Clique Aqui Consultoria Financeira Junior [Liga de investimentos - UFRJ] - HELP!

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 5 de 5
Like Tree9Likes
  • 6 Post By Urbach
  • 1 Post By Sam Farha - Spinoza
  • 2 Post By Cleber2b

Tópico: Consultoria Financeira Junior [Liga de investimentos - UFRJ] - HELP!

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Wicketh
    Data de Ingresso
    07/12/11
    Localização
    World
    Posts
    1.754

    Post Consultoria Financeira Junior [Liga de investimentos - UFRJ] - HELP!

    Fala galerinha, estou estudando Eng de Produção na UFRJ e participo da Liga de Investimento - (pra quem não sabe é um projeto de extensão que tem em algumas faculdades do país (USP, Unicamp, UFRJ, UFF..) que tem como objetivo estudar sobre investimentos/parte financeira empresarial/pessoal.

    Bom, está em fase de projeto o novo "braço" da Liga de investimentos, que seria uma Consultoria Financeira Jr. para negócios de pequeno e médio porte (lanchonete, supermercado e afins), estamos começando do zero toda a ideia nesse momento, por isso vim buscar ajuda aqui, onde tem gente da porra toda.

    Somos uma equipe de 20 pessoas que estudam algo relacionado a área de planejamento/economia (UFRJ/UFF) e nossa dúvida é sobre como funciona uma consultoria financeira. A ideia é oferecermos consultoria grátis para alguns negócios pequenos e depois irmos expandindo. A ideia central é o aprendizado, mas queremos puxar algum cascalho pra Liga futuramente (pura e exclusivamente para investir em infraestrutura).

    Se pudem dar umas dicas, serão bem vindas!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Wicketh; 10-05-2017 às 23:01.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Não entendi a sua dúvida. Vocês querem montar uma consultoria financeira e não sabem o que faz uma consultoria financeira?
    Como não entendi direito a dúvida, não sei se minha resposta será pertinente, mas pontos onde acho que existe necessidade e muitos negócios (principalmente micros e pequenos e não só nos segmentos que vc citou) são falhos:
    A) Viabilidade comercial e plano de negócios (business plan)
    B) Política de precificação e entendimento de como fazer uma composição de custo do produto
    C) Noções fiscais e o impacto de escolhas de regimes (e quando vale migrar)
    D) KPIs - quais as principais métricas do negócio (venda por produto, ticket médio, margem de lucro e margem por produto, entre outras que vcs pensarem) que o dono/ administrador deve acompanhar de maneira próxima
    E) O que apresentar, como se relacionar e como avaliar (valuation) um negócio para um sócio-capitalista / sócio-investidor
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de Wicketh
    Data de Ingresso
    07/12/11
    Localização
    World
    Posts
    1.754
    Citação Postado originalmente por Urbach Ver Post
    Sobre abrir uma consultoria financeira júnior sem saber sobre consultoria financeira:


    Sobre a dúvida:
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Talvez seja interessante ir atrás do Sebrae.
    @Cleber2b postou um dia desses um blog de um cara que faz analises macro e microecomicas do mercado, de empresas e do Estado que ajudaria como guia em investimentos financeiros na area de Renda Fixa e principalmente Renda Variavel, mas isso tambem deve ser importante para investimentos produtivos.
    Essas analises devem ser valiosissimas e imagino que voces deveriam buscar o maximo de fontes possiveis e as mais respeitadas que existem.
    Uma dica boa para isso seria construir esse acompanhamento atraves de RSS.
    Eu uso a versao gratuita do Feedly e acho ótima.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 11-05-2017 às 14:32.
    Wicketh likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Talvez seja interessante ir atrás do Sebrae.
    @Cleber2b postou um dia desses um blog de um cara que faz analises macro e microecomicas do mercado, de empresas e do Estado que ajudaria como guia em investimentos financeiros na area de Renda Fixa e principalmente Renda Variavel, mas isso tambem deve ser importante para investimentos produtivos.
    Essas analises devem ser valiosissimas e imagino que voces deveriam buscar o maximo de fontes possiveis e as mais respeitadas que existem.
    Uma dica boa para isso seria construir esse acompanhamento atraves de RSS.
    Eu uso a versao gratuita do Feedly e acho ótima.
    Hummm, pior que não lembro.

    Blog do Roberto Ellery ?

    Se for mercado de ações, um q gosto é este aqui:

    Estrategista | Estratégia para o mercado acionário e finanças pessoais
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados