Postado originalmente por
maicofer

Caipira

maicofer
Céus e terras passaram mas a minha palavra permanecera pra sempre.
Mas muda de um testamento pra outro?
Jesus mesmo disse que veio pra cumprir a lei e não aboli-la.
Essa história pra boi dormir é pra justificar, como tudo que a igreja faz sobre a interpretação é pra justificar a mudança nos seus hábitos e doutrinas.
A igreja católica até uns anos atrás como era maioria esmagadora cobrava centésimo do salário e não dízimo como manda a biblia porque não precisava.
O cristianismo tem 2k anos a abolição dos escravos não tem 200, duvido que Jesus era a favor disso, ele pregava amar o próximo como a si mesmo como mandamento, mas a igreja nunca amou os negros, o abolicionismo não partiu de nenhuma igreja cristã, porque no velho testamento era liberado ter escravos, como a sociedade aboliu hj se fala em relato histórico e velho testamento.
Igrejas como assembléia de Deus e outras evangelicas até uma década atrás não permitiam Tv em casa hj usam pra fazer programa.
Não permitiam mulheres usar calças e cortar os cabelos, usar maquiagem, hj é liberado pois essas doutrinas estão em uma das cartas de paulo para um região específica(corinto se não me engano) e como eram pra aquela região não justifica ser usada hoje como doutrina, mais uma vez mudando com a necessidade da sociedade.
O homossexualismo só é condenado no novo testamento na carta de Paulo a romanos, se daqui a uns anos o número de homossexuais continuar crescendo e o dizimo começar a fazer falta as igrejas vão aceitar homossexuais e dizer que isso era direcionado só a região de romanos porque o homossexualismo era normal no império romano, e vai usar outra interpretação pra justificar.
O cristianismo se molda com a sociedade e não é o contrário.
O ocidente por ser mais avançado influência mais a religião que o oriente que por ser atrasado em várias coisas deixa a religião tomar poderes de estado.
Se a sociedade ocidental não tivesse evoluido e influenciado nos rumos do cristianismo estariamos vivendo algo bem parecido.
Acho que ambos se relacionam e se moldam. Tipo uma simbiose.
Mas, o motivo do meu post é outro. Vc olha essa mudança/molde por parte do cristianismo como um viés? Ou enxerga isso como uma vantagem dessa religião?
Eu sou cristão, e acho saudável, da pra perceber bem que a biblia na sua história se molda aos tempos, de um testamento a outro, e acho que se tivessemos jesus nos tempos de hoje muita coisa seria diferente em um eventual terceiro testamento, os mandamentos que guiam o cristianismo são : amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, e acredito que isso se fosse seguido, principalmente a parte do próximo o mundo seria bem melhor, mas não conheço nenhum ser humano que ame alguma coisa mais que a si mesmo.
Mas eu não acho que o cristianismo influenciou no avanço, talvez um pouco mas acho que a influência da sociedade no cristianismo é imensamente maior que o contrário.
Ao contrário do que o bolengo e o zombie falam,e os ateus em feral, acho que a religião faria muito bem ao mundo se o mandamento que mais agrada a Deus (isso é opinião pelo que eu entendo da mensagem ) fosse seguido, que é amar seu próximo como a si mesmo, se isso fosse seguido seria um bem enorme, mas independente de religião o ser humano não consegue dar a mesma importância pro bem estar alheio que da pro seu.