Clique Aqui Vamos falar sobre racismo! - Página 32

Lista de Usuários Marcados

Página 32 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 22303132333442 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 311 a 320 de 683
Like Tree711Likes

Tópico: Vamos falar sobre racismo!

  1. #311
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Não há dívida histórica pq os brancos não são uma comunidade fiadora da ação um dos outros.

    A parte da minha família que eu conheço o passado eram lavradores pobres em Portugal, foram pro Brasil tentar algum futuro. Trabalharam a vida inteira, educaram os filhos, hj toda a família é classe média.

    Se devo algo a alguém, são aos mortos que trabalharam pra dar uma vida melhor aos filhos, netos, bisnetos (eu). Não tenho dívida histórica pra pagar com ninguém. Até pq eu n separo a sociedade em grupo dos brancos e grupo dos pretos. Pra mim somos, de verdade, apenas humanos.
    Pega o lance da família então, vc por exemplo é a 4a geração de lavradores pobres de Portugal que escolheram ir ao Brasil...
    Trabalharam a vida inteira, educaram os filhos e hoje todo mundo é classe média.

    Pega um sujeito da sua idade, negro, que também é a 4a geração, mas lá na ponta ao invés de lavradores pobres de Portugal, são lavradores pobres do Congo que um belo dia foram sequestrados, negociados como mercadoria e enviados ao Brasil como escravos...
    Trabalharam a vida inteira sendo explorados em troca de uma senzala e prato de comida, no fim dessa vida conseguiram presenciar o fim da escravatura, também educaram os filhos, mas esses filhos tiveram que tentar trabalhar com a estigma de ser "escravo remunerado", e os filhos deles e não é a única razão, mas com certeza é um fator com peso enorme pra hoje toda a família desse tipo ser em sua maioria de classe baixa.

    A questão, imo, não é ter dívida histórica, é colocar todos em pé de igualdade...
    Claro, não sou contra colocar em igualdade de tratamento ngn. A questão é que eu n tenho nada a pagar, não tenho dívida nenhuma. Se estamos em situações diferentes por conta do estigma, devemos atacar o estigma.
    Eu não tô falando de tratamento, tô falando de acesso mesmo e condições/qualidade de vida.

    O estigma que falei foi lá atrás, já passou, sobre de um dia pro outro o trabalhador gratuito passou a ser remunerado. O que aconteceu é que, por isso, ele não teve trabalho na altura e quando teve recebia menos que o português pobre... e aí a bola de neve foi rolando, rolando e rolando.

    Hoje não é a estigma do "escravo remunerado", mas os efeitos dela. Seus bisavós não estiveram em pé de igualdade dos bisavós do cara que exemplifiquei, isso teve impacto geração após geração, talvez a 6a ou 7a geração deles consigam chegar na classe média, o que é muito difícil, como que um sujeito da quebrada que estudou em escola pública e trabalha com salário mínimo vai ter condições de concorrer no mesmo nível num vestibular com gente que estudou em escola particular que a mensalidade custa o dobro do salário dele? Como que ele vai abdicar de R$400-500 todos os meses pra pagar uma Uniesquina?

    Não devemos atacar o estigma, hoje ninguém vê negro como escravo. Devemos atacar o que esse estigma causou, os ricos continuarem ricos é normal, o que não é normal era o cortiço ser ocupado por pobres trabalhadores brancos e negros, pra 4 gerações depois, os descendentes irem morar em edifícios com câmera e condomínios murados, enquanto outros estão na favela e na cohab.

    Quem pode escolher entre colocar o filho no ensino público ou privado, fazer uma faculdade pública ou ir pra particular, tem mais que exercer essa escolha e optar por aquilo que acha melhor. E quem não tem essa escolha? Não é a sociedade, através do governo, que deve intervir?
    JoseIrineu, zombie and rafaelmb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #312
    Chip Leader Avatar de panteracorderosa
    Data de Ingresso
    01/02/09
    Posts
    1.341
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Esses dias ando bastante ocupado e ta difícil de sentar aqui e escrever com calma, o foda é que a patota parece criança, se deixa sozinho, faz bagunça, mas essa semana ainda descolo um tempo pra dar um andamento melhor pro tópico.
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Cara, vcs tem o apelido de patota, eu já tentei trocar ideia com vcs, como o Zombie ta tentando e percebi que é infrutífero. Se vcs parassem pelo menos pra ler o que ta escrito, eu discutiria numa boa. Acho que ta bem claro minha boa intenção aqui ao abrir esse tópico. To respondendo todo mundo que entendeu o tópico, inclusive o post do Vierob.

    Eu realmente não consigo entender o que vcs querem, pensam ou falam. O pior é que vcs ainda se acham os legalzões, um bando de fake, que divide tudo entre esquerda e direita, se acham cidadãos de bem, imo é perda de tempo a gente ficar discutindo.
    ai está não preciso postar mais nada.........


    finalizando minha participação no tópico , eu acho que vc não sofre racismo nenhum , as pessoas te desprezam mesmo é pq vc é um completo babaca. Desprezo é diferente de racismo irineu #fikaadika

    voltei para os memes
    Bolengo, Major Kong and Ace One like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #313
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Não há dívida histórica pq os brancos não são uma comunidade fiadora da ação um dos outros.

    A parte da minha família que eu conheço o passado eram lavradores pobres em Portugal, foram pro Brasil tentar algum futuro. Trabalharam a vida inteira, educaram os filhos, hj toda a família é classe média.

    Se devo algo a alguém, são aos mortos que trabalharam pra dar uma vida melhor aos filhos, netos, bisnetos (eu). Não tenho dívida histórica pra pagar com ninguém. Até pq eu n separo a sociedade em grupo dos brancos e grupo dos pretos. Pra mim somos, de verdade, apenas humanos.
    Pega o lance da família então, vc por exemplo é a 4a geração de lavradores pobres de Portugal que escolheram ir ao Brasil...
    Trabalharam a vida inteira, educaram os filhos e hoje todo mundo é classe média.

    Pega um sujeito da sua idade, negro, que também é a 4a geração, mas lá na ponta ao invés de lavradores pobres de Portugal, são lavradores pobres do Congo que um belo dia foram sequestrados, negociados como mercadoria e enviados ao Brasil como escravos...
    Trabalharam a vida inteira sendo explorados em troca de uma senzala e prato de comida, no fim dessa vida conseguiram presenciar o fim da escravatura, também educaram os filhos, mas esses filhos tiveram que tentar trabalhar com a estigma de ser "escravo remunerado", e os filhos deles e não é a única razão, mas com certeza é um fator com peso enorme pra hoje toda a família desse tipo ser em sua maioria de classe baixa.

    A questão, imo, não é ter dívida histórica, é colocar todos em pé de igualdade...
    Claro, não sou contra colocar em igualdade de tratamento ngn. A questão é que eu n tenho nada a pagar, não tenho dívida nenhuma. Se estamos em situações diferentes por conta do estigma, devemos atacar o estigma.
    Eu não tô falando de tratamento, tô falando de acesso mesmo e condições/qualidade de vida.

    O estigma que falei foi lá atrás, já passou, sobre de um dia pro outro o trabalhador gratuito passou a ser remunerado. O que aconteceu é que, por isso, ele não teve trabalho na altura e quando teve recebia menos que o português pobre... e aí a bola de neve foi rolando, rolando e rolando.

    Hoje não é a estigma do "escravo remunerado", mas os efeitos dela. Seus bisavós não estiveram em pé de igualdade dos bisavós do cara que exemplifiquei, isso teve impacto geração após geração, talvez a 6a ou 7a geração deles consigam chegar na classe média, o que é muito difícil, como que um sujeito da quebrada que estudou em escola pública e trabalha com salário mínimo vai ter condições de concorrer no mesmo nível num vestibular com gente que estudou em escola particular que a mensalidade custa o dobro do salário dele? Como que ele vai abdicar de R$400-500 todos os meses pra pagar uma Uniesquina?

    Não devemos atacar o estigma, hoje ninguém vê negro como escravo. Devemos atacar o que esse estigma causou, os ricos continuarem ricos é normal, o que não é normal era o cortiço ser ocupado por pobres trabalhadores brancos e negros, pra 4 gerações depois, os descendentes irem morar em edifícios com câmera e condomínios murados, enquanto outros estão na favela e na cohab.

    Quem pode escolher entre colocar o filho no ensino público ou privado, fazer uma faculdade pública ou ir pra particular, tem mais que exercer essa escolha e optar por aquilo que acha melhor. E quem não tem essa escolha? Não é a sociedade, através do governo, que deve intervir?
    Bem, o assunto era dívida histórica, que eu exemplifiquei dizendo que não é qualquer branco que teria (se algum tem), pq nem todos escravizaram negros. Eu jamais neguei que a escravidão tem consequências até hoje na nossa sociedade. Apesar de n achar que é só isso, pq na época a cultura europeia já era muito mais avançada do que qualquer outra (se voltarmos mais no tempo talvez a cultura árabe fosse a mais avançada antes), então provavelmente os europeus teriam know-how pra se dar bem sem escravidão nenhuma. Meus bisavós chegaram na 1a GM por ai.

    Tanto que a geração pós 1900 de europeus pobres que vieram pro Brasil geralmente estão bem hj em dia.

    Btw, não entendi direito exatamente oq vc está falando. N parece ser mais de dívida histórica nem de racismo.

    Especifica ai que respondo de boa oq penso.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #314
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Tem a ver com dívida histórica e racismo, mas não é sobre elas e sim o que elas causaram.

    Eu disse que vc Kleber, eu sopro e etc, sujeitos específicos, não temos alguma dívida histórica nominal com alguém. Mas que por circunstâncias históricas, fomos privilegiados em relação ao que aconteceu com os negros no Brasil. Isso refletiu diretamente na sociedade brasileira, deixando os pobres - que em maioria são negros - a margem de tudo e que nós, pessoas privilegiadas, temos a responsabilidade de (aceitar) diminuir esse gap, não só pq fomos privilegiados economicamente, mas pq tivemos acesso ao estudo de qualidade, temos informação e sabemos que exceto por algum ponto fora da curva e por mais que trabalhem duro, o morador da quebrada não vai "prosperar" na vida.

    Uma forma de combater o racismo involuntário/inconsciente que foi exemplificado com o pai do ekalil, seria com os negros ocupando posições de relevância social.. mas como os caras vão entrar em grande volume em medicina e engenharia se estudam em escolas de merda e concorrem com quem faz cursinho de 1k? Pagar uma boa universidade é impossível, uniesquina ainda vai, mas depende do curso...

    Meio por cima, o Brasil é 50% negro e 50% branco.. mas vai ver quantos professores seus na faculdade eram negros, quantos médicos no hospital, quantos governadores, quantos juízes, quantos executivos.. agora pensa nos garis, na construção perto da sua casa, nas domésticas

    Tudo isso foi desencadeado na época da 4a geração, 120 anos atrás e embora hoje o negro esteja melhor do que antes, isso não quer dizer que esteja bom, e se comparamos com o branco, os caras estão fodidos pra caralho.

    Nós, kleber, sopro, não, mas o Brasil (ou sociedade brasileira) possui uma dívida sim com os negros... trouxeram os caras pra cá como escravos, quando liberaram, deixaram os caras ao Deus dará, continuaram explorando os caras abusando da condição que estavam (pouco estudo, salário merda, com salário merda não dá pra investir em estudo de filho.. e o ciclo segue).

    Pagaremos (Brasil) a dívida dando condições do caras lutarem igualmente por um bom emprego, por terem o poder de escolher algo e não apenas pegar o que os foi imposto, os trabalhos que não queremos fazer e as "migalhas" sociais.

    Solucionar esse problema é "simples", bastava ter uma educação pública básica de qualidade... mas se isso começasse hoje, os frutos dela só começariam a aparecer daqui 25 anos+... a questão é quem tá aqui agora, por isso que vejo bem políticas como cotas, fies e etc como medidas temporárias pra diminuir o gap enquanto medidas de longo prazo não começam a render frutos
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #315
    Professional
    Data de Ingresso
    08/09/14
    Posts
    328
    Lendo esse discurso até parece que todos os pobres do Brasil são negros e todos os estudantes de escolas públicas sao filhos de negros . E quanto ao nordestino branco , o pobre de periferia branco , com o sistema de cotas sao eles quem vão pagar a tal dívida histórica ?
    Major Kong likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #316
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    @sopro, imagina uma família bem pobre, a mãe casou com um branco primeiro e teve um filho que nasceu branco, separou e casou novamente, agora com um negro e teve outro filho que nasceu negro.

    Os dois crescem em condições iguais, ambos muito pobres e dependendo do mesmo estudo porco das escolas públicas de periferia.

    Chega na faculdade o irmão negro é beneficiado pelas cotas, o irmão branco tem que se esforçar bem mais para ter a mesma vaga.

    Você acha certo isso?
    Eu realmente queria entender os argumentos de alguém que defende cota racial e não apenas cota social.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #317
    Table Captain
    Data de Ingresso
    02/12/13
    Posts
    675
    Concordo e a solução pra tudo isso está em um estado mínimo, se o estado parasse de perder tempo cuidando de, por exemplo, empresa de petroleo, poderia focar todas suas forças em educação, saúde e segurança. Poderia inclusive oferecer ensino superior gratuitamente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #318
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Citação Postado originalmente por F3RNANDO Ver Post
    Lendo esse discurso até parece que todos os pobres do Brasil são negros e todos os estudantes de escolas públicas sao filhos de negros . E quanto ao nordestino branco , o pobre de periferia branco , com o sistema de cotas sao eles quem vão pagar a tal dívida histórica ?
    Não são todos, mas são maioria. De qualquer forma, as cotas são pro ensino público. Um negro que virou presidente de empresa grande já não precisa de ajuda do Estado pq ele conseguiu, de um jeito ou de outro, ter o tal poder de escolha.

    cc: @Fidelis tá respondido aqui
    Última edição por sopro; 10-03-2017 às 00:20.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #319
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por F3RNANDO Ver Post
    Lendo esse discurso até parece que todos os pobres do Brasil são negros e todos os estudantes de escolas públicas sao filhos de negros . E quanto ao nordestino branco , o pobre de periferia branco , com o sistema de cotas sao eles quem vão pagar a tal dívida histórica ?
    Não são todos, mas são maioria. De qualquer forma, as cotas são pro ensino público. Um negro que virou presidente de empresa grande já não precisa de ajuda do Estado pq ele conseguiu, de um jeito ou de outro, ter o tal poder de escolha.

    cc: @Fidelis tá respondido aqui
    Não entendi, onde ta a resposta pra minha pergunta?
    Pode elaborar mais por favor?

    Por que veja, hoje tem cota para ensino público sim, mas dentro da cota do ensino público tem também cota para negro, na USP (não tenho certeza, mas acho que é lá mesmo) tem um acréscimo de 20% para cota pública, e para quem é negro o acréscimo é 25%, algo assim.

    Ou seja, o negro no exemplo que eu dei seria beneficiado perante o irmão branco na mesma condição, então repito a pergunta, você acha isso certo? e se sim, porque?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #320
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Imo a ideia das cotas é valida, mas elas não deveriam ser raciais.

    Cotas pra estudantes de escola pública ou para pessoas de baixa renda seria muito mais interessante, e como a base de toda a argumentação é que a maioria dos negros é pobre eles seriam beneficiados anyway.

    Eu entendo a argumentação pró cotas racias e não acho ela sem mérito. Mas imo medidas que considerem as raças como iguais sempre serão mais justas do que medidas que reforcem a diferença
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 32 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 22303132333442 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados