Clique Aqui Jesus errou no seu ensinamento? - Página 19

Lista de Usuários Marcados

Página 19 de 31 PrimeiroPrimeiro ... 9171819202129 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 190 de 304
Like Tree365Likes

Tópico: Jesus errou no seu ensinamento?

  1. #181
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    @diegoholiveira ao menos faz um resumo da explicação da questão que eu fiz no tópico que é explicado do livro que você citou, o que você entendeu como explicação ao menos.

    E uma observação, as pessoas religiosas tem um certo pré-conceito com quem critica as religiões pressupondo que essas pessoas criticam sem saber do que estão falando, mas quase sempre a verdade é que quem critica as religiões estudou muito sobre do que quem aceita sem questionar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #182
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por madru Ver Post
    Desvirtuando um pouco da pergunta do OP..

    Consigo enxergar varias inconsistências em todas as religiões que já me dispus a tentar "entender"..
    Como sou bem cético, acabo por não conseguir aceitar esses dogmas..
    Porém, tenho a percepção de que as pessoas que acreditam em Deus consegue levar uma vida melhor, talvez por aceitar melhor as adversidades.. enfim.. fica o questionamento, não seria a religião um "mal" necessário?
    Na verdade essa relação existe, mas funciona de forma um pouco diferente do que vc esta colocando.

    Quanto melhor a sua vida e o seu nível de educação menos incentivo, e ingenuidade, vc vai ter pra se apegar a fantasias.

    Nesse sentido a religião acaba sim sendo uma espécie de fuga pra quem vive em uma realidade muito ruim e/ou tem pouco conhecimento sobre como o universo funciona.

    Imo é mais uma forma de negação, do que uma forma de viver melhor. E isso pode tanto ajudar, quanto atrapalhar.

    Ajuda dando um alívio ilusório, mas dificulta que as causas reais do sofrimento sejam resolvidas.

    E eu não estou tirando essas conclusões da minha imaginação, o que não faltam são dados estatísticos corroborando isso.

    Peguei um Link aleatório pra ilustrar a respeito, mas pesquisando vc encontra muitos dados a respeito do tema.


    http://hypescience.com/ateismo-religiao/
    Última edição por zombie; 22-02-2017 às 13:15.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #183
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Por alguma razão o Link no final não quer funcionar, copiem e colem aí.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #184
    Professional Avatar de madru
    Data de Ingresso
    07/07/12
    Posts
    270
    @zombie
    Ajuda dando um alívio ilusório, mas dificulta que as causas reais do sofrimento sejam resolvidas.

    Concordei com o teu ponto de vista, mas quero dar enfase a essa afirmação /\.
    Era exatamente sobre isso que eu estava me referindo, esse alívio, por mais que seja ilusório, é bom ou ruim?

    Um exemplo simples, a morte de um familiar, pra uma pessoa que acredita que ira reencontra-lo em um outro plano/vida/whatever, é mais fácil aceitar a perda. Nesse cenário, não é melhor ser "iludido" do que saber as "causas reais"?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #185
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Eu sempre prefiro a realidade, mas isso é bem pessoal.

    Só acho ruim o tanto de efeitos colaterais que expectativas irreais trazem. E o óbvio prejuízo que dados incorretos causam no processo de tomada de decisões.

    Vide bancadas evangélicas e afins donkando e tentando influenciar decisões importantes com seus dogmas.

    Sem contar o ônus que nem sempre as fantasias vem pra consolar, o sofrimento de uma família cristã ao perder um ente querido que "foi pra o inferno" é maior do que deveria ser.
    santiago, JoseIrineu and madru like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #186
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    @zombie,

    Tem alguns estudos que mostram que rezar faz bem biologicamente, pq libera alguma substância X que faz a pessoa se sentir melhor.

    Mas no geral concordo com o que vc falou. Meu filho passou mal outro dia e foi pra emergência. A minha reação foi entender o que ele tem, o que causou, como evitar, se tem consequências mais graves, etc. A reação da minha sogra foi rezar.

    Nesse sentido eu acho bastante ruim pq em vez de ir atrás do que realmente é importante vc deixa nas mãos de Deus.

    O pior é que ela mandou água benta pelos meus pis que estão aqui visitando e o moleque já tá bem melhor. Mas ao mesmo tempo eu e minha mulher seguimos exatamente o que o médico falou pra fazer é tal. Mas claro, o mérito vai ficar pra água benta. RS

    Outra coisa que me incomoda muito é o quanto a religião influencia na vida da pessoa, desde comportamento até comida. As restrições alimentares do hinduísmo, por exemplo, mudam completamente a vida da pessoa, inclusive trazendo problemas de saúde. Os judeus tb tem restrições sem pé nem cabeça. Os países do Norte da Europa que tem pouca influencia da religião são mto mais a minha praia.
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #187
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Sim, a esperança em si já faz muito bem pras pessoas.

    O ponto é que esse assunto passar a ser muito mais sobre se, e até que ponto, vale a pena mentir pra fazer alguém se sentir melhor do que se religiões tem mérito e fazem bem pra sociedade.

    Religiões eventualmente trazem no pacote esse lado de "mentira branca" e podem fazer alguém se sentir consolado/esperançoso. Mas esse pacote vem cheio de coisas negativas, e o custo imo não vale a pena.

    Eu me sentiria mais feliz se acreditasse que semana que vem iria me tornar um bilionário imortal, mas isso não significa que acreditar nisso traria benefícios reais pra minha vida. E possivelmente eu tomaria decisões idiotas por estar partindo de uma premissa mentirosa.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #188
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    rezar?

    auto sugestao/positividade+meditacao rasa. com ctza eh algo bom.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #189
    Professional Avatar de madru
    Data de Ingresso
    07/07/12
    Posts
    270
    rezar eu não sei, mas meditar eh hightstakes
    zombie, Bolengo and Gilking like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #190
    Expert Avatar de FrAAnKK Jr
    Data de Ingresso
    10/09/08
    Localização
    São Joaquim da Barra/SP
    Posts
    3.254
    Images
    30
    Mas vocês conseguem entender que as religiões (as mais tradicionais) são instituições fundadas há milênios e que moral e ética não eram assuntos tão debatidos assim na época, né? E que elas acabavam sendo um substituto através de dogmas criados por seus respectivos mentores, certo?

    E que com o passar do tempo, o que não é charlatanismo, elas tendem a cada vez mais focar na transcendência da consciência humana do que seus próprios dogmas porque realmente não vão fazer tanto sentido. Claro que estou falando ainda na escala de tempo de milênios talvez, porque são instituições por si próprias fundamentalistas (não no termo radical da palavra, mas na questão de se sustentam em fundamentos que levam muito tempo para serem absorvidos e mudados).

    E a relação das pessoas com suas religiões é outro problema, afinal por mais o que os seus respectivos mentores/sacerdotes/padres/gurus dizem que é certo ou errado pode ser interpretado totalmente diferente por cada pessoa.
    Última edição por FrAAnKK Jr; 22-02-2017 às 23:12.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 19 de 31 PrimeiroPrimeiro ... 9171819202129 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados