Clique Aqui Vamos falar sobre racismo! - Página 46

Lista de Usuários Marcados

Página 46 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 36444546474856 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 451 a 460 de 683
Like Tree711Likes

Tópico: Vamos falar sobre racismo!

  1. #451
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    Atenção!!!

    Tópico congelado até as 14:00hs (horário que o Irineu acorda).
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #452
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Sobre definir racismo, eu acho fundamental fazer uma distinção entre duas coisas bem diferentes que são tratadas como uma só.

    Uma coisa é a discriminação, a segregação. Ou seja, determinada raça, etnia, religião ou whatever ter uma tratamento legal diferente, ter que ocupar espaços próprios segregados e por aí vai.

    Outra coisa é o preconceito. A forma como nós pensamos é preconceituosa, porque isso é uma vantagem evolutiva óbvia. Nós agrupamos elementos diferentes em grupos em razão de características semelhantes porque isso facilita absurdamente o processamento de informação.

    Quanto à segregação, o Brasil é relativamente tranquilo. Comparado ao que acontece em países árabes, na própria África ou em muitos países asiáticos, aqui é um paraíso. Mesmo comparado aos EUA, a coisa aqui é bem mais tranquila.

    Quanto ao preconceito, ele é inevitável. Só tem duas opções para as pessoas deixarem de associar negro a pobreza, marginalidade, falta de instrução. Uma é ficar com essa idiotice politicamente correta em que as pessoas vão só botar um sinal invertido na frente da associação para mascarar a realidade. E a outra é mudar os fatos pára que a associação deixe de ser verdadeira.

    Só que, pra que essas associações deixem de ser verdadeiras, são necessários muitos fatores. Diminuir a desigualdade de renda, de oportunidades de trabalho e estudo, mas também parar de segregar. Porque enquanto cor da pele ou o tipo de cabelo ainda for motivo para separar oficialmente os cidadãos, vai ser difícil esses mesmos cidadão pararem de enxergar a sociedade em grupos segregados.
    sim ue, so nao acho q aqui eh um paraiso, so q o preconceito eh muito mais rasteiro, como foi visto aqui mesmo neste post. Entao fica muito mais dificil de combater. Sobre a questao de cotas, ninguem em sa consciência defende q seja a melhor solucao, mas esse papo utopico de q o negro tem q se esforcar mais bla bla bla, ta longe de ser uma solucao, nem paleativa eh, eh so o mais puro mimimi. O cidadao ja eh segragado, so nao era oficial, a questao das cotas torna isso oficial, entao eh so puro formalismo.
    "Comparado ao que acontece em países árabes, na própria África ou em muitos países asiáticos, aqui é um paraíso". Não significa que aqui seja um paraíso.

    E seu post mistura segregação e preconceito o tempo inteiro. Você consegue perceber as diferenças entre os dois que eu apontei? Ou acha que não existe nenhuma diferença entre as duas coisas?

    Se cota não é solução e nem paliativo, você deve ser contra, né?
    eh de fato, nao significa. Fiquei enviesado por causa de outros comentarios.

    Oq eu falei eh q as cotas sao uma solucao paleativa, e q nao vejo esse bordao de "nao fale em crise, trabalhe", como vc pode ver nos comentarios aqui.

    Sou a favor de cotas, e sou mais propenso a ser a favor de cotas por renda. Ja q na pratica daria praticamente na mesma coisa, a maior parte da populacao pobre eh negra. Assim agrada coxinhas e mortadelas, q preferem nao acreditar na divida historica.

    Esse papo de q negro nao sabe se organizar e q a africa eh uma bosta por causa disso, eh so uma parada de supremacia branca, pq na real, a Africa sempre foi explorada e vai continuar sendo durante um bom tempo.
    Eu já sou contra as cotas, primeiro por princípio (é uma forma explícita de discriminação) segundo porque nunca vi nenhum indício de que ela produza os resultados almejados. E a favor de uma completa reestruturação do ensino no Brasil. Focar no ensino básico, cobrar mensalidade em universidade pública (concedendo bolsas á população de baixa renda). Sou contra, inclusive, cotas sociais, apesar de achá-las menos nocivas que as raciais.

    A África é uma bosta por vários fatores. Mas essa ideia de que ela é atrasada porque sempre foi explorada é mito. Quem explorava a África até 1500 (sendo companheiro, porque a ocupação da África começou mais de 3 séculos depois)? Por que os impérios africanos não conseguiram dominar nem o norte da África? Esse mito de exploradores e explorados é um simplismo bobo que tá longe de explicar a pobreza da África ou mesmo da América Latina.

    Estimula as pessoas a buscar uma vida melhor tá longe de ser um problema. É claro que as dificuldades vão variar muito dependendo do caso, mas é infinitamente melhor do que falar pro sujeito que ele nunca vai melhorar porque a sociedade é malvada. Quem impede o crescimento dos outros é quem o convence de que ele é incapaz de mudar sua vida. Entção é evidente que parte da solução passa pelos próprios negros assumirem que são tão capazes quanto qualquer outro e demonstrarem isso na prática. Autocondescendência não faz bem pra ninguém. BTW, esse parágrafo não é específico sobre a questão do racismo, isso vale pra qualquer coisa, IMO
    E você tem alguma explicação pra esse desenvolvimento desigual entre Europa, África e A. Latina?

    Eu penso sobre isso tb, aliás falava com um amigo meu que foi pra áfrica do sul recentemente. Uma vez que houve interferência de uma civilização com maior tecnologia sobre uma com menos recursos, não tem como supormos o contrário.

    O foda de assumirmos que continentes se desenvolveram de maneira diferente ao longo do tempo é que da margem a conclusões bizarras, ainda mais pra esse bando de acéfalo que vigora por aqui.
    Podem ter várias diferentes explicações, mas é fato que a Europa era mais avançada.

    Eu acho que se vc isola um continente do outro (como era na época, já que navegação era difícil), vai ter continentes se desenvolvendo de forma totalmente diferente. As necessidades, as descobertas, as crenças são diferentes.

    Um ex pode ser o inverno mais rigoroso, que faz as pessoas buscarem soluções como comércio, produção diferenciada, sei lá.

    Mas se as línguas se desenvolvem de forma completamente diferentes, pq n o resto?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #453
    Chip Leader Avatar de Flavio
    Data de Ingresso
    02/01/08
    Posts
    1.373
    Alguém sabe a explicação do sucesso do povo Judeu? já que foram escravizados pelo Egito, pelos babilônios e pelos romanos?

    Os Judeus são um povo intrigante, por que tem tanta gente destacada? Isso é meramente cultural?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #454
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por Flavio Ver Post
    Alguém sabe a explicação do sucesso do povo Judeu? já que foram escravizados pelo Egito, pelos babilônios e pelos romanos?

    Os Judeus são um povo intrigante, por que tem tanta gente destacada? Isso é meramente cultural?
    Eles foram o povo escolhido por Deus ué.
    panteracorderosa and Taleb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #455
    Table Captain
    Data de Ingresso
    02/12/13
    Posts
    675
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Sobre definir racismo, eu acho fundamental fazer uma distinção entre duas coisas bem diferentes que são tratadas como uma só.

    Uma coisa é a discriminação, a segregação. Ou seja, determinada raça, etnia, religião ou whatever ter uma tratamento legal diferente, ter que ocupar espaços próprios segregados e por aí vai.

    Outra coisa é o preconceito. A forma como nós pensamos é preconceituosa, porque isso é uma vantagem evolutiva óbvia. Nós agrupamos elementos diferentes em grupos em razão de características semelhantes porque isso facilita absurdamente o processamento de informação.

    Quanto à segregação, o Brasil é relativamente tranquilo. Comparado ao que acontece em países árabes, na própria África ou em muitos países asiáticos, aqui é um paraíso. Mesmo comparado aos EUA, a coisa aqui é bem mais tranquila.

    Quanto ao preconceito, ele é inevitável. Só tem duas opções para as pessoas deixarem de associar negro a pobreza, marginalidade, falta de instrução. Uma é ficar com essa idiotice politicamente correta em que as pessoas vão só botar um sinal invertido na frente da associação para mascarar a realidade. E a outra é mudar os fatos pára que a associação deixe de ser verdadeira.

    Só que, pra que essas associações deixem de ser verdadeiras, são necessários muitos fatores. Diminuir a desigualdade de renda, de oportunidades de trabalho e estudo, mas também parar de segregar. Porque enquanto cor da pele ou o tipo de cabelo ainda for motivo para separar oficialmente os cidadãos, vai ser difícil esses mesmos cidadão pararem de enxergar a sociedade em grupos segregados.
    sim ue, so nao acho q aqui eh um paraiso, so q o preconceito eh muito mais rasteiro, como foi visto aqui mesmo neste post. Entao fica muito mais dificil de combater. Sobre a questao de cotas, ninguem em sa consciência defende q seja a melhor solucao, mas esse papo utopico de q o negro tem q se esforcar mais bla bla bla, ta longe de ser uma solucao, nem paleativa eh, eh so o mais puro mimimi. O cidadao ja eh segragado, so nao era oficial, a questao das cotas torna isso oficial, entao eh so puro formalismo.
    "Comparado ao que acontece em países árabes, na própria África ou em muitos países asiáticos, aqui é um paraíso". Não significa que aqui seja um paraíso.

    E seu post mistura segregação e preconceito o tempo inteiro. Você consegue perceber as diferenças entre os dois que eu apontei? Ou acha que não existe nenhuma diferença entre as duas coisas?

    Se cota não é solução e nem paliativo, você deve ser contra, né?
    eh de fato, nao significa. Fiquei enviesado por causa de outros comentarios.

    Oq eu falei eh q as cotas sao uma solucao paleativa, e q nao vejo esse bordao de "nao fale em crise, trabalhe", como vc pode ver nos comentarios aqui.

    Sou a favor de cotas, e sou mais propenso a ser a favor de cotas por renda. Ja q na pratica daria praticamente na mesma coisa, a maior parte da populacao pobre eh negra. Assim agrada coxinhas e mortadelas, q preferem nao acreditar na divida historica.

    Esse papo de q negro nao sabe se organizar e q a africa eh uma bosta por causa disso, eh so uma parada de supremacia branca, pq na real, a Africa sempre foi explorada e vai continuar sendo durante um bom tempo.
    Eu já sou contra as cotas, primeiro por princípio (é uma forma explícita de discriminação) segundo porque nunca vi nenhum indício de que ela produza os resultados almejados. E a favor de uma completa reestruturação do ensino no Brasil. Focar no ensino básico, cobrar mensalidade em universidade pública (concedendo bolsas á população de baixa renda). Sou contra, inclusive, cotas sociais, apesar de achá-las menos nocivas que as raciais.

    A África é uma bosta por vários fatores. Mas essa ideia de que ela é atrasada porque sempre foi explorada é mito. Quem explorava a África até 1500 (sendo companheiro, porque a ocupação da África começou mais de 3 séculos depois)? Por que os impérios africanos não conseguiram dominar nem o norte da África? Esse mito de exploradores e explorados é um simplismo bobo que tá longe de explicar a pobreza da África ou mesmo da América Latina.

    Estimula as pessoas a buscar uma vida melhor tá longe de ser um problema. É claro que as dificuldades vão variar muito dependendo do caso, mas é infinitamente melhor do que falar pro sujeito que ele nunca vai melhorar porque a sociedade é malvada. Quem impede o crescimento dos outros é quem o convence de que ele é incapaz de mudar sua vida. Entção é evidente que parte da solução passa pelos próprios negros assumirem que são tão capazes quanto qualquer outro e demonstrarem isso na prática. Autocondescendência não faz bem pra ninguém. BTW, esse parágrafo não é específico sobre a questão do racismo, isso vale pra qualquer coisa, IMO
    E você tem alguma explicação pra esse desenvolvimento desigual entre Europa, África e A. Latina?

    Eu penso sobre isso tb, aliás falava com um amigo meu que foi pra áfrica do sul recentemente. Uma vez que houve interferência de uma civilização com maior tecnologia sobre uma com menos recursos, não tem como supormos o contrário.

    O foda de assumirmos que continentes se desenvolveram de maneira diferente ao longo do tempo é que da margem a conclusões bizarras, ainda mais pra esse bando de acéfalo que vigora por aqui.
    Botsuana, na África, tem uma renda per capita maior que a do Brasil. É um país economicamente livre. O que barrou o desenvolvimento do continente africano foram os regimes de governo adotados por lá.

    O país que eu citei, por exemplo, em 1966 na época da independencia, tinha uma renda per capita de 70 dolares anuais, hoje é de 17 mil dólares.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #456
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    Citação Postado originalmente por Flavio Ver Post
    Alguém sabe a explicação do sucesso do povo Judeu? já que foram escravizados pelo Egito, pelos babilônios e pelos romanos?

    Os Judeus são um povo intrigante, por que tem tanta gente destacada? Isso é meramente cultural?
    A sua pergunta responde o porquê do fracasso na Africa. Mas cuidado, nao fale alto a resposta que podem lhe taxar de racista.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #457
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post


    E você tem alguma explicação pra esse desenvolvimento desigual entre Europa, África e A. Latina?

    Eu penso sobre isso tb, aliás falava com um amigo meu que foi pra áfrica do sul recentemente. Uma vez que houve interferência de uma civilização com maior tecnologia sobre uma com menos recursos, não tem como supormos o contrário.

    O foda de assumirmos que continentes se desenvolveram de maneira diferente ao longo do tempo é que da margem a conclusões bizarras, ainda mais pra esse bando de acéfalo que vigora por aqui.
    Algumas. É um assunto complexo pra caralho, vou tentar elaborar direito quando tiver um tempo e posto aqui. Mas já posso te adiantar que nada indica que seja uma problema intrínseco de seus povos nativos. As diferenças naturais entre etnias pode até ter contribuído muito ligeiramente para as diferenças sociais que ocorreram ao longo do tempo, mas são facilmente superadas, IMO.
    JoseIrineu likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #458
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Flavio Ver Post
    Alguém sabe a explicação do sucesso do povo Judeu? já que foram escravizados pelo Egito, pelos babilônios e pelos romanos?

    Os Judeus são um povo intrigante, por que tem tanta gente destacada? Isso é meramente cultural?
    IMO, é. Mas é bom destacar que existem pelo menos dois grupos de judeus bem diferentes, os originários do oriente médio e os da Europa Central (ashkenazi) que não tinham origem semita e adotaram o judaísmo há cerca de 1k anos. E nem todos são ou foram ricos e bem sucedidos
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #459
    Expert Avatar de PabloDefederico
    Data de Ingresso
    26/10/10
    Posts
    3.458
    Citação Postado originalmente por Fidelis Ver Post
    @sopro, imagina uma família bem pobre, a mãe casou com um branco primeiro e teve um filho que nasceu branco, separou e casou novamente, agora com um negro e teve outro filho que nasceu negro.

    Os dois crescem em condições iguais, ambos muito pobres e dependendo do mesmo estudo porco das escolas públicas de periferia.

    Chega na faculdade o irmão negro é beneficiado pelas cotas, o irmão branco tem que se esforçar bem mais para ter a mesma vaga.

    Você acha certo isso?
    Eu realmente queria entender os argumentos de alguém que defende cota racial e não apenas cota social.
    regra pagar pela execessão! :O
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #460
    Expert Avatar de Riverwinner
    Data de Ingresso
    04/04/10
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    3.272
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por F3RNANDO Ver Post
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    mano, mas q diferenca isso faz, mais uma vez?! sim, a maioria das pessoas q cometem crimes sao negraszzzzz. Ja foi dito aqui, acabei de falar tbm, tem q ficar repetindo e repetindo, e sao sempre as mesmas desculpas, so pra nao ser chamado de racistinha. Ainda manda um "as estatiscas sao manipuladas" hauahuahuahua.

    Temos um ciclo q nao fecha, e nao eh culpa dos negros, e o salvador branco, so vem qdo lhe convém...Eh por isso q existe esse negocio de "divida historica", vc acha q o negro queria ta roubando?queria morar na favela? Vc fala como se o negro fosse propenso a ser um criminoso, qdo na vdd ele esta nas classes mais baixas pq simplesmente existe um clubismo na alta cupula por varios motivos, um deles eh ter q trabalhar muito cedo, tbm tem a questao do acesso a educacao de baixa qualidade e outras coisas q ja foram faladas por aqui. Vou comecar a explicar as coisas com um paralelo com o futebol, quem sabe assim vai.
    . Pqp , agora pobreza é justificativa para o cara ser ladrão .. o problema moral é infinitamente maior que o problema do racismo no Brasil .
    entao vc q todo preto queria ta ali na boca de fumo, ele acorda todo dia de manha e fala "caralho, q dia foda, hj vou ali ficar na esquina vender umas drogas e fugir dos pulica", eh muito fofo achar q o mundo eh assim cheio de idealismo, onde o crime eh um problema puramente moral, mas qdo vc se torna adulto esse tipo de inocencia nao eh mais aceitavel.
    Cara, esse seu post foi o mais racista do tópico.

    De verdade.
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 46 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 36444546474856 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados