Clique Aqui Vamos falar sobre racismo!

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 69 1231151 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 683
Like Tree711Likes

Tópico: Vamos falar sobre racismo!

  1. #1
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16

    Vamos falar sobre racismo!

    A ideia desse tópico é falar sobre esse fato, de uma maneira melhor que o tópico sobre o programa esquenta.

    Racismo existe e vivemos em um país extremamente racista e segregado, negar isso é não entender a sua própria cultura e a história do seu país. A escravidão teve um papel determinante nessa segregação.

    A ideia não é discutir a história e sim o presente. Sem radicalismo, sem ofensas e de maneira honesta.

    Faz um tempo que estou pra colocar algumas ideias pra fora, muito até de crítica aos movimentos, que por vezes, e eu entendo isso, acabam exagerando no discurso e na agressividade. Pessoas idiotas existem em qualquer segmento da sociedade, não seria diferente nesses movimentos de minoria. A questão é, se você de alguma maneira se importa com o assunto, não é muito produtivo focar nos idiotas e sim em pessoas que tem algo a acrescentar, que por vezes acabam silenciados, ou desistindo de se expressar. Aí os idiotas do outro lado começam a bater boca com os outros idiotas e uma discussão importante, se perde. Portanto, nesse tópico, não seja um idiota

    O primeiro assunto que eu posso abordar aqui e que está mais em voga é a apropriação cultural. Criou-se, como sempre, uma histeria sobre isso, tanto de quem é contra, como de quem é a favor e mais uma vez o diálogo se perdeu.

    Em primeiro lugar, como defensor das liberdades individuais, eu não concordo em se ditar o que alguém pode ou não usar como estilo, seja cabelo, roupa, acessório, etc.

    Acho que a questão principal nisso é; pessoas já foram e eventualmente são agredidas por usar alguma indumentária. Seria legal uma mulher que não é negra, pelo menos entender que o turbante faz parte da cultura negra. Como eu disse seria legal, não é obrigatório, mas seria legal, porque entendendo que isso faz parte da cultura de uma etnia, você acaba diminuindo os traços de preconceitos, que acho que todo ser humano tem. Acho q isso é o suficiente, respeitar outra etnia, ao menos conhecendo os percalços que determinado grupo passou.

    Tem bastante coisa que da pra falar sobre isso, mas vou ficar por aqui por enquanto. Acho que pro próximo post da pra falar sobre vivência e lugar de fala.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Rock Lee likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de c4trups!!
    Data de Ingresso
    31/08/12
    Posts
    461
    gl
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Correndo o risco de soar como o clássico idiota que fala de "orgulho hétero" e "camisa 100℅ branco", eu acho esse lance de apropriação cultural racista.

    Não acho ok uma mulher branca criticar uma negra que alisa o cabelo, ou qualquer coisa similar, então não faz sentido pra mim que negras torçam o nariz pra branquinha de turbante.

    Isso é uma forma de segregação, e por princípio me parece errado.

    Talvez existam bons argumentos aí que eu estou perdendo por não estar muito familiarizado com esse tema. Mas a única coisa que eu enxergo dando uma olhada superficial no assunto é isso.
    Picinin, Rock Lee, samuca and 7 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert
    Data de Ingresso
    12/01/08
    Posts
    3.331
    Da Cor do Pecado
    Fernando e Sorocaba

    Corpo moreno, sarado, gostoso
    Da cor do pecado
    Me deixa maluco, me deixa pirado
    Ela é demais, demais

    Corpo moreno, sarado, gostoso
    Da cor do pecado
    Me deixa maluco, me deixa pirado
    Ela é demais, demais

    Falei pra ela que o lugar dela é do meu lado
    Mostrei pra ela que sou um homem apaixonado
    Vem ser só minha, beleza sobrenatural
    Você é linda, rainha do meu carnaval

    Ai, ai, joga seu charme e vai embora
    Ai, ai, ela me usa e me ignora
    Ai, ai, vivo implorando teu amor
    Ai, ai, eu sou só teu, vou contigo aonde for


    Minha contribuição pro topico
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    A primeira coisa que me venho a cabeça quando ouvi falar de apropriação cultural foi: "que coisa mais estúpida". Então para ser justo eu fui atrás para entender os bons argumentos sobre isso e realmente tem alguns bons argumentos e depois de entender eu conclui: "que coisa mais estúpida".

    Sério, pode ter 1 milhão de bons argumentos, mas a verdade é que isso segrega as pessoas e a história já provou que isso não é algo bom, e outra coisa que nenhum bom argumento vai conseguir derrubar, as pessoas devem ter o direito de usar o que quiserem.
    Rock Lee and Ravi like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Racismo é uma luta importante, mas hoje em dia virou piada para quem não sofre isso na pele e a culpa disso é justamente dos militantes da causa.

    Até pouco tempo atrás quando ouvíamos uma história de racismo isso gerava revolta, gerava um sentimento sobre como esse ato é horrível, e justamente por isso tivemos um avanço, hoje em dia quando aparece uma notícia sobre racismo as pessoas se revoltam mais com a vítima do que com o ato.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de tzampa
    Data de Ingresso
    18/10/07
    Posts
    4.198
    Não acho que vivemos em um país completamente racista e segregado. Embora concorde que ainda existem núcleos muito racistas, acho que o Brasil na média consegue ser bem homogêneo nesse assunto...Mas isso é só a minha percepção de dia a dia, talvez possa estar enganado.

    Sobre esse exemplo da apropriação cultural, chega a ser bizarro, é como aqueles adolescentes que acham que pra você usar a camiseta de uma banda, precisa conhecer todos os CDs e a biografia...Pra mim é também um tipo de segregação btw.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Chip Leader Avatar de dunadan
    Data de Ingresso
    27/01/10
    Localização
    Nova Zelândia
    Posts
    2.113
    @OP sobre o que você quer discutir, concordo que é legal saber a história, mas sim porque é um tema extremamente relevante e que é a raiz da desigualdade racial na nossa sociedade. Imagine ter que pesquisar a história do turbante pela áfrica, oriente médio e ásia pra poder usar. Esse mesmo acessório tem tantos significados diferentes ao longo tempo, e mesmo atualmente, que possivelmente esperar isso de qualquer pessoa seja ilusão.

    Quase todo mundo aqui já usou um Ray Ban aviator, mas você não precisa saber que foi desenvolvido para pilotos militares que se ferravam no ar até a criação desse tipo de óculos. Também não significa que usando esse Ray Ban você apoia ou odeia os militares, não significa que você tem um avião ou que você esta debochando dos cegos. Significa que você quer proteger seus olhos e/ou gosta do visual desse acessório. ÓBVIO que eu não estou comparando um escravo com um piloto militar, pelamor, mas falo sobre analisar a historia de algo que tem carater puramente visual para quem esta utilizando.
    Picinin, zombie, NECO_LOCO and 8 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de tzampa
    Data de Ingresso
    18/10/07
    Posts
    4.198
    Pra complementar, acho que qualquer tipo de reclamação de apropriação cultural, já causa uma espécie de segregação (não sei se seria a palavra certa)...Seja ela na moda, na musica, na arte ou qq outra coisa
    Andre Castro likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Professional Avatar de DonM4RCO
    Data de Ingresso
    03/09/16
    Posts
    489
    Citação Postado originalmente por dunadan Ver Post
    @OP sobre o que você quer discutir, concordo que é legal saber a história, mas sim porque é um tema extremamente relevante e que é a raiz da desigualdade racial na nossa sociedade. Imagine ter que pesquisar a história do turbante pela áfrica, oriente médio e ásia pra poder usar. Esse mesmo acessório tem tantos significados diferentes ao longo tempo, e mesmo atualmente, que possivelmente esperar isso de qualquer pessoa seja ilusão.

    Quase todo mundo aqui já usou um Ray Ban aviator, mas você não precisa saber que foi desenvolvido para pilotos militares que se ferravam no ar até a criação desse tipo de óculos. Também não significa que usando esse Ray Ban você apoia ou odeia os militares, não significa que você tem um avião ou que você esta debochando dos cegos. Significa que você quer proteger seus olhos e/ou gosta do visual desse acessório. ÓBVIO que eu não estou comparando um escravo com um piloto militar, pelamor, mas falo sobre analisar a historia de algo que tem carater puramente visual para quem esta utilizando.
    Como uma camiseta do Che Guevara ?

    A pessoa usa sem saber quem é ou o que ele fez.
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 69 1231151 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados