Clique Aqui O que a faculdade te ajudou? - Página 3

Lista de Usuários Marcados

Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 50
Like Tree110Likes

Tópico: O que a faculdade te ajudou?

  1. #21
    Expert Avatar de maiconsc
    Data de Ingresso
    05/02/10
    Posts
    3.844
    não sei se é o teu caso, mas o que eu vejo é o pessoal tendo uma visão errada do que é a universidade. a universidade não é apenas horas-bunda, onde tu vai sentar e absorver uma cacetada de informação. a missão do professor é fazer com que não apenas tu tenha a competência em reproduzir o que tu ouviu, mas que tenha a clareza de entender os porquês, de aplicar a diferentes situações, de ensinar, etc. isso se tratando apenas de ensino.

    além disso, a universidade ainda tem pesquisa, onde tu vai sair da zona de conforto de ensino e expandir conhecimento (coisa que apenas em uma empresa de ponta tu conseguiria fazer), e extensão, onde tu tens a chance de retribuir para sociedade parte do que a universidade te deu.

    ademais, não há como negar que a universidade é O LOCAL para networking. todos esses exemplos que tu citaste criaram seus impérios com a ajuda de pessoas que conheceram na universidade. então, de uma forma ou de outra, a universidade foi fundamental nessas histórias de sucesso.

    a minha sugestão pra quem espera aprender na universidade o que é ensinado no mercado de trabalho é buscar um curso tecnólogo, onde o foco está na aplicação.
    chumboryson likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #22
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786
    Não precisa abandonar harvard da vida, tanto faz UNIP ou Harvard, a realidade é que faculdade simplesmente quebra a criatividade da pessoa.

    Na minha vida, faculdade só tem o sentido de pegar o canudo e ir para vagas melhores, mas em termos de aumentar produtividade dentro do trabalho, nunca existiu. Não é a toa que até mesmo nos estágios, apesar de falar que não exige experiência, fazem questão de contratar alguém que já trabalhou, basta pegar as melhores empresas e verás que a maioria ou 100% que entraram, já tem suas experiências profissionais.

    Estou no meu quinto ano de faculdade e posso dizer que eu aproveitaria muito mais fazendo outras coisas que ficar trancafiado nesse curso. Sobre aprender a estudar, que foi citado, discordo, o aluno arranja um jeito de estudar, mas é a maneira mais efetiva?

    Basta ir no coursera e ir no curso 'aprendendo a aprender' que você percebe maneiras mais otimizadas de aprender...

    Eu cheguei nesta reflexão de que faculdade pra mim (tirando as pessoas que a gnt conhece), é um atraso de vida. Vale muito mais o sujeito se formar no ensino médio e prestar concurso pra depois ver um curso que lhe agrade, só que aí é outro ponto filho da puta, pois se o sujeito entra na faculdade com 22~24 anos, sofre o preconceito da idade, apesar que seleção trainee que diz não ter limite de idade, eles não aceitam pessoas de 27~28 anos. Acredito que 26 é idade limite em muitas seleções, ou seja, é mais um apontamento de que faculdade é apenas um título e não uma prova de conhecimento ou aumento de produtividade.

    Não é a toa que muitos jovens chegam nos 30 anos e tem crise existencial, não sabem o que querem, são infelizes no trabalho e aí não tem "gordura pra queimar" a ponto de abandonar tudo e fazer o que realmente gosta.
    damourax likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #23
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Acho que vcs estão subestimando a faculdade. Conversa com um calouro do curso de vocês que vocês vão ver a diferença brutal.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #24
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    Acho que vcs estão subestimando a faculdade. Conversa com um calouro do curso de vocês que vocês vão ver a diferença brutal.
    This.

    Outra coisa é que é fácil perceber isso depois de amadurecer uns anos e ter vivenciado a faculdade. Acho que sao exceções as pessoas que, com 18 anos, vão tem o discernimento de foldar a faculdade e aprender tudo sozinho. Mesmo que faça isso, não vai se encaixar no modelo de mercado de trabalho atual e vai precisar achar uma via alternativa, o que exige mais esforço e maturidade ainda.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25
    Breakeven
    Data de Ingresso
    10/09/13
    Posts
    58
    Fiz graduação em faculdade particular. Foi um curso bem fraco. Muitos professores inexperientes e sem domínio (salvo apenas umas 3 exceções).
    Mestrado fiz em uma federal e garanto que foi a uma experiência ainda pior. Tá certo, tenho um título de mestre hoje, mas foi uma decepção ver que os professores endeusados da federal aqui são, de fato, muito fracos - para não escrever algo mais agressivo (exceto meu orientador que é realmente um profissional que admiro profundamente).
    Última edição por GMateus83; 13-08-2016 às 11:31.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #26
    Grinder
    Data de Ingresso
    09/03/12
    Posts
    178
    Faculdade é necessário? Pra quem quer entrar no mercado de trabalho, sim. Pra quem quer empreender? Não. Esses caras citados no op são empreendedores, correram o risco que a maioria não está preparada ou tem coragem pra correr. Sem falar que são puta gênios!

    Não precisa abandonar harvard da vida, tanto faz UNIP ou Harvard, a realidade é que faculdade simplesmente quebra a criatividade da pessoa.
    Vou discordar parcialmente. Acho que vai depender muito da faculdade e dos professores. Harvard deve ter um Nobel em cada sala de aula, que se for gente boa, pode te ajudar a ver algo que você não tinha visto antes.
    No geral, acho a faculdade necessária, mas deveria ser diferente. Uma coisa menos genérica. Btw, como o op, também faço economia. Um estágio em alguma área profissional iria me ensinar mais do que metade do que estudei.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #27
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    Acho que vcs estão subestimando a faculdade. Conversa com um calouro do curso de vocês que vocês vão ver a diferença brutal.
    This.

    Outra coisa é que é fácil perceber isso depois de amadurecer uns anos e ter vivenciado a faculdade. Acho que sao exceções as pessoas que, com 18 anos, vão tem o discernimento de foldar a faculdade e aprender tudo sozinho. Mesmo que faça isso, não vai se encaixar no modelo de mercado de trabalho atual e vai precisar achar uma via alternativa, o que exige mais esforço e maturidade ainda.
    Se pegar você assim que formou e cinco anos depois também vai ter uma puta diferença.

    E eu acho que ninguém tá falando pra não fazer faculdade, é uma exigência pra entrar no mercado de trabalho. Eu, especificamente, tô falando é que é muito overrated
    otaviobit, Taleb and rafaelmb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #28
    Expert Avatar de ex-ReiDaCacheta
    Data de Ingresso
    02/08/08
    Localização
    Off Poker
    Posts
    4.233
    Não sei como funciona em outras áreas, posso falar de engenharia/exatas.

    Tem algo que as pessoas não estão levando em conta quando criticam a faculdade (ainda que muitas críticas sejam justas). Em muitos casos, a faculdade te prepara para desafios maiores, ainda que você não use aquilo que aprendeu no curso (estou considerando uma pessoa interessada pelo curso e que realmente estude).

    Como assim? Quem aprende a resolver uma equação diferencial parcial de segunda ordem consegue se virar pra resolver quase qualquer coisa... (desde que não seja um tapado e tenha bom senso, mas uma pessoa assim também não vai se virar sem faculdade)

    Com certeza outros cursos difíceis também têm suas disciplinas que causam o mesmo resultado. Te fazem pensar e adquirir senso crítico (ainda que nunca mais você use aquilo no dia a dia de sua profissão)
    damourax and Stolf like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #29
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    Acho que vcs estão subestimando a faculdade. Conversa com um calouro do curso de vocês que vocês vão ver a diferença brutal.
    This.

    Outra coisa é que é fácil perceber isso depois de amadurecer uns anos e ter vivenciado a faculdade. Acho que sao exceções as pessoas que, com 18 anos, vão tem o discernimento de foldar a faculdade e aprender tudo sozinho. Mesmo que faça isso, não vai se encaixar no modelo de mercado de trabalho atual e vai precisar achar uma via alternativa, o que exige mais esforço e maturidade ainda.
    Se pegar você assim que formou e cinco anos depois também vai ter uma puta diferença.

    E eu acho que ninguém tá falando pra não fazer faculdade, é uma exigência pra entrar no mercado de trabalho. Eu, especificamente, tô falando é que é muito overrated
    Na verdade, se for levar ao pe da letra, a gente tem uma visao errada do papel da universidade de maneira geral. O Pirula tem um video bom sobre isso. A prioridade da universidade nao eh preparar ninguem pro mercado de trabalho. So que isso foi sendo deturpado ao longo dos anos e, hoje em dia, tanto alunos como empresas encaram a faculdade como pre-requisito pra qualquer emprego meia boca.

    Isso resultou numa explosao de faculdades mto ruins que agregam mto pouco. Nao ensinam direito, nao preparam pro mercado, nao dao oportunidade pra pesquisa.

    Tem MTA profissao por ai que nao precisaria de um diploma universitario, mas a empresa coloca la como requisito so pra dar uma filtrada.

    Mas enfim, apesar de tudo isso, eu nao tenho certeza se consigo pensar num modelo melhor. O cara se forma no ensino medio sem saber pra onde correr o baralho. O caminho natural eh fazer uma faculdade, mesmo que nao tenha certeza de que carreira quer seguir ou se realmente precisa daquilo. Nao sobram mtas opcoes.
    rafaelmb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #30
    Expert Avatar de ex-ReiDaCacheta
    Data de Ingresso
    02/08/08
    Localização
    Off Poker
    Posts
    4.233
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post

    Na verdade, se for levar ao pe da letra, a gente tem uma visao errada do papel da universidade de maneira geral. O Pirula tem um video bom sobre isso. A prioridade da universidade nao eh preparar ninguem pro mercado de trabalho. So que isso foi sendo deturpado ao longo dos anos e, hoje em dia, tanto alunos como empresas encaram a faculdade como pre-requisito pra qualquer emprego meia boca.
    .
    Mas isso é uma coisa brasileira, não? Conheci muitos engenheiros ingleses e alemães, e os caras saem da faculdade muito mais preparados do que nós. Imagino que seja assim em vários outros países mais desenvolvidos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados