Clique Aqui (desenvolv. de produto) fechar deal com investidor

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: (desenvolv. de produto) fechar deal com investidor

  1. #1
    Table Captain
    Data de Ingresso
    17/11/12
    Localização
    Florianópolis
    Posts
    765

    (desenvolv. de produto) fechar deal com investidor

    Salve maiseveraldas e everaldos!

    Estou com a ideia de desenvolver um produto e viabilizá-lo através de um investidor.
    Vou ter que simplificar ao máximo este post pra não ficar tl;dr.
    É que tenho pouco conhecimento em investimentos (sou beeem donkey no mundo empresarial) e preciso de um norte pra fechar algum deal justo.

    No caso, o investidor é o pai de um amigo meu, que para além do dinheiro possui networking importante dentro do meio no qual o produto será vendido, e ainda possui conhecimentos empresariais importantes.
    Já comentei com ele a ideia e ele gostou. Ficamos de conversar melhor.
    Este público é composto por galera classe média-alta e classe alta.
    Não vou dar muitos detalhes do produto porque o foco aqui é o deal.
    Vou passar perspectivas de faturamento de acordo com as minhas leituras do mercado sem detalhar muito, mas consideremos que eu consiga convencer o investidor destes cenários.

    Vamos lá, minhas estimativas:
    O produto teria um preço de custo de 2,5k-3k reais e um preço de mercado de 6-7k reais.
    Para abrir a empresa e apresentar o produto ao público, seria possível (com grande potencial) num primeiro momento alugar tal produto à R$ 300,00/dia na temporada de verão.
    É possível que o simples aluguel do produto já gere uma renda considerável por mês, abatendo grande parte do investimento inicial já na primeira temporada.
    Entretanto, acredito que o grande potencial dele seja sua venda posterior para essa galera rica.
    Por isso estimo da seguinte maneira uma curva de crescimento de vendas na medida em que tal produto for se introduzindo na cultura local:
    -1º ano: 0-5 vendas. (fora alugueis)
    -2º ano: 0-20 vendas.
    -3º ano: 0-40+ vendas.
    -4º ano+: 0-30 vendas.

    Chutando alto, o investimento necessário para finalizar o produto (e a imagem da empresa) já para a comercialização seria de 10k reais.
    A produção dele não demanda grandes investimentos em maquinário, já que seria possível tercerizar os componentes.
    Uma vez o produto lançado, seria bom possuir pelo menos 5 unidades para aluguel e alguns outros para a venda a pronta entrega. (+/- 20k reais)

    Ainda, eu precisaria de 6 meses pra desenvolver o produto, trabalhando nele uma média de 12 horas semanais. Classifico tal trabalho como de Engenharia (tenho diploma).
    Se considerarmos R$30,00/hora, as horas trabalhadas equivaleriam à R$ 8640,00.

    Ou seja, precisaria de uns 40k reais de investimento inicial + fluxo de caixa para abrir a empresa e contratar de 3-5 empregados.

    Questão:
    Não tenho $$ pra investir mas possuo a Ideia e o conhecimento da tecnologia que será desenvolvida.

    Se o investidor topar pagar minhas horas trabalhadas, quantos % do negócio vocês acham que seria justo cada um de nós possuir?
    E se ele não topar pagar minhas horas trabalhadas? Como isso influenciaria na %?

    Sei que essas % dependem de inúmeros fatores, mas preciso minimamente de um norte para seguir nos pensamentos, por isso qualquer ajuda é bem vinda!
    Agradeço!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Expert
    Data de Ingresso
    19/10/07
    Localização
    Floripa
    Posts
    3.383
    Com todo o risco, o investidor deve ter NO MÍNIMO 50% do negócio
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de Mothafoxx
    Data de Ingresso
    18/10/07
    Posts
    3.700
    Padrão acho que seria os 50% mesmo e você receber o salário quando trabalhar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Professional
    Data de Ingresso
    27/04/10
    Posts
    446
    Só você vai trabalhar nesses 6 meses? Quão dedicado você vai estar no negócio (12 horas semanais exclusivamente pra desenhar o produto, ou considerando o restante (burocracias, reuniões). Você vai manter sua outra profissão nesse período, certo? Quanto vai se dedicar após os primeiros 6 meses?

    Qual a função/dedicação/salário desses 3-5 funcionários?

    Faz um valuation mais robusto pra poder ter uma ideia melhor de quanto vale. Quantos aluguéis por temporada/ano? Qual teu lucro com o aluguel? Considerando depreciação do produto, custos de transporte, etc ? Faz uma projeção pessimista e otimista pra ver realmente quanto vale em questões de $$ e retorno que vai trazer o negócio, tanto pra ver o quanto é viável, como pra saber quanto % negociar. Projeta com mais precisão pra saber quanto precisa não só pra começar, mas pra manter nos primeiros anos. N

    Pra questões de valuation, não superestima tanto o networking/conhecimento, se o sócio não for se envolver diretamente na produção/comercialização, e entrar somente com o dinheiro e deixar toda a parte de botar a mão na massa na tua conta.
    Assim como, não superestima a tua ideia. O que interessa é fazer ela funcionar, e o retorno que vai trazer

    Aprofunda mais esses cálculos. Se precisar de ajuda avisa
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain Avatar de Khalil RG
    Data de Ingresso
    14/10/14
    Posts
    858
    12 horas semanais é zoeira né. Trabalha direito fio
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados