Clique Aqui Desistir de Eng. de Computação para cursar Direito, tolice ou estou certo?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 10 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 99
Like Tree152Likes

Tópico: Desistir de Eng. de Computação para cursar Direito, tolice ou estou certo?

  1. #1
    Short Stack
    Data de Ingresso
    27/09/15
    Posts
    25

    Question Desistir de Eng. de Computação para cursar Direito, tolice ou estou certo?

    Bom pessoal, sou novo aqui e ,por meio de outros tópicos relacionados descobri este forum o qual vi algumas pessoas discutindo sobre cursos como engenharias ,direito e TI e achei muito bacana o apoio do pessoal.

    Meu "problema" é o seguinte: sempre sonhei com uma vida estável em um concurso público e o meu principal objetivo era o curso de Direito, mas, por ironia do destino (diga-se influência dos meus pais), acabei indo fazer engenharia de computação. Meu curso não é fácil, ainda mais em um centro federal e diurno, os professores literalmente "mandam ver" na matéria e eu estudo demais. Porém, desde o início tive algumas dificuldades com matérias como cálculo e tal, e bateu aquele desânimo fud*do. Atrasei meu curso 1 ano e hoje estou pegando mais leve (6 matérias, antes eu pegava 9/10 todo semestre).

    Agora eu estou tendo facilidade em aprender coisas de TI de forma rápida e desde de o início do ano desenvolvi uma ideia com plano de negócio,pesquisa de mercado e tudo mais...as coisas estão andando e já estou começando o desenvolvimento com mais 2 sócios.

    Todavia eu cheguei no seguinte questionamento: iniciativa privada é "ôsso", e sinceramente eu não sei se quero morrer de trabalhar em uma empresa e correr o risco de passar por uma "magrelinha" algum dia, se eu for demitido ou a economia no campo de TI despencar.

    Já tentei conversar com meus pais mas não tive nem um apoio e nem atenção, escutei somente um "faz o que você achar melhor" e ainda gerou algumas discussões, porque teoricamente eu estaria trocando um mercado pleno e aberto ,que é o de TI, pelo mercado de direito que é bem concorrido, mas que eu sei que vou ser recompensado pelo meu esforço e com o passar dos anos (se eu for advogado) a idade e experiência só vai pesar a favor, o que não acontece na maioria das áreas como engenharia,pelo o que eu vejo (engenheiro velho meio que fica para trás né - muito caro de bancar e é mais barato pagar um jr e ensinar tudo do zero).

    Talvez vocês possam me dar uma luz. Devo seguir meu coração e trocar de curso ou continuar me empenhando na engenharia de comp?


    Obs.: Lembrando que não tenho 50% do curso de eng.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de Ringss
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    1.486
    A unica dica que eu deixo eh...seja foda naquilo que voce mais gosta...seja feliz e provavelmente muito competente. Pessoas nesse perfil tem emprego e futuro muito bom pela frente.
    Honestamente eu nao entendo as pessoas que fazem um curso soh pensando em estabilidade e mamar nas tetas do governo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional
    Data de Ingresso
    30/05/09
    Posts
    246
    Você não precisa necessariamente abandonar seu curto de engcomp para poder partir para o mundo dos concurso. Depende do cargo, é claro. Caso seja algum que a formação exija o bacharel em direito, não tem escolha.

    Eu já cursei Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IF porque fiz o processo seletivo como treino e acabei passando, mas eu não me identifiquei muito com o curso e por não ser easy de levar com a barriga chegou um momento que eu decidir foldar (fazia ciências contábeis na UF ao mesmo tempo, IF passei 08.1 e UF 09.1).

    Por que digo isso? Pelo seu relato você pode estar querendo foldar o curso grande parte pela carga exigida para ele. Se você quiser cargos que não necessitem do diploma em direito, eu indicaria você a continuar... Pode até estudar para algum concurso de nível médio para poder ir pagando a cerveja do fds e juntando um dinheiro enquanto termina o curso (BB, CEF, INSS, Tec. ADM nas universidades). A área de TI tem vaga em todos os concursos grandes que abrem (tribunais, receita federal, etc) e é um campo que tem bem menos gente ai na labuta.

    Enfim, existem muitas variáveis. GL
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Short Stack
    Data de Ingresso
    27/09/15
    Posts
    25
    Não é querer mamar nas tetas do governo, não quero trabalho fácil, eu quero trabalhar tranquilo , poder planejar a minha vida sem contar com um imprevisto de perder o emprego "aleatoriamente"..

    E eu concordo plenamente , sendo bom naquilo que você goste ,nunca vai faltar emprego, mas mesmo assim estes profissionais são passíveis de sofrer com crises como a que estamos vivendo atualmente.
    --------------

    E sim, eu gostaria de perseguir cargos específicos que necessitam exclusivamente do curso de Direito, mas crescendo gradualmente a medida que progrido na carreira e nos concursos.
    Última edição por deutsch_ed; 27-09-2015 às 23:47.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain Avatar de cabocla
    Data de Ingresso
    17/06/15
    Posts
    765
    Qual sua faculdade, cara?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de cabocla
    Data de Ingresso
    17/06/15
    Posts
    765
    Última edição por cabocla; 27-09-2015 às 23:56.
    Thant0s likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Short Stack
    Data de Ingresso
    27/09/15
    Posts
    25
    Citação Postado originalmente por cabocla Ver Post
    Qual sua faculdade, cara?
    Engenharia de Computação
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de cabocla
    Data de Ingresso
    17/06/15
    Posts
    765
    A instituição, qual instituição vc estuda atualmente...

    Você quer fazer direito numa particular ou pública?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de jigub
    Data de Ingresso
    26/05/10
    Localização
    Amazonas
    Posts
    2.691
    T.I possui linguagem universal.

    Direito não.

    o field de direito é bem pior que o de T.I., pelo menos aqui na cidade tem advogado formado com OAB sendo funcionario de escritorio ganhando 1,5k

    concursos estão escassos e cada vez mais concorridos (vide anuncio do cancelamento da Dilma para 2016).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Table Captain Avatar de cabocla
    Data de Ingresso
    17/06/15
    Posts
    765
    Eu tambem faço engenharia numa federal e o começo foi foda, paulada pra todo lugar, mas percebi que o problema era a forma que eu estudava, não resolvia questões dos livros, nem listas dos professores que passavam, ficava só vendo video-aula...
    Depois de um primeiro semestre totalmente desastroso, onde só passei em uma matéria, atrasei em um ano meu curso também, tomei vergonha na cara, cai nos livros, ia pra biblioteca com um amigo meu que também tava na merda, e comecei a responder questões como nunca(do guidorizzi e halliday), isso no que seria o meu segundo semestre, devendo todo o primeiro.
    Passei em todas que me matriculei, sem ir pra final(2014.2), cálculo 1, física básica, lógica de programação, geometria analítica e mais uma de humanas que consegui botar... A partir daí me animei demaaaais e vi que era tranquilo seguir em frente. Veio 2015.1 e segui no mesmo pique, botei 9 matérias e bloquei graças a deus. Tô com 8 matérias aqui engatilhadas só esperando essa maldita greve ter fim e mandar ver...
    Eu tava com esse mesmo pensamento teu aí, fazer Direito, concurso... Mas percebi que o problema mesmo estava em mim, na minha forma errada de estudar. Pense nisso.
    rafaelmb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 10 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados