Clique Aqui Troca de faculdade: Engenharia x Direito - preciso de opiniões e conselhos, por favor

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13
Like Tree8Likes

Tópico: Troca de faculdade: Engenharia x Direito - preciso de opiniões e conselhos, por favor

  1. #1
    Observador
    Data de Ingresso
    23/07/17
    Posts
    5

    Troca de faculdade: Engenharia x Direito - preciso de opiniões e conselhos, por favor

    Boa noite amigos,

    Estou aqui para pedir o conselho e a opinião de vocês sobre a minha situação.

    Sou estudante de engenharia de computação de uma instituição pública, tenho 23 anos recém completados, moro com meus pais, tenho uma boa vida e não trabalho - mas estudo em média 12/14 horas por dia, pois além da faculdade tem os estudos para o ENEM.

    Faltam 2 anos para eu formar (2019/1) e desde 2016 estou estudando e tentando trocar para o curso de Direito. Por quê!? Porque desde que saí do ensino médio meu objetivo era cursar Direito e fazer concurso público ou até mesmo advogar; sempre tive interesse na área, já prestei concurso público e fiquei bem classificado - só faltou a nomeação - , sou extremamente disciplinado e focado para estudar ( daí também minha vontade ) e tenho irmã e familiares na área ( quase todos bem colocados em serviço público ou na área privada ). O que aconteceu foi que 3 meses após eu me formar no ensino médio fui aprovado em Engenharia de Computação e, como sempre tive a cabeça aberta e também tenho interesse em tecnologia, decidi tentar. Nunca "deixei a peteca cair" e até hoje estou no curso ( não consegui largar, faltou peito e coragem ), mas fico muito triste com o mercado de trabalho e o retorno financeiro, a profissão está desvalorizada e não há perspectiva de melhora no Brasil, só no exterior ( que eu também não tenho perspectiva de ir pois não quero largar meus pais à própria sorte ).

    De uns 2 anos pra cá venho tentando empreender, mas sei que isso não pode durar pra sempre, uma hora vou ter contas à pagar e aí vou ter que "sentar" em uma empresa e tentar carreira lá dentro, caso não obtenha sucesso tentando empreender com computação. Porém, como todos sabem, tem muito QI por aí, e isso me preocupa, pois não sou um profissional destaque, tenho qualidades e pontos fracos como todos nós.

    O meu pensamento é o seguinte: ao invés de ficar "tentando a sorte na carreira privada" como engenheiro de computação , usar o que faço de melhor (estudar) para ser um bom funcionário público - lá pelo menos vou estar a serviço da sociedade, e não enchendo o bolso de outra pessoa, além de ter uma remuneração mais digna e poder ajudar meus pais futuramente. Somado a isso, ainda temos essas mudanças trabalhistas e não da pra saber o que vai acontecer de bom, de ruim .... espero que melhore..

    E aqui está o meu dilema: formar em engenharia para depois cursar Direito ou continuar meus estudos para passar para Direito logo e desistir de Engenharia de vez? Eu sei que o mercado de Direito está saturado, que concurso público é super concorrido e que as coisas podem piorar no setor público, mas acho que o mercado privado está mais mais comprometido e, em computação, as coisas estão mudando muito - aceitam qualquer pessoa que tenha conhecimento na área e com ou sem isso, posso empreender. Tem também o tempo que já dediquei ( leia-se: tempo que sofri ) ao curso, que honestamente levo sempre como aprendizado e experiência.

    Por fim, aqui vai meu último adendo: sabe quando você sente que está se empenhando em algo e não vai ter o resultado esperado!? Então, esse é o meu sentimento estudando Engenharia de Computação, não sinto que vou ter o retorno profissional ou financeiro esperado.

    PS.: Já postei no fórum há 2 anos atrás eu acho, mas acabei esquecendo minha conta e tive que fazer outra.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Julgando pelo seu caráter, vc teria sucesso como advogado.
    deutsch_ed2 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Eu chutaria que a carreira de Direito é tão ruim ou pior que Engenharia da Computação no setor privado. É só um chute, quem está nesses mercados pode opinar com maior conhecimento de causa.

    Mas pelo que eu entendi, no fundo, no fundo, você quer é uma carreira pública, certo? Embora a curto prazo a perspectiva de concursos público também esteja ruim, já que o Brasil tá quebrado, minha sugestão:

    Forma em engenharia e depois estuda para o vestibular de direito e para concursos públicos de nível superior, ao mesmo tempo.

    Existem vários concursos públicos onde o pré-requisito é nível superior, independente da formação, e a atuação não seria na sua área de formação, mas mais administrativa. Você pode achar uma carreira que te agrade nesses concursos e, se passar, trabalhar e cursar direito à noite. Com a vantagem de já ir treinando para as futuras provas quando você formar em direito.

    O motivo de eu achar que essa é a melhor opção, além das vantagens óbvias de ter um diploma de curso superior, é que por mais que vc se sinta confortável morando com os pais, sem despesas e sem obrigação de se sustentar, vai chegar um ponto da sua vida que você vai valorizar muito ter o seu próprio canto e a sua independência... Largando a faculdade agora sem se formar e cursando outro curso você vai postergar demais a possibilidade desse cenário. Formando-se em engenharia, você vai atrasar um pouco o seu objetivo principal (faculdade de direito), mas vai criar os meios para se sustentar e tocar sua vida do seu jeito, caso assim você queira.

    Obviamente esse desejo varia muito de pessoa para pessoa, mas acho que é uma tendência natural de quem tem vinte e poucos para vinte e tantos anos. Pelo menos foi assim comigo e com todos os meus amigos...

    Boa sorte na sua escolha!
    deutsch_ed2 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Observador
    Data de Ingresso
    23/07/17
    Posts
    5
    Obrigado pela sua resposta, faz todo sentido. Está me ajudando a refletir, mas ainda não tenho uma decisão tomada.

    Eu realmente sinto que no fundo eu quero uma carreira pública, pois a minha maior preocupação hoje é a velhice de meus pais, não quero que passem nenhum tipo de dificuldade. Ao mesmo tempo vejo muitas possibilidades na Computação, depois de conhecer mais a fundo. Só que aí surge certa dúvida quanto ao futuro do país, pode ser que a máquina pública volte a ser o que era algumas décadas atrás...

    Estou pensando em tomar o "caminho do Buda" ou " o do meio" , fazer poucas matérias ( as mais tranquilas ) e continuar estudando para o ENEM - até porque não posso largar, preciso para manter o meu convênio de saúde. Dessa forma, com a aprovação "na mão" eu posso realmente decidir.

    Abraço!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Banido
    Data de Ingresso
    05/05/09
    Localização
    https://t.me/pump_upp
    Posts
    275
    Images
    5
    Se você pretende trabalhar na área pública, o curso de direito está a mil anos luz de qualquer curso superior . Só de concurso para tribunais por exemplo... Cargo de analista judiciário, técnico judiciário para bacharéis em direito, fora os concursos para pf, prf etc... E um outro fator é que você fazendo faculdade de Direito você praticamente já estará estudando para a maioria dos concursos. Disciplina como Constitucional, Direito Administrativo está em 99% dos concursos. Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal, Direito do Trabalho e processo do Trabalho está na maioria dos concursos público e tudo isso tem no curso de Direito, só vai ficar faltando algumas matérias como português etc...
    E ainda tem a possibilidade de você abrir o seu escritório de advocacia ou trabalhar como advogado empregado.
    Vou dar minha opinião, você está perdendo tempo com esse curso de engenharia . Tô brincando, mas você está pedindo opinões, então eu dei a minha. Abraço.
    Última edição por Fabiostm; 02-08-2017 às 13:38.
    deutsch_ed2 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Observador
    Data de Ingresso
    23/07/17
    Posts
    5
    Realmente Fabio, do ponto de vista de concursos eu compartilho da mesma opinião. Porém, tem algumas variáveis como o tempo que falta para eu terminar o curso e a possibilidade de ir trabalhar fora, que nunca pode ser descartada, apesar de pouco provável. Mas né, se pegar o esforço empregado no curso de engenharia , juntar com uma graduação em Direito e for pra área pública, da pra chegar longe... Obrigado pela sua opinião Fabio. Você trocaria de curso também? Mesmo seu curso estando no "Top 5 do BR" e com empregabilidade praticamente garantida?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Direito só eh bom pra quem quer concurso
    Advocacia em geral vai morrer po

    BTW concurso nunca eh fácil e está sempre piorando, então se vc não for mto foda e focado pode se dar mal
    deutsch_ed2 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Observador
    Data de Ingresso
    23/07/17
    Posts
    5
    É aí que está o ponto lagostinha, eu sou muito focado ... com 3 meses de estudo pro concurso do INSS e fazendo facul de engenharia ( estudo em universidade pública ) - eu fiquei em 315 entre os 20.000 candidatos da minha gerência e a banca era CESPE -> uma questão errada anula uma certa. Eu gostei muito de ter prestado o concurso e vi potencial em me empenhar nisso. O meu medo hoje são dois: o primeiro é trocar de curso e me arrepender daqui uns anos, o segundo é não trocar e também me arrepender. Pelo menos cursando direito, eu teria tempo para estudar para os concursos ao mesmo tempo que faço a faculdade. Engenharia é foda fazer isso, eu fiz mas levei uns pau na faculdade. E terminar engenharia ... daqui 2 anos ... pra fazer faculdade depois... vou terminar com 29 anos a outra..
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Banido
    Data de Ingresso
    05/05/09
    Localização
    https://t.me/pump_upp
    Posts
    275
    Images
    5
    Citação Postado originalmente por deutsch_ed2 Ver Post
    Realmente Fabio, do ponto de vista de concursos eu compartilho da mesma opinião. Porém, tem algumas variáveis como o tempo que falta para eu terminar o curso e a possibilidade de ir trabalhar fora, que nunca pode ser descartada, apesar de pouco provável. Mas né, se pegar o esforço empregado no curso de engenharia , juntar com uma graduação em Direito e for pra área pública, da pra chegar longe... Obrigado pela sua opinião Fabio. Você trocaria de curso também? Mesmo seu curso estando no "Top 5 do BR" e com empregabilidade praticamente garantida?
    Olá amigo, se você afirma que tem empregabilidade praticamente garantida, então conclui o curso e bola pra frente. Faz o curso de Direito posteriormente como plano B. Abraço.
    deutsch_ed2 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Breakeven Avatar de dakar
    Data de Ingresso
    25/08/13
    Localização
    juiz de fora
    Posts
    81
    Tu quer concurso n é? Mas qual área ou cargo vc almeja? Se quer fazer Direito pra ter uma base nas disciplinas de direito e fazer um concurso que exija qualquer tipo de formação isso é besteira, pois o estudo pra concurso é bem diferente. Agora, caso queira cargos q exigem tal formação, ok então. Tenho colegas que fizeram curso tecnológico de 2 anos à distância só pra focarem em concurso, 1 ta na PRF, 2 são analistas dos tre. Como vc quer concurso, eu ctz terminaria a eng. e buscaria algum concurso escada só pra se manter, e só pensaria em direito depois.
    Última edição por dakar; 03-08-2017 às 13:51.
    deutsch_ed2 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados