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Tópico: Quem morre? Os carros autônomos e a máquina moral

  1. #51
    World Class Avatar de Picinin
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    20/10/07
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    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    @Picinin

    Mas me parece que o dono do carro nunca será o causador do acidente. Só se pensarmos em falta de manutenção.
    Não, mas o pedestre que avança o sinal pode ser. Nesse caso, eu não o pouparia.
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  2. #52
    Expert Avatar de maicofer
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    Se o carro nunca vai ser culpado quem tá dentro não deveria morrer.
    Eu Robô do Will Smith tem uma situação dessa, em que o robô salva ele e não uma criança porque a chance maior era de salvar o adulto.
    Eu colocaria pra matar primeiro os culpados e salvando os com maiores chances de sobreviver primeiro.
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  3. #53
    Chip Leader Avatar de PowerR0x
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    Pensando em uma IA para carros autônomos o primeiro critério e inviolável a meu ver é: Preservar o motorista.

    Vejam bem, qualquer motorista consciente vai tentar desviar de meia dúzia de pedestres e colidir na mureta tentando causar o menor dano possível.
    Mas isto ocorre, somente pq o motorista não tem a informação de que batendo na mureta, todos os passageiros inclusive ele, irão morrer.

    A meu ver não tem sentido algum um carro autônomo que não preserva a vida do motorista acima de tudo.
    Depois vem as outras questões como número de vítimas, quem ta certo e quem está errado, quem é melhor pessoa e humano x animal.
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  4. #54
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
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    29/04/10
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    Citação Postado originalmente por PowerR0x Ver Post
    Pensando em uma IA para carros autônomos o primeiro critério e inviolável a meu ver é: Preservar o motorista.
    Mas o carro não tem motorista!



    Mas é engraçado essa questão do usuário do carro porque a primeira vez que eu fiz o teste eu nunca tinha lido nada do tema e eu nem sequer ponderei sobre o fato da pessoa estar fora ou dentro do carro.

    Depois que eu percebi que essa era uma questão a se considerar, eu continuei desconsiderando porque analisava sob a ótica da sociedade. Do ponto de vista coletivo é uma variável bem insignificante.

    Mas parece que não tem jeito mesmo, pelo que eu li depois, a maioria advoga pela defesa do usuário do carro sempre. Acho que pelo Picinin, Kleber e outros comentaram... O carro não vingaria do ponto de vista comercial se assim não fosse.
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  5. #55
    Table Captain
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    É egoista mas a vida das pessoas do carro tem que estar acima de tudo, mesmo que sozinha.
    Entre homens e mulheres, mata o homem
    Entre idosos e crianças, mata os idosos
    Quando tiver misturado, preferencia pra quem ta na faixa
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  6. #56
    World Class Avatar de gekinganger
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    Mas quem está dentro do carro aguenta uma batida de carro sem sofrer muitas consequencias, mas um pedestre não.
    Num caso de uma batida a 50 km/h por hora por exemplo que provavelmente seria muito grave pra um pedestre, mais pro ocupante do carro pode apenas gerar pequenas escoriações ele ainda iria atropelar o pedestre desatencioso?
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  7. #57
    World Class Avatar de luigibr
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    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Mas quem está dentro do carro aguenta uma batida de carro sem sofrer muitas consequencias, mas um pedestre não.
    Num caso de uma batida a 50 km/h por hora por exemplo que provavelmente seria muito grave pra um pedestre, mais pro ocupante do carro pode apenas gerar pequenas escoriações ele ainda iria atropelar o pedestre desatencioso?
    Se os carros tiverem todos os quesitos de segurança, air bag, cinto e um esquema de redundância de freios caso o sistema principal não funcione, não teria problemas em bater no muro, visto que reduziria as chances de vítimas.
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  8. #58
    Expert
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    A Inteligencia artificial acha umas soluções bem pouco ortodoxas, tenho ctza que veríamos coisas do tipo o carro dando uma manobra agressiva e passando no meio das pessoas equilibrado em duas rodas....
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  9. #59
    World Class Avatar de Picinin
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    20/10/07
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    Citação Postado originalmente por PowerR0x Ver Post
    Pensando em uma IA para carros autônomos o primeiro critério e inviolável a meu ver é: Preservar o motorista.

    Vejam bem, qualquer motorista consciente vai tentar desviar de meia dúzia de pedestres e colidir na mureta tentando causar o menor dano possível.
    Mas isto ocorre, somente pq o motorista não tem a informação de que batendo na mureta, todos os passageiros inclusive ele, irão morrer.

    A meu ver não tem sentido algum um carro autônomo que não preserva a vida do motorista acima de tudo.
    Depois vem as outras questões como número de vítimas, quem ta certo e quem está errado, quem é melhor pessoa e humano x animal.
    Tem todo o sentido se analisado pela perspectiva ética. Não tem sentido na perspectiva do consumidor.

    Mas eu acho que, se eu dia a tecnologia chegar a esse ponto, será o Estado quem vai decidir como a IA funcionará
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  10. #60
    Chip Leader Avatar de PowerR0x
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    @Picinin um produto que não tem sentido na perspectiva do consumidor, não tem sentido algum.

    Estamos falando de um produto, eu também acho que todas as vidas tem o mesmo valor e preservar uma vida em troca de 5 não tem sentido ético/moral, porém se o equipamento não preservar a minha vida, eu não vou comprá-lo. Provavelmente não entraria em um também.

    A menos que estivesse cheio
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