Clique Aqui O que a faculdade te ajudou?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 50
Like Tree110Likes

Tópico: O que a faculdade te ajudou?

  1. #1
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786

    O que a faculdade te ajudou?

    Estou no meu último ano de formação e posso dizer que não ajudou em porra nenhuma.

    Faço economia, puta curso legal. Aprendi a derivar, integrar, ir a fundo matematicamente falando! Meus colegas de curso xingam por ter reprovado várias vezes, por passar mais de 4 anos na faculdade mas quando lhe perguntam se o curso é bom: É ÓTIMO.

    Aprendi várias coisas interessantes das quais aumento nos impostos dos ricos é capaz de produzir menos emprego, uma maior taxa de juros consegue frear a inflação mas promover menos crescimento... Todas essas coisas de uma coisa mais aprofundada, com cálculo matemática em cima de modelos extremamente arcaicos do qual se perguntar a um aluno, ele vai falar apenas a teoria, mas mandar modelar algo nos dias atuais, vai penar e muito provável não saber.

    Profissionalmente, atuei em mais de 3 áreas, sendo uma delas como agente autônomo de investimento e posso dizer que o curso serviu em porra nenhuma, acompanhamento de blogs específicos como Blog do Roberto Ellery me trouxeram muito mais conhecimento de mercado que o próprio.

    Em resumo,

    a conclusão que eu tive é que faculdade é um enorme perda de tempo na vida de um indivíduo, me senti condicionado a ser um empregado, lutando pra ser um bom empregado.

    Quando pegamos biografias de grandes mestres, é incrível como desprezam a faculdade: Bill Gates, Steve Jobs, Maluco do facebook e até mesmo Jorge Paulo Lemann fez de tudo pra terminar harvard mais rápido possível, odiava aquele lugar e seu maior aprendizado que mudou sua vida foi quando estava surfando uma onda gigante pra ele.

    A questão desse tópico é perguntar

    Pra você, no que a faculdade serviu profissionalmente falando?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de damourax
    Data de Ingresso
    22/06/09
    Localização
    Macapá - AP
    Posts
    5.151
    A educação no geral não prepara muito pra vida. A gente passa da infância até a vida adulta aprendendo gramática e duvido que alguém que não seja da área de Letras ainda consiga saber qual é o sujeito da frase, se é oculto ou não sei mais o que. Não que o ensino da gramática não seja importante, mas da forma que é feito é errado, esse ensino de ir passando esse conteúdo de ensino médio de cima pra baixo pras crianças é uma parada quase que totalmente inútil. Tinha que ensinar planejamento financeiro, cozinhar, empreendedorismo, ensinar as crianças a buscar o conhecimento e tal.

    A faculdade vai pelo mesmo caminho, uma grade que nem sempre te prepara pro mercado de trabalho, uma formação geral que gasta um tempo enorme e que 80% vai ser totalmente jogado fora pq não tem aplicabilidade prática, professores sem didática alguma, que são selecionados como cientistas pra ocupar posições de docentes. Acho que na real serve pra muita pouca coisa, quando fazia ciência da computação tinha uma grade praticamente 90% voltada pra área acadêmica, e pra arrumar emprego teria que tirar certificações por fora, aprender a programar em linguagens que nunca são ensinadas na universidade, etc

    A real é que a faculdade só serve pra te dar o diploma, eu acho que todo curso tinha que ter uma carga horária prática muito maior, e não é estágio em empresa, e sim estágios realizados com o acompanhamento perto ali da universidade, pq em empresa muitas vezes o cara vai ficar fazendo serviço escroto e aprendendo nada. Chuto que poderiam tirar um ano teórico de todos os cursos e colocar o ano final totalmente prático ao invés de um TCC que prepararia absurdamente melhor pro mercado mas vai saber ¯\_(ツ)_/¯

    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de otaviobit
    Data de Ingresso
    26/02/09
    Posts
    1.838
    Eu aprendi mais em 6 meses de estágio do que em 4 anos de faculdade. Sad, but its true!
    Bolengo, Nishio, Tupac and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Amador
    Data de Ingresso
    06/07/16
    Posts
    17
    aprendi que o PT é uma benção e ser de esquerda é ser superior
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Breakeven Avatar de Call and Response
    Data de Ingresso
    21/08/15
    Posts
    92
    Vai ser interessante ver as respostas da galera, mas imagino que a maioria concordará com você. Honestamente, não tenho muito do que reclamar. Tive alguns professores bem ruins, mas a alta qualidade dos outros fez a experiência muito positiva.


    A universidade também me deu a oportunidade de conhecer muita gente legal e, é claro, o diploma. Ambos me ajudaram e continuam me ajudando muito na vida profissional.


    No início, os meus planos eram completamente diferentes, mas tudo mudou depois de atuar em alguns projetos acadêmicos e atividades extracurriculares. No final, decidi ser professor e foi a decisão correta.


    Quando estudava eu sempre via os calouros com milhões de planos, mas a maioria sempre parecia um pouco perdida. Quase sempre tinha a impressão de que eles não tinham a verdadeira ideia do que representava o curso que faziam e, alguns semestres depois, acabavam largando tudo. Existia um claro desequilíbrio entre expectativa e realidade.


    Talvez, o questionamento deveria ser um pouco mais amplo e abordar questões como: quais são / eram as expectativas e os objetivos quando começou a estudar? A universidade cumpriu o papel que você imaginou que ela teria?
    TNP likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    WTF não saber qual é o sujeito de uma frase. Tudo bem que quem lê muito acaba escrevendo bem inconscientemente, mas saber qual é o sujeito é muito básico. Quem trabalha com escrita tem que saber isso.

    Mas concordo que a maioria dos cursos é pouco útil. E o pior, a galera tem um temor reverencial por professor e academia que é completamente idiota. Como diz o ditado, quem sabe faz, quem não sabe ensina.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    WTF não saber qual é o sujeito de uma frase. Tudo bem que quem lê muito acaba escrevendo bem inconscientemente, mas saber qual é o sujeito é muito básico. Quem trabalha com escrita tem que saber isso.

    Mas concordo que a maioria dos cursos é pouco útil. E o pior, a galera tem um temor reverencial por professor e academia que é completamente idiota. Como diz o ditado, quem sabe faz, quem não sabe ensina.
    Eu era assim, hahaha, sujeito é fácil, basta perguntar ao verbo. Aí fui resolver questão de concurso e minhas estatísticas foram 20%.

    Não, eu não sou burro. É que é difícil mesmo e achar o sujeito não é tão fácil. Nível de escola é tranquilo, mas concurso não, com toda certeza eu digo que não e quando você estuda, percebe que ler de tá uma suficiência média, mas longe de escrever bem.

    Esses dias acabei descobrindo um erro: afim. Hoje escrevo a fim, e muita gente escreve afim.

    Erros clássicos que você corrige quando começa ler é agente vs a gente, mesma coisa conserto vs concerto.

    Agora existe coisas que leitura não ajuda, por exemplo:

    cerrar vs serrar, cozer vs coser e etc.

    Outro dia marquei x com gosto na questão que dizia "Ária" como palavra errada, wtf... Pois bem, depois descobri que é uma das palavras clássicas em concurso que pega gente que se diz "bem letrada".

    MAS TO FUGINDO DO TOPICO heheh
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Breakeven Avatar de Call and Response
    Data de Ingresso
    21/08/15
    Posts
    92
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    WTF não saber qual é o sujeito de uma frase. Tudo bem que quem lê muito acaba escrevendo bem inconscientemente, mas saber qual é o sujeito é muito básico. Quem trabalha com escrita tem que saber isso.

    Mas concordo que a maioria dos cursos é pouco útil. E o pior, a galera tem um temor reverencial por professor e academia que é completamente idiota. Como diz o ditado, quem sabe faz, quem não sabe ensina.

    WTF?? Nem vou comentar para não atrapalhar o tópico. Segue o jogo!
    damourax and GMateus83 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @Cleber2b

    nível concurso também é bem básico.

    Quando eu falo quem lê muito é quem lê mesmo. Quem lê jornal todo dia, lê pelo menos uns 2 livros por mês. Todos esses exemplos que você deu uma pessoa que lê bem vai saber distinguir. E vai saber também que existe a fim e afim , e cada um tem um significado/uso diferente. Concurso que pega alguém que não sabe que ária e diferente de área é nivel segundo grau, pô.
    @Call and Response

    óbvio que ditado popular é uma generalização boba, mas o objetivo é esse mesmo. Tirar esse temor reverencial que nego tem por professor. Eu me formei em um curso bem concorrido de uma universidade muito tradicional e te falo que mais da metade dos meus professores eram mentecaptos. No total, eu tive três professores cujas aulas realmente valiam a pena. O resto era pura perda de tempo e eu nem subia pra aula. O que nego gastava 1:40 pra explicar mal e porcamente, você aprendia com 5 minutos de leitura. A pessoas têm que saber que você pode aprender praticamente tudo que quiser por conta própria. E provavelmente vai aprender muito melhor do que assistindo a uma aula
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Eu acho que a faculdade (especialmente universidade) tem muito mais valor fora da sala de aula do que dentro. Hoje em dia a informação está aí disponível pra todos, então é bem possível que vc aprende a mesma coisa ou até mais por conta própria.

    Mas se fizer isso vai perder todas as experiências de interações sociais que essa época proporciona. É uma fase em que vc tá meio que descobrindo o mundo, virando adulto. Faz amigos, prática esportes, vai a festas, conhece gente que pensa completamente diferente de você. Tudo isso pra mim tem um valor muito grande.

    Acho que sair da casa dos pais potencializa muito essa experiência. Sair do colégio e ir pra faculdade na mesma cidade tem um impacto muito menor.

    Além de tudo isso, o mercado ainda exige o diploma. Esses exemplos que vc deu no op são casos excepcionais, de gênios que claramente já estavam prontos pro mundo e a faculdade era perda de tempo. Mas pra grande maioria dos mortais não ter um diploma atrapalha muito.
    TNP, tluiz, Cleber2b and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados