Clique Aqui Terra Plana - Página 13

Lista de Usuários Marcados

Página 13 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 31112131415 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 130 de 197
Like Tree304Likes

Tópico: Terra Plana

  1. #121
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Provavelmente nego vai dizer que os barcos dão a volta pelas bordas do disco terrestre. Lol

    Tem um escritor chamado Terry Pratchett que escreve uma série de fantasia bem bacana sobre um mundo mágico em forma de disco. O estilo é parecido com o do Douglas Adams. ^^
    rafaelmb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #122
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Zombie, não existe tal método, mas algumas pessoas adeptas a ciência, acabam assumindo essa posição ingênua. É o que estou falando desde o começo.

    Achei que esse seu post foi o mais parcimonioso de todas as suas postagens. É difícil falar do que você fala de cognição ou mente porque essas palavras tem muito significado. Eu, no meu modo de pensar, atê excluo o conceito mente e trato a cognição de maneira bem diferente que as pessoas usam no cotidiano. Mas de qualquer forma o limite não é apenas sensorial, é também de objeto de estudo e como estudar. Se você ainda validar apenas o conhecimento experimental como forma de conhecimento, você reduz ainda mais o que a ciência pode estudar. Nem qualquer fenômeno pode ser estudado com critério experimental.

    Na verdade para fazer ciência e escolher o método apropriado exige muito conhecimento e saber delimitar aeu objeto de estudo e o que você quer investigar. Existem estudos que o método experimental com delineamento de grupo e uma ótima pedida, para outros o delineamento de sujeito único, para outros algum método qualitativo. Nenhum método é superior ao outro. Cada um vai ter suas características, seus modelos, seu objeto de estudo e o que investigar e também suas limitações. A depender do que quer investigar uma metodologia é mais apropriada que a outra. Me parece que vocês só analisam ciência do ponto de vista experimental e ainda para as ciências naturais ou puras como física, biologia e química. A ciência não é só isso. Existem outros modelos, que investigam outros fenômenos que não são do campo da natureza. E elea não deixam de ter valor por não utilizarem a experimentação. Eles partem de epistemologias diferentes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #123
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Mas no tópico nós estamos falando justamente sobre a investigação da natureza e do universo. Não tô conseguindo entender onde vc quer chegar.

    Nessa investigação o método científico sempre vai ser apropriado. Imo nesse escopo as únicas situações em que o método não se aplica é no caso de afirmações absolutamente metafísicas. Os famosos "dragões da garagem".

    Digo absolutamente, pq pra ser inalcançável pelo método uma hipótese não pode sequer interagir com a realidade física e a natureza.

    O conceito de deus é um exemplo disso. Em sua forma abstrata ele não é verificável ou infalseável, então se seu deus não interage com a natureza ele vai estar pra sempre fora do alcance do método científico.

    Restaria te perguntar quais as razões vc tem pra acreditar em algo assim e se são plausíveis, mas enfim...

    Caso vc materialize mesmo que parcialmente o conceito, com ideias como "meu deus cura doentes quando eu rezo pedindo por isso", ele se coloca ao alcance do método e essa afirmação pode ser testada. Confirmando ou descartando sua hipótese.

    Escolher o teste e o tipo de experimento apropriado pra cada hipótese não contraria o método científico, é exatamente isso que aplicar o método científico significa.
    santiago, MRC, Picinin and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #124
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    @Eduts,

    Eu queria ter metade da esperanca que vc tem no ser humano. Eu acho que o ser humano eh, por principio, preguicoso (a ciencia ate explica isso, no sentido de poupar energia e tal).

    E vcs so podem estar de brincadeira quando falam que o acesso a informacao eh ainda dificil. De cabeca, eu posso citar uns 10/20 canais entre brasileiros e gringos que se dedicam a fazer ciencia (e alguns nao so ciencia, mas simplesmente trazem conteudo mesmo, tipo o crash course) que estao ai a disposicao de qualquer um que tenha internet. Mas desde quando o grande publico quer ver isso?

    Pega o nerdologia, por exemplo, canal que aborda ciencia e historia com producao mto boa, trazendo temas pop pra despertar o interesse da galera e compara com um Whinderson da vida ai que poe a gopro dele em cima da caixa de sapato e sai falando besteira. Nao tem como. Nego nao quer pensar. (nada contra o cara em si. Ele ta na dele e agrada o publico).

    E sobre essa discussao sobre o metodo cientifico, acho bobeira ficar debatendo se ele eh a solucao magica pra tudo ou nao. Acho que todo mundo aqui concorda que mtos temas nao tem como serem testados dessa forma, mas a discussao eh mais abrangente, eh sobre conhecimento embasado em alguma coisa (metodo cientifico, teorias economicas, correntes filosoficas, etc) vs "conhecimento" baseado em achismos, deuses, conspiracoes, etc.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #125
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Bom, Zombie. Não estamos nos entendendo mesmo. Eu não falei em nenhum momento que escolher o método apropriado é contrariar o método científico, falei justamente que isso é fazer ciência. Mas vocês de maneira geral acreditam que ciência = verdade, com um absolutismo puro. Cientistas que sabem as limitações, como funciona, como investigar vão praticar o que chamamos de boa ciência. Mas nem todos são assim. Tão nocivo quanto aquele que menospreza a ciência, é aquele que tem a fé cega na ciência e acha que o que ela produz são verdades. E esse tipo de cientista não são poucos. Existem diversos doutores que acham que são autoridade e que possuem a verdade. Para complementar a mídia ainda distorce os estudos, fazendo manchetes altamente tendenciosas, concluindo coisas que nem deonge os estudos sugerem.

    Se você for analisar somente questões sobre o universo, provavelmente vou concordar com tudo que falou. Mas você precisa ver que a ciência experimental não é a única forma de conhecer ou ter conhecimento. Pensando dessa maneira, você vai excluir diversos campos de conhecimento que são tão legítimos quanto o método experimental. Da maneira que vocês falam só o experimento é capaz de produzir conhecimento e verdades. E o barco não toca só assim.

    É até foda tentar explicar isso, porque eu amo a ciência. Principalmente a experimental. Não utilizo delineamentos de grupo, mas sim o de sujeito único, mas da mesma forma investigo relações entre variáveis independentes e independentes. Mas por fazer Psicologia, e entrar em contato com antropólogos, e psicólogos que investigam de outra maneira, parei com essa ideia de que só experimento funciona ou coosas do tipo. Ainda continuo preferindo o quantitativo ao qualitativo by far. E vejo muitos problemas em diversas pesquisas qualitativas. Mas elas também são capazer de gerar conhecimento, embora de uma maneira diferente que as pesquisas experimentais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #126
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Eu não tenho esperança nem desesperança no ser humano ekalil. Apenas conheço um pouco sobre comportamento humano e esta ciência se provou útil para responder diversos assuntos. Por exemplo, eu não sei a que estudo você se refere, mas um estudo falar que é natural do ser humano ser preguiçoso acho complicado. Mas pegando o ponto que você falou sobre poupar energia, existem estudos que algo que chamamos de custo de resposta, que imagino que seja ao menos parecido com o que você quis dizer. Temos pelo menos conhecimentos para pensar em alternativas para as pessoas se comportarem do modo que a vamos chamar de produtivas e não mais de preguiçosas. O que não pode acontecer é quando a pessoa não se comporta de maneira adequada, colocamos a culpa nela, e paramos de investigar questões ambientais que influenciariam a forma que ela interage no mundo.

    Pode existir diversos canais na internet, eu não acompanho muito. Mas vão existir vários empecilhos. Primeiro, o computador e internet em casa não é acessível para todo mundo. Tem que analisar para quem são feitos esses vídeos. Tem que ter uma instrução mínima? Ou começa desde o início? O conteúdo é adequado? A produção do vídeo faz com pessoas tenham interesse em continuar? É muito fácil responsabilizar a pessoa e não ver as contingências em que ela foi criada. Desde o começo de nossas vidas, não temos muito o hábito de leitura, de estudo, de estudar ciência. Esperar que as pessoas comecem a fazer isso do nada é o mesmo que esperar um milagre. Por isso que temos que pensar o que podemos fazer para as pessoas que não conhecem, não tem interesse, desacreditam na ciência., comecem a se comportar de tal forma que entre em contato com o que a ciência é, e o que ela produz de fato.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #127
    Expert
    Data de Ingresso
    19/09/13
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    3.670
    @ekalil Não tem nem como comparar canais de youtube a realmente o cerne da produção científica, é aí que o povão terá dificuldades em estar realmente por dentro, de ir até a fonte. Digo isso porque acho que estamos falando coisas distintas( não sei nem se sua resposta era relação à isso). Acho que existe um gape enorme sim, digo pela pouca, mas recente experiência. E as propostas atuais do yt não cobrem tudo especificamente.... Penso em fazer outro post melhor explicando este ponto.

    Alguns canais tem tanta contribuição(de produção) para a em ciência como teria TBBT.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #128
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Eduts Ver Post
    Eu não tenho esperança nem desesperança no ser humano ekalil. Apenas conheço um pouco sobre comportamento humano e esta ciência se provou útil para responder diversos assuntos. Por exemplo, eu não sei a que estudo você se refere, mas um estudo falar que é natural do ser humano ser preguiçoso acho complicado. Mas pegando o ponto que você falou sobre poupar energia, existem estudos que algo que chamamos de custo de resposta, que imagino que seja ao menos parecido com o que você quis dizer. Temos pelo menos conhecimentos para pensar em alternativas para as pessoas se comportarem do modo que a vamos chamar de produtivas e não mais de preguiçosas. O que não pode acontecer é quando a pessoa não se comporta de maneira adequada, colocamos a culpa nela, e paramos de investigar questões ambientais que influenciariam a forma que ela interage no mundo.

    Pode existir diversos canais na internet, eu não acompanho muito. Mas vão existir vários empecilhos. Primeiro, o computador e internet em casa não é acessível para todo mundo. Tem que analisar para quem são feitos esses vídeos. Tem que ter uma instrução mínima? Ou começa desde o início? O conteúdo é adequado? A produção do vídeo faz com pessoas tenham interesse em continuar? É muito fácil responsabilizar a pessoa e não ver as contingências em que ela foi criada. Desde o começo de nossas vidas, não temos muito o hábito de leitura, de estudo, de estudar ciência. Esperar que as pessoas comecem a fazer isso do nada é o mesmo que esperar um milagre. Por isso que temos que pensar o que podemos fazer para as pessoas que não conhecem, não tem interesse, desacreditam na ciência., comecem a se comportar de tal forma que entre em contato com o que a ciência é, e o que ela produz de fato.
    Eu citei esses "estudos" de orelhada. Pelo pouco que sei a gente tem como padrao poupar energia como instinto de sobrevivencia, mas nao tenho nenhuma leitura pra me recomendar.

    Eu concordo com o que vc falou em parte. Eh um assunto bem complexo.

    Vou mais uma vez dar um exemplo da minha vida pessoal:

    Eu gosto de filmes ou series que te fazem pensar. Nao precisa ser nada mega cult cinema iraniano, mas eu simplesmente nao consigo sentar e assistir velozes e furiosos ou batman vs superman. Por outro lado, minha mulher nao curte filmes desse tipo e gosta de coisas leves, tipo comedias romanticas e tal.

    Um dia sentei pra conversar com ela sobre isso e ela me explicou que, quando ela senta na frente da TV, ela nao tem a menor pretensao de filosofar sobre a vida ou de assistir algo que vai causar algum incomodo nela (tipo black mirror e afins). Ela quer apenas relaxar, dar umas risadas de piadas bobas e nao pensar em nada. Ao mesmo tempo, nas poucas vezes em que ela ta disposta a ver algo mais profundo, ela nao tem dificuldades em debates o assunto comigo. Ou seja, a capacidade esta la, mas nao existe vontade.

    Eu to usando isso como analogia para o que foi discutido no topico ai. A imensa maioria das pessoas que conheco quer tomar sua cerveja no fds, ver o corinthians jogar (com o cuidado de nao se preocupar em nada com a parte tecnica, apenas torcer no modo xingar jogadores/rivais), comer alguem e ja ta otimo.

    E veja bem, nao to falando de gente ignorante. To falando de gente estudada, com bons empregos e que tiveram educacao parecida com a minha. O cara simplesmente nao se interessa pelo assunto.

    Ao mesmo tempo, esse cara pode mto bem, por exemplo, saber tocar violao, coisa que eu, apesar de gostar mto de musica, nunca tive vontade/paciencia pra aprender.

    O meu ponto eh que as pessoas tem alguns interesses naturais por certas coisas e, a ciencia, nao esta entre as mais populares. Por causa disso, por mais que vc facilite o acesso, a quantidade de pessoas aderindo nunca vai ser mto alta.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #129
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por goldslash Ver Post
    @ekalil Não tem nem como comparar canais de youtube a realmente o cerne da produção científica, é aí que o povão terá dificuldades em estar realmente por dentro, de ir até a fonte. Digo isso porque acho que estamos falando coisas distintas( não sei nem se sua resposta era relação à isso). Acho que existe um gape enorme sim, digo pela pouca, mas recente experiência. E as propostas atuais do yt não cobrem tudo especificamente.... Penso em fazer outro post melhor explicando este ponto.

    Alguns canais tem tanta contribuição(de produção) para a em ciência como teria TBBT.
    Eu to falando eh que o acesso ao basico da ciencia esta ai. Obviamente, se vc quiser ler o que ta na vanguarda do conhecimento de alguma area especifica vai provavelmente ter que pagar, mas o que to falando eh bem diferente disso.

    Pra dar um exemplo mais simples, pra vc que curte futebol: O que gera mais audiencia, um PVC da vida falando de analises taticas e do pq o Real ganhou do Bayern utilizando X, Y e Z como tatica ou um debate tosco entre o Neto e o Denilson discutindo se Messi ou Ronaldo sao melhores baseando-se em nada?
    lagostinha likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #130
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Então Ekalil, é justamente esse um dos pontos que estou discutindo. A vontade, desejo, interesse, preguiça são todos termos mentalistas que não explicam o motivo da pessoa se comportar. Em concordo com você quando diz que não é só ter acesso fácil ao conteúdo que as pessoas espontaneamente irão deixar de ir beber cerveja para estudar ciência. Nós precisamos pensar em aspectos ambientais que façam a pessoa ter "interesse em estudar". As explicações com base em entes mentais, cerebrais, ou esses sentimentos geralmente são fracos para predizer o comportamento. Vamos pegar o caso que você citou da sua namorada. Alguém pode se perguntar, por que ela assiste tevê ao invés de ciência? Porque ela não tem interesse. Porque ela não tem interesse? Olha, é porque ela sempre assiste tevê ao invés de estudar. Observa que você cria um termo, no caso interesse, como se ele fosse a explicação do comportamento, mas a falta de interesse é justamente o que queremos explicar.

    Eu li um artigo há um tempo atrás sobre procrastinação. Não me lembro bem os detalhes, mas para o meu ponto acho que vai ser válido. Pegaram uns estudantes de uma universidade e colocaram em 2 grupos. Um experimental e um controle. O controle recebeu a data da prova ou de um trabalho, e o material para estudar. O outro grupo recebeu a data e além disso, eles tinham tarefas para fazer. Por exemplo, daqui 2 dias tem que entregar x questões de um estudo dirigido. Em 5 dias fazer outras coisa, e assim por diante. Resultado, o desempenho do grupo Experimental foi bem superior ao grupo controle. Uma pessoa sem saber do experimento falaria : As pessoas do GC são preguiçosas, desinteressadas enquanto as do GE são pessoas estudiosas, esforçadas, etc. Mas o que mudou de um grupo para o outro não foi a natureza da pessoa, e sim que para um grupo o simples fato de passar tarefas e estudos dirigidos em um intervalo de tempo, produziu mais estudo que para o grupo que nada foi instruído. Com esse mesmo raciocínio que temos que pensar o estudo em ciência. Não é simplesmente dar o livro para pessoa, mas pensar o que podemos fazer para que a pessoa "tenha interesse" e compreenda a ciência.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 13 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 31112131415 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados