Clique Aqui Alguém aí cursa/cursou contabilidade? (Dúvidas sobre o curso)

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 5 de 5
Like Tree5Likes
  • 1 Post By Mr. Chew
  • 2 Post By Ortega
  • 2 Post By KoreaC1

Tópico: Alguém aí cursa/cursou contabilidade? (Dúvidas sobre o curso)

  1. #1
    Observador
    Data de Ingresso
    12/06/16
    Posts
    5

    Alguém aí cursa/cursou contabilidade? (Dúvidas sobre o curso)

    Ultimamente andei pesquisando sobre o curso se Ciências Contábeis e tenho algumas dúvidas sobre e se alguém puder me responder, ficarei agradecido, afinal, não conheço ninguém que trabalhe na área para poder me responder.

    Já larguei de dois cursos, fiz um semestre de Ciência da Computação e um ano de Engenharia Civil, ambos na federal da minha cidade, e por isso quero ter mais certeza de qualquer possível decisão que eu tome. Desisti de ambos pois não me encontrei no curso, não me via exercendo a profissão e depois de conversar com um pessoal que trabalhava na área vi que o curso não era para mim.

    Mas enfim, vamos as perguntas:

    1 – O que eu preciso gostar ou me interessar, para ver se realmente o curso é pra mim?

    2 – Seria interessante fazer um curso técnico de contabilidade, ou algum outro curso que esteja relacionado a contabilidade, antes de começar a graduação, para ver se realmente gosta da coisa, ou já é melhor ir pra graduação mesmo? Entrar no curso com essa indecisão é uma boa? O perfil dos alunos quando entram estão com 100% de certeza ou estão com um pé atrás?

    3 - Quais as matérias principais, quero dizer, as matérias que você realmente tem que gostar e ser bom no curso pra ver se é aquilo que você quer?

    4 - É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Ou é necessária dedicação integral?

    5 – Em uma escala de 1 a 10, quão difícil é o curso?

    6 – Ouvi falar que tem muita desistência no curso, qual o motivo disso?

    7 – Quais conteúdos do Ensino Médio seriam interessantes revisar antes de começar o curso?

    8 – Afinal, o curso tem muito matemática ou não? Tem gente que diz que sim, outros não. Eu desisti de engenharia porque não suportava os calculo de álgebra, geometria, calculo 1 e etc, mas esse são totalmente diferentes dos de contabilidade

    9 – alguma dica no geral? Uma experiência que vocês recomendariam antes de fazer a faculdade, algo que ajudou vocês a decidir? Cursos extracurriculares? Alguma coisa da área de contabilidade para ver se me interesso mesmo na área?

    10 - Qual as caracteristicas de um contador? Precisa ser uma pessoa organizada, que goste de regras? Precisa de criatividade?

    Acho que é isso. Desculpe se as perguntas estão um pouco "aleatórias", mas realmente tenho essas dúvidas e gostaria de esclarece-las antes de qualquer coisa. Qualquer outra dica util ta valendo tbm, obrigado.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Heartbreaker likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de Ortega
    Data de Ingresso
    09/04/15
    Localização
    Londrina, Brazil
    Posts
    1.098
    Eu fiz 2 anos e meio de contábeis e larguei...

    1- Não sei dizer ao certo, obviamente não pode ter aversão a números, mas pelos cursos anteriores acredito q isso não seja um problema pra vc. A impressão que eu tive do curso é que as matérias, as soluções em sí são todas simples, sem muita complexidade, porém muito massantes, uma repetição absurda de tarefas simples, o que acaba tornando tudo entediante, pouco dinâmico e muito demorado. Vc vai usar logica e matemática básica incessavelmente.
    Prepare-se para muitas aulas de direito. Essas por sinal eram as que eu mais gostava, porque, basicamente era nessas que as discussões aconteciam, todo o resto é muito mecânico. Salvo custos e gerencial, que tb eram um pouco mais dinâmicas.

    2- Não acho q seja necessário fazer o curso técnico... Na minha sala a galera tava bem focada e queria mesmo o curso, tinha pensado já em carreira, alguns já trabalhavam na área, negócios de família etc. Uma coisa q percebi é que tinha bastante geste que já tinha uma faculdade do mesmo centro fazendo contábeis (várias pessoas que já tinham se formado em ADM, economia e direito).

    3- Difícil responder isso... Teve gente q se formou odiando custos, teve gente q se formou odiando fiscal e são duas matérias que fazem parte da essência do curso...
    Eu até gostei do 1° ano, mas eram tantas festas e tudo muito novo que com certeza foi esse o motivo e não o curso em sí. No segundo ano eu já meio q empurrei com a barriga e quando comecei o 3° já sabia que não iria terminar e abandonei na metade.

    4- Sempre trabalhei durante o curso. Quando comecei trabalhava em um lugar sem relação com contabilidade e depois comecei a fazer estagio em um escritório de auditoria e pericia. Fazer estágio é muito importante, quanto antes melhor, pois traz uma noção pratica que vai auxiliar muito na compreensão das matérias e, como é tudo muito massante, entender rápido pra onde corre o baralho ajuda bastante e n entender as coisas tendo que fazer tão repetidamente da um desanimo da porra.

    5- Sinceramente n tenho base de outros cursos pra colocar contábeis em uma escala.
    Não achei que o curso tinha nada de difícil... Estudava o necessário pra passar e isso não exigia muito esforço, acho q se pegar pra comparar, cursos de engenharia e tb economia devem ser bem mais difíceis, se falando em complexidade das matérias. As pessoas que se dão mal no curso é pq tem problemas de atenção ou foco. Como eu disse acima, são varias repetições de atividades muito básicas, porém minuciosas, exigindo muita atenção e algumas vezes as pessoas são vencidas pelo cansaço.
    Eu fiz na UEL, e aqui o curso é muito bem conceituado, dizem que dos melhores do brasil e acho q era mesmo, porque nos exames de suficiência (CRC) a UEL sempre tinha uns nas cabeças. Logo, era um curso bom, mas n me parecia muito difícil.
    Eu sinceramente nunca fui na faculdade pra estudar, sempre fiz isso em casa, pedia pros professores os matérias q eles passavam nas aulas, exercícios resolvidos e estudava mais em casa e no serviço mesmo.

    6- A minha sala n teve muita desistência... Eu desisti pq com o tempo vi que não era isso que eu queria fazer mas pessoas percebem isso de todo tipo de curso o tempo todo.

    7- Não precisa se preocupar com isso, o ritmo deve ser bem mais lento que de engenharia e vai usar basicamente logica e matemática básica.

    8- Tem muita matemática, mas fica tranquilo, muita adição, subtração divisão e multiplicação kkk. Como disse, matemática básica. Btw, tem muito sim.

    9- Se seguir minhas dicas provavelmente não conclui o curso, então, vou passar essa.

    10- Dentre as características de um bom contador com certeza ser regrado e organizado, muito mais do que criativo. Criatividade sempre será uma boa qualidade mas está longe de ser necessidade para um bom contador. Além disso, contador consegue viver bem mesmo n sendo um grande profissional, é uma área muito boa pra se trabalhar. Conheço contadores q eram colegas de sala q são bem desorganizados mas tem bons cargos em boas empresas, com ótimos salários. Basta n fazer cagada.
    Última edição por Ortega; 13-10-2016 às 07:12.
    Heartbreaker and Mr. Chew like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Grinder Avatar de KoreaC1
    Data de Ingresso
    07/11/09
    Posts
    190
    Oi, eu sou formado no curso de ciências contábeis pela UEL.


    1 - Basicamente o que precisa gostar é de lógica, matemática básica e direito. Como foi dito, as matérias são bem cansativas, você tem que gostar de algo mecânico, porque muita coisa é repetição.


    2 - Não acho que o técnico seja necessário, entre fazer 1 ano de técnico e 1 de faculdade, é melhor fazer faculdade pois caso goste já adianta 1 ano.
    Sinceramente eu entrei no curso por não ter muita idéia do que queria fazer da vida, mas a maioria dos meus colegas já tinha em mente fazer contábeis e muitos já trabalhavam na área antes mesmo de entrar na faculdade. Muitos outros já tinham uma primeira graduação como direito, economia, adm.


    3 - Isso depende de pessoa pra pessoa, eu sempre fui bom com números e lógica mas quando entrava na parte de legislação eu dava uma apanhada e a maioria dos meus colegas era o oposto.


    4 - É possível sim, passei os 4 anos estudando e trabalhando em um escritório de contabilidade. Acho que ajuda muito mais trabalhar, a faculdade dá uma boa base, mas se entrar em algum escritório vai ter como você decidir se é aquilo que quer pra vida.


    5 - Na minha opinião 7, não foi tão díficil assim. Como disse o que ajudava era que eu trabalhava no escritório então muitas coisas eu tive que aprender a força no trabalho.


    6 - Muita gente desanima logo no começo, principalmente na matéria de contabilidade que é algo um pouco difícil de entender de começo, mas com o tempo você acaba pegando. E algumas matérias que o professor tem que ser muito bom pra explicar como Custos e Gerencial, já que essas são as matérias que mais reprovam.


    7 - Pelo menos na UEL as matérias que eu tive no ensino médio que tive na faculdade foram de matemática e sociologia. As outras matérias você quase não relaciona com do Ensino médio.


    8 - Tem muita matemática sim, mas é muita matemática básica. Muita coisa é calculado tudo na calculadora, basta saber usar a calculadora e ter um conhecimento mediano de matemática. Coisas como juros compostos, PRICE, SAC são os que dão mais dor de cabeça.


    9 - Antes de abandonar a área eu estava muito interessado na área de Consultoria tributária, que é um ramo que existem poucos bons profissionais no país. Mas no curso a matéria que me deixou muito interessado foi Controladoria, a única matéria em que eu realmente me interessei e isso foi no ultimo ano.


    10 - Eu acredito que precisa estar atualizado o tempo inteiro, muita coisa na área contábil muda de uma hora pra outra. Com certeza precisa ser uma pessoa organizada, em um escritório terão muitos clientes e todos com cronograma diferente e pessoas diferentes, então é preciso ser organizado para não perder prazo e não fazer lançamentos indevidos.
    Na parte da criatividade um contador quase não precisa, a profissão é muito mecânico. O problema é que muitos contadores fazem o papel de psicólogo, consultor, auditor e muito mais...então vai depender da sua clientela.
    Heartbreaker and Mr. Chew like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Table Captain Avatar de felipebig
    Data de Ingresso
    19/11/07
    Localização
    NL10
    Posts
    595
    No seu lugar faria um curso mais light como administração, publicidade, RI só para pegar o diploma universitário.

    Você já desistiu de dois cursos mais "difíceis", não faria contabilidade nesse momento.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Professional
    Data de Ingresso
    27/04/10
    Posts
    446
    op, quantos anos você tem? você trabalha? qual a tua vontade/necessidade de fazer faculdade agora? já viajou? qual sua condição financeira?

    pergunto porque a gente tem essa pressão por simplesmente fazer uma faculdade, e acaba entrando no lugar errado, como já aconteceu com você. Não fica na nóia de "preciso de diploma".
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados