Clique Aqui Mecânica Quântica - Página 4

Lista de Usuários Marcados

Página 4 de 28 PrimeiroPrimeiro ... 2345614 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 271
Like Tree575Likes

Tópico: Mecânica Quântica

  1. #31
    Chip Leader Avatar de nikleonel
    Data de Ingresso
    25/09/10
    Localização
    Salvador
    Posts
    1.627


    EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA


    O personagem mais elegante do palco quântico é o experimento da dupla fenda. Ele demonstra a dualidade onda-partícula, e ressalta diversas características da mecânica quântica. Fótons emitidos de alguma fonte como um laser se comportarão diferentemente dependendo da quantidade de fendas que estão em seu caminho. Quando apenas uma fenda está presente, a luz observada na tela aparecerá como um padrão de difração estreito.

    Entretanto, as coisas começam a ficar estranhas se duas fendas forem introduzidas no experimento. Com duas fendas presentes, o que chegará em uma tela de detecção remota será uma superposição quântica de duas ondas. Como a ilustração mostra, uma onda da fenda do topo e outra da de baixo terão sobreposição na tela de detecção, e então elas são superpostas. O mesmo experimento básico pode ser feito atirando um elétron em uma fenda dupla. A natureza ondulatória da luz faz com que as ondas luminosas passando por ambas fendas se interfiram, criando um padrão de interferência de faixas claras e escuras na tela. Porém, na tela, a luz é sempre absorvida em partículas discretas, chamadas fótons.
    O que é ainda mais estranho é o que ocorre quando a fonte de luz é reduzida ao ponto de somente um fóton ser emitido por vez. A intuição normal diz que o fóton ira atravessar ou uma ou outra fenda como uma partícula, e atingir a tela como partícula. Entretanto, qualquer fóton solitário atravessa ambas fendas como onda, e cria um padrão de onda que interfere consigo mesmo. E ainda mais um nível de estranheza - o fóton é então detectado como partícula na tela.
    Onde um fóton ou elétron aparecerá na tela de detecção dependerá das probabilidades calculadas ao se adicionar as amplitudes das duas ondas em cada ponto, e elevando essa soma ao quadrado. Conquanto, a localização de onde um fóton, ou um elétron, irá atingir a tela, dependerá de um processo completamente aleatório. O resultado final estará de acordo com as probabilidades que podem ser calculadas. Como a natureza consegue realizar essa proeza é um mistério.
    Os fótons funcionam como se fossem ondas enquanto eles atravessam as fendas. Quando duas fendas estão presentes, a "função de onda" pertencente a cada fóton atravessa cada fenda. As funções de onda são superpostas ao longo de toda tela de detecção, ainda assim na tela, apenas uma partícula, um fóton, aparece e sua posição está de acordo com regras de probabilidade estritas. Então o que os homens interpretam como natureza ondulatória dos fótons e como natureza corpuscular dos fótons deve aparecer nos resultados finais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #32
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157
    @nikleonel curiosidade, tu faz facul ? qual curso ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #33
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por nikleonel Ver Post


    EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA


    O personagem mais elegante do palco quântico é o experimento da dupla fenda. Ele demonstra a dualidade onda-partícula, e ressalta diversas características da mecânica quântica. Fótons emitidos de alguma fonte como um laser se comportarão diferentemente dependendo da quantidade de fendas que estão em seu caminho. Quando apenas uma fenda está presente, a luz observada na tela aparecerá como um padrão de difração estreito.

    Entretanto, as coisas começam a ficar estranhas se duas fendas forem introduzidas no experimento. Com duas fendas presentes, o que chegará em uma tela de detecção remota será uma superposição quântica de duas ondas. Como a ilustração mostra, uma onda da fenda do topo e outra da de baixo terão sobreposição na tela de detecção, e então elas são superpostas. O mesmo experimento básico pode ser feito atirando um elétron em uma fenda dupla. A natureza ondulatória da luz faz com que as ondas luminosas passando por ambas fendas se interfiram, criando um padrão de interferência de faixas claras e escuras na tela. Porém, na tela, a luz é sempre absorvida em partículas discretas, chamadas fótons.
    O que é ainda mais estranho é o que ocorre quando a fonte de luz é reduzida ao ponto de somente um fóton ser emitido por vez. A intuição normal diz que o fóton ira atravessar ou uma ou outra fenda como uma partícula, e atingir a tela como partícula. Entretanto, qualquer fóton solitário atravessa ambas fendas como onda, e cria um padrão de onda que interfere consigo mesmo. E ainda mais um nível de estranheza - o fóton é então detectado como partícula na tela.
    Onde um fóton ou elétron aparecerá na tela de detecção dependerá das probabilidades calculadas ao se adicionar as amplitudes das duas ondas em cada ponto, e elevando essa soma ao quadrado. Conquanto, a localização de onde um fóton, ou um elétron, irá atingir a tela, dependerá de um processo completamente aleatório. O resultado final estará de acordo com as probabilidades que podem ser calculadas. Como a natureza consegue realizar essa proeza é um mistério.
    Os fótons funcionam como se fossem ondas enquanto eles atravessam as fendas. Quando duas fendas estão presentes, a "função de onda" pertencente a cada fóton atravessa cada fenda. As funções de onda são superpostas ao longo de toda tela de detecção, ainda assim na tela, apenas uma partícula, um fóton, aparece e sua posição está de acordo com regras de probabilidade estritas. Então o que os homens interpretam como natureza ondulatória dos fótons e como natureza corpuscular dos fótons deve aparecer nos resultados finais.
    Não entendi seu ponto.
    Voce ta supondo que ondas nao sejam objetos do mundo material?
    nikleonel and Tupac like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #34
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Não, ele está citando um resumo pra leigos de um experimento básico da mecânica quântica.

    A questão mesmo é pq ele acredita que o experimento de dupla fenda tem qualquer relação com os absurdos que ele disse (ou melhor, repetiu de terceiros) no OP.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #35
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    @JoseIrineu só queria registrar que os experimentos científicos desse físico não têm reconhecimento nenhum pela comunidade científica e nem causaram maior interesse por eles.
    Vc pelo menos viu o vídeo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #36
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Falando sério op. Não tem problema nenhum em filosofar e viajar nas ideias, eu gosto bastante desse assunto e debateria numa boa, suas ideias não me ofendem.
    Irineu, imo vc precisa urgente estabelecer um limite mínimo pra essa sua postura mente aberta. ^^

    O capitalismo é culpa da física de Newton? Vc pode ganhar o sunday million estudando "mecânica quântica" (roflcopter) em vídeos de auto ajuda? Que parte dessas idéias, nos textos e vídeos que o OP postou, são de boa pra debater?

    É bastante óbvio que o avanço da ciência vai quebrar paradigmas, sempre foi assim... Mas não é nem um pouco de boa sair clicando botões esotéricos/filosóficos e chamar o resultado de "mecânica quântica", "física do século 21", ou whatever.

    A ciência é confiável e pode ser levada a sério pq é rigorosa consigo mesma, tanto em seus testes como com suas conclusões. Puta desonestidade nego se apropriar dessa confiabilidade, implícita no jargão científico, sem se submeter a requisitos básicos do método.
    Cara, acho que vc não leu meu post, eu disse que não acredito que podemos vencer um SM com o poder da mente. Coloquei esse vídeo justamente pq nele ele fala do paradoxo do whatever lá, se duas pessoas estão em um cruzamento e os dois ficarem mentalizando o semáforo aberto pra si, quem vai conseguir mover o farol? O SM é isso, tem 5k nego lá querendo ganhar, pensamento positivo não vai fazer muita diferença.
    lagostinha and nikleonel like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #37
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Na verdade eu vi sim, só citei duas das idéias como exemplos do nível das propostas do post inicial.

    Até passou pela minha cabeça vc ter postado o que eu quotei só por educação, mas em vários spots eu acho que vc leva sua falta de ceticismo longe demais e vc sabe. No offense meant.

    Anyway, deixando isso de lado, não precisa de paradoxo de whatever nenhum... A quântica não implica em um universo que cede aos nossos desejos. Não tem nenhum motivo científico pra acreditar que mentalizar o semáforo aberto vai fazer diferença, não importa se vc mentaliza sozinho ou em grupo.

    Enfim não tem problema nenhum em vc acreditar nisso, ou em qualquer outra que quiser, o que é zoado nesses casos é esses caras fingirem que o que estão dizendo é embasado pela física.

    Imo é a mesma coisa que um evangélico sair pregando que o projeto genoma provou que a evolução é uma farsa e nos viemos de adão e Eva. Embora ele tenha direito de acreditar e ter suas convicções é desonesto fantasiar sua crença de ciência.
    santiago, Bolengo, Kleber and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #38
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    @JoseIrineu só queria registrar que os experimentos científicos desse físico não têm reconhecimento nenhum pela comunidade científica e nem causaram maior interesse por eles.
    Vc pelo menos viu o vídeo?
    Sim.
    Assisti na época que rolou essa discussão aqui no maisev a um tempo atrás sobre esse video mesmo.
    Pelo que me lembro ele usava conceitos obscuros referentes a uma realidade imaterial.
    Também me lembro que os experimentos dele nao foram auditados ou acompanhados de perto por nenhum orgao, comite ou coisa que o valha para uma questao tao importante como ele mesmo diz.

    Nao to querendo aqui criar caso nenhum com isso viu Irineu?
    Como disse no inicio to discutindo tudo isso na boa.
    Voce poderia colocar alguma questao que esse video pode suscitar.
    Assim acredito que a discussao pode ser mais facil e melhor.
    santiago and JoseIrineu like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #39
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    fisica quantica eh bizarra, mas parece ser ciencia ainda. esse negocio de "positividade atrai coisas postivas e faz o universo conspirar em nosso favor" eh esoterismo.

    enfim... head explosion.

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #40
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Na verdade eu vi sim, só citei duas das idéias como exemplos do nível das propostas do post inicial.

    Até passou pela minha cabeça vc ter postado o que eu quotei só por educação, mas em vários spots eu acho que vc leva sua falta de ceticismo longe demais e vc sabe. No offense meant.

    Anyway, deixando isso de lado, não precisa de paradoxo de whatever nenhum... A quântica não implica em um universo que cede aos nossos desejos. Não tem nenhum motivo científico pra acreditar que mentalizar o semáforo aberto vai fazer diferença, não importa se vc mentaliza sozinho ou em grupo.

    Enfim não tem problema nenhum em vc acreditar nisso, ou em qualquer outra que quiser, o que é zoado nesses casos é esses caras fingirem que o que estão dizendo é embasado pela física.

    Imo é a mesma coisa que um evangélico sair pregando que o projeto genoma provou que a evolução é uma farsa e nos viemos de adão e Eva. Embora ele tenha direito de acreditar e ter suas convicções é desonesto fantasiar sua crença de ciência.
    Não po, tranquilo não tirei como ofensa não.

    Eu gosto muito dessa entrevista do Amit, o que eu falo como quebra de paradigma é justamente o que ele fala, não vejo nenhum erro na linha de raciocínio dele. A única coisa que pode acontecer é o cara ter dedicado a estudar uma coisa que não vai se provar, mas se vc ver a linha de pensamento dele, acho dificil encontrar um erro de lógica no que ele se propõe a fazer.

    Sei que é um vídeo longo, sobre um assunto que se pa não te interessa, mas se bater uma curiosidade, gostaria bastante da sua opinião sobre a postura dele.

    A impressão que da é que é proibido pesquisar qualquer coisa não material através da física e até onde eu sei a ciência não tem veto sobre assuntos a serem estudados.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 4 de 28 PrimeiroPrimeiro ... 2345614 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados