Clique Aqui Vamos falar sobre racismo! - Página 3

Lista de Usuários Marcados

Página 3 de 69 PrimeiroPrimeiro 123451353 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 683
Like Tree711Likes

Tópico: Vamos falar sobre racismo!

  1. #21
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Mas essa premissa me parece inválida pq é segregadora.

    Fica parecendo que a mesma mulher negra que luta pra ser aceita não está pronta a aceitar.

    E btw imo, se for pra dar conotação racial ao uso de um turbante, o fato de brancas estarem se interessando por indumentárias negras devia ser visto como um gesto de aceitação e não um ataque.
    Picinin, Floyd, Taleb and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #22
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Galera para ser justos nessa discussão de apropriação cultural é bom entender o que o lado que defende isso fala sobre esse assunto.

    Basicamente apropriação cultural não é simplesmente usar algo de outra cultura, pelo que eu entendi é quando se banaliza o significado daquilo que está usando, ou seja, você pega algo que tem algum significado na cultura e utiliza isso de forma banal em outra cultura.

    Outra coisa é que alega por exemplo é a tal posição que o apropriador se encontra na sociedade, se é uma posição de privilégio ou de estigmatização, dessa forma eles alegam o seguinte, uma branca por exemplo utilizando turbante é moda e preta de turbante é macumbeira.

    Outros exemplos, um branco de dread é good vibes, um preto de dread é sujo. Um branco utilizando a moda hip hop é estiloso um preto utilizando a mesma roupa já não é, etc.

    Então o que eles alegam é justamente isso, pra ser consideração apropriação cultural é preciso que tenha esvaziamento do significado do símbolo e que o apropriador esteja em posição de privilégio.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #23
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Basicamente o principal problema que fez surgir isso de apropriação cultural é que negros são estigmatizados por usar tais coisas da sua cultura mas brancos ao utilizarem a mesma coisa são até enaltecidos.

    Daí surgiu tudo isso.
    E eles estão certos em ficarem incomodados com isso, mas não me parece ser uma boa estratégia combater isso dessa forma como virou a apropriação cultural hoje em dia, parece ser um tiro no pé.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #24
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Eu acho que da pra debater esse assunto por diversos angulos:

    1- O turbante nao eh um simbolo da cultura africana. Ou pelo menos nao eh exclusivo da cultura africana. A Julia Jolie fez um video sobre isso e mostra que a vestimenta foi usada em diversas epocas, por diversos povos, incluindo europeus brancos. Alias, acho que na grande maioria dos casos como esse dificil achar alguma coisa que seja realmete exclusivo de uma cultura especifica.

    Dito isso, daria pra falar ate que o negro (ou africano) se apropriou da cultura alheia. Obvio que isso seria uma bobagem, mas eh bom mencionar pq, se voltarmos no tempo e olharmos a historia, faz essa histeria ficar sem sentido.

    2- Por outro lado, podemos considerar que mesmo nao tendo criado o turbante, ele virou uma especie de simbolismo para os negros num passado mais recente. Pelo que eu li e vi sobre a discussao, eh mais ou menos essa linha que a galera usa pra refutar o meu ponto numero 1. Nao eh sobre quem criou e tal, mas sim pq quando um negro usa eh algo mal visto e quando um branco usa eh algo cool.

    Se considerarmos isso a discussao faz um pouco mais de sentido. Mas ai acho que depende mto de como cada um quer ver a coisa. Tem quem veja como algo ruim: um branco pagando de malandrao e tem quem veja como algo bom: um branco "querendo parecer" negro, que eh algo que sempre aconteceu no sentido contrario.

    Eu nao acho que tenha resposta definitiva pra isso, mas prefiro ficar com a 2a opcao.

    3- Sobre racismo em geral, pelo pouco que conheco do mundo acho o Brasil bem ok, o que nao quer dizer que o negro nao sofra. Nos EUA o racismo ainda eh bem mais forte, no sentido de nem se misturarem mto em alguns lugares (tipo um bar que so vai negro e outro que so vai branco). Nao conheco mto da Europa, mas pelo que vejo eh ainda pior. Em alguns paises chega a ser nojento. Conheco menos ainda da Africa, mas ate la existe racismo entre os proprios negros, o que eh totalmente wtf. Enfim, minha conclusao eh de que o ser humano eh zuado mesmo e tem essa maldita tendencia de querer se fechar em grupos e se achar melhor que os outros grupos (se nao me engano isso eh meio que "provado" pela biologia).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Desse jeito é uma sinuca de bico... Se a posição da mulher branca é que "turbante é coisa de negra, nunca vou usar" ela é racista, se ela acha bonito e quer usar tb é "apropriação cultural".

    O objetivo dessa luta é manter a cultura negra segregada e os padrões de beleza atuais em vigência? Se for isso as negras vão alisar o cabelo pra ser melhor aceitas por muito tempo ainda.


    Edit.: Respondendo ao post do Fidelis.
    Última edição por zombie; 27-02-2017 às 22:54.
    sniper182 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #26
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    @ekalil o problema é que esse acontecimento do turbante ocorreu porque as indignadas eram completamente ignorantes em relação ao assunto que defendem. São aqueles radicais ignorantes que só prejudicam suas causas.

    Muitos apoiadores da apropriação cultural explicou isso muito bem, condenando completamente esse fato acontecido.
    A discussão é justamente para acabar com essa estigmatização dos negros quando utiliza tal adereço de sua cultura, coisa que não acontece quando um branco utiliza.

    Mas isso de impedir alguém de utilizar tal coisa os defensores sérios do assunto repudia isso.
    Só que é aquela história do tiro no pé, porque quem acaba tendo voz no assunto são os radicais e aí a discussão de apropriação virou se "pode ou não usar tal coisa" e não é isso, só que passou a ser.
    guioday likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #27
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Desse jeito é uma sinuca de bico... Se a posição da mulher branca é que "turbante é coisa de negra, nunca vou usar" ela é racista, se ela acha bonito e quer usar tb é "apropriação cultural".

    O objetivo dessa luta é manter a cultura negra segregada e os padrões de beleza atuais em vigência? Se for isso as negras vão alisar o cabelo pra ser melhor aceitas por muito tempo ainda...
    Então, aí que tá, virou isso mas não era pra ser isso.
    Só que está virando comum acontecer de os radicais militantes transformar uma luta séria em algo ridículo e esse é um exemplo claro disso.

    A intenção de quem levantou essas questões nunca foi impedir alguém de utilizar tal coisa, a intenção é acabar com a estigmatização dos negros ao utilizarem tal coisa, o que não acontece quando branco utiliza.

    Só que eles não querem impedir os brancos de utilizarem, eles querem ter o direito de utilizar sem serem estigmatizados. Além disso querem também impedir a banalização de alguns símbolos, principalmente religiosos, que acabam sendo usados de forma que esvazia seu significado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #28
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Se existe essa estigmatização ela vai diminuir tanto mais um adereço se popularizar.

    Sobre significado cultural e religioso isso não tem nada a ver com a cor da pele. Ser negro não é uma religião, e particularmente eu não acho que seja uma cultura tb.
    Última edição por zombie; 27-02-2017 às 23:53.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #29
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Desse jeito é uma sinuca de bico... Se a posição da mulher branca é que "turbante é coisa de negra, nunca vou usar" ela é racista, se ela acha bonito e quer usar tb é "apropriação cultural".

    O objetivo dessa luta é manter a cultura negra segregada e os padrões de beleza atuais em vigência? Se for isso as negras vão alisar o cabelo pra ser melhor aceitas por muito tempo ainda.


    Edit.: Respondendo ao post do Fidelis.
    procure armadilha de kafka no google.

    um exemplo da internets: se um filme contem uma cena onde um branco empurra um negro numa piscina, eh uma cena racista pois esta inferiorizando o negro atraves da humilhacao. se o oposto ocorre, a cena eh de um negro empurrando um branco numa piscina, eh racista tambem. pois esta retratando o negro como alguem que tenta humilhar o branco e assim disseminar o odio contra a etnia afro-descendente.

    varios desses movimentos contem essas armadilhas em seus argumentos, principalmente o atual feminismo.
    zombie and F3RNANDO like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #30
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por Fidelis Ver Post
    @ekalil o problema é que esse acontecimento do turbante ocorreu porque as indignadas eram completamente ignorantes em relação ao assunto que defendem. São aqueles radicais ignorantes que só prejudicam suas causas.

    Muitos apoiadores da apropriação cultural explicou isso muito bem, condenando completamente esse fato acontecido.
    A discussão é justamente para acabar com essa estigmatização dos negros quando utiliza tal adereço de sua cultura, coisa que não acontece quando um branco utiliza.

    Mas isso de impedir alguém de utilizar tal coisa os defensores sérios do assunto repudia isso.
    Só que é aquela história do tiro no pé, porque quem acaba tendo voz no assunto são os radicais e aí a discussão de apropriação virou se "pode ou não usar tal coisa" e não é isso, só que passou a ser.
    entao vc sabe oq eh apropriacao cultural. eu te faço essa pergunta pq nao entendo, qual a definicao? um exemplo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 3 de 69 PrimeiroPrimeiro 123451353 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados