Clique Aqui Sobre desistir da faculdade, de novo ...

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15
Like Tree52Likes

Tópico: Sobre desistir da faculdade, de novo ...

  1. #1
    Observador
    Data de Ingresso
    12/06/16
    Posts
    5

    Sobre desistir da faculdade, de novo ...

    Ano passado fui aprovado pro curso de computação na Federal da minha cidade e antes do semestre acabar desisti. Esse ano fui aprovado em Engenharia mecânica e já estou a quase no fim do semestre e não aguento mais e quero desistir de novo.

    Não é querer desistir por desistir, eu tenho a sensação de que estou jogando a minha vida fora fazendo algo que eu não gosto e não sou bom. Me preocupo comigo mesmo, não sou o tipo de pessoa que não está nem aí, na verdade acho que me preocupo até demais. Entrei nesse curso sabendo que não havia outro curso que me interessasse, mas mesmo assim não tenho motivação pro mesmo.


    Desisti de computação por que achei que gostaria da coisa, é uma área promissora e eu sempre gostei ficar no computador, achei que seria fácil. Um dos maiores erros que já cometi. Todas as matérias de cálculo e programação era um saco, odiava aquilo. Todos na sala estavam animados e queriam aquilo, completamente o oposto de mim. Lembrei do quanto eu odiava aquilo no EM e me perguntava por que escolhi aquilo. E antes do semestre acabar desisti. Não me arrependo nem um pouco da minha decisão.

    Depois de desistir resolvi trabalhar na área de projetos mecânicos. Eu realmente gostei daquilo, então comecei a cogitar a possibilidade de cursar engenharia mecânica, mas como já havia desistido de um curso devido a parte de exatas estava com um pé atrás a respeito disso. Porém com o desespero e pressão familiar de encontrar algo que eu queria estudar, acabei mentindo pra mim mesmo dizendo "Ah na faculdade eu vou aprender a gostar dessas contas, azar se eu nunca gostei ou nunca fui bom. Vou lá e me viro".

    Fui aprovado esse ano na Federal da minha cidade pra mecânica e vendo todas aquelas contas já me bateu o desespero e agonia que era igual no meu curso antigo, só que esse era muito mais complexo e muito mais puxado, com professores horríveis que não explicam nada da matéria e você que se ****, trabalhos e listas de exercícios enormes, não aguento mais ter que chegar na casa e tentar estudar tudo de novo e chegar na prova e levar bomba.

    Parece que estou dando murro em ponta de faca. Não consigo suportar não entender algo e ainda mais correndo atrás disso e não entender. Parece que estou me fazendo mal a algo que deveria me fazer bem. Eu era acostumado a ser o "gêniozinhio" da sala e dos cursos que fazia e agora toda minha autoestima foi destruída. Todos os meus amigos sabem o que querem, estão lá cheio de planos e motivados, gostando do que estão fazendo e eu aqui perdido na vida enlouquecendo.
    Não sei se o problema é minha falta de base vindo de um EM fraco, se eu sou uma negação pra exatas, não se acostumar com o ritmo de uma faculdade Federal por ser muito puxado ou se eu não tenho perfil acadêmico.

    Em fim, o que vocês acham disso tudo? Me falem a opinião de vocês, dicas, se conhecem histórias parecidas, me xinguem. Em fim, qualquer ajuda é bem vinda ...

    E antes de tudo, EU NÃO SOU DE HUMANAS, eu odeio mais humanas do que exatas, e também não sou de biologicas. Não sei se tento um outro curso pela terceira vez ou se fico alguns anos parado e tentar encontrar algo que eu seja bom. Não sei se em uma faculdade particular ou estadual seja mais tranquilo, realmente não sei, mas na federal é muita insanidade, não me considero nenhum tapado, afinal, entrei em um UF 2 vezes.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    correia.tp likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    TNP
    TNP está desconectado
    Expert Avatar de TNP
    Data de Ingresso
    22/11/07
    Localização
    www.dogshouse.tv
    Posts
    3.744
    Que idade que tu tem?

    O que te interessou na área de projetos mecânicos e para continuar nessa área é obrigatório a formação acadêmica?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de FrAAnKK Jr
    Data de Ingresso
    10/09/08
    Localização
    São Joaquim da Barra/SP
    Posts
    3.254
    Images
    30
    OP, eu me formei em engenharia da computação na Unicamp. Demorei 9 anos por todos os mesmos problemas que você descreveu. Fui levando, comecei trabalhar a partir do 2 ano, curti bastante (coisa que nunca tinha feito na vida) e a partir do quarto ano as coisas começaram a fazer um pouco mais de sentido.

    A questão é que há um grande gap entre o ensino médio e a faculdade. Principalmente porque você não precisava se esforçar para aprender nada e, agora, não consegue nem acompanhar o que o professor fala na aula. Isso te causa uma tremenda estranheza e aversão a matéria. Aconteceu exatamente isso comigo, demorei, mas descobri que eu não sabia estudar. Depois que realmente aprendi o que era realmente estudar, as coisas começaram a fluir um pouco melhor, não dependia mais das aulas chatas dos professores, ou então, até dominava a matéria melhor que a maioria.

    Não é o melhor conselho do mundo, mas o que eu posso te dizer é: tenha calma e procure esquecer o que você está aprendendo e foque em trabalhar se você realmente sabe o que é aprender algo novo - em todos os sentidos que uma faculdade, e essa fase da sua vida, pode lhe oferecer.

    GL.
    TNP, brunoarbo, otaviobit and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Se esforce para passar nas matérias básicas que você não gosta, mesmo que seja com a nota mínima, após exame especial e mendigando décimos para o professor. O dia a dia das profissões é muito diferente disso, mas vc precisa passar por essa tortura pra chegar lá.

    É preciso ter inteligência emocional e maturidade para perceber que isso é um estorvo que vc precisa superar para o seu próprio bem no longo prazo. Boa sorte
    TNP and Mr. Chew like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700
    Op, sua situação eh igual a de milhões de jovens. Eh ridículo q esse sistema de vestibular nos faz escolher o que devemos fazer o resto da vida com apenas 18 anos.

    Realmente a passagem do ensino médio para um faculdade Federal eh brutal.

    Uma boa dica eh não ficar parado. Ou estudo algo ou trabalha. De tempo p vc decidir o q quer fazer, mas seja ativo e vá acumulando experiências.

    Fazer exatas sem gostar de matemática eh dureza. Vc nunca pensou em algo q goste? Já pensou em fazer um curso fácil, tipo uma adm da vida?
    TNP, samuca, otaviobit and 7 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Expert
    Data de Ingresso
    19/09/13
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    3.670
    Se fosse eu, largaria, computação é mais fácil que eng. mecânica nesse quesito, se vc não aguentou a parte matemática da primeira, muito mais bucha aguentar a da segunda, ou seja, trabalhe ou busque outro curso, faz aqueles testes de aptidão, quem sabe aponta outra coisa, pra mim deu certo, apontou computação e gostei bastante, além de realmente ter afinidade com a área, não é pra todo mundo, mas isso não quer dizer que vc não seja bom em várias outras áreas.

    Boa sorte.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Professional
    Data de Ingresso
    27/04/10
    Posts
    446
    só li por cima. se não é o que tu gosta larga enquanto é cedo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de lukanicos
    Data de Ingresso
    20/03/12
    Posts
    3.268
    Eu vivo quase a mesma realidade. Curso ADM mas eu sei que é isso que eu quero, diferente de você. Gosto do que envolve quase tudo no curso, menos a parte voltada pra contabilidade. Esse semestre to fazendo a disciplina mais difícil do curso (cadeira de contabilidade). Sei que eu nunca vou utilizar aquilo, mas enfim. No spot que tu tá imo tem que dar gg. A gente não sabe como é a situação financeira da tua família pra tá falando algo assim, mas se não tá feliz e não é isso que tu quer, larga. Provavelmente vá existir pressão por parte da família ou pelos conhecidos mas esquece isso, só que se tu for desistir, desiste depois que tiver trabalhando, não fica sem fazer nada. Eu não aguento mais a faculdade também, to lá desde 2011/1 e só me formo no final do ano que vem, isso se tudo der certo. Não tenho vontade de ir na aula, isso nunca tinha acontecido, vou literalmente por obrigação, mas não porque o curso é meh e não é o que gosto, é mais por desgaste pq eu tô lá há muito tempo e já vi nego que entrou antes de mim, se formar. GL, op!
    Mr. Chew likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786
    Tem dois problemas aí

    federal e faculdade.

    Primeiro que federal é filho da puta, por exemplo: algumas cidades você demora mais de 1h pra chegar, tem cadeiras que o professor é filho da puta no sentido de faltar e não avisar, aí você imagina, demora 1h pra chegar e as vezes 1h30, chega lá pra assistir aula desse corno e ele falta. Ou começa trabalhar e tem seu horário reduzido, chega atrasado as vezes porque fez hora extra e você hj tem contas e o professor dá falta pq chegou mais de 50% do horário da aula atrasado e aí vem o principal: dificuldade de progredir devido a necessidade de ESTUDAR e seu curso de exatas é assim, fode o cara até a alma. Faço economia e eu tem uma professora que dá a mesma coisa oq pessoal de engenharia vê e basicamente eu FUJO dessa puta pq sei q vou reprovar.

    Segunda questão é: faculdade.

    Acredito que 30% que você vê na faculdade realmente usará pro trabalho, alguns ou até a maioria dos empregos se aprende sozinho e porra, universo faculdade vs trabalho estão muitos distantes, hoje por exemplo em alguns cursos raramente se dá a manipulação de programas que 90% no meio profissional o utiliza.

    Minha irmã que se formou em arquitetura teve que fazer curso fora (autocad) e a base do trabalho dela é AUTOCAD, como na faculdade não tem cadeira disso?

    Excel nos cursos de adm/contabilidade/economia NÃO EXISTE e porra, seria mto bom EXCEL I, II E III na faculdade pq EXCEL ECONOMIZA MTOOOO TEMPO NO TRABALHO, por exemplo: consegui transformar 30minutos em SEGUNDOS de trabalho! Entende a importância?

    Não é a toa que algumas áreas o pessoal prefere dar bola pra um guru do oceano azul, guru dos hábitos altamente eficazes q um cara q leciona administração em faculdade renomada.

    Então é comum as vezes fazer um curso q n gosta e no trabalho curtir o assunto do seu curso.
    Mr. Chew likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de PowerR0x
    Data de Ingresso
    04/07/14
    Localização
    São José do Rio Preto - SP
    Posts
    1.829
    Cara, acho que você não gosta é de estudar teoria, e aí fica complicado
    se tu não tem tesão em matemática, física, não gosta de humanas e biológicas, vc vai ter que fazer algo na marra mesmo.

    Eu fiz engenharia da computação e não gostei do curso, mas adoro a área de atuação.
    Pensa em algo que você quer fazer e faz o curso, na boa, aquilo lá, 90% não vai servir pra muita coisa, e os outros 10% não é nada que você não aprenda em um estágio, curso prático ou emprego formal.
    Foque em um "ofício", faça as matérias sem gostar mesmo, e procure um estágio lá pelo segundo ou terceiro ano.

    Se não gostar do estágio, e aquilo for realmente o que você irá encontrar no mercado, então pula fora, agora com 1 ano de faculdade não da pra vc ter muita ideia de nada cara.
    Engenharia mesmo, os 3 primeiros anos são quase iguais pra todos os cursos.

    Cálculo, álbegra linear, probabilidade e estatística, quimica, física e uma ou outra matéria específica.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados