racistas em algum grau é o primeiro passo pra uma mudança real.

    Outra coisa é quando ele fala que privatizar as coisas no geral é bem melhor. Como se o “mercado” fosse fazer o que é bom para a sociedade.
    O “mercado” só se preocupa com uma coisa. LUCRO.

    Pensar só por esse lado, desconsiderando o social é muito mais fácil. Faz as contas e decide o que é mais lucrativo ou menos custoso. Necessariamente é melhor pra população?

    Exemplo que ele cita dos Correios:
    Na fala dele, desconsidera toda a parte do papel social que os correios tem. Qual empresa privada vai querer servir pessoas no interior de Rondônia, Piauí, Paraíba, Bahia, Maranhão, etc...?
    Não tenho certeza que se venda dos correios é positiva, mas tenho certeza que pra população desse lugares será muito pior.

    Petrobrás teria um papel social fundamental. Tanto não ser obrigado a seguir o preço em dollar do petróleo ou mesmo destinar uma parte da produção pra outras áreas como era o caso de uma parte da produção do Presal que iria pra educação.
    Os acionistas da Petrobrás estão interessados no lucro próprio ou com a população como um todo?

    Me lembrei da entrevista com o Amoedo no programa Roda Vida em que ele ficou mais de 1:30h falando que iria acabar com os exageros de salário e gastos dentro da política e do serviço público. Existe exageros? Com certeza e concordo que tem que acabar. No serviço público principalmente no judiciário e legislativo. Executivo é outro caso.
    Ele falou em algum momento em acabar com o exagero dos repentistas (do qual ele faz parte) no Brasil? Um dos países que pagam menos impostos sobre grande fortunas...
    Ele não falou disso um segundo. Então FODA-SE!!!
    Não que ele seja um escroto... pode até ser um cara bem intencionado, mas com uma visão super míope do Brasil como um dos países com maior desigualdade social no mundo.
    Com essa visão distorcida e egocêntrica, nunca fará um projeto de governo que faça uma mudança na sociedade na qual eu acredito.

    Quando ele fala sobre CRIADO MUDO:
    Não importa se você nunca associou as coisas. O significado existe mesmo que você perceba.
    Não to dizendo que se você usa alguma expressão racista você é automaticamente racista. EU também já usei e uso algumas. O que eu faço é tentar entender/aprender e parar de usar.
    Você prefere criticar quem reclama do uso de certos termos.

    Quando fala que porque hoje se discute mais sobre esses temas, é como se tivesse polarizado muito mais, parecendo que está inclusive pior que nos anos 80/90.
    Isso significa que antes era melhor ou não existia racismo/racismo?
    O que acontece que é a sociedade era muito mais ingênua anos atrás. Tanto que se for prestar atenção em obras literárias ou cinematográficas de décadas atrás, vai perceber que eram muito mais racistas\machistas, etc.
    As coisas passam batido. A sociedade era inclusive mais racista e machista, só não se percebia/debatia.
    Hoje essas coisas não são mais aceitas e por isso a explosão de debates/confrontos, etc.
    E outra coisa, dizer que acha um perigo esse extremismo dos “dois lados” é uma comparação absurda. Acaba igualando tudo e acaba na verdade (mesmo sem querer), passando pano para o racismo.
    Não que não exista exageros nos grupos que lutam por causas das minorias, dá pra criticar esses exageros, mas comparar isso é como Trump no protesto dos supremacistas brancos em Charlottesville, falando que os dois lados passaram do ponto ou algo assim.

    Desculpem se ficou confuso, mas não vai dar pra revisar agora.

    Aproveito também pra pedir desculpa com meus posts agressivos antes. Vou tentar melhorar isso. Estou mais do que errado.

    Abraço
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados