Postado originalmente por
KeepWalking
Olá pessoal, acabei conhecendo esse fórum pelo meu interesse por poker e me familiarizei muito com as ideias discutidas aqui na área de finanças e política.
Queria aproveitar esse espaço para pedir pra vocês uma opinião sobre as minhas ideias:
Tenho 24 anos, moro em uma capital aqui no sul, faço parte da classe média e atualmente estou cursando psicologia.
Tenho inglês fluente (já fui aprovado em uma universidade americana no passado, mas não pude ir por condições financeiras).
Tenho experiência com empreendedorismo, tive a oportunidade de realizar um intercâmbio de um ano para os Estados Unidos e consegui me sustentar durante o período com uma pequena loja de games e um serviço de coaching online (que obteve bastante repercussão na época, além de bons retornos financeiros).
Atualmente estou refletindo muito sobre a situação atual do nosso país e o fato que talvez ela piore muito com o passar dos anos.
Eu fico pensando se vale a pena seguir a carreira de psicólogo aqui, onde ela é tão pouco valorizada, mesmo tendo um enorme talento pra área, fora o medo da aposentadoria que nós conhecemos desaparecer no futuro.
Estou pensando em terminar a graduação e imigrar para os EUA ou o Canadá e tentar a vida lá. Estou ciente que o meu diploma não valeria nada (e pra passar a valer, seria necessário ingressar num mestrado e doutorado, porém a competitividade pra ser aceito em ambos é enorme).
A ideia seria escapar dessas cidades grandes como Chicago, New York, Miami, Los Angeles, Toronto e Vancouver, e mudar para alguma cidade menor, talvez o meio oeste dos EUA. E chegando lá, tentar a sorte de casar pra conseguir a documentação e começar a empreender e trabalhar em empregos normais.
Até agora pra mim os prós e contras são esses:
Brasil:
Prós:
- Plano de saúde que evita muitos problemas (já precisei de uma cirurgia urgente de remoção de apêndice aqui que foi paga pelo plano e que lá nos EUA teria custado mais de $25k, apesar que no Canadá teria saído de graça também).
- Ser excelente na minha área, além de ter um certo talento para empreender e fazer marketing.
- Os imóveis dos meus pais (sou filho único).
Contras:
- Situação do governo e da economia.
- Desvalorização da minha profissão.
- É um péssimo país para se empreender.
- Custo de vida.
- Aposentadoria.
EUA:
Prós:
- Custo de vida justo mediante os salários, possibilidade de viver uma vida confortável mesmo não sendo milionário.
- Altas possibilidades de empreendedorismo.
- Qualidade de vida magnífica, povo extremamente gentil.
- Chance das coisas darem muito certo financeiramente.
- Me acostumei com todos os aspectos do país na época em que vivi lá e até hoje sou extremamente apaixonado pela cultura e pela gentileza das pessoas.
Contras:
- Custos exorbitantes de saúde, qualquer coisa grave se torna uma dívida parcelada que você precisaria pagar por anos.
- A aposentadoria também não anda na melhor situação.
- Possibilidade de tudo dar errado, eu não conseguir um casamento lá e apenas perder tempo e dinheiro.
Canadá:
- A mesma coisa dos EUA, com a diferença que a saúde é pública e gratuita, o custo de vida é mais alto, porém traz uma vida confortável, mesmo não sendo rico.
Outras opções: Reino Unido, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia.
Qual seria a ideia mais louca, continuar no Brasil ou tentar a sorte em algum desses países?