Clique Aqui Direito autoral e software

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11
Like Tree12Likes

Tópico: Direito autoral e software

  1. #1
    Grinder
    Data de Ingresso
    08/07/13
    Posts
    183

    Direito autoral e software

    Eu vou mandar desenvolver um software e li uma materia escrita por advogados que diz que o direito autoral se aplica tambem sobre softwares, nao precisando de qualquer tipo de registro, e o proprietario tendo total direito inclusive em alguns paises do exterior. Pra quem entende dessa area, isso procede mesmo?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Citação Postado originalmente por edjj91 Ver Post
    Eu vou mandar desenvolver um software e li uma materia escrita por advogados que diz que o direito autoral se aplica tambem sobre softwares, nao precisando de qualquer tipo de registro, e o proprietario tendo total direito inclusive em alguns paises do exterior. Pra quem entende dessa area, isso procede mesmo?
    No Brasil, até onde sei, o que é mais fácil é registrar o código fonte. Mas isso, por si só, parece frágil.
    Procure um despachante de marcas e patentes que ele pode auxiliar melhor. Além disso, obviamente, também é possível pleitear registro de marcas (conforme as classes de Nice).
    edjj91 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Grinder Avatar de DONKEY
    Data de Ingresso
    04/02/11
    Posts
    110
    Acho que a melhor forma de "proteger" um software é desenvolvendo o quanto antes mesmo. Veja esses app como Tinder, Skout e etc, por exemplo. É quase que a mesma coisa. Surgiram vários app parecidos com Flappy Bird quando esse começou a viralizar.
    O que tem como proteger deve ser o código fonte e o nome, apenas. Então, como eu falei, o melhor a se fazer mesmo é desenvolvendo o quanto antes (ainda mais se for um app "inovador") e da melhor forma possível. Pq COM TODA CERTEZA, alguém no mundo também já teve essa mesma ideia de software. Daí quem vai colocá-la em prática que são outros quinhentos.
    Mas é apenas a minha opinião.
    edjj91 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de kizk_
    Data de Ingresso
    14/07/09
    Posts
    5.443
    o codigo em si fica "protegido" . o problema eh q vc pode dar muitas voltas em codigo pra fazer exatamente a mesma funcao.

    ja com o registro d patente vc meio que descreve a funcao e a ideia. pra alem de ser uma parada bem custosa e demorada, vc acaba perdendo um pouco da mobilidade/flexibilidade de ter uma ideia /startup inovadora.

    existem diversas empresas q vivem somente d copiar software ate, c nao me engano c chamam d copycats algo assim.

    sobre lançar rapido q mta gente recomenda, isso vai depender mto do seu produto e do q ele faz. tem toda uma estrutura pro negocio funcionar q as vezes pode ser estragada por lançar rapido.

    por isso, até mais importante do q a ideia em si é a realizacao dela. por mais genial q seja o produto, sem uma otima equipe pra conseguir trazer um soft qualidade etc acaba sendo mais importante e mais dificil do q se copiar do q a ideia em si
    edjj91 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    O melhor que você pode fazer nesse caso é proteger o código para evitar, por exemplo, que quem desenvolver o software para você vai utilizar o mesmo código em outro produto. Mas como já disseram, isso é muito frágil e só vai te proteger de quem quiser "roubar" o software, porque quem implementou já sabe o caminho do desenvolvimento. Como linguagens estão em constante evolução, é muito comum um codebase ser reescrito várias vezes, em outras linguagens e por aí vai.

    A minha sugestão é, a não ser que você esteja desenvolvendo uma tecnologia nova (o que é improvável), que você não se preocupe muito com isso. Até porque desenvolvedores experientes acendem uma luzinha de alerta sempre que alguém bate muito nessa tecla de patente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Grinder
    Data de Ingresso
    08/07/13
    Posts
    183
    Citação Postado originalmente por kizk_ Ver Post
    o codigo em si fica "protegido" . o problema eh q vc pode dar muitas voltas em codigo pra fazer exatamente a mesma funcao.

    ja com o registro d patente vc meio que descreve a funcao e a ideia. pra alem de ser uma parada bem custosa e demorada, vc acaba perdendo um pouco da mobilidade/flexibilidade de ter uma ideia /startup inovadora.

    existem diversas empresas q vivem somente d copiar software ate, c nao me engano c chamam d copycats algo assim.

    sobre lançar rapido q mta gente recomenda, isso vai depender mto do seu produto e do q ele faz. tem toda uma estrutura pro negocio funcionar q as vezes pode ser estragada por lançar rapido.

    por isso, até mais importante do q a ideia em si é a realizacao dela. por mais genial q seja o produto, sem uma otima equipe pra conseguir trazer um soft qualidade etc acaba sendo mais importante e mais dificil do q se copiar do q a ideia em si
    Mas quando sair a patente, quem se apropriou de forma indevida ate entao, tem de me resarcir ou so comeca a valer apos o final do processo?
    Pode me falar um pouco mais sobre perder mobilidade/flexibilidade da startup?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Chip Leader Avatar de dawson
    Data de Ingresso
    19/04/11
    Localização
    João Pessoa
    Posts
    1.887
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    O melhor que você pode fazer nesse caso é proteger o código para evitar, por exemplo, que quem desenvolver o software para você vai utilizar o mesmo código em outro produto. Mas como já disseram, isso é muito frágil e só vai te proteger de quem quiser "roubar" o software, porque quem implementou já sabe o caminho do desenvolvimento. Como linguagens estão em constante evolução, é muito comum um codebase ser reescrito várias vezes, em outras linguagens e por aí vai.

    A minha sugestão é, a não ser que você esteja desenvolvendo uma tecnologia nova (o que é improvável), que você não se preocupe muito com isso. Até porque desenvolvedores experientes acendem uma luzinha de alerta sempre que alguém bate muito nessa tecla de patente.
    Para essa parte de o desenvolvedor que trabalhou no projeto não sair copiando a ideia, o certo a se fazer seria um contrato em que ele não poderia trabalhar por X anos para nenhuma empresa na área do sistema desenvolvido por ele. Mas também é bem difícil de controlar isso.

    edjj91 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    Difícil é achar alguém bom que vai aceitar essa condição.
    kizk_ and edjj91 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Lembrando que na informatica quase nunca o pioneiro dominou o mercado.
    isso também vale pra outras áreas tb.
    edjj91 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por DONKEY Ver Post
    Acho que a melhor forma de "proteger" um software é desenvolvendo o quanto antes mesmo. Veja esses app como Tinder, Skout e etc, por exemplo. É quase que a mesma coisa. Surgiram vários app parecidos com Flappy Bird quando esse começou a viralizar.
    O que tem como proteger deve ser o código fonte e o nome, apenas. Então, como eu falei, o melhor a se fazer mesmo é desenvolvendo o quanto antes (ainda mais se for um app "inovador") e da melhor forma possível. Pq COM TODA CERTEZA, alguém no mundo também já teve essa mesma ideia de software. Daí quem vai colocá-la em prática que são outros quinhentos.
    Mas é apenas a minha opinião.
    meu primo fez o TCC dele esse ano baseado nisso. oq eu entendi eh: o conceito nao eh patenteavel, a funcao do app ou do software. mas se vc criou algum software que funciona de forma unica e diferente dos ja existentes, isso da pra ter direitos autorais em cima. vou perguntar pra ele, se ele quiser adicionar algo posto de volta.
    DONKEY and edjj91 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados