Clique Aqui Vamos falar sobre racismo! - Página 6

Lista de Usuários Marcados

Página 6 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 456781656 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 60 de 683
Like Tree711Likes

Tópico: Vamos falar sobre racismo!

  1. #51
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    Acho que a questão principal nisso é; pessoas já foram e eventualmente são agredidas por usar alguma indumentária. Seria legal uma mulher que não é negra, pelo menos entender que o turbante faz parte da cultura negra. Como eu disse seria legal, não é obrigatório, mas seria legal, porque entendendo que isso faz parte da cultura de uma etnia, você acaba diminuindo os traços de preconceitos, que acho que todo ser humano tem. Acho q isso é o suficiente, respeitar outra etnia, ao menos conhecendo os percalços que determinado grupo passou.
    @JoseIrineu

    essa parte eh mto vaga e generica. e eu tava fazendo um post mas dai eu lembrei que a definicao de cultura eh algo amplo e tb lembrei desse video que eu acho bem relevante. dah uma olhada que eu acho q vc vai gostar bastante desse youtuber.

    Legalzinho o vídeo.
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #52
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Esse seu último post exemplificou exatamente como isso soa pra mim desde o princípio.

    Com o diferencial que nesse caso do turbante a reclamação tem caráter racial, e isso adiciona um fator de exclusão/segregação que é bem negativo.

    O problema não é popularizar, o problema é outra raça querer usar tb. Se uma negra, que não está nem aí pra o significado, usar turbante só pq está na moda não tem problema.

    Sei que é meio ridículo mulheres brancas reclamarem de discriminação racial. Mas imo soa como racismo e age como racismo, então...
    Os negros tem uma tremenda dificuldade em aceitar que racismo com brancos é racismo, até inventaram um tal de racismo reverso, mas dificilmente aceitam que é o mesmo tipo de racismo.

    Tem um detalhe ainda sobre apropriação cultural, que é a posição do apropriador, ou seja, se um negro se apropria de algum item da "cultura" branca e utiliza esse simbolo de forma banal esvaziando seu significado, não será considerado apropriação cultural porque não tem o mesmo impacto, porque o apropriador está em posição de desvantagem perante o apropriado.

    Então percebe? é tudo muito infantil em relação a apropriação cultural, é um caminho que só da tiro no pé para a causa do racismo, por isso mesmo entendendo o que eles estão dizendo com isso eu continuo achando ser algo estúpido.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #53
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Esse seu último post exemplificou exatamente como isso soa pra mim desde o princípio.

    Com o diferencial que nesse caso do turbante a reclamação tem caráter racial, e isso adiciona um fator de exclusão/segregação que é bem negativo.

    O problema não é popularizar, o problema é outra raça querer usar tb. Se uma negra, que não está nem aí pra o significado, usar turbante só pq está na moda não tem problema.

    Sei que é meio ridículo mulheres brancas reclamarem de discriminação racial. Mas imo soa como racismo e age como racismo, então...
    Olha só, o tópico começou como racismo, que historicamente quem sofre são os negros e de alguma maneira, já passou pra racismo do negro, não é a ideia do tópico.

    Em tempo eu não disse que concordo com apropriação cultural, pode se abordar o tema de uma maneira bem mais leve. O fato é que incomoda o fato de o turbante, pra ficar nesse exemplo, passar a ser cool quando mulheres brancas usam.
    É exatamente isso, o famoso recalque.
    Podem dar chilique o tanto que for mas sempre vai cair exatamente nisso quando é esse assunto de apropriação cultural.

    Eu concordo que é chato você usar algo e ser considerado "marginalizado" e aí quando o outro em posição privilegiada usa vira "cool" e todo mundo passa a querer usar, da recalque mesmo, mas é só isso, recalque.

    Não é uma boa estratégia querer combater racismo com recalque, é uma estratégia infantil.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #54
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    @JoseIrineu porque não vamos direto para o ponto principal da discussão?
    Girar a discussão em termos de apropriação cultural, lugar de fala, etc imo é muito ruim, porque perde a essência do assunto racismo e esses termos acabam sendo um tiro no pé para o combate ao racismo.

    A essência do assunto racismo é a posição de privilégio dos brancos perante os negros.
    Focar nesse assunto imo é muito mais produtivo e uma estratégia infinitamente melhor para combater o racismo e ajudar as pessoas entenderem o real problema.

    Na sua opinião qual o melhor jeito de igualar esse privilégio?
    ex-ReiDaCacheta likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #55
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu acho que da pra debater esse assunto por diversos angulos:

    1- O turbante nao eh um simbolo da cultura africana. Ou pelo menos nao eh exclusivo da cultura africana. A Julia Jolie fez um video sobre isso e mostra que a vestimenta foi usada em diversas epocas, por diversos povos, incluindo europeus brancos. Alias, acho que na grande maioria dos casos como esse dificil achar alguma coisa que seja realmete exclusivo de uma cultura especifica.

    Dito isso, daria pra falar ate que o negro (ou africano) se apropriou da cultura alheia. Obvio que isso seria uma bobagem, mas eh bom mencionar pq, se voltarmos no tempo e olharmos a historia, faz essa histeria ficar sem sentido.

    2- Por outro lado, podemos considerar que mesmo nao tendo criado o turbante, ele virou uma especie de simbolismo para os negros num passado mais recente. Pelo que eu li e vi sobre a discussao, eh mais ou menos essa linha que a galera usa pra refutar o meu ponto numero 1. Nao eh sobre quem criou e tal, mas sim pq quando um negro usa eh algo mal visto e quando um branco usa eh algo cool.

    Se considerarmos isso a discussao faz um pouco mais de sentido. Mas ai acho que depende mto de como cada um quer ver a coisa. Tem quem veja como algo ruim: um branco pagando de malandrao e tem quem veja como algo bom: um branco "querendo parecer" negro, que eh algo que sempre aconteceu no sentido contrario.

    Eu nao acho que tenha resposta definitiva pra isso, mas prefiro ficar com a 2a opcao.

    3- Sobre racismo em geral, pelo pouco que conheco do mundo acho o Brasil bem ok, o que nao quer dizer que o negro nao sofra. Nos EUA o racismo ainda eh bem mais forte, no sentido de nem se misturarem mto em alguns lugares (tipo um bar que so vai negro e outro que so vai branco). Nao conheco mto da Europa, mas pelo que vejo eh ainda pior. Em alguns paises chega a ser nojento. Conheco menos ainda da Africa, mas ate la existe racismo entre os proprios negros, o que eh totalmente wtf. Enfim, minha conclusao eh de que o ser humano eh zuado mesmo e tem essa maldita tendencia de querer se fechar em grupos e se achar melhor que os outros grupos (se nao me engano isso eh meio que "provado" pela biologia).
    Racismo no EUA é bem diferente daqui, de alguma maneira os negros americanos "aprenderam" a se defender melhor, até porque a história de racismo ai foi muito mais violenta do que aqui. De alguma maneira acaba funcionando melhor ai, pq vc consegue ver médicos negros, advogados, os seriados por exemplo tem diversidade, quando não são voltados completamente a negros (todo mundo odeia o chris, fresh prince).

    Aqui existe uma parada velada, mas na prática não é muito diferente. Tem lugares aqui que negro não frequenta, raramente vc ve um professor universitario negro, médico. Chegar nas profissões mais bem remuneradas é bem mais difícil.
    Entao, IMO esse acesso dos negros a profissoes melhores nos EUA tem mais a ver com mobilidade social do que com a raca em si. No Brasil tb eh mto raro termos pobres, de qq raca, como professores, medicos, advogados, engenheiros, etc.

    Mas tem umas coisas que eh foda mesmo. Acho que ja te falei que uma vez briguei com o meu pai por um comentario racista. Eu nao o considero racista, nunca vi ele desdenhar de alguem ou tratar alguem mal por raca, status social ou qq coisa do tipo. Pelo contrario, ele trata bem todo mundo.

    So que rolam umas coisas estranhas: por exemplo, ele ta aqui me visitando agora e aqui eh normal negros terem carros bons, tanto pq eles tem mais grana quanto pq os carros sao mais baratos. E isso parece que incomoda ele de certa forma. Nao da pra entender, mas acho que eh a vida inteira vendo negro ser inferior financeiramente que da um bug na cabeca dele vendo um negao com uma BMW. Nao eh que ele fica puto nem nada, mas toda hora ele faz um comentario sobre isso e ai sou eu quem fica incomodado.
    JoseIrineu and Gilking like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #56
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786
    Cara, o politicamente correto influi em várias causas a curto prazo mas o longo prazo não existe.

    Combater o racismo é usando campanhas e obviamente educação, sendo que educação no brasil sempre foi pífio de um crescimento baixíssimo.

    Olha os últimos chororôs,

    'COTAS RACIAIS EM CONCURSO PÚBLICO E FACULDADE'

    E pronto, estamos vendo uma quantidade maior de negros nas faculdades públicas e ainda acho que ideias esquerdistas acabam produzindo esse tipo de pensamento imbecil: 'racismo inverso' que é o que estão chamando por aí.

    'OSCAR SEM PRETO',
    E olha o resultado, uns negritos ganhando o oscar, sendo que na minha opinião LaLaLagrand é mais filme.

    Olha os big brothers e pluft, sempre teve um negro e uma negra na média...

    É assim com jornais e vários outros programas. Ultimamente tem mudado bastante isso por conta do politicamente correto. As vezes colocam um negro exatamente pra não ter esse tipo de reclamação e no momento que essas coisas são forçadas, só vela mais ainda o racismo que remontam os moldes de florestan fernandes: racismo invisível.

    Aí reproduzem esses grupos de xororo/favela/mimimi/negritude/os brancos tem que pagar dívida(wtf).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #57
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    @Cleber2b acho que não é por aí.
    Quanto a cota racial eu discordo por um único motivo, pretos de escola pública tem a mesma dificuldade de brancos da mesma escola e a cota beneficia o preto e torna mais difícil para o branco. Por isso sou contra cota racial e a favor de cota social.

    Quanto ao resto é muito bem vindo essa inclusão forçada que você cita, se a inclusão não acontece naturalmente é melhor acontecer de forma forçada do que não acontecer nunca e com o tempo passa a ser natural.

    Veja a mídia trabalha com esteriótipos vendáveis, se não tiver pressão para mudar os esteriótipos ela não muda porque não quer correr o risco de perder dinheiro, então quando há essa pressão para incluir negros em todo tipo de papel e posição dentro da mídia é algo bem vindo e necessário para haver mudança.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #58
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    @ekalil seu pai pelo visto é racista sim, só não é consciente/voluntário, o que é bem comum no Brasil
    JoseIrineu likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #59
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    @ekalil seu pai pelo visto é racista sim, só não é consciente/voluntário, o que é bem comum no Brasil
    Então, mas é um negócio estranho. Não é pq é meu pai não. Tem gente na minha família que é claramente racista.

    Mas pode ser que vc tenha razão. E pode ser que esse tipo de coisa seja exatamente a raiz do problema.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #60
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    @ekalil seu pai pelo visto é racista sim, só não é consciente/voluntário, o que é bem comum no Brasil
    Então, mas é um negócio estranho. Não é pq é meu pai não. Tem gente na minha família que é claramente racista.

    Mas pode ser que vc tenha razão. E pode ser que esse tipo de coisa seja exatamente a raiz do problema.
    É justamente isso a essência do racismo atual principalmente no brasil, é a posição de privilégio dos brancos, e aí ocorre um efeito que muitas vezes não é nem mesmo voluntário e nem consciente que é o que você descreveu do seu pai, acontece que os brancos no brasil de maneira geral estão acostumados a serem privilegiados ou verem seus semelhantes brancos privilegiados e inconscientemente cria-se um sentimento de superioridade (que não é percebido por quem sente de forma involuntária) e aí acontece o racismo involuntário.

    Acho que se toda luta do racismo fosse focada nisso o combate seria muito mais efetivo, quando começaram a subjetivar fizeram a causa ser banalizada e perder o apoio popular de certa forma, até pouco tempo atrás você via pessoas racistas involuntários apoiando o combate ao racismo, hoje é mais comum ver esses racistas banalizando a causa do que apoiando.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 6 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 456781656 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados