Clique Aqui Vamos falar sobre racismo! - Página 4

Lista de Usuários Marcados

Página 4 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 234561454 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 683
Like Tree711Likes

Tópico: Vamos falar sobre racismo!

  1. #31
    Chip Leader Avatar de Ortega
    Data de Ingresso
    09/04/15
    Localização
    Londrina, Brazil
    Posts
    1.098
    Citação Postado originalmente por Fidelis Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Desse jeito é uma sinuca de bico... Se a posição da mulher branca é que "turbante é coisa de negra, nunca vou usar" ela é racista, se ela acha bonito e quer usar tb é "apropriação cultural".

    O objetivo dessa luta é manter a cultura negra segregada e os padrões de beleza atuais em vigência? Se for isso as negras vão alisar o cabelo pra ser melhor aceitas por muito tempo ainda...
    Então, aí que tá, virou isso mas não era pra ser isso.
    Só que está virando comum acontecer de os radicais militantes transformar uma luta séria em algo ridículo e esse é um exemplo claro disso.

    A intenção de quem levantou essas questões nunca foi impedir alguém de utilizar tal coisa, a intenção é acabar com a estigmatização dos negros ao utilizarem tal coisa, o que não acontece quando branco utiliza.

    Só que eles não querem impedir os brancos de utilizarem, eles querem ter o direito de utilizar sem serem estigmatizados. Além disso querem também impedir a banalização de alguns símbolos, principalmente religiosos, que acabam sendo usados de forma que esvazia seu significado.
    Nesse caso eu acho q o próprio termo "apropriação" cultural já não cai bem.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #32
    Expert Avatar de tzampa
    Data de Ingresso
    18/10/07
    Posts
    4.198
    Imo esse exemplo não é muito bom pra discutir o racismo em si. Estão pegando uma situação pontual vista por um lado até meio extremista...Eu acho que a imensa maioria dos negros estão cagando e andando pro turbante da branca ou qq outra apropriação cultural. Acho que o racismo a ser combatido é o racismo velado, que no fundo é uma questão de princípios e valores
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #33
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fidelis Ver Post
    @ekalil o problema é que esse acontecimento do turbante ocorreu porque as indignadas eram completamente ignorantes em relação ao assunto que defendem. São aqueles radicais ignorantes que só prejudicam suas causas.

    Muitos apoiadores da apropriação cultural explicou isso muito bem, condenando completamente esse fato acontecido.
    A discussão é justamente para acabar com essa estigmatização dos negros quando utiliza tal adereço de sua cultura, coisa que não acontece quando um branco utiliza.

    Mas isso de impedir alguém de utilizar tal coisa os defensores sérios do assunto repudia isso.
    Só que é aquela história do tiro no pé, porque quem acaba tendo voz no assunto são os radicais e aí a discussão de apropriação virou se "pode ou não usar tal coisa" e não é isso, só que passou a ser.
    entao vc sabe oq eh apropriacao cultural. eu te faço essa pergunta pq nao entendo, qual a definicao? um exemplo?
    Eu não sou expert no assunto, mas fui atrás para entender, e aprendi algumas coisas.
    Com o que eu aprendi eu definiria a apropriação cultural como: "uso banal de algum item provido de significado para uma cultura, religião ou etnia desfavorecida perante ao apropriador".

    Vou usar o exemplo do turbante mesmo.
    Para um grupo o turbante tem um significado de luta contra a moda opressora, um tipo de resistência aos padrões de belezas impostos de um grupo opressor. Para esse grupo o turbante é importante, ele representa uma luta, uma resistência aos costumes de uma cultura dominante.

    Assim quando a cultura dominante pega o turbante e o transforma em moda, o explorando comercialmente, o grupo que via o turbante com significado de resistência perde todo seu sentido e assim se sentem novamente atacados pela cultura dominante e aí vira o que virou.
    Gronkowski likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #34
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por Ortega Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fidelis Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Desse jeito é uma sinuca de bico... Se a posição da mulher branca é que "turbante é coisa de negra, nunca vou usar" ela é racista, se ela acha bonito e quer usar tb é "apropriação cultural".

    O objetivo dessa luta é manter a cultura negra segregada e os padrões de beleza atuais em vigência? Se for isso as negras vão alisar o cabelo pra ser melhor aceitas por muito tempo ainda...
    Então, aí que tá, virou isso mas não era pra ser isso.
    Só que está virando comum acontecer de os radicais militantes transformar uma luta séria em algo ridículo e esse é um exemplo claro disso.

    A intenção de quem levantou essas questões nunca foi impedir alguém de utilizar tal coisa, a intenção é acabar com a estigmatização dos negros ao utilizarem tal coisa, o que não acontece quando branco utiliza.

    Só que eles não querem impedir os brancos de utilizarem, eles querem ter o direito de utilizar sem serem estigmatizados. Além disso querem também impedir a banalização de alguns símbolos, principalmente religiosos, que acabam sendo usados de forma que esvazia seu significado.
    Nesse caso eu acho q o próprio termo "apropriação" cultural já não cai bem.
    O termo cai bem, minha explicação que não caiu tão bem.

    Leia meus posts depois desse que a explicação vai ficar melhor.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #35
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Se existe essa estigmatização ela vai diminuir tanto mais um adereço se popularizar.

    Sobre significado cultural e religioso isso não tem nada a ver com a cor da pele. Ser negro não é uma religião, e particularmente eu não acho que seja uma cultura tb.
    A estigmatização existe, isso é um fato. Infelizmente ainda existe.
    Eu concordo que a estigmatização diminui se um adereço se populariza, só que eles não querem diminuir a estigmatização as custas de terem seus itens importantes esvaziado de significado para uso das culturas dominantes. Entende?

    Veja, eu estou fazendo o papel de "advogado do diabo" aqui, porque eu particularmente acho estúpido isso de apropriação cultural, mesmo com os bons argumentos que eles tem, eu estou apenas levantando esses bons argumentos para a discussão ficar justa.

    Quanto ao que você disse no último parágrafo, é que apropriação cultural não é só com cor de pele, existe apropriação cultural em cultura, religião e etnia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #36
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por tzampa Ver Post
    Imo esse exemplo não é muito bom pra discutir o racismo em si. Estão pegando uma situação pontual vista por um lado até meio extremista...Eu acho que a imensa maioria dos negros estão cagando e andando pro turbante da branca ou qq outra apropriação cultural. Acho que o racismo a ser combatido é o racismo velado, que no fundo é uma questão de princípios e valores
    Na verdade a discussão é boa, é que o exemplo do caso do turbante é extremista, mas a discussão em torno da apropriação cultural não.

    Por que nessa discussão tem argumentos importantes a favor que envolvem o racismo em si.
    Eu mesmo não concordando com quem defende a apropriação cultural eu vejo que é importante entender a mensagem que eles querem passar com essa discussão.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #37
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Um exemplo de apropriação cultural que não é com os negros mas que exemplifica muito bem toda a discussão e faz entender melhor o que eles defendem com esse assunto.

    MOICANO
    Os punks utilizam/utilizavam o moicano como um simbolo anti-opressão, uma forma de expressar seus protestos contra a sociedade. Não era mera estética. Os punks eram marginalizados, o corte moicano era marginalizado. Então o grupo dominante passou a utilizar o moicano como moda, apenas por estética sem nenhum significado além. O mesmo grupo que marginalizava os punks agora exploram o corte deles esvaziando o corte de todo significado, dessa forma a utilização do corte pelos punks como simbolo anti-opressão passa a não ter o mesmo valor.

    Mas aí você me diz, e os punks não apropriaram dos índios? Não. Os índios utilizavam o corte com um significado, eram índios que preferiam morrer a serem controlados por brancos, e os punks ao utilizarem esse corte ele absorveu o significado, dessa forma como não houve esvaziamento do significado então não se caracteriza apropriação cultural.

    Então veja, o problema não está em outra cultura ou etnia utilizar algo de outra cultura ou etnia, está em esvaziar o significado daquilo que está apropriando.
    Gronkowski likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #38
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Esse é o mesmo fenômeno de quando alguém gosta de uma banda alternativa e isso a faz se sentir diferente, fora do mainstream, especial e então a banda vira modinha e aí esse fã perde o seu motivo de gostar da banda e consequentemente se sente revoltado.
    zombie, Bolengo and luigibr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #39
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Esse seu último post exemplificou exatamente como isso soa pra mim desde o princípio.

    Com o diferencial que nesse caso do turbante a reclamação tem caráter racial, e isso adiciona um fator de exclusão/segregação que é bem negativo.

    O problema não é popularizar, o problema é outra raça querer usar tb. Se uma negra, que não está nem aí pra o significado, usar turbante só pq está na moda não tem problema.

    Sei que é meio ridículo mulheres brancas reclamarem de discriminação racial. Mas imo soa como racismo e age como racismo, então...
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #40
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    Vamos pra um exemplo extremo, uma mulher branca que usa isso, mas trata a babá negra com racismo? Saca, acho até que é uma discussão minoritária, mas comecei com ela por ser mais fácil de desembaraçar.
    [/QUOTE]

    Nao tem lógica algum uma mae contratar uma negra para auxiliá-la a cuidar de seu bem mais precioso, seu filho, para dar banho, dar de comer, pegar no colo, botar pra dormir, enfim, ficar boa parte do tempo com ele, se ela for racista. Incongruente seu raciocínio. Eu acho que você ve muito fantasma onde nao tem. Deve ter seus motivos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 4 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 234561454 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados