Clique Aqui [LITERATURA] - O que você anda lendo? - Página 11

Lista de Usuários Marcados

Página 11 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 110 de 145
Like Tree133Likes

Tópico: [LITERATURA] - O que você anda lendo?

  1. #101
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    @Fonteles, você também não perguntou pra mim, mas por ser um fórum público me sinto livre para poder te indicar um livro com todo respeito, "O Poder do Agora - Eckhart Tolle".

    Sei que pode parecer apenas um livro de auto-ajuda, mas não é.
    A essência do livro é exatamente o que você procura ao dizer "deseja se tornar uma pessoa melhor".

    O livro é curto, leia sem preconceito e depois me diga o que achou.


    EDIT:
    Se apenas minha indicação não for estímulo, veja o vídeo abaixo de um trecho do filme "O Poder Além da Vida" (muito bom por sinal), se o assunto tratado no vídeo te interessar, o livro certamente também irá.

    Última edição por Fidelis; 13-06-2017 às 03:47. Razão: adicionando o video
    zombie and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #102
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @zombie, @Picinin, @Preacher, @PebaVermelho, @DiegoSestito, @ekalil, @Mandracon, @Ace One @Kleber, @Alvinho, etc

    Quais são os livros favoritos de vocês (especialmente de literatura, mas não apenas)? E qual livro vocês acham que todo mundo que deseja se tornar uma pessoa melhor deveria ler?

    Já agradeço pela contribuição, galera.
    Olha, a trilogia O Tempo e o Vento tem um valor simbólico muito forte pra mim. Do Érico Veríssimo.

    O livro que mais me mudou, sem dúvidas, foi o Nariz do Morto, de Antônio Carlos Villaça. Uma obra-prima.

    Se gostar, já pode ir devorando toda a obra do Villaça: foi o maior memorialista brasileiro que já tivemos. Dono de uma sensibilidade incrível.

    Cem Anos de Solidão e Dom Quixote são livros extraordinários.

    Não fui leitor da obra de Nietzsche, mas a coletânea de textos da coleção Os Pensadores é excelente. Principalmente pela tradução, que é, sem dúvidas, a melhor já feita no Brasil do autor.

    Os Sertões, de Euclides da Cunha, parece ser um livro chato e maçante, mas, quando você adquire uma certa maturidade, você acha o livro incrível. Da primeira vez que li, odiei. Da segunda, anos depois, fiquei fascinado.

    Memórias Póstumas de Brás Cubas dispensa comentários:

    "Não tive filhos. Não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria..."

    Boa leitura.
    Picinin, zombie, Kleber and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #103
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Endosso a trilogia de O Tempo e o Vento. Pra mim, a melhor obra de um autor brasileiro em todos os tempos.

    Outra Trilogia que eu adoro é o do Henryk Sienkievicz. Ele é mais conhecido pelo Quo Vadis, que ganhou o Nobel e virou um filme clássico, mas eu acho a trilogia bem melhor. É um típico romance de cavalaria, ambientado nas guerras polonesas do Séc XVII.

    A trilogia da Fundação, do Asimov, também é bem legal, mas acho que hoje eu não me interessaria muito, já não tenho muita paciência pra ficção científica.

    Voltando a romances históricos, tem Os Reis Malditos do Maurice Druon que é um clássico (que eu preciso reler, por sinal), e uma autora australiana chamada Colleen McCollough que tem romances históricos sobre Roma que são primorosos. Deve ter uns 5 publicados em português, começa na época de Caio Mário e termina em César. Os outros só em inglês. A pesquisa histórica é primorosa.

    O Airton citou o Machado de Assis e me fez lembrar do Eça de Queiroz (que, IMO, é o mesmo estilo, mas bem melhor). A Cidade e as Serras é provavelmente a obra dele que mais me marcou.

    Nos últimos anos eu deve ter lido quase 50 livros do Maigret, do Simenon, e recomendo. São todos livros pequenos, quase contos estendidos. Acho que você iria gostar bastante do personagem.

    De não literatura, tem alguns se soft science que eu curti bastante, como O Despertar da Via-Láctea e O Colapso do Universo (o segundo do Asimov, mas esses eu li há uns 20 aos, lol). O Armas, germnes e Aço tambem é bem bacana, assim como Colapso, ambos do Jared Diamond).

    Foram os que eu lembrei agora.
    zombie, Fonteles, Ravi and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #104
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Legal o seu post, Picinin.

    Cara, a minha família nutre uma verdadeira obsessão com o filme Quo Vadis. Minhas tias, por exemplo, volta e meia, repetem frases clássicas do filme ("ordeno que não me ame mais", por exemplo). Gosto demais desse filme, e com certeza vou dar uma olhada nessa trilogia, já que você acha que ela é ainda melhor que o romance mais famoso do autor.

    Cara, já que dois posters que eu gosto de ler citaram a obra O Tempo e O Vento, eu vou ter que ler isso.
    @Airton_Neto, você já leu os contos machadianos? Eu acho que são ainda superiores aos romances que eu li (Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro).

    @Gronkowski, fiquei com vontade de ler essas epístolas do Rilke. Além de ser bem barato, é bem fininho, dá para batê-lo em uma sentada. Valeu pela indicação.

    @Fidelis, já ouvi amigos falarem bem dessa obra também.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #105
    Table Captain Avatar de Mandracon
    Data de Ingresso
    30/12/14
    Localização
    Brasil
    Posts
    901
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @zombie, @Picinin, @Preacher, @PebaVermelho, @DiegoSestito, @ekalil, @Mandracon, @Ace One @Kleber, @Alvinho, etc

    Quais são os livros favoritos de vocês (especialmente de literatura, mas não apenas)? E qual livro vocês acham que todo mundo que deseja se tornar uma pessoa melhor deveria ler?

    Já agradeço pela contribuição, galera.
    O Processo - Kafka
    Dom Quixote - Cervantes
    O Estrangeiro - Camus
    Crime e Castigo - Dostoievski
    Enquanto Agonizo - Faulkner
    1933 Foi Um Ano Ruim - Fante
    Grande Sertão: Veredas e Memórias Póstumas - Literatura Brasileira
    Ulisses - Joyce

    Não sei se algum desses me deixou melhor, talvez algum pode até me ter deixado pior , mas acho que são os que mais me marcaram na época em que eu tinha o costume de ler com frequência...
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #106
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por Mandracon Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @zombie, @Picinin, @Preacher, @PebaVermelho, @DiegoSestito, @ekalil, @Mandracon, @Ace One @Kleber, @Alvinho, etc

    Quais são os livros favoritos de vocês (especialmente de literatura, mas não apenas)? E qual livro vocês acham que todo mundo que deseja se tornar uma pessoa melhor deveria ler?

    Já agradeço pela contribuição, galera.
    O Processo - Kafka
    Dom Quixote - Cervantes
    O Estrangeiro - Camus
    Crime e Castigo - Dostoievski
    Enquanto Agonizo - Faulkner
    1933 Foi Um Ano Ruim - Fante
    Grande Sertão: Veredas e Memórias Póstumas - Literatura Brasileira
    Ulisses - Joyce

    Não sei se algum desses me deixou melhor, talvez algum pode até me ter deixado pior , mas acho que são os que mais me marcaram na época em que eu tinha o costume de ler com frequência...
    Cara, muito boas mesmo essa lista. Enquanto agonizo deve ser muito muito foda. Pessoas que eu tenho absoluta admiração já me falaram que Faulkner é o cara mais importante da literatura americana (que já é uma das literaturas mais legais, na minha opinião).

    OBS: não vou mais ficar marcando e quotando as indicações e listas, porque vocês podem achar que isso seja um pouco chato e maçante, além de que, com isso, eu acabo individualizando muito o tópico. Mas, na verdade, isso foi apenas uma maneira respeitosa de apreciar a disposição de vocês de citarem o que vocês leram. Valeu.
    Última edição por Fonteles; 13-06-2017 às 11:26.
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #107
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Legal o seu post, Picinin.

    Cara, a minha família nutre uma verdadeira obsessão com o filme Quo Vadis. Minhas tias, por exemplo, volta e meia, repetem frases clássicas do filme ("ordeno que não me ame mais", por exemplo). Gosto demais desse filme, e com certeza vou dar uma olhada nessa trilogia, já que você acha que ela é ainda melhor que o romance mais famoso do autor.

    Cara, já que dois posters que eu gosto de ler citaram a obra O Tempo e O Vento, eu vou ter que ler isso.
    @Airton_Neto, você já leu os contos machadianos? Eu acho que são ainda superiores aos romances que eu li (Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro).

    @Gronkowski, fiquei com vontade de ler essas epístolas do Rilke. Além de ser bem barato, é bem fininho, dá para batê-lo em uma sentada. Valeu pela indicação.

    @Fidelis, já ouvi amigos falarem bem dessa obra também.
    Sim, já li vários. Tenho um livro só de crônidas machadianas, também.

    Machado contista > Machado cronista ~ Machado romancista.

    Mas isso sou eu sendo petulante e metido o suficiente para tentar categorizar Machado de Assis, hahahaha.
    Última edição por Airton_Neto; 13-06-2017 às 11:31.
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #108
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Endosso a trilogia de O Tempo e o Vento. Pra mim, a melhor obra de um autor brasileiro em todos os tempos.

    Outra Trilogia que eu adoro é o do Henryk Sienkievicz. Ele é mais conhecido pelo Quo Vadis, que ganhou o Nobel e virou um filme clássico, mas eu acho a trilogia bem melhor. É um típico romance de cavalaria, ambientado nas guerras polonesas do Séc XVII.

    A trilogia da Fundação, do Asimov, também é bem legal, mas acho que hoje eu não me interessaria muito, já não tenho muita paciência pra ficção científica.

    Voltando a romances históricos, tem Os Reis Malditos do Maurice Druon que é um clássico (que eu preciso reler, por sinal), e uma autora australiana chamada Colleen McCollough que tem romances históricos sobre Roma que são primorosos. Deve ter uns 5 publicados em português, começa na época de Caio Mário e termina em César. Os outros só em inglês. A pesquisa histórica é primorosa.

    O Airton citou o Machado de Assis e me fez lembrar do Eça de Queiroz (que, IMO, é o mesmo estilo, mas bem melhor). A Cidade e as Serras é provavelmente a obra dele que mais me marcou.

    Nos últimos anos eu deve ter lido quase 50 livros do Maigret, do Simenon, e recomendo. São todos livros pequenos, quase contos estendidos. Acho que você iria gostar bastante do personagem.

    De não literatura, tem alguns se soft science que eu curti bastante, como O Despertar da Via-Láctea e O Colapso do Universo (o segundo do Asimov, mas esses eu li há uns 20 aos, lol). O Armas, germnes e Aço tambem é bem bacana, assim como Colapso, ambos do Jared Diamond).


    Foram os que eu lembrei agora.

    Preciso ler Eça.

    Btw, O Continente é uma PUTA AULA de formação socioterritorial do Brasil, principalmente da região sul.

    Drummond também é um poeta fascinante. Manoel de Barros, então, nem se fala. Dois grandes. Impossível não passar por eles em falando-se de literatura brasileira.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #109
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    A verdade é que é gente boa demais, grandes autores demais, obras-primas demais.

    É preciso levar uma vida monástica inteira só de leituras para tentar devorar uma fração disso tudo. E ainda assim, cada leitura será uma experiência única, um resultado do seu mundo-instante com o mundo do autor. Às vezes nem importa ler tantas obras; uma ou duas releituras naquelas obras de cabeceira já te transformam muito mais...

    Esquece isso de "tornar-se melhor". É uma armadilha semântica.
    MAXPRO, zombie, Fidelis and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #110
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Diz Nietzsche que ele passou uns 10 anos sem ler um livro.

    Até um bom tempo sem ler faz bem.
    MAXPRO likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 11 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 910111213 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados