Clique Aqui Imigrar ou não

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11
Like Tree2Likes

Tópico: Imigrar ou não

  1. #1
    Observador Avatar de KeepWalking
    Data de Ingresso
    25/03/17
    Posts
    7

    Question Imigrar ou não

    Olá pessoal, acabei conhecendo esse fórum pelo meu interesse por poker e me familiarizei muito com as ideias discutidas aqui na área de finanças e política.

    Queria aproveitar esse espaço para pedir pra vocês uma opinião sobre as minhas ideias:

    Tenho 24 anos, moro em uma capital aqui no sul, faço parte da classe média e atualmente estou cursando psicologia.

    Tenho inglês fluente (já fui aprovado em uma universidade americana no passado, mas não pude ir por condições financeiras).

    Tenho experiência com empreendedorismo, tive a oportunidade de realizar um intercâmbio de um ano para os Estados Unidos e consegui me sustentar durante o período com uma pequena loja de games e um serviço de coaching online (que obteve bastante repercussão na época, além de bons retornos financeiros).
    Atualmente estou refletindo muito sobre a situação atual do nosso país e o fato que talvez ela piore muito com o passar dos anos.

    Eu fico pensando se vale a pena seguir a carreira de psicólogo aqui, onde ela é tão pouco valorizada, mesmo tendo um enorme talento pra área, fora o medo da aposentadoria que nós conhecemos desaparecer no futuro.

    Estou pensando em terminar a graduação e imigrar para os EUA ou o Canadá e tentar a vida lá. Estou ciente que o meu diploma não valeria nada (e pra passar a valer, seria necessário ingressar num mestrado e doutorado, porém a competitividade pra ser aceito em ambos é enorme).

    A ideia seria escapar dessas cidades grandes como Chicago, New York, Miami, Los Angeles, Toronto e Vancouver, e mudar para alguma cidade menor, talvez o meio oeste dos EUA. E chegando lá, tentar a sorte de casar pra conseguir a documentação e começar a empreender e trabalhar em empregos normais.
    Até agora pra mim os prós e contras são esses:

    Brasil:

    Prós:

    - Plano de saúde que evita muitos problemas (já precisei de uma cirurgia urgente de remoção de apêndice aqui que foi paga pelo plano e que lá nos EUA teria custado mais de $25k, apesar que no Canadá teria saído de graça também).
    - Ser excelente na minha área, além de ter um certo talento para empreender e fazer marketing.
    - Os imóveis dos meus pais (sou filho único).

    Contras:
    - Situação do governo e da economia.
    - Desvalorização da minha profissão.
    - É um péssimo país para se empreender.
    - Custo de vida.
    - Aposentadoria.

    EUA:

    Prós:

    - Custo de vida justo mediante os salários, possibilidade de viver uma vida confortável mesmo não sendo milionário.
    - Altas possibilidades de empreendedorismo.
    - Qualidade de vida magnífica, povo extremamente gentil.
    - Chance das coisas darem muito certo financeiramente.
    - Me acostumei com todos os aspectos do país na época em que vivi lá e até hoje sou extremamente apaixonado pela cultura e pela gentileza das pessoas.

    Contras:
    - Custos exorbitantes de saúde, qualquer coisa grave se torna uma dívida parcelada que você precisaria pagar por anos.
    - A aposentadoria também não anda na melhor situação.
    - Possibilidade de tudo dar errado, eu não conseguir um casamento lá e apenas perder tempo e dinheiro.

    Canadá:
    - A mesma coisa dos EUA, com a diferença que a saúde é pública e gratuita, o custo de vida é mais alto, porém traz uma vida confortável, mesmo não sendo rico.

    Outras opções: Reino Unido, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia.

    Qual seria a ideia mais louca, continuar no Brasil ou tentar a sorte em algum desses países?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de madru
    Data de Ingresso
    07/07/12
    Posts
    270
    Citação Postado originalmente por KeepWalking Ver Post
    Olá pessoal, acabei conhecendo esse fórum pelo meu interesse por poker e me familiarizei muito com as ideias discutidas aqui na área de finanças e política.

    Queria aproveitar esse espaço para pedir pra vocês uma opinião sobre as minhas ideias:

    Tenho 24 anos, moro em uma capital aqui no sul, faço parte da classe média e atualmente estou cursando psicologia.

    Tenho inglês fluente (já fui aprovado em uma universidade americana no passado, mas não pude ir por condições financeiras).

    Tenho experiência com empreendedorismo, tive a oportunidade de realizar um intercâmbio de um ano para os Estados Unidos e consegui me sustentar durante o período com uma pequena loja de games e um serviço de coaching online (que obteve bastante repercussão na época, além de bons retornos financeiros).
    Atualmente estou refletindo muito sobre a situação atual do nosso país e o fato que talvez ela piore muito com o passar dos anos.

    Eu fico pensando se vale a pena seguir a carreira de psicólogo aqui, onde ela é tão pouco valorizada, mesmo tendo um enorme talento pra área, fora o medo da aposentadoria que nós conhecemos desaparecer no futuro.

    Estou pensando em terminar a graduação e imigrar para os EUA ou o Canadá e tentar a vida lá. Estou ciente que o meu diploma não valeria nada (e pra passar a valer, seria necessário ingressar num mestrado e doutorado, porém a competitividade pra ser aceito em ambos é enorme).

    A ideia seria escapar dessas cidades grandes como Chicago, New York, Miami, Los Angeles, Toronto e Vancouver, e mudar para alguma cidade menor, talvez o meio oeste dos EUA. E chegando lá, tentar a sorte de casar pra conseguir a documentação e começar a empreender e trabalhar em empregos normais.
    Até agora pra mim os prós e contras são esses:

    Brasil:

    Prós:

    - Plano de saúde que evita muitos problemas (já precisei de uma cirurgia urgente de remoção de apêndice aqui que foi paga pelo plano e que lá nos EUA teria custado mais de $25k, apesar que no Canadá teria saído de graça também).
    - Ser excelente na minha área, além de ter um certo talento para empreender e fazer marketing.
    - Os imóveis dos meus pais (sou filho único).

    Contras:
    - Situação do governo e da economia.
    - Desvalorização da minha profissão.
    - É um péssimo país para se empreender.
    - Custo de vida.
    - Aposentadoria.

    EUA:

    Prós:

    - Custo de vida justo mediante os salários, possibilidade de viver uma vida confortável mesmo não sendo milionário.
    - Altas possibilidades de empreendedorismo.
    - Qualidade de vida magnífica, povo extremamente gentil.
    - Chance das coisas darem muito certo financeiramente.
    - Me acostumei com todos os aspectos do país na época em que vivi lá e até hoje sou extremamente apaixonado pela cultura e pela gentileza das pessoas.

    Contras:
    - Custos exorbitantes de saúde, qualquer coisa grave se torna uma dívida parcelada que você precisaria pagar por anos.
    - A aposentadoria também não anda na melhor situação.
    - Possibilidade de tudo dar errado, eu não conseguir um casamento lá e apenas perder tempo e dinheiro.

    Canadá:
    - A mesma coisa dos EUA, com a diferença que a saúde é pública e gratuita, o custo de vida é mais alto, porém traz uma vida confortável, mesmo não sendo rico.

    Outras opções: Reino Unido, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia.

    Qual seria a ideia mais louca, continuar no Brasil ou tentar a sorte em algum desses países?
    Qualidade de vida magnífica, povo extremamente gentil.
    Não concordo com isso aqui não cara, mas isso é uma opinião baseada no que meus amigos falam (que já moraram lá), posso estar enganado.

    Sobre mudar ou não, eu acho que compensa se você consegue se desapegar fácil das coisas que vai deixar pra trás aqui no Brasil, pra mim não rolaria, não conseguiria ficar longe da família
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Tb nunca percebi todo esse destaque em gentileza nos americanos. Talvez vc esteja confundindo cidadania e respeito com gentileza. Acho o brasileiro muito mais gentil. O canadense parece ser um povo bastante gentil.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert Avatar de Lex_Icon
    Data de Ingresso
    12/11/08
    Posts
    2.838
    Eu sugeriria pra qualquer um jovem e disposto a imigrar. Acho que deveria dar preferência pra países pró-imigrante como Canadá, Nova Zelândia e Austrália. Evitaria Europa a não ser que tivesse laços com o país em si, como cidadania ou parentes
    Última edição por Lex_Icon; 25-03-2017 às 03:19.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de TiagoM
    Data de Ingresso
    10/10/09
    Posts
    10.675
    Saúde pública no Canadá? Certeza disso? Tenho experiências diferentes...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de Rock Lee
    Data de Ingresso
    01/02/08
    Posts
    2.035
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por TiagoM Ver Post
    Saúde pública no Canadá? Certeza disso? Tenho experiências diferentes...
    Dá uma elaborada aí se puder. A saúde pública num é boa lá não? Anyway, comparada aos EUA eu ouço muito que é uma maravilha.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Pelo que sei que saúde no Canadá é de graça, mas tem seus problemas. A mulher do meu amigo que mora lá se cortou e ficou umas 7 horas esperando pra que o médico desse pontos. Tem filas de espera grande tb pra tratamento de câncer e doencas mais graves.

    Enfim, não tem mta mágica. É "de graça", mas não se compara ao atendimento de um hospital particular bom.

    Sobre os EUA, acho que o op exagerou um pouco nos termos. A qualidade de vida é melhor, na média, mas não é um paraíso ldo. O povo é com certeza mais educado, mas gentil não é a palavra certa imo (e tb não acho o brasileiro nada gentil).

    Sobre a dúvida do op em si, acho arriscado vir pros EUA dessa forma. A imigração tá fiscalizando pesado e viver ilegal limita muito suas opções. Acho que imigrar de forma legal, mesmo que seja pra outro país, é mto melhor.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de ex-ReiDaCacheta
    Data de Ingresso
    02/08/08
    Localização
    Off Poker
    Posts
    4.233
    Como já disseram, depende muito da sua capacidade de se desapegar da família e amigos. E da sua paixão pela psicologia. São os únicos pontos mais importantes que eu levaria em conta para tomar uma decisão.

    A diferença na qualidade de vida entre o Brasil e os lugares que você citou é incomparável. E os imóveis dos seus pais você sempre vai ter, ainda que seja mais difícil administrar de longe.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Observador Avatar de KeepWalking
    Data de Ingresso
    25/03/17
    Posts
    7
    Citação Postado originalmente por Urbach Ver Post
    Tb nunca percebi todo esse destaque em gentileza nos americanos. Talvez vc esteja confundindo cidadania e respeito com gentileza. Acho o brasileiro muito mais gentil. O canadense parece ser um povo bastante gentil.
    Concordo que nas grandes cidades os americanos são bem individualistas nesse sentido, mas em cidades pequenas do interior, minha experiência foi bem positiva, povo te parando na rua pra conversar, perguntar como anda o seu dia e por aí vai.

    Citação Postado originalmente por Rock Lee Ver Post
    Citação Postado originalmente por TiagoM Ver Post
    Saúde pública no Canadá? Certeza disso? Tenho experiências diferentes...
    Dá uma elaborada aí se puder. A saúde pública num é boa lá não? Anyway, comparada aos EUA eu ouço muito que é uma maravilha.
    Seria legal uma elaborada mesmo, eu já ouvi falar bastante dos longos prazos da fila de espera da saúde canadense, mas realmente ouço que é uma maravilha comparada aos EUA, no quesito de ter que esperar alguns anos por uma cirurgia não tão grave assim, um problema no joelho por exemplo, mas ter a cirurgia 100% paga pelo sistema de saúde, enquanto nos EUA seria aquela facada.

    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post

    (e tb não acho o brasileiro nada gentil).

    Sobre a dúvida do op em si, acho arriscado vir pros EUA dessa forma. A imigração tá fiscalizando pesado e viver ilegal limita muito suas opções. Acho que imigrar de forma legal, mesmo que seja pra outro país, é mto melhor.
    Não digo que isso aconteça com frequência aqui no Brasil, mas já tive experiências onde me passaram a perna em coisas extremamente bobas, quantias pequenas tipo 50~500 reais. Isso chega a dar uma raiva quando eu comparo com as experiências que tive nos EUA, dou o exemplo de um taxista na frente de um hotel, eu pedi pra ele me levar em um lugar X e ele respondeu "olha, eu até posso te levar, só que de carro a gente teria que dar a volta nesse quarteirão e a corrida iria custar mais de $10, se você não tiver problemas em andar, é só cortar caminho ali por dentro nessa direção que você chega lá em 2 minutos". O cara ainda saiu do carro pra me apontar a direção.

    O problema desses meios legais de imigrar, ao menos no do Canadá que eu já pesquisei a fundo, é que ele tem requisitos enormes na área acadêmica que eu provavelmente só atingiria depois dos 30 anos, o programa ainda envolve alguns fatores como fazer parte dos estudos lá, o que é muito caro pra um imigrante.

    Citação Postado originalmente por ex-ReiDaCacheta Ver Post
    Como já disseram, depende muito da sua capacidade de se desapegar da família e amigos. E da sua paixão pela psicologia. São os únicos pontos mais importantes que eu levaria em conta para tomar uma decisão.

    A diferença na qualidade de vida entre o Brasil e os lugares que você citou é incomparável. E os imóveis dos seus pais você sempre vai ter, ainda que seja mais difícil administrar de longe.
    A psicologia realmente é um grande interesse na minha vida, o meu medo é que isso acabe se desgastando aqui pela pressão de ter que fazer dessa área algo lucrativo, lá fora, mesmo não exercendo, seria algo que pode ser tratado como hobby pelo resto da vida.
    Stolf likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Citação Postado originalmente por ex-ReiDaCacheta Ver Post
    Como já disseram, depende muito da sua capacidade de se desapegar da família e amigos.
    Me chamou a atenção que, na analise do op, familia e amigos não entrou como pró Brasil e/ou contra exterior... Geralmente é o principal impeditivo pra maiorias das pessoas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados