Clique Aqui Vamos falar sobre racismo! - Página 5

Lista de Usuários Marcados

Página 5 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 345671555 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 683
Like Tree711Likes

Tópico: Vamos falar sobre racismo!

  1. #41
    Expert Avatar de ex-ReiDaCacheta
    Data de Ingresso
    02/08/08
    Localização
    Off Poker
    Posts
    4.233
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #42
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Correndo o risco de soar como o clássico idiota que fala de "orgulho hétero" e "camisa 100℅ branco", eu acho esse lance de apropriação cultural racista.

    Não acho ok uma mulher branca criticar uma negra que alisa o cabelo, ou qualquer coisa similar, então não faz sentido pra mim que negras torçam o nariz pra branquinha de turbante.

    Isso é uma forma de segregação, e por princípio me parece errado.

    Talvez existam bons argumentos aí que eu estou perdendo por não estar muito familiarizado com esse tema. Mas a única coisa que eu enxergo dando uma olhada superficial no assunto é isso.
    Acho que o principal argumento que eu posso colocar é a diferença das ações. Uma negra que alisa o cabelo, pode fazer até por exigência profissional, ela toma essa decisão pra ser melhor aceita., pra chegar mais perto do que é ser uma mulher branca. A mulher branca que usa turbante, usa apenas porque está na "moda". ela por definição não precisa ser aceita.
    O que eu acho extremamente chato e desnecessário é "cobrar" certo conhecimento de alguém sobre determinado objeto. Pra alguém saber os motivos da existência de qualquer objeto, música, etc seria necessário que todas as pessoas investigassem a história de tudo que usam/consomem.

    Uma mulher que experimenta um turbante em uma loja sem ter qualquer ideia sobre seu surgimento, teria que antes de tudo fazer uma pesquisa no google pra saber sua origem. A gente pode achar que é besteira gastar 5 minutos pesquisando sobre isso, mas as pessoas (me incluo aqui) não sabem nada sobre nada. Todo mundo pode estar usando/consumindo uma infinidade de produtos das mais variadas culturas sem ter a menor ideia de sua origem e essa é a beleza da coisa.

    Esse negócio de ficar cobrando conhecimento alheio, além de ser um pouco autoritário e infantil possui o efeito inverso do objetivo de seus propagadores. Aquela mulher com câncer que foi abordada daquela forma, pode muito bem optar por nunca mais usar o turbante. Ao invés de disseminar uma cultura entre toda a população e se orgulhar da sua origem, o resultado pode ser justamente a segregação.

    Pra mim o "fim do racismo" vai acontecer no exato momento em que ninguém vá se preocupar em ficar atribuindo percursores de moda/cultura com base na cor de pele. Quando não fizer a menor diferença a cor da pele da pessoa que usa turbante ou qualquer outro acessório, ou o tipo de música que consome.

    Ps: As vezes eu fico no youtube ouvindo várias músicas "diferentes" de diversos lugares do mundo e não tenho o menor interesse em investigar suas origens. Devo estar apropriando alguma cultura enquanto o que passa na minha cabeça é simplesmente, "agrada meus ouvidos" ou não agrada meus ouvidos"
    Então se pa me expressei mal, mas quando falei sobre liberdade individual, eu quis dizer exatamente isso, de que não acho legal se exigir de ninguém um conhecimento prévio pra se usar qq tipo de roupa.

    A premissa é o racismo, eu tenho amigas brancas que usam turbante e tem dread e que são bem ligadas a cultura negra, várias vezes elas me perguntaram sobre essa parada e eu sempre disse que achava non sense, mas isso pq eu sei que elas não são racistas.

    Vamos lembrar que a premissa do tópico é racismo.
    Taleb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #43
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Mas essa premissa me parece inválida pq é segregadora.

    Fica parecendo que a mesma mulher negra que luta pra ser aceita não está pronta a aceitar.

    E btw imo, se for pra dar conotação racial ao uso de um turbante, o fato de brancas estarem se interessando por indumentárias negras devia ser visto como um gesto de aceitação e não um ataque.
    Isso vai pros dois lados, pode ser aceitação e pode reforçar o racismo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #44
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Esse seu último post exemplificou exatamente como isso soa pra mim desde o princípio.

    Com o diferencial que nesse caso do turbante a reclamação tem caráter racial, e isso adiciona um fator de exclusão/segregação que é bem negativo.

    O problema não é popularizar, o problema é outra raça querer usar tb. Se uma negra, que não está nem aí pra o significado, usar turbante só pq está na moda não tem problema.

    Sei que é meio ridículo mulheres brancas reclamarem de discriminação racial. Mas imo soa como racismo e age como racismo, então...
    Olha só, o tópico começou como racismo, que historicamente quem sofre são os negros e de alguma maneira, já passou pra racismo do negro, não é a ideia do tópico.

    Em tempo eu não disse que concordo com apropriação cultural, pode se abordar o tema de uma maneira bem mais leve. O fato é que incomoda o fato de o turbante, pra ficar nesse exemplo, passar a ser cool quando mulheres brancas usam.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #45
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por dunadan Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Correndo o risco de soar como o clássico idiota que fala de "orgulho hétero" e "camisa 100℅ branco", eu acho esse lance de apropriação cultural racista.

    Não acho ok uma mulher branca criticar uma negra que alisa o cabelo, ou qualquer coisa similar, então não faz sentido pra mim que negras torçam o nariz pra branquinha de turbante.

    Isso é uma forma de segregação, e por princípio me parece errado.

    Talvez existam bons argumentos aí que eu estou perdendo por não estar muito familiarizado com esse tema. Mas a única coisa que eu enxergo dando uma olhada superficial no assunto é isso.
    Acho que o principal argumento que eu posso colocar é a diferença das ações. Uma negra que alisa o cabelo, pode fazer até por exigência profissional, ela toma essa decisão pra ser melhor aceita., pra chegar mais perto do que é ser uma mulher branca. A mulher branca que usa turbante, usa apenas porque está na "moda". ela por definição não precisa ser aceita.
    Cara, eu trabalho com gente de vários países, uma parcela muito relevante aqui no meu trabalho é de africanos. A maioria das mulheres africanas aqui tem cabelo curto, mas boa parte delas usa peruca. Algumas preferem perucas lisas e curtas, outras colocam tranças e tal. Definitivamente não existe qualquer exigencia aqui por parte do empregador (ou pressão indireta) por estilo de cabelo. Além disso, a grande maioria, se não todas, têm muito orgulho da origem africana. Você acha que nesse caso a motivação delas é a mesma do que a das mulheres brancas que usam turbante ou você vê isso de uma outra maneira?
    Fica meio puxado eu falar sobre isso, pq de fato não tenho muito contato com africanos. Como regra geral as mulheres negras, tentam se aproximar do padrão de beleza europeu, cabelos lisos principalmente, mas fica meio difícil opinar mesmo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #46
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu acho que da pra debater esse assunto por diversos angulos:

    1- O turbante nao eh um simbolo da cultura africana. Ou pelo menos nao eh exclusivo da cultura africana. A Julia Jolie fez um video sobre isso e mostra que a vestimenta foi usada em diversas epocas, por diversos povos, incluindo europeus brancos. Alias, acho que na grande maioria dos casos como esse dificil achar alguma coisa que seja realmete exclusivo de uma cultura especifica.

    Dito isso, daria pra falar ate que o negro (ou africano) se apropriou da cultura alheia. Obvio que isso seria uma bobagem, mas eh bom mencionar pq, se voltarmos no tempo e olharmos a historia, faz essa histeria ficar sem sentido.

    2- Por outro lado, podemos considerar que mesmo nao tendo criado o turbante, ele virou uma especie de simbolismo para os negros num passado mais recente. Pelo que eu li e vi sobre a discussao, eh mais ou menos essa linha que a galera usa pra refutar o meu ponto numero 1. Nao eh sobre quem criou e tal, mas sim pq quando um negro usa eh algo mal visto e quando um branco usa eh algo cool.

    Se considerarmos isso a discussao faz um pouco mais de sentido. Mas ai acho que depende mto de como cada um quer ver a coisa. Tem quem veja como algo ruim: um branco pagando de malandrao e tem quem veja como algo bom: um branco "querendo parecer" negro, que eh algo que sempre aconteceu no sentido contrario.

    Eu nao acho que tenha resposta definitiva pra isso, mas prefiro ficar com a 2a opcao.

    3- Sobre racismo em geral, pelo pouco que conheco do mundo acho o Brasil bem ok, o que nao quer dizer que o negro nao sofra. Nos EUA o racismo ainda eh bem mais forte, no sentido de nem se misturarem mto em alguns lugares (tipo um bar que so vai negro e outro que so vai branco). Nao conheco mto da Europa, mas pelo que vejo eh ainda pior. Em alguns paises chega a ser nojento. Conheco menos ainda da Africa, mas ate la existe racismo entre os proprios negros, o que eh totalmente wtf. Enfim, minha conclusao eh de que o ser humano eh zuado mesmo e tem essa maldita tendencia de querer se fechar em grupos e se achar melhor que os outros grupos (se nao me engano isso eh meio que "provado" pela biologia).
    Racismo no EUA é bem diferente daqui, de alguma maneira os negros americanos "aprenderam" a se defender melhor, até porque a história de racismo ai foi muito mais violenta do que aqui. De alguma maneira acaba funcionando melhor ai, pq vc consegue ver médicos negros, advogados, os seriados por exemplo tem diversidade, quando não são voltados completamente a negros (todo mundo odeia o chris, fresh prince).

    Aqui existe uma parada velada, mas na prática não é muito diferente. Tem lugares aqui que negro não frequenta, raramente vc ve um professor universitario negro, médico. Chegar nas profissões mais bem remuneradas é bem mais difícil.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #47
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Esse seu último post exemplificou exatamente como isso soa pra mim desde o princípio.
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post

    Com o diferencial que nesse caso do turbante a reclamação tem caráter racial, e isso adiciona um fator de exclusão/segregação que é bem negativo.

    O problema não é popularizar, o problema é outra raça querer usar tb. Se uma negra, que não está nem aí pra o significado, usar turbante só pq está na moda não tem problema.

    Sei que é meio ridículo mulheres brancas reclamarem de discriminação racial. Mas imo soa como racismo e age como racismo, então...


    Olha só, o tópico começou como racismo, que historicamente quem sofre são os negros e de alguma maneira, já passou pra racismo do negro, não é a ideia do tópico.

    Em tempo eu não disse que concordo com apropriação cultural, pode se abordar o tema de uma maneira bem mais leve. O fato é que incomoda o fato de o turbante, pra ficar nesse exemplo, passar a ser cool quando mulheres brancas usam.


    poxa, entao pra vc so interessa o racismo que o negro sofre e provindo de quem nao eh negro? eu ja tentei te avisar q suas premissas parecem ser racistas. vc ignora e quando isso acontece contra ataca chamando de racista sem argumentacao nenhuma.

    ja bati na mesma tecla mil vezes tb, racismo que eh usado pra combater racismo ta no msm barco que o outro tipo. nao eh justificavel.
    ex-ReiDaCacheta likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #48
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Citação Postado originalmente por dunadan Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Correndo o risco de soar como o clássico idiota que fala de "orgulho hétero" e "camisa 100℅ branco", eu acho esse lance de apropriação cultural racista.

    Não acho ok uma mulher branca criticar uma negra que alisa o cabelo, ou qualquer coisa similar, então não faz sentido pra mim que negras torçam o nariz pra branquinha de turbante.

    Isso é uma forma de segregação, e por princípio me parece errado.

    Talvez existam bons argumentos aí que eu estou perdendo por não estar muito familiarizado com esse tema. Mas a única coisa que eu enxergo dando uma olhada superficial no assunto é isso.
    Acho que o principal argumento que eu posso colocar é a diferença das ações. Uma negra que alisa o cabelo, pode fazer até por exigência profissional, ela toma essa decisão pra ser melhor aceita., pra chegar mais perto do que é ser uma mulher branca. A mulher branca que usa turbante, usa apenas porque está na "moda". ela por definição não precisa ser aceita.
    Cara, eu trabalho com gente de vários países, uma parcela muito relevante aqui no meu trabalho é de africanos. A maioria das mulheres africanas aqui tem cabelo curto, mas boa parte delas usa peruca. Algumas preferem perucas lisas e curtas, outras colocam tranças e tal. Definitivamente não existe qualquer exigencia aqui por parte do empregador (ou pressão indireta) por estilo de cabelo. Além disso, a grande maioria, se não todas, têm muito orgulho da origem africana. Você acha que nesse caso a motivação delas é a mesma do que a das mulheres brancas que usam turbante ou você vê isso de uma outra maneira?
    nz é um ponto fora da curva, deve ser a sociedade mais integrada do mundo e menos racista.. e mesmo assim, quantos kiwis vc viu na rua com tatuagem maori, sem ser de descendência maori? e quantos não-kiwis você já viu no geral?

    eu arrisco a dizer que vc não viu nenhum kiwi não-maori e só na sua cidade brasileira deve conhecer uns 10 que tem tatuagem maori.. os kiwis não-maoris não fazem por uma questão de respeito ao próximo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #49
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    E sobre a apropriação cultural da cultura do racismo?

    Racismo era da cultura dos brancos e cada vez mais os negros estão se apropriando.

    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #50
    Expert Avatar de Major Kong
    Data de Ingresso
    23/08/10
    Posts
    2.727
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 5 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 345671555 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados